Aula: introdução à sintaxe

Emanuelle Silva Rodrigues

Professora do 7º ano do Ensino Fundamental

O estudo da língua materna é de vital importância para que os alunos não só compreendam os pressupostos de suas estruturas, dominando leitura e escrita, mas também para que entendam a formação de suas regras e percebam que a língua portuguesa é uma arte bem construída e que produz arte.

Os estudos da língua portuguesa e da literatura frequentemente se mesclam quando assumem uma abordagem da gramática contextualizada; contudo, alguns conteúdos não se tornam mais fáceis de serem assimilados simplesmente porque os seus exemplos foram retirados de contos, romances ou fábulas. Tornam-se necessárias a compreensão da matéria apresentada e a memorização de regras; esta última revelou-se de grande dificuldade por parte dos alunos, considerando-se esta experiência prática no Ensino Fundamental II.

Propõe-se neste texto ofertar uma proposta de aula para introdução ao estudo da sintaxe, conteúdo por vezes complexo e que exige entendimento de sua base a fim de que os alunos absorvam regras linguísticas futuras.

Sendo assim, inicia-se a aula com a apresentação do seguinte poema:

Introdução à Sintaxe

Frase é todo enunciado que tenha sentido completo
Na fala há entonação
E na escrita, pontuação
Sem verbo, eu chamo de frase nominal
Mas se tiver verbo, frase verbal ou oracional

Sujeito também é bem facinho
De quem ou do que se fala e, por isso, é o queridinho
Com ele o verbo concorda em pessoa ou numeralzinho
1ª, 2ª, 3ª: eu, tu, ele no singular
1ª, 2ª, 3ª: nós, vós, eles, vamos no plural pensar

Predicado agora é a sua vez
É o termo que, geralmente, contém o verbo
Contém um, dois, três
Declara algo do sujeito
Pronto, já está feito!

O poema deve ser transcrito no quadro ou entregue fotocopiado aos alunos; antes das explicações ou revisões, eles devem ser motivados a dar expressividade à leitura e o ler em coro! Depois da leitura, o professor pode começar explicando a própria leitura da palavra “Sintaxe”, na qual a letra x tem o fonema (som) de /SS/, como na palavra “próximo”. Seguidamente, o conteúdo deverá ser abordado de forma a explicar cada verso do poema, pois após seu entendimento os discentes poderão memorizá-lo e consequentemente as regras de introdução à sintaxe.

Por fim, espera-se que, com a matéria feita em versos, os alunos possam ter mais uma motivação para estudar!

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48ª ed. rev. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley.  Nova gramática do português contemporâneo. 5ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.

INFANTE, Ulisses. Curso de gramática aplicada aos textos. 5 ed. São Paulo: Scipione, 1997.

PATROCÍNIO, Mauro Ferreira do. Aprender e praticar gramática – vol. único: Ensino Médio. 4ª ed. São Paulo: FTD, 2014.

Publicado em 03 de dezembro de 2019

Como citar este artigo (ABNT)

RODRIGUES, Emanuelle Silva. Aula: introdução à sintaxe. Revista Educação Pública, v. 19, nº 32, 3 de dezembro de 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/32/aula-introducao-a-sintaxe