Mulheres na Rede

Karla Hansen

Jornalista do Portal

As mulheres já representam metade da população economicamente ativa do Brasil e ocupam 51% das vagas na educação, em todos os níveis, incluindo a universidade. Mas, para além da pura matemática das estatísticas, esses dados representam uma maior participação da mulher na sociedade brasileira, o que faz uma grande diferença. Já sentimos que essa participação tem significado mudanças graduais e profundas na estrutura das relações familiares, de trabalho e na esfera do poder.

O que há de mais belo nesse fenômeno é que ele também revela o desabrochar da força da feminilidade que, ao contrário da truculência da guerra e de todas as formas de violência, se afirma pela delicadeza, pelo cuidado consigo mesmo, com os outros, com o meio ambiente, pela paciência - "ciência da paz" -, pela importância dada à intuição em espaços antes exclusivos da racionalidade - como nos negócios - e, sobretudo, pela valorização dos direitos humanos.

Nesta semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, nós, do Portal da Educação Pública, buscamos nos conectar com o universo feminino na Internet, na tentativa de conhecer a luta das mulheres, saber o que pensam, o que dizem, o que querem, enfim, para ouvir a pulsação desse universo e descobrir a diferença que elas fazem no mundo.

Conselho Estadual dos Direitos da Mulher/RJ

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher - CEDIM/RJ é um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos do Cidadão do Rio de Janeiro criado em 1997 com a atribuição de assessorar, formular, monitorar e implementar as políticas de gênero voltadas para a valorização e a promoção da população feminina.

Através de sua página na internet, o CEDIM divulga artigos, publicações e eventos relativos às políticas específicas voltadas para a mulher no Estado do Rio de Janeiro, nas áreas de saúde, educação, cultura, prevenção e combate à violência, trabalho, esporte e lazer e comunicação.

Centro de Liderança da Mulher (Celim)

Idealizado por Rosiska Darcy de Oliveira, o Celim, com sede no Rio de Janeiro, iniciou suas atividades em 1997, com o apoio do BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento. O Centro de Liderança da Mulher atua na formação de mulheres com potencial de liderança para que participem dos processos de decisão e influenciem a sociedade brasileira. Até hoje, o Celim já formou 350 mulheres provenientes de todos os estados brasileiros, promovendo um encontro de diversidades etárias, étnicas, raciais, de níveis de escolaridade e inserções profissionais.

Na rede, o Celim se faz presente através de "Sofia", uma revista especializada, com publicação de artigos, notícias, entrevistas, um "museu do feminino", para expor trabalhos de arte feitos por mulheres, fórum de debates, entre outras seções voltadas para questões relevantes do universo feminino, como educação ambiental e dados sobre a natalidade no Brasil.

Revista Estudos Feministas

É uma publicação bi-anual que divulga a produção de artigos em português e espanhol sobre conhecimentos no campo dos estudos feministas e de gênero. Além de artigos, a Revista Estudos Feministas publica entrevistas com pesquisadores, resenhas e dossiês temáticos sobre assuntos atuais e de relevância para pesquisadoras/es e ativistas. Há 10 anos, a Revista vem se tornando uma referência no campo dos estudos feministas e de gênero no Brasil.

Cfemea - Centro Feminista de Estudos e Assessoria

O Cfemea é uma organização da sociedade civil, não-governamental, que luta pela plena cidadania das mulheres, por relações equitativas e solidárias, e por uma sociedade e Estado justos e democráticos.

Atua no Congresso Nacional, assessorando parlamentares em questões voltadas para o direito da mulher e tem apoio de organizações internacionais. Através do site, o Cfemea publica artigos, projetos, documentos e dados sobre temas relacionados a direitos humanos, sexualidade, trabalho, violência, saúde, poder e política, entre outros. Sempre atualizado, o site também traz um guia de direitos da mulher, agenda de eventos de âmbito nacional e publicações específicas.

Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres

Um site oficial para você conhecer as ações do Governo Federal voltadas especificamente para questões de interesse da mulher. Divulga notícias, eventos de âmbito nacional, projetos desenvolvidos pela Secretaria e outros órgãos governamentais e, sobretudo, links. Muitos links nacionais e estrangeiros que abrem novos canais para a exploração do universo feminino na rede.