Análise dos livros didáticos de Ciências e o enfoque CTS: mapeando os elementos da Natureza da Ciência na Coleção Teláris

Pedro Xavier da Penha

Professor do IFMG (Câmpus Ouro Branco), bacharel em Administração, licenciado em Matemática, especialista em Gestão Organizacional, pós-graduado em Tecnologia Educacional com ênfase em Comunicação e Educação Multimídia, psicopedagogo clinico e institucional, mestre em Administração, doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (Unicsul)

Maria Delourdes Maciel

Graduada em História Natural e Ciências Biológicas (UFRGS), mestra em Educação - Supervisão e Currículo (PUC-SP), doutora em Educação - Psicologia da Educação (PUC-SP), pós-doutora em Educação - formação de professores (PUC-SP), professora titular da Universidade Cruzeiro do Sul, representante do Brasil na diretoria da Associação Iberoamericana em CTS (AIA-CTS)

O livro didático é um recurso pedagógico de grande relevância para o Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. A educação com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) apresenta-se como uma alternativa de melhoria para o processo ensino-aprendizagem do componente curricular de Ciências.

Este artigo apresenta a análise dos livros didáticos de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental da Coleção Teláris, correspondente ao triênio 2017-2019, aprovada pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) e utilizada no município de Ouro Branco/MG.

A abordagem dos pressupostos do enfoque CTS proporcionou uma análise da Coleção Teláris. Dessa forma, de acordo com os indicadores CTS, com enfoque na dimensão da Natureza da Ciência (NdC), encontrados nos aportes teóricos da abordagem educativa em Ciências da Natureza, espera-se identificar elementos que oportunizem a formação crítica, reflexiva e cidadã nas obras que constituem o corpus desta investigação.

O enfoque Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) teve início na década de 1970 e sua origem derivou a partir de um conjunto de reflexões sobre o impacto que a Ciência e a Tecnologia apresentavam sobre a sociedade. O objetivo principal da educação CTS é desenvolver a alfabetização científica e tecnológica dos cidadãos, auxiliando o estudante a construir conhecimentos, habilidades e valores necessários para tomar decisões.

De acordo com Firme e Amaral (2011), a perspectiva CTS para o ensino de Ciências busca articular os conhecimentos científicos e tecnológicos com o contexto social; preparar cidadãos capacitados para julgar e avaliar as possibilidades, limitações e implicações do desenvolvimento científico e tecnológico.

Dadas a importância da perspectiva CTS para o ensino de Ciências e a utilização do Livro Didático fomentada pela criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), tem-se que o livro didático se tornou a única e/ou principal ferramenta pedagógica do professor em sala de aula.

Por isso, é importante que se desenvolva pesquisa com os livros didáticos de Ciências, porque desempenha a função mediadora dos conceitos científicos. Segundo Lopes e Vasconcelos (2012), o livro didático é considerado como uma das principais fontes de divulgação científica, e bastante utilizado na educação básica como material de apoio para professores e estudantes; por isso, consolidou-se como componente principal do processo de ensino-aprendizagem.

Sendo assim, este estudo tem o intuito de analisar a presença dos pressupostos do enfoque CTS, para a dimensão da Natureza da Ciência, nos livros didáticos, da Coleção Teláris, do PNLD 2017-2019 do componente curricular de Ciências utilizado nos Anos Finais do Ensino Fundamental das escolas públicas da cidade de Ouro Branco – MG.

Para atingir tal objetivo, definiram-se os seguintes objetivos específicos:

  • verificar se o Projeto Teláris utilizado na cidade de Ouro Branco/MG aborda perspectivas do enfoque CTS à luz da dimensão da Natureza da Ciência (NdC);
  • mapear fragmentos que configuram a dimensão da Natureza da Ciência (NdC) nos quatros volumes da Coleção Teláris utilizados nos anos finais do Ensino Fundamental;
  • identificar conteúdos da temática da Saúde que possibilitam aplicar o enfoque CTS nos livros mais utilizados no município de Ouro Branco/MG.

O estudo em questão objetiva responder ao seguinte problema de pesquisa: os livros didáticos de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental (Coleção Teláris – 6º ao 9º ano) utilizados no município de Ouro Branco/MG contemplam o elemento da Natureza da Ciência no enfoque CTS?

Para responder aos questionamentos e objetivos da pesquisa, adotou-se metodologia com abordagem qualitativa, descritiva quanto aos fins, e análise documental, quanto aos meios.

O artigo está estruturado da seguinte forma: no referencial teórico, será abordado o ensino de Ciências no Ensino Fundamental e o livro didático de Ciências; em seguida, é abordado o enfoque CTS no ensino de Ciências e, posteriormente, é tratado o elemento da Natureza da Ciência. Na terceira seção, é descrita a metodologia; na sequência, é demonstrada análise e discussão dos resultados. Por fim, apresentam-se as considerações finais e as referências utilizadas neste artigo.

Referencial teórico

São abordados, nesta seção os conceitos mais relevantes ao tema desta investigação, de acordo com a literatura. Primeiramente, é apresentado o Ensino de Ciências no Ensino Fundamental e o Livro Didático de Ciências, o Enfoque CTS no Ensino de Ciências, Elementos da Natureza da Ciência (NdC), seguido da conceituação dos principais autores.

O ensino de Ciências no Ensino Fundamental e o livro didático de Ciências

O cenário político, econômico e social pelo qual cada época é marcada incide diretamente na forma como o ensino de Ciências é conduzido no Brasil, assim como as mudanças culturais desencadeadas pelo desenvolvimento científico e tecnológico (Krasilchik, 2000; Delizoicov; Angotti, 2000).

Nesse sentido, o ensino de Ciências vai muito além da utilização de equipamentos sofisticados e de cientistas confinados em laboratórios, visando à obtenção de resultados. O ensino de Ciências possibilita a compreensão do cotidiano, ele contribui para a formação de cidadãos e futuros estudiosos da Ciência (Bizzo, 2009). De maneira complementar, os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais apontam que

o ensino de Ciências Naturais também é espaço privilegiado em que as diferentes explicações sobre o mundo, os fenômenos da natureza e as transformações produzidas pelo homem podem ser expostos e comparados. É espaço de expressão das explicações espontâneas dos alunos e daquelas oriundas de vários sistemas explicativos. Contrapor e avaliar diferentes explicações favorece o desenvolvimento de postura reflexiva, crítica, questionadora e investigativa, de não aceitação a priori de ideias e informações. Possibilita a percepção dos limites de cada modelo explicativo, inclusive dos modelos científicos, colaborando para a construção da autonomia de pensamento e ação (Brasil, 1997, p. 22).

De acordo com o excerto acima, favorecendo um ambiente, em que se promove discussões sob diversos ângulos e percepções variadas de mundo, contribui-se para a formação do pensamento científico, crítico e criativo dos estudantes, auxiliando-os inclusive na construção de autonomia e como futuros agentes de mudanças. Essas características estão de acordo com as competências gerais propostas pela BNCC (Brasil, 2017).

Ensinar tornou-se uma tarefa ainda mais desafiadora, pois não basta ministrar o conteúdo da aula, é preciso estabelecer conexões com o dia a dia dos estudantes, fomentando o interesse pela disciplina. Assim, o ensino de Ciências deve ter uma aplicação na vida do educando e uma razão de ser para eles, instigando dessa maneira o gosto pelos estudos (Krasilchik; Marandino, 2004).

Na Educação Básica, o livro didático é um instrumento pedagógico importante no processo de ensino-aprendizagem (Cassiano, 2004). Barreto e Monteiro (2008) afirmam que os livros didáticos são relevantes para o processo de ensino-aprendizagem, pois apresentam “uma forma de sistematização dos conteúdos a serem trabalhados em sala de aula” (Barreto; Monteiro, 2008, p. 2).

Como o livro didático representa o principal recurso utilizado em sala de aula, é importante que o professor realize uma análise significativa dele, pois desempenha a função de mediar os conceitos científicos. Assim, considerando a importância de uma formação crítica, o livro didático deve abordar o entendimento das relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Ferst e Silva (2014) destacam que a educação CTS é capaz de ajudar os estudantes a construir uma imagem mais real e adequada da Ciência e dos seus agentes, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e disponíveis para participarem plenamente da vida em sociedade.

Enfoque CTS no ensino de Ciências

No contexto histórico do surgimento do enfoque CTS, é importante destacar que ele surge dentro da necessidade de se explicar o impacto das ciências e da tecnologia na vida das pessoas e, como destaca Teixeira (2010), “este movimento teve início em alguns países do hemisfério norte como os Estados Unidos, Inglaterra e Países Baixos, em função dos efeitos devastadores da indústria química militar” (Teixeira, 2010, p. 94). De acordo com Auler e Bazzo (2001), da explosão da bomba atômica em Hiroshima em 1945, ao gás napalm, utilizado nos anos 60, na Guerra do Vietnã, foi sendo criado um contexto junto à opinião pública de dúvida e desconfiança em relação à Ciência.

De acordo com Linsingen (2007), a partir da década de 1970 a abordagem CTS começa a ter maior importância, tanto no cenário educacional como no científico, já que é acirrada a discussão de que o desenvolvimento científico e tecnológico não possui uma relação linear com o bem-estar social, como se tinha feito crer desde o século XIX e renovado logo após a Segunda Guerra Mundial. Desde então, os pressupostos do movimento CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) têm se ampliado em toda a sociedade e, principalmente, vêm recebendo cada vez mais adeptos na área educacional.

O enfoque CTS no contexto educacional traz a necessidade de renovação na estrutura curricular dos conteúdos, de forma a colocar Ciência e Tecnologia em novas concepções vinculadas ao contexto social. Para Auler (2007, p. 1), alguns dos objetivos da educação CTS são

promover o interesse dos estudantes em relacionar a ciência com aspectos tecnológicos e sociais, discutir as implicações sociais e éticas relacionadas ao uso da ciência-tecnologia (CT), adquirir uma compreensão da natureza da ciência e do trabalho científico, formar cidadãos científica e tecnologicamente alfabetizados capazes de tomar decisões informadas e desenvolver o pensamento crítico e a independência intelectual.

Dessa maneira, o enfoque CTS funciona como uma força cultural que é capaz de induzir a participação mais ativa de todos os cidadãos contribuindo para uma sociedade de melhor qualidade democrática, em que o caminho da mudança e do progresso passa por um modelo misto de princípios e ações. Daí a necessidade de que os livros didáticos contemplem o enfoque CTS, para que os objetivos educacionais sejam atingidos.

Elementos da Natureza da Ciência (NdC)

De acordo com Adúriz-Bravo (2005), o termo Natureza da Ciência (NdC) é usado no Ensino de Ciências para se referir a um conjunto de ideias metacientíficas (História, Filosofia, Sociologia, e Psicologia da Ciência) com valor para o ensino das Ciências Naturais. Para Lederman (1999), a NdC figura como um dos objetivos fundamentais para uma melhoria da alfabetização científica.

Moura (2008) e Forato (2009) conceituam NdC como princípios epistemológicos envolvidos na construção do conhecimento científico, que incorporam, entre outras coisas, as crenças e valores intrínsecos da Ciência, seus objetivos, metodologias de pesquisa e os processos de aceitação ou rejeição das ideias científicas. Dessa forma,

pode-se afirmar que a Natureza da Ciência (NdC) pode ser entendida como a união de conhecimentos sobre a ciência que discute sobre seus objetivos, as influências sofridas e/ou causadas sobre a sociedade da época, suas limitações, seu pluralismo metodológico, a aceitação ou rejeição de ideias científicas, dos equívocos cometidos pelos cientistas, o seu caráter provisório, dentre outros temas (Carvalho, 2015, p. 41).

De acordo com Acevedo (2008) e Lederman (2007), a NdC é crucial para o currículo de Ciências, pois caracteriza-se como:

  • Utilitária: o entendimento da NdC é necessário para se ter uma ideia correta da ciência e gerenciar os objetos e processos tecnológicos na vida cotidiana;
  • Democrática: compreender a NdC é necessário para que se tome decisões mais informadas acerca de questões tecnocientíficas com interesse social;
  • Cultural: a compreensão da NdC é necessária para se apreciar o valor da ciência como um elemento importante da cultura contemporânea;
  • Axiológica: a compreensão da NdC ajuda a entender melhor as normas e valores da comunidade científica que contém compromissos éticos com um valor geral para a sociedade;
  • Docente: o entendimento da NdC facilita a aprendizagem dos conteúdos das matérias científicas e, por conseguinte, uma mudança conceitual.

Os argumentos apresentados acima estão de acordo com algumas das competências gerais propostas pela BNCC (Brasil, 2017), como o desenvolvimento da cultura, o desenvolvimento do pensamento crítico e o desenvolvimento social, na formação de futuros cidadãos, agentes de mudanças. O democrático é especialmente indicado para incluir a NdC no currículo de Ciências escolar; nesse sentido, a partir de um conhecimento adequado da Natureza da Ciência, facilitaria

a realização de melhores análises das questões tecnocientíficas controversas com interesses pessoal e social e informar-se melhor sobre os assuntos que se abordam nessas questões, assim como contribuir para uma melhora das características e a qualidade das decisões que são tomadas a respeito (Acevedo, 2008, p. 141).

Outro argumento que é bastante citado quando se tenta defender a relevância da NdC nos currículos de Ciências é o docente, segundo o qual “uma melhor compreensão da NdC pelos estudantes lhes permitirá melhorar seu rendimento na aprendizagem dos demais conteúdos científicos e facilitar, assim, uma evolução conceitual progressiva” (Acevedo, 2008, p. 142). A NdC vem se destacando nas reformulações dos currículos de Ciências de vários países pelo mundo.

Portanto, o currículo que valorize a abordagem Natureza da Ciência, estará investindo no conhecimento científico como formador de estudantes e cidadãos capazes de atuar no meio histórico-social em que estão inseridos. Além disso, esse conhecimento potencializa não apenas a educação científica, mas tudo que ela pode proporcionar direta ou indiretamente, como desenvolvimento tecnológico, cultural, e o progresso da sociedade como um todo (Acevedo Díaz, 2005).

Metodologia da pesquisa

A pesquisa é descritiva quanto aos seus objetivos, qualitativa quanto à abordagem, e utiliza-se a pesquisa documental como principal procedimento metodológico. A análise documental, segundo Oliveira (2007), “caracteriza-se pela busca de informações em documentos relatórios, reportagens de jornais, revistas, cartas, filmes, gravações, fotografias, entre outras matérias de divulgação” (Oliveira, 2007, p. 69).

Esse tipo de trabalho acadêmico recorre a materiais que ainda não receberam tratamento analítico, ou seja, as fontes primárias. Nos estudos de Lüdke e André (1986) e Oliveira (2007), são considerados documentos os materiais escritos, que possam ser utilizados como fonte de informação, como leis regulamentos, normas, pareceres, cartas, memorandos, diários pessoais, autobiografias, jornais, revistas, discursos, roteiros de programas de rádio e televisão até livros, estatísticas e arquivos escolares.

Segundo Gil (1991),

as pesquisas elaboradas a partir de documentos são importantes não porque respondem definitivamente a um problema, mas porque proporcionam a melhor visão desse problema ou, então, hipóteses que conduzem à sua verificação por outros meios (Gil, 1991, p. 53).

Nesse sentido, a pesquisa em questão foi feita a partir da análise do livro didático de Ciências do Projeto Teláris aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (Brasil, 2016) e utilizado pelos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental no triênio 2017-2019 nas escolas públicas do município de Ouro Branco/MG.

Para orientar a coleta de dados, foi realizada uma leitura detalhada das obras didáticas em diferentes momentos:

  • reconhecimento do material – realizou-se uma rápida leitura do material com a intenção de localizar e selecionar os dados e informações referentes à pesquisa;
  • leitura exploratória – associada à leitura de reconhecimento tem o propósito de checar se as informações e dados selecionados são relevantes para o estudo;
  • leitura seletiva - esse foi o momento em que se avaliou o material e identificaram-se quais dados eram importantes para o objetivo desta pesquisa documental.

O corpus da investigação

Para desenvolver o trabalho analítico, utilizaram-se como fontes principais os livros didáticos de Ciências do Projeto Teláris, uma das coleções distribuídas pelo PNLD, triênio 2017-2019, para as escolas públicas de Ouro Branco/MG. Dessa maneira, foram analisados quatro exemplares de livros didáticos de Ciências, conforme mostra o Quadro 1.

Quadro 1: Corpus de investigação da pesquisa

Livros didáticos

Código do livro

Referência

LD6A

0022P17032006I L

GEWANDSZNAJDER, Fernando. Projeto Teláris: Ciências: Ensino Fundamental Anos Finais – 6º ano. Planeta Terra 2. Ed. São Paulo: Ática, 2015.

LD7A

0022P17032007I L

GEWANDSZNAJDER, Fernando. Projeto Teláris: Ciências: Ensino Fundamental Anos Finais – 7º ano Vida na Terra 2. Ed. São Paulo: Ática, 2015.

LD8A

0022P17032008I L

GEWANDSZNAJDER, Fernando. Projeto Teláris: Ciências: Ensino Fundamental Anos Finais – 8º ano. Nosso corpo 2. Ed. São Paulo: Ática, 2015

LD9A

0022P17032009I L

GEWANDSZNAJDER, Fernando. Projeto Teláris: Ciências: Ensino Fundamental Anos Finais – 9º ano. Matéria e Energia 2. Ed. São Paulo: Ática, 2015.

Com base no Quadro 1, observa-se que o corpus de análise envolve livros didáticos de Ciências da Coleção Teláris do 6º ao 9º ano. A análise foi desenvolvida com a discussão que os temas e os dados suscitam e inclui o corpus da pesquisa, as referências bibliográficas e as concepções teóricas selecionadas. No caso da análise de documentos, recorre-se à metodologia de análise de conteúdo, um

conjunto de técnicas de investigação científicas utilizadas em ciências humanas, caracterizadas pela análise de dados linguísticos. [...] Normalmente, nesse tipo de análise, os elementos fundamentais da comunicação são identificados, numerados e categorizados. Posteriormente as categorias encontradas são analisadas em face de uma teoria específica (Appolinário, 2009, p. 27).

          Nesse sentido, para a análise da Natureza da Ciência (NdC), após encontrar os excertos significativos, estes foram classificados em categorias relativas ao enfoque CTS estabelecidas. São elas:

  • Contextualização dos conhecimentos;
  • Compreensão sobre a Natureza da Ciência;
  • Ciência e Tecnologia e;
  • Currículo orientado para a saúde.

Quadro 2: Matriz de Análise CTS para a dimensão Natureza da Ciência

Código

Descrição da categoria CTS para a dimensão da Natureza da Ciência (NdC)

C1

Contextualização dos Conhecimentos: apresenta conteúdos que relacionam ciência e tecnologia e a compreensão dos processos sociais. 

C2

Compreensão sobre a Natureza da Ciência e a Tecnologia: compreende o seu papel na sociedade; aborda o entendimento da ciência como atividade humana e social; compreensão do trabalho científico.

C3

Ciência e Tecnologia: oportuniza a compreensão das implicações sociais dos conhecimentos científicos e tecnológicos. Aborda a aplicação do conhecimento científico pela sociedade em seus cotidianos e os impactos positivos e/ou negativos sobre a mesma. Evita abordar a Ciência e Tecnologia como solução para qualquer problema.

C4

Currículo orientado para a Saúde: favorece o desenvolvimento de conhecimento científico para a compreensão como cidadão e não como cientista em relação às questões relativas da temática saúde.

No próximo tópico, serão apresentados os resultados dessa investigação e será possível perceber que o corpus documental recebeu um tratamento de enfoque tanto quantitativo como qualitativo dos dados.

Resultados e discussões

Esta investigação buscou identificar o enfoque CTS, mais especificamente da dimensão da Natureza da Ciência (NdC), nos livros didáticos de Ciências da Coleção Teláris utilizados nos anos finais do Ensino Fundamental da cidade de Ouro Branco/MG.

A primeira etapa do trabalho, após a aquisição dos livros para a análise, foi quantificar o número de páginas de textos que apresentavam abordagem CTS do elemento Natureza da Ciência. Para tanto, foram construídas quatro planilhas, uma para cada volume, que, ao final, indicaram o percentual total de páginas com abordagem CTS nos quatros livros da coleção.

Na etapa seguinte, analisaram-se os capítulos classificando o corpus documental de forma mais detalhada a abordagem CTS, com foco na dimensão da Natureza da Ciência. Para isso, foram levadas em consideração quatro categorias para avaliação dos elementos da Natureza da Ciência, conforme explicitado no Quadro 2 desse artigo.

A partir das pesquisas, foi gerada a Tabela 1, que deu origem aos percentuais de representatividade de cada categoria de análise para Natureza da Ciência, e os percentuais de quanto esse elemento representa no conteúdo de cada um dos quatro volumes analisados (6º ao 9º ano).

Tabela 1: Categorias de análise para Natureza da Ciência

Categorias

6º ano

7º ano

8º ano

9ºano

F(i)

%

C1 - Contextualização

92

26

97

87

302

59,1

C2 – NdC

0

74

6

63

143

27,98

C3 – Ciência e Tecnologia

15

12

22

5

54

10,57

C4 - Saúde

3

0

6

3

12

2,35

Total

110

112

131

158

511

100

%

21,52

21,92

25,64

30,92

100

 

Fonte: Pesquisa Documental em LDC (2020).

A representatividade de cada categoria de análise para Natureza da Ciência pode ser verificada no Gráfico 1 abaixo:

Gráfico 1: Categorias de análise para Natureza da Ciência
Fonte: Pesquisa Documental em LDC (2020).

Conforme evidenciado no Gráfico 1, a categoria Contextualização obteve maior destaque ao longo da Coleção Teláris (59,1%). A contextualização e as possibilidades de atividades interdisciplinares, como eixos organizadores do currículo de Ciências, possibilita selecionar e produzir conteúdo para o ensino significativo, possibilitando melhorias na aprendizagem de conteúdos científicos nos estudantes (Acevedo, 2008).

A compreensão sobre Natureza da Ciência (27,98%) e Ciência e Tecnologia (10,57%), contribui para a concepção de que a ciência é uma atividade humana e social (Acevedo, 2008; Lederman, 2007).

O currículo orientado para a saúde obteve um percentual menor na coleção (2,35%); no entanto, ele se aprofunda no 8º Ano, quando é trabalhado o corpo humano; as demais categorias estão presentes de forma significativa nos quatro volumes.

O Gráfico 2 mostra a representatividade da dimensão Natureza da Ciência por volume da Coleção Teláris.

Gráfico 2: Categorias CTS com relação à dimensão Natureza da Ciência
Fonte: Pesquisa Documental LDC (2020).

O Gráfico 2 mostra que, apesar de o livro do 9º ano apresentar maior representatividade (30,92%) da dimensão analisada, a Natureza da Ciência encontra-se bem equilibrada e distribuída ao longo da coleção. Além disso, observa-se que o percentual aumenta ao longo da coleção, o que pode ser uma evidência de que os conteúdos relacionados à Natureza da Ciência vão sendo introduzidos de forma gradual ao longo da coleção, o que é pertinente com os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 2017). Importante ressaltar que o volume do 9º ano apresenta os conteúdos de introdução à Química e Física – o que possibilita maior espaço para a aplicação da concepção da Natureza da Ciência nos conteúdos programáticos.  

Nesse sentido, a dimensão da Natureza da Ciência está presente na Coleção Teláris e está de acordo com as competências específicas de Ciências da Natureza definidas na BNCC para o Ensino Fundamental nos anos finais. Competências como “analisar, compreender, e explicar características, fenômenos e processos referentes ao mundo natural, tecnológico e social” (Brasil, 2017, p. 324) estão contempladas.

O Quadro 3 evidencia alguns temas e conteúdos relacionados à Natureza da Ciência encontrados nos livros didáticos de Ciências analisados da Coleção Teláris.

Quadro 3: Evidências de elementos da NdC nos volumes da Coleção Teláris

Fonte

Excertos

Categoria da NdC

LD6A

  • Construção de um terrário p.42.
  • Os eclipses p.238

C3

LD7A

  • A conservação dos alimentos: o experimento de Pasteur p. 47-48
  • A história da classificação dos seres vivos p. 59
  • Revolta da vacina do Rio de Janeiro em 1904 p. 89.
  • O corpo dos peixes. A reprodução e a evolução dos peixes, p. 164, 170-171.
  • O desenvolvimento dos insetos p. 147-151.
  • A evolução dos anfíbios p. 183.
  • Serpentes do Brasil p. 189
  • As aves: alimentação e respiração p. 200-202.

C3

LD8A

  • Os grupos sanguíneos p. 104.
  • Ondas sonoras p. 154.
  • Olfato - reconhecemos o cheiro. Podemos perceber cerca de 10 mil odores diferentes p. 157.

C3

LD9A

  • A descoberta da radioatividade p. 35.
  • O GPS Global Positioning System.
  • Ciência no dia a dia; a) Por que a pipoca estoura? p. 187. b) Como a geladeira funciona? p. 199.
  • Experiência do disco de Newton p. 239.
  • O cientista estuda o mundo

C3

Fonte: Pesquisa Documental em LDC (2020)
A contextualização dos conhecimentos foi encontrada ao longo de toda a coleção, ou seja, ao introduzir determinado conteúdo, a Coleção se preocupa em relacionar ciência e tecnologia e a compreensão dos processos sociais. Dessa maneira, o assunto é abordado dentro de um contexto, favorecendo o interesse dos estudantes pelo conteúdo, bem como pode contribuir para a formação dos mesmos enquanto cidadãos e para a tomada de decisões.

Para cumprir o último objetivo dessa investigação, verificou-se a contextualização do currículo orientado para a saúde. As evidências encontradas podem ser identificadas no Quadro 4.

Quadro 4: Evidências de conteúdos de Saúde da Coleção Teláris

Fonte

Currículos de Saúde

LD6A

Vamos combater a dengue. Turma da Mônica Quadrinhos, p.153.
Doenças vinculadas pelo ar. Gripe, resfriado, sarampo, catapora e rubéola. Vacina contra a gripe. p. 199.

LD7A

Não tome antibióticos sem receita médica. Automedicação, p. 82.

LD8A

A gordura trans: aumenta riscos de problemas cardíacos; eleva os níveis de LDC – o colesterol ruim, p. 37.
Ciência e Saúde: Cuidado com o uso de suplementos. Para garantir massa muscular é indispensável fazer atividade física supervisionada, p. 62.
Ciência e Saúde: Cuidado com as bebidas alcoólicas. O consumo excessivo causa problemas no pâncreas e no fígado (cirrose) p. 63.
Doenças do sistema cardiovascular: hipertensão arterial ou “Pressão alta” p. 93.
Celulite: alteração do tecido adiposo
Posturas corretas do corpo em algumas situações corriqueiras: escovar os dentes, sentados nas cadeiras escolares e mesas de estudo p. 135.
O risco das drogas, p. 174
Homens, cuidados e problemas: disfunção erétil ou impotência e o câncer de próstata, p. 197.

LD9B

Proteja-se do ruído excessivo, p. 212.
A explosão de uma bomba pode nuclear libera um isótopo radioativo do estrôncio de número de massa 90, que pode ser incorporado aos ossos e causar doenças no ser humano, p. 54.

Fonte: Pesquisa Documental em LDC (2020).

Verificou-se que o volume do 8º ano da Coleção Teláris possui maiores evidências da contextualização da categoria Saúde. Isso se deve ao fato de que nesse ano são abordados sobre temas relacionados ao corpo humano. No 6º ano, há poucas evidências, pois são tratados temas mais voltados à sociedade, como a questão da dengue e da gripe. No 7º ano, também ainda há poucas evidências, mas o material já faz um alerta sobre os riscos da automedicação. No 9º ano, há um foco diferente, pois há a introdução de duas disciplinas importantes no currículo: a Física e a Química.

          Ainda que o tema Saúde não seja abordado com a mesma intensidade nos quatro volumes analisados, nota-se que há uma preocupação com relação a esse tema tão importante para a formação de estudantes conscientes dos problemas e riscos de substâncias lícitas e ilícitas presentes na sociedade, bem como das doenças a que a sociedade está sujeita e os procedimentos que podem ser adotados para se evitar tais problemas.

          Essa abordagem permite uma melhor análise dos temas e instiga a busca por informações de caráter social e pessoal, contribuindo para uma melhor tomada de decisões (Acevedo, 2008).

Considerações finais

A pesquisa possibilitou a análise do enfoque CTS, sobretudo do elemento da Natureza da Ciência, e evidenciou-se a sua importância para o currículo no ensino de Ciências. Deve-se ressaltar que o livro didático é o principal, senão o único, instrumento pedagógico utilizado pelo professor em sala de aula. Em vista dessa realidade, torna-se crucial essa análise em uma das principais coleções utilizadas nos anos finais do Ensino Fundamental da cidade de Ouro Branco/MG, posto que se trata da principal fonte de conhecimentos utilizadas pelos estudantes, e esta deve se preocupar com a abordagem CTS para garantir não apenas o ensino de Ciências, mas seu papel no cotidiano, na sociedade e na tecnologia.

Verificou-se que os quatro volumes abordam o enfoque CTS, o que é positivo para a formação dos estudantes das escolas públicas do município de Ouro Branco/MG. Além disso, a dimensão Natureza da Ciência encontra-se presente de forma equilibrada em todos os quatro volumes analisados, o que demonstra a preocupação da Coleção Teláris em abordar as categorias relativas à Natureza da Ciência.

Sendo assim, observou-se que a Coleção apresenta a categoria C1 (59,1%) dos fragmentos mapeados; em seguida, aparece a categoria C2 (27,98%), que evidencia elementos da Natureza da Ciência e da Tecnologia. Para a categoria Ciência e Tecnologia, foram encontradas evidências de C3 (10,57%) e, por fim, a categoria C4 (2,35%), relativa ao currículo orientado para a saúde, foi evidenciada e exemplificada por meio dos excertos.

Os resultados foram promissores e mostram a importância do Plano Nacional do Livro Didático (2017-2019) para a educação. A Coleção Teláris está alinhada às competências específicas para Ciências da Natureza na BNCC.

Os fragmentos analisados mostram a inter-relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e que, portanto, tais elementos devem ser tratados juntos, dando um real significado ao ensino de Ciências: formar cidadãos aptos a exercerem mudança no meio em que vivem.

Aprender Ciências com abordagem CTS não forma estudantes apenas com um aporte teórico amplo, mas estudantes capazes de aplicar os conhecimentos aprendidos no dia a dia, contribuindo para a sociedade, para a tecnologia, para a Ciência e para si próprios.

Agradecimento

Agradecemos à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMG, que aprovou, junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a proposta de financiamento para o Dinter. Este trabalho tem o apoio do Programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter) aprovado pela Capes e celebrado entre o Instituto Federal de Minas Gerais e a Universidade Cruzeiro do Sul.

Referências

ACEVEDO DÍAZ, J. A. Reflexiones sobre las finalidades de la enseñanza de las ciencias: educación científica para la ciudadanía. Eureka, v. 1, nº 1, p. 3-16, 2005.

ACEVEDO, J. A. El estado actual de la naturaleza de la ciencia en la didáctica de las ciencias. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, v. 5, nº 2, p. 134-169, 2008.

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Publicado em 22 de setembro de 2020

Como citar este artigo (ABNT)

PENHA, Pedro Xavier da; MACIEL, Maria Delourdes. Análise dos livros didáticos de Ciências e o enfoque CTS: mapeando os elementos da Natureza da Ciência na Coleção Teláris. Revista Educação Pública, v. 20, nº 36, 22 de setembro de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/36/joseph-analise-dos-livros-didaticos-de-ciencias-e-o-enfoque-cts-mapeando-os-elementos-da-natureza-da-ciencia-na-colecao-telaris

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