Um trabalho atualíssimo e motivador

Alexandre Alves

O Guia prático de metodologias ativas com uso de tecnologias digitais da informação e comunicação é um trabalho de fôlego de Alexandre José de Carvalho Silva, mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras e que vem há alguns anos se dedicando ao estudo e à prática do emprego das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no contexto educacional, com ênfase nas áreas de educação a distância, informática em educação e software educacional. No momento, é um dos membros mais atuantes do corpo técnico da Coordenadoria de Educação a Distância da UFLA (CEAD), cumprindo, nesta posição, a função de professor formador e consultor para o credenciamento e implantação de cursos na modalidade a distância. Há mais de vinte anos atuando no ensino superior e tendo, há cerca de dez anos, o interesse despertado para o emprego de TDIC associado às metodologias ativas de ensino-aprendizagem, ainda não havia tido contato com uma obra tão clara e objetiva como esta.

Empregando uma linguagem simples, direta e pessoal, o autor inaugura sua obra elucidando o conceito de TDIC, seção na qual fornece listas de ferramentas, aplicativos, recursos e repositórios de livre e fácil acesso. Em seguida, de forma igualmente prática e objetiva, ele apresenta sete das principais metodologias ativas de ensino-aprendizagem, ilustrando-as com esquemas das etapas para condução do processo, bem como fornecendo modelos de planos de aulas que variam em conteúdos, de tal modo a demonstrar como as metodologias ativas se aplicam a qualquer disciplina ou nível educacional.

Na quarta seção ele fornece importantes dicas para produção de videoaulas e na quinta orienta-nos sobre o que não fazer ao empregar metodologias ativas em sala de aula, evitando assim a queda em armadilhas comuns. 8 Em síntese, trata-se aqui de uma obra sucinta, repleta de conselhos e dicas práticas, que permitem, mesmo ao professor iniciante no tema, orientar-se e animar-se à tarefa de inovar sua prática pedagógica, abandonando velhas fórmulas, que mesmo reconhecendo ineficazes em seu fazer cotidiano, a elas se apega mediante a insegurança para lançar-se em voos mais altos. Este livro, com seus conselhos práticos, é um convite ao voo libertador que amplia horizontes e olhares.

Este texto foi ligeiramente adaptado da Apresentação feita pela professora doutora Miriam Monteiro de Castro Graciano, do Departamento de Ciências da Saúde  da Universidade Federal de Lavras.

Para baixar o livro gratuitamente, basta acessar: http://repositorio.ufla.br/handle/1/42956

Publicado em 17 de novembro de 2020

Como citar este artigo (ABNT)

. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/44/um-trabalho-atualissimo-e-motivador