Solange Maria de Oliveira Cruz

Doutoranda em Educação (USF), diretora de unidade escolar no município de Paulínia/SP

O ano era 2019. As turmas eram de crianças do Maternal, faixa etária de 2 a 3 anos, de uma creche do município de Paulínia, no interior do estado de São Paulo.

Figura 1: Bilhete do início do Projeto enviado para as famílias

A equipe docente e a gestora da Unidade de Ensino buscavam práticas de ensino que aliassem aprendizagem, autocuidado e bem-estar, principalmente pelo fato de as crianças permanecerem, em sua maioria, em período integral na escola, o que equivaleria dizer cerca de 10h por dia, ininterruptas dentro do ambiente escolar, se alimentando, descansando e participando de práticas pedagógicas, algumas desde os primeiros meses de vida, sem registrar faltas, a não ser algumas ocasionais, tornando, ao nosso olhar adulto, o ambiente escolar propício para desenvolver nelas a fadiga e o estresse, comuns a todos que possuam uma rotina intensa e ininterrupta.

Começamos nossas reflexões por meio da leitura da obra Quietinho feito um sapo: exercícios de meditação para crianças (e seus pais), de Eline Snel, uma professora de Mindfulness, traduzido em vários idiomas e que traz dicas sobre o desenvolvimento da atenção no corpo, na respiração, ensinando a fazer relaxamento, inspirados no sapo, uma das meditações que ela ensina no livro.

A obra, resumidamente, fala da importância de darmos uma pausa na rotina diária, e traz diversos exercícios que podem ser utilizados com crianças, de modo a desenvolver a atenção plena, ajudando as crianças a se tornarem menos agitadas e mais atentas ao mundo, aos sons, aos detalhes da natureza, à sua volta.

Com essa inspiração, fomos em busca de pesquisar a possibilidade de trazer atividades lúdicas de relaxamento para as crianças e inserimos práticas de Atenção à Respiração, por alguns instantes, durante dois momentos do dia: de manhã, após o café, e a tarde, após o soninho do meio do dia.

Figura 2: Formação em Atenção Plena da equipe da creche, feita pela Escola do Presente

Após estudarmos, em fontes diversas, os benefícios de práticas de Atenção Plena, e experimentá-las, nós mesmas, em um workshop para todos os funcionários da escola, do Projeto Social Escola do Presente, sediado na cidade vizinha, Campinas, chamamos uma reunião com pais e responsáveis e apresentamos nossa ideia de inserir nas atividades escolares, ao menos duas vezes por semana, a prática da Atenção à Respiração e do Tai Chi Chuan, nas dependências da escola.

O Tai Chi Chuan, considerado uma arte marcial chinesa, cuja prática é desenvolvida por meio de movimentos lentos e silenciosos, estimulando a atenção, a consciência corporal e a tranquilidade nos pareceu ser perfeitamente aplicável a crianças da faixa etária das que tínhamos em nossa escola, por poder propiciar momentos agradáveis na área externa da escola.

Por meio de áudio, convidando as crianças a prestarem atenção em sua respiração, por alguns minutos, seriam inseridos na rotina escolar, na área interna da escola, dentro das salas de aula, dois momentos por dia, de prática de respiração concentrada e relaxamento.

Figura 3: Aula com o professor de Tai Chi Chuan

E assim, iniciamos em agosto de 2019 as práticas simultâneas de atenção à respiração e Tai Chi Chuan, que demos o nome de Tai Chi Fraldinha, por ser praticada por crianças, tão pequeninhas na creche.

A metodologia consistiu em convidar um professor licenciado de Tai Chi Chuan para desenvolver as aulas, duas vezes por semana, sendo um dia pela manhã, outro à tarde, de modo voluntário, sem nenhum custo para os pais nem para a escola.

As turmas faziam, todas juntas, na área externa da escola, no gramado ou no parque, durante cerca de meia hora, e o que experimentamos foi um envolvimento de todos os funcionários da escola, docentes e não-docentes, com o prazer de esperar a cada semana, que novas aulas acontecessem.

Durante o desenvolvimento da prática no segundo semestre de 2019, houve um dia de prática conjunta com os pais, que compareceram em grande número à aula coletiva, contagiados pela fala das crianças, as que já sabiam falar, a respeito do tão esperado dia da aula de Tai Chi.

As famílias traziam relatos de entusiasmo das crianças pela prática, além da melhora na concentração, no foco e na disciplina, observados também pelas professoras das turmas.

Ao final do semestre, foi organizada uma apresentação aos pais, onde as crianças demonstraram prazer em participar da apresentação, alegria, contentamento e a visível melhora na coordenação motora e no foco para acompanhar os movimentos do professor de Tai Chi Chuan.

Como resultados alcançados com a prática, observamos maior interação entre as crianças e com os adultos da creche, melhora na flexibilidade e coordenação motora, interesse pela prática da Atenção na Respiração e entusiasmo pela aula do Tai Chi, que certamente, demonstrou ser eficaz para a melhora do equilíbrio corporal e emocional das crianças, na atenção e no foco.

Tivemos relatos de pais e familiares de melhora no sono e na harmonia em casa, o que nos animou para recomeçar a prática no mês de março de 2020, quando fomos pegos de surpresa pelo início da pandemia mundial do coronavírus, adiando nossos planos para a retomada do nosso Tai Chi Chuan Fraldinha, tão logo retornem as aulas presenciais, com a certeza de que tal prática pode ser fonte de bem-estar para nossos pequenos na creche, e de melhora geral do desenvolvimento infantil e humano deles.

SNEL, Eline. Quietinho feito um sapo: exercícios de meditação para crianças (e seus pais). Rio de Janeiro: Bicicleta Amarela, 2016.

Vídeos sugeridos

Video da prática de Tai Chi Chuan na creche. Disponível em: https://youtu.be/2U_QAqanXO8

Meditando na infância: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sQyX4EfvKGU

Projeto Mente Viva leva a meditação para as escolas públicas. Disponível em: https://youtu.be/mZU9QniXCs8