Relato de experiência: Projeto Alimentação Saudável

Neuzenir Silva de Abreu Oliveira

Graduada em Pedagogia (Ulbra), professora na rede municipal de Cáceres/MT

Relato de experiência é uma forma de interagir com os amigos e comunidade circundante; as descrições são feitas com princípio cientifico, tendo como seu principal objetivo descrever experiência vivida no decorrer de um tempo. Essas descrições são feitas de modo detalhado passo a passo com embasamento teórico e prático.

O objeto de caracterização deste trabalho foi na Escola do/no Campo Municipal Santo Antônio do Caramujo, situada no Distrito de Caramujo, no município de Cáceres/MT, mantida pela Secretaria Municipal de Educação. O trabalho foi desenvolvido na Educação Infantil, especificamente no período matutino, com os alunos da creche unificada de 2 e 3 anos de idade, uma turma composta por 15 educandos.

Sendo assim, a execução da vivência contou com a colaboração de toda a equipe escolar, como gestores, professores, nutricionista, alunos, apoio educacional e da comunidade a que a escola pertence. Além do mais, as famílias que compõem o corpo educacional tiveram contribuição admirável para que esse projeto fosse desenvolvido com resultados positivos.

Enfim, o projeto de ensino apresenta como um molde que venha estruturar o trabalho didático, informando aos participantes comprometidos uma atuação ativa em seu processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido nasceu o Projeto Alimentação Saudável.

O Projeto Alimentação Saudável

O projeto visa promover e incentivar as crianças da Escola do/no Campo Municipal Santo Antônio do Caramujo a mudar seus hábitos alimentares ou melhorá-los de forma significativa. Dessa forma, o projeto tem como objetivo estimular os professores a desenvolver atividades que resultem numa reflexão tanto na comunidade quantos nos educandos.

Nesse contexto, o projeto é relevante na intenção de proporcionar aos educandos e à sociedade uma pratica alimentar saudável e acessível. Sendo assim, contaremos com a ajuda dos comerciantes locais de barracas de frutas e mercados, promovendo uma alimentação saudável, que é considerada um eixo prioritário de ação para promoção à saúde.

Destarte, considera-se que os docentes realizarão atividades sobre alimentação de forma interdisciplinar com seus educandos, promovendo a construção do conhecimento crítico e estimulando a incorporação de novos hábitos mais favoráveis a saúde. Portanto, o projeto tem sua relevância social, visto que se deve instruir hábitos alimentares desde a Educação Infantil, uma vez que sua receptividade e capacidade de adoção de novos hábitos é maior e ainda que as crianças se tornam excelentes mensageiras e promotoras de suas famílias e comunidades. Desde a infância cada indivíduo já tem suas preferências alimentares, cabendo à família e à escola incentivar que eles sejam os mais saudáveis possíveis.

Conteúdos

No Projeto Alimentação Saudável, foram realizadas as seguintes atividades:

  • Palestra com a nutricionista da SME;
  • Estudo de cores;
  • Estudo de alimentos;
  • Visita à barraca de frutas;
  • Oralidade;
  • Socialização;
  • Atividades de colagem;
  • Narrativa de histórias;
  • Exibição de vídeos educativos sobre o tema;
  • Rodas de conversa;
  • Preparação de saladas de frutas;
  • Visitas à horta da escola.

Objetivos

O trabalho procura possibilitar atividades no espaço escolar e propiciar uma educação alimentar com o aproveitamento de alimentos saudáveis, por meio de reflexão sobre hábitos de higiene, ocasionando uma consciência de consumir alimentos saudáveis, contribuindo para a promoção da saúde de forma lúdica e educativa por meio da colaboração da comunidade, visto que é mediante o reaproveitamento de alimentos e doações de frutas e leguminosas.

Destarte, o projeto tem objetivo de proporcionar vivências de experiências com outras salas de maneira divertida e evidentemente possibilitando o diálogo a partir do espaço em sala e fora da sala de aula sobre alimentação e prevenção de doenças. Sendo assim, provoca curiosidade nos educandos que levem os sujeitos a degustar os alimentos e conhecer algumas frutas consideradas cítricas, desse modo incentivando os educandos por meio da experiência do cardápio diário, enfatizando a relevância e a importância da boa alimentação sem desperdícios.

Dessa forma, o projeto instiga os educandos a uma consciência da significância da higienização dos alimentos e das mãos para manter boa saúde, instruindo-os acerca da relevância de consumir produtos in natura. Portanto, o trabalho tem a incumbência de conscientizar os envolvidos e elevar a uma boa saúde.

Fundamentação teórica

A escola é um campo inquestionável em relação à sua importância e relevância na vida das crianças e na comunidade local; evidentemente é o lugar ideal para desenvolver educação e ações de promoção à saúde e uma alimentação saudável. Com isso, incentivar o consumo de alimentos saudáveis e despertar a consciência e contribuir para a promoção da saúde de forma atraente, lúdica e educativa.

O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico (Brasil, 2013, p. 86).

Sendo assim, a promoção de uma alimentação saudável, no espaço da Educação Infantil, pressupõe reflexão sobre hábitos alimentares das crianças e escolhas conscientes de alimentos nutritivos e de boa qualidade, por meio de atividades educativas que informem e motivem a adoção de tais atitudes.

As diferentes aprendizagens se dão por meio de sucessivas reorganizações do conhecimento, e esse processo é protagonizado pelas crianças quando podem vivenciar experiências que lhes forneçam conteúdos apresentados de forma não simplificada e associados a práticas sociais reais. (Brasil, 1998, p. 48).

Mediante o exposto, muitas pautas culturais e saberes socialmente constituídos são aprendidos por meio do contato direto ou indireto com atividades diversas, tais como criação de hortaliças e degustação de frutas e verduras, das quais as crianças participam no âmbito cotidiano.

A horta inserida no ambiente escolar pode ser um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar, unindo teoria e prática de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem e estreitando relações através da promoção do trabalho coletivo e cooperado entre os agentes sociais envolvidos (Morgado, 2006. p. 1).

Nesse sentido, a Educação Infantil é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. Com isso, o discente estará desenvolvendo esse projeto na Educação Infantil nos cinco campos de experiências preconizado pela BNCC (Brasil, 2017): “o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”. Assim também reforça o DCNEI, que afirma que

as atividades propostas e o modo como foram realizadas, as instruções e os apoios oferecidos às crianças individualmente e ao coletivo de crianças, a forma como o professor respondeu às manifestações e às interações das crianças, os agrupamentos que as crianças formaram o material oferecido e o espaço e o tempo garantidos para a realização das atividades (Brasil, 2013, p. 95).

Enfim, de acordo com a BNCC na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se.

Metodologia

A pesquisa tem abordagem bibliográfica, uma vez que foram feitas buscas em fontes de documento e bibliografias com a intenção de estruturar e caminhar as discussões relacionadas à temática.

Segundo Gil (2008), a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos; tem por objetivo tentar explicar um problema com base em teorias publicadas em diversos tipos de fontes, como livros, artigos, manuais, enciclopédias, anais, meios eletrônicos etc. A realização da pesquisa bibliográfica é fundamental para que se conheçam e analisem as principais contribuições teóricas sobre determinado tema ou assunto.

O projeto foi desenvolvido no decorrer do ano letivo, e se realizaram trabalhos com as crianças sobre a importância da alimentação saudável. Enfim, o projeto visa realizar atividades em parceria com a família e a comunidade local, particularmente produtores rurais, donos de barracas de frutas e mercados do distrito de Caramujo. Além disso, os pais prestigiaram o trabalho das crianças durante as aulas na culminância do projeto para degustar os legumes, frutas e verduras.

Desenvolvimento

Tendo em vista a proposta do projeto, em primeira mão foi realizada uma palestra com a nutricionista da SME sobre promoção da alimentação saudável, com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar e contextualizar o Guia Alimentar para a População Brasileira. Sendo assim, foram trabalhados em sala os estágios das frutas e suas cores, objetivando esclarecer aos educandos que os alimentos possuem seus estágios: flor, fruto, verde e maduro.

O tema foi trabalhado com colagem e separação dos alimentos por grupos, seguindo as orientações do Guia Alimentar para a População Brasileira, visto que os alimentos que consumimos podem ser classificados como: verdes, in natura; amarelos, alimentos processados; e vermelhos, alimentos ultraprocessados. É positivo assistir a vídeos educativos relacionados à temática.

Desse modo, abre-se espaço para uma roda de conversas sobre a temática com a intenção de socializar as experiências vividas e consequentemente consolidar os conhecimentos adquiridos, ficando bem evidenciado na preparação de saladas de frutas no sentido de comemoração do trabalho realizado.

Em dias estipulados, houve aula de campo com visitas às barracas de frutas, com o objetivo de observar as cores e o estágio das frutas, sempre fazendo transição para a didática no entendimento de uma compreensão mais abrangente dos educandos, e fazendo visita à horta da escola e observando as cores e o que é que tem plantado. Portanto, para que o projeto fosse executado com sucesso, o corpo escolar manteve contato com os proprietários das barracas por meio de grupo de WhatsApp com o propósito de informar o dia de coleta dos alimentos.

Cronograma

Atividades

Período

Elaboração do projeto

Fevereiro

Conversa com os proprietários das barracas e produtores rurais pedindo a colaboração para o reaproveitamento das frutas e hortaliças

Fevereiro

Palestra com a nutricionista da SME sobre promoção da alimentação saudável, contextualizando o Guia Alimentar para a População Brasileira;

coleta de frutas, legumes e verduras

Março

Sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos;

coleta de frutas, legumes e verduras

Abril

Elaboração e planos de atividades sobre as frutas

Abril

Colaboração da família na execução de receitas

coleta de frutas, legumes e verduras

Maio

Construção coletiva da pirâmide da alimentação saudável;

coleta de frutas, legumes e verduras

Junho

Preparação da salada de frutas;

coleta de frutas, legumes e verduras

Junho

Encerramento do projeto e amostra de materiais produzidos para a comunidade;

coleta de frutas, legumes e verduras

Dezembro

Avaliação

A instituição escolar, sob a ótica da garantia de direitos, é responsável por criar procedimentos para avaliação do trabalho pedagógico e das conquistas dos alunos. Assim, a avaliação é instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica na busca de melhores caminhos para orientar as aprendizagens dos educandos. Contudo, ela foi efetuada durante o decorrer do projeto por meio de observação, feita pelos discentes, pelas discussões e questionamentos sobre o nosso projeto.

Experiências proporcionadas pelo desenvolvimento do Projeto Alimentação Saudável em toda a comunidade escolar

O trabalho foi realizado seguindo as orientações do projeto político-pedagógico da escola e da Base Nacional Comum Curricular. É notório que no decorrer da execução do projeto foi observada a sua eficácia no âmbito do processo de ensino-aprendizagem dos educandos. Isso ficou evidente na palestra para toda a comunidade escolar, ministrada pela nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, seguindo as orientações do Guia Alimentar para a População Brasileira, quando esclareceu em exposição com grupos de alimentos quais eram mais recomendados para a promoção de saúde mais saudável.

Desse modo, graças à intensa divulgação do projeto e sua relevância, os comerciantes e produtores locais aderiram à causa, fornecendo regularmente frutas e verduras. Diante disso, foi muito gratificante observar que toda a comunidade escolar saiu beneficiada, tendo diariamente merenda ainda mais enriquecida com alimentos in natura.

Logo, os alunos enriqueceram seus conhecimentos ao trabalhar em sala atividades referentes à alimentação saudável e tendo a oportunidade de ir à horta da escola comtemplar as hortaliças sendo cultivadas; igualmente, fomos à barraca de frutas conhecer as variedades ali ofertadas, bem como seus estágios, cores e quantidades; também tivemos interação com colegas de outras salas de aula para uma roda de conversa referente ao projeto trabalhado e assim degustar uma deliciosa salada de frutas.

Isso significa que os conhecimentos e saberes trabalhados surgem em grande cenário para os educandos, pelas linhas da observação, comparação, leitura, pesquisa, experiência, análise e da comunicação que definimos com a trajetória do processo de ensino-aprendizagem. É notório que os projetos de ensino são um mecanismo facilitador do processo de aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

Considerações finais

Levando em conta o momento atual, em que há grande necessidade de conscientização no sentido a consumir alimentos mais saudáveis, a escola e a família podem sensibilizar a sociedade a introduzir hábitos mais saudáveis em seu cardápio. Sendo assim, a alimentação saudável está intrinsecamente ligada à vida; é nesse sentido que é necessário fazer a escolha certa, visto que, se fizermos a escolha errada, podem surgir situações ligadas à alimentação e nesse caso podem ser irreversíveis.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2013.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 8ª ed. Brasília: Edições Câmara, 2013. Disponível em: http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/2762/ldb_5ed.pdf. Acesso em: 20 fev. 2021.

______. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 25 fev. 2021.

CÁCERES. Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Santo Antônio do Caramujo. Cáceres, 2020.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MORGADO, F. S. A horta escolar na educação ambiental e alimentar: experiência do Projeto Horta Viva nas escolas municipais de Florianópolis. Florianópolis, 2006.

Publicado em 15 de junho de 2021

Como citar este artigo (ABNT)

OLIVEIRA, Neuzenir Silva de Abreu. Relato de experiência: Projeto Alimentação Saudável. Revista Educação Pública, v. 21, nº 22, 15 de junho de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/22/relato-de-experiencia-projeto-alimentacao-saudavel

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