Ensino e aprendizagem da Matemática no período da Educação Infantil através da aprendizagem significativa
Maria Luísa Soares dos Santos Coutinho
Licencianda em Pedagogia (Isepam)
Lucimar da Silva Pereira Junior
Licenciando em Pedagogia (Isepam) e em Ciências Sociais (Unicsul), tecnólogo em Marketing (FacRedentor), especialista em Língua Brasileira de Sinais (UCAM) e em Atendimento Escolar Especializado (FESL)
Considerações iniciais
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) (1998), crianças de 0 a 3 anos devem desenvolver a capacidade de interagir com algumas noções básicas que estão presentes no cotidiano delas, como, por exemplo, contagem oral, noção de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas que foram trabalhadas com o professor ou outro adulto responsável.
A mesma fonte complementa que para crianças de 4 a 6 anos é importante dar continuidade e aprofundar o que foi trabalhado anteriormente, assim como David Ausubel cita em sua teoria da aprendizagem significativa, que todo conhecimento adquirido anteriormente deve ser levado em consideração no próximo passo, como por exemplo, reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, contagens orais e noções espaciais e reconhecer essas habilidades como necessárias na sua vida diária. Ainda é citada como importante a habilidade de comunicar ideias matemáticas, hipóteses, processos e resultados identificados em situações problemas. Por fim, o aluno deve ser estimulado a ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade de lidar com novas situações matemáticas a partir de tudo que já foi visto por este (BRASIL, 1998).
Ensino e importância da Matemática na Educação Infantil
A Educação Infantil, como primeira etapa da Educação Básica, atinge um nível mais alto de relevância a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996, e do Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil em 1998. O volume 3 do RCNEI engloba o âmbito de conhecimento do mundo, sendo esses: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.
O trabalho com a Matemática pode contribuir para a formação de cidadãos autônomos, capazes de pensar por conta própria, sabendo resolver problemas. Nessa perspectiva, a instituição de educação infantil pode ajudar as crianças a organizarem melhor as suas informações e estratégias, bem como proporcionar condições para a aquisição de novos conhecimentos matemáticos (Brasil, 1998, p. 207).
A Educação Infantil está constantemente ligada à ideia do brincar; essa constância pode levar a uma falsa ideia de que a educação infantil é apenas um lugar para as crianças passarem o tempo brincando e se divertindo, sem que haja um objetivo pedagógico por trás, isso ocorre tanto por parte dos pais quanto dos professores e acaba por prejudicar demasiadamente o desenvolvimento da criança.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC),
a interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo muitas aprendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral das crianças. Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, é possível identificar, por exemplo, a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções (Brasil, 2017, p. 37).
Sendo assim, quando o educador não trabalha de maneira adequada a Matemática, esta tende a se tornar um grande obstáculo na vida do indivíduo, visto que esse pode adquirir dificuldade em lidar com situações básicas do cotidiano, devido a não ter-se trabalhado o raciocínio lógico, criatividade e outras características que uma Matemática bem trabalhada gera nos indivíduos. Dessa forma,
o conhecimento matemático é necessário para todos os alunos da Educação Básica, seja por sua grande aplicação na sociedade contemporânea, seja pelas suas potencialidades na formação de cidadãos críticos, cientes de suas responsabilidades sociais (Brasil, 2017, p. 265).
Aprendizagem significativa no ensino da Matemática na Educação Infantil
Segundo o RCNEI, para que a criança avance na construção de novos conhecimentos, é importante que o professor sempre considere os conhecimentos das crianças sobre o assunto a ser trabalhado, pois é a partir da interação das crianças com os adultos, com outras crianças, com os objetos e com o meio social e natural que as crianças ampliam seus conhecimentos e elaboram suas próprias concepções sobre o mundo.
Esses conhecimentos elaborados pelas crianças oferecem explicações para as questões que as preocupam. São construções muito particulares e próprias do jeito das crianças serem e estarem no mundo. É fundamental considerar esses conhecimentos, pois isso permite ao professor planejar uma sequência de atividades que possibilite uma aprendizagem significativa para as crianças, nas quais elas possam reconhecer os limites de seus conhecimentos, ampliá-los e/ou reformulá-los (Brasil, 1998, p. 195-196).
Com base na teoria de Ausubel, para que ocorra uma aprendizagem significativa é necessário que o conteúdo que está sendo estudado tenha um significado, tenha ligação com o conhecimento adquirido anteriormente e o aluno deve ter condições de relacionar o que está aprendendo com o que já aprendeu.
É importante reiterar que a aprendizagem significativa se caracteriza pela interação entre conhecimentos prévios e conhecimentos novos, e que essa interação é não literal e não arbitrária. Nesse processo, os novos conhecimentos adquirem significado para o sujeito e os conhecimentos prévios adquirem novos significados ou maior estabilidade cognitiva (Moreira, 2012, p. 2).
Sendo assim, o trabalho da Matemática na sala de aula da Educação Infantil deve partir de situações do cotidiano da criança que não necessariamente tem ligação com a Matemática, mas que possam vir a se tornar uma situação-problema para criança resolver a partir dos conhecimentos adquiridos anteriormente.
Por fim, fica entendido que, ao se utilizar das situações cotidianas presentes no dia a dia do educando, como, por exemplo, a distribuição dos lanches com os colegas de classe, ou até mesmo dividir os brinquedos na hora do recreio, torna-se possível a aquisição do conhecimento matemático de modo que conhecimentos preexistentes, também chamados de subsunsor, sejam relacionados com novos conhecimentos partindo de situações cotidianas.
Considerações finais
Sendo assim, após a leitura e análise dos textos trabalhados, foi possível concluir a importância do ensino da Matemática nos primeiros anos da escola básica como ferramenta para tornar o educando capaz de lidar com situações- problema ao longo de sua vida e de resolver essas situações utilizando o conhecimento que foi adquirido por este ao longo da Educação Infantil.
Referências
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
______. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). Brasília: MEC/SEF, 1998.
MOREIRA, M. A. O que é afinal aprendizagem significativa? Revista Cultural La Laguna, Madri, 2012. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf. Acessado em: 22 ago. 2020.
Publicado em 03 de agosto de 2021
Como citar este artigo (ABNT)
COUTINHO, Maria Luísa Soares dos Santos; PEREIRA JUNIOR, Lucimar da Silva. Ensino e aprendizagem da Matemática no período da Educação Infantil através da aprendizagem significativa. Revista Educação Pública, v. 21, nº 29, 3 de agosto de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/29/ensino-e-aprendizagem-da-matematica-no-periodo-da-educacao-infantil-atraves-da-aprendizagem-significativa
Novidades por e-mail
Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing
Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário
Deixe seu comentárioEste artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.