Abordagem intradisciplinar dos temas contemporâneos transversais nas aulas de Educação Física

Beatriz de Souza Colares

Acadêmica de Educação Física (UERR)

Ricardo Alexandre Rodrigues Santa Cruz

Doutor em Ciências do Movimento Humano (UERR)

Com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, em dezembro de 2017, e na etapa do Ensino Médio, em dezembro de 2018, se ampliaram as possibilidades de adotar uma prática pedagógica não somente interligada e integrada, mas com aplicação prática, aproximando os conceitos procedimentais da realidade, permitindo uma educação que valorize menos o registro de informações conceituais, e mais uma formação integral do estudante, efetivamente, assegurados na concepção dos novos currículos por meio dos temas contemporâneos transversais (TCTs).

Os temas contemporâneos transversais apresentam uma proposta de ensino atual e contextualizada que prioriza o desenvolvimento da cidadania, com apresentação e discussão de temas que interessam aos estudantes. Nesse sentido, os TCTs têm a condição de explicitar a ligação entre os diferentes componentes curriculares de forma integrada, bem como de fazer sua conexão com situações vivenciadas pelos alunos em suas realidades, contribuindo para trazer contexto e contemporaneidade aos objetos do conhecimento descritos na BNCC (Brasil, 2019).

Em 2019, o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica, publica um documento denominado Temas contemporâneos transversais na BNCC: proposta de práticas de implementação (Brasil, 2019b), indicando que os TCTs na Base Nacional Comum Curricular visam cumprir a legislação que versa sobre a Educação Básica, garantindo aos estudantes os direitos de aprendizagem, pelo acesso a conhecimentos que possibilitem a formação para o trabalho, para a cidadania e para a democracia e que sejam respeitadas as características regionais e locais, da cultura, da economia e da população que frequentam a escola.

A escola tem um papel social determinante, uma vez que também tem como objeto de estudo temas que deverão contribuir para a formação de cidadãos críticos e sensíveis aos problemas do mundo. Na BNCC, os TCTs tornam-se uma referência nacional obrigatória para a elaboração e/ou adequação dos currículos e das propostas pedagógicas, sendo entendidos como um conjunto de aprendizagens essenciais e indispensáveis a que todos os estudantes têm direito (Brasil, 2017).

Dessa forma, um dos componentes curriculares presentes na escola que apresenta grandes possibilidades de incluir os TCTs no seu organizador curricular é a Educação Física, pois tem como objeto de estudo a cultura corporal do movimento, instrumentalizada por meio das práticas corporais em unidades temáticas de brincadeiras e jogos, esportes, ginásticas, danças, lutas e práticas corporais de aventura.

As diferentes habilidades propostas para a Educação Física na BNCC ao longo do Ensino Fundamental (Brasil, 2017), permitem que o professor possa realizar um planejamento intradisciplinar, abordando os TCTs juntamente com os objetos de conhecimento propostos para cada ciclo.

Darido (2012) salienta que, ao se optar por incluir a discussão dos temas transversais nas aulas de Educação Física, elegeu-se auxiliar a sociedade no tratamento de seus grandes problemas sociais. Assim, ensinar Educação Física não significa tratar apenas de técnicas e táticas, mais do que isso, significa oferecer uma formação ampla voltada à formação do cidadão crítico.

A inclusão dos TCTs como pautas sociais, busca ampliar as possibilidades do desenvolvimento de habilidades e competências pelos alunos, conectando os estudantes com temas vivenciados em sua realidade, aproximando-os dos seus contextos sociais, incentivando-os a cuidar da própria saúde, entender e respeitar os que são diferentes, usar novas tecnologias digitais e conhecer os seus direitos e deveres enquanto cidadãos. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo é propor o uso da abordagem intradisciplinar dos Temas Contemporâneos Transversais nas aulas de Educação Física.

Os temas contemporâneos transversais na BNCC

A BNCC aborda os TCTs indicando que “cabe aos sistemas e redes de ensino, assim como as escolas, em suas respectivas esferas de autonomia e competência, incorporar aos currículos e às propostas pedagógicas a abordagem de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora” (Brasil, 2017).

Na intenção de atender a diversidade dos alunos, com vistas à implementação dos TCTs na grade curricular, bem como nos projetos pedagógicos e, sobretudo, nos planos de aula, o Ministério da Educação assume uma postura de motivação, e não só de criação, mas, também, de idealização e organização de recursos materiais, provenientes de abordagens diversas, nos trabalhos pedagógicos (Romão, 2020).

A proposta metodológica de trabalho com os TCTs é baseada em quatro pilares (Brasil, 2019a), sendo eles: problematização da realidade e das situações de aprendizagem; integração das habilidades e competências curriculares à resolução de problemas; superação da concepção fragmentada do conhecimento para uma visão sistêmica; promoção de um processo educativo continuado e do conhecimento como uma construção coletiva.

Os TCTs são compostos por quinze temas, dispostos em seis macroáreas temáticas, de acordo com o Quadro 1.

Quadro 1: Macroáreas e os seus respectivos TCTs

Macroáreas temáticas

TCTs

Meio ambiente

- Educação ambiental

- Educação para o consumo

Ciência e tecnologia

- Ciência e tecnologia

Multiculturalismo

- Diversidade cultural

- Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras

Cidadania e civismo

- Vida familiar e social

- Educação para o trânsito

- Educação em direitos humanos

- Direitos da crianças e adolescentes

- Processo de envelhecimento respeito e valorização do idoso

Saúde

- Saúde

- Educação alimentar e nutricional

Economia

- Trabalho

- Educação financeira

- Educação fiscal

Abordagens dos temas contemporâneos transversais

A abordagem dos temas contemporâneos transversais como eixos integradores contribui para valorizar sua importância e dar significado e relevância aos conteúdos escolares, para que a educação escolar se efetive como uma estratégia eficaz na construção da cidadania do estudante e da participação ativa da vida em sociedade (Brasil, 2019b).

Dessa maneira, o termo “transversal” pode ser definido como aquilo que corta, que atravessa; logo, temas transversais, em um contexto educacional, são aqueles assuntos que não pertencem a nenhuma área do conhecimento em particular, mas que atravessam todas elas como se delas fizessem parte, exigindo dos docentes que os abordem dentro de seus componentes curriculares (Cordeiro, 2019).

Para atender as diferentes demandas do processo de ensino e aprendizagem, as abordagens dos TCTs foram divididas em três níveis crescentes de complexidade:

  • Intradisciplinar: É uma relação entre os objetos de conhecimentos internos do próprio componente curricular, ou seja, como os temas contemporâneos transversais permeiam dentro das habilidades das diferentes unidades temáticas apresentadas.
  • Interdisciplinar: É uma abordagem integrada de temas contemporâneos transversais comuns entre diferentes componentes curriculares. Implica um diálogo entre os campos dos saberes, em que cada componente acolhe as contribuições dos outros, ou seja, há uma interação entre eles.
  • Transdisciplinar: É uma abordagem que contempla temas contemporâneos transversais em uma única proposta ou projeto, transcendendo os componentes curriculares. Contribui para que o conhecimento construído extrapole o conteúdo escolar.

As abordagens dos TCTs não devem ser desenvolvidas em blocos rígidos, em estruturas fechadas de áreas de conhecimento, mas, sim, de um modo contextualizado e transversalmente, de forma intradisciplinar, interdisciplinar ou transdisciplinar (Brasil, 2019b).

Metodologia

A metodologia utilizada no presente estudo consistiu em uma pesquisa qualitativa, por meio de análise bibliográfica e documental, utilizando como referencial de pesquisa a Base Nacional Comum Curricular e os documentos norteadores publicados pelo Ministério da Educação relacionados aos temas contemporâneos transversais.

Os temas contemporâneos transversais e Educação Física

Os temas contemporâneos transversais mobilizados nas aulas de Educação Física podem auxiliar na promoção de uma formação centrada no exercício da cidadania. Alguns TCTs apresentam maior possibilidade de intervenção e integração com a área de conhecimento específica da Educação Física, tais como saúde, multiculturalismo e cidadania e civismo. Entretanto, com a implementação da BNCC e dos novos currículos, temas como ciência e tecnologia, meio ambiente e economia são incorporados como parte das competências gerais a serem desenvolvidas pelos alunos ao longo dos ciclos de escolarização (Santa Cruz, 2021).

A seguir, são apresentados como proposta desse estudo, exemplos de unidades temáticas, objetos de conhecimento e suas respectivas habilidades para as aulas de Educação Física e atividade pedagógica relacionada com o desenvolvimento das seis macroáreas dos TCTs utilizando a abordagem intradisciplinar (Rodrigues, 2015).

TCT: Meio Ambiente

  • Unidade temática: Práticas corporais de aventura
  • Objeto de conhecimento: Práticas corporais de aventura na natureza
  • Código da habilidade na BNCC: EF89EF19
  • Habilidade: Experimentar e fruir diferentes práticas corporais de aventura na natureza, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais, respeitando o patrimônio natural e minimizando os impactos de degradação ambiental.
  • Anos: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
  • Atividade pedagógica: Solicitar que os alunos em grupos, façam um levantamento sobre as principais áreas de preservação ambiental nos entornos da escola e da cidade e as possibilidades de realização de práticas corporais de aventura como arborismo, trilhas, corridas de orientação entre outras.

TCT: Ciência e Tecnologia

  • Unidade temática: Brincadeiras e jogos                                       
  • Objeto de conhecimento: Jogos eletrônicos
  • Código da habilidade na BNCC: EF67EF02
  • Habilidade: Identificar as transformações nas características dos jogos em função dos avanços das tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por esses diferentes tipos de jogos.
  • Anos: 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
  • Atividade pedagógica: Apresentar em slides ou cartazes imagens de videogames e acessórios de jogos eletrônicos dos anos 80 e 90 comparando com os modelos mais recentes. Sugerir que os alunos façam comentários sobre as transformações nas características desses equipamentos. Apresentar dados estatísticos sobre o crescimento exponencial no número de praticantes e vendas de produtos ligados aos jogos eletrônicos. É fundamental também, levantar uma discussão na aula sobre as exigências corporais e as diferentes finalidades do uso desses jogos (lazer, diversão, educação e profissional).

TCT: Multiculturalismo

  • Unidade temática: Danças
  • Objeto de conhecimento: Danças do Brasil e do mundo
  • Código da habilidade na BNCC: EF35EF11
  • Habilidade: Formular e utilizar estratégias para a execução de elementos construtivos das danças populares do Brasil e do mundo, e das danças de matriz indígena e africana.
  • Anos: 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental
  • Atividade pedagógica: Propor aos alunos a vivencia de danças populares do Brasil (xaxado) e do mundo (tarantela). Após a experimentação, solicitar que os alunos façam uma comparação dos principais elementos constitutivos entre as duas danças (passos, ritmos, indumentária) e as diversas possibilidades de apropriação de culturas diferentes por meio das danças.

TCTs: Cidadania e civismo

  • Unidade temática: Lutas  
  • Objeto de conhecimento: Lutas do mundo
  • Código da habilidade na BNCC: EF89EF16
  • Habilidade: Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente.
  • Anos: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
  • Atividade pedagógica: Apresentar a “saudação” que muitas lutas utilizam antes e, em algumas modalidades, também é realizada depois do combate, quando os adversários se curvam, em uma clara demonstração de respeito. Organizar dois círculos (um círculo maior por fora e um círculo menor por dentro), de forma que todos os estudantes fiquem frente a frente e façam a saudação com seus colegas.

TCTs: Saúde

  • Unidade temática: Ginásticas
  • Objeto de conhecimento: Ginástica de condicionamento físico
  • Código da habilidade na BNCC: EF67EF09
  • Habilidade: Construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio que viabilizem a participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de promover a saúde.
  • Anos: 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
  • Atividade pedagógica: Elaborar com os alunos uma planilha, para o acompanhamento semanal dos exercícios físicos realizados, seus tipos (resistência, força e flexibilidade) sua duração e os locais de prática. Estabelecer metas com os alunos sobre o volume total de exercícios realizados ao longo da semana de acordo com os valores estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde.

TCTs: Economia

  • Unidade temática: Esportes
  • Objeto de conhecimento: Esportes de invasão
  • Código da habilidade na BNCC: EF89EF05
  • Habilidade: Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns de seus problemas e a forma como as mídias os apresentam.
  • Anos: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
  • Atividade pedagógica: Discutir com os alunos no formato de roda de conversa sobre as diferenças econômicas de times de futebol de diferentes divisões, relacionadas a estrutura e patrocínios e as discrepâncias evidenciadas nos salários dos jogadores de futebol de elite e de de divisões inferiores.

Considerações finais

A proposta do presente estudo foi apresentar diferentes possibilidades pedagógicas para a utilização dos temas contemporâneos transversais nas aulas de Educação Física, fundamentadas no planejamento dos professores do ensino fundamental, por meio da abordagem intradisciplinar. Considerando a multipluralidade dos TCTs, as propostas pedagógicas relacionadas com a Educação Física podem abordar um ou mais componentes de forma interdisciplinar ou transdisciplinar, desde que sempre transversalmente às áreas de conhecimento. Cabe ao professor de Educação Física, ao elaborar o seu planejamento de ensino anual, fazer uma previsão detalhada das habilidades para cada ciclo e direcionar a tematização dos TCTs dentro da área de linguagens, buscando envolver os demais componentes curriculares dessa área. Consideramos que o desenvolvimento dos TCTs nas aulas de Educação Física valoriza a construção de conhecimentos de forma integrada e contextualizada, auxiliando na produção de sentidos e significados relacionados com as práticas corporais.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Temas contemporâneos transversais na BNCC - propostas de práticas de implementação. Brasília: MEC/SEB, 2019a.

______. Temas contemporâneos transversais na BNCC – Contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília: MEC/SEB, 2019b.

______. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017.

CORDEIRO, N. V. Temas contemporâneos e transversais na BNCC: as contribuições da transdisciplinaridade. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação, Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.

DARIDO, S. C. Temas transversais e a educação física escolar. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 76-89, v. 16.

RODRIGUES, A. C. C. Relações intradisciplinares e interdisciplinares no ensino da didática no curso de pedagogia. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais... Rio de Janeiro: ANPEd, 2015.

ROMÃO, M. F. Temas transversais na Educação Física escolar. Porto Alegre: Sagah, 2020.

SANTA CRUZ, R. A. R. Temas contemporâneos transversais na BNCC. Youtube. 21 fev. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=j2iqLrMj6qk&t=98s.

Publicado em 17 de agosto de 2021

Como citar este artigo (ABNT)

COLARES, Beatriz de Souza; SANTA CRUZ, Ricardo Alexandre Rodrigues. Abordagem intradisciplinar dos temas contemporâneos transversais nas aulas de Educação Física. Revista Educação Pública, v. 21, nº 31, 17 de agosto de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/31/abordagem-intradisciplinar-dos-temas-contemporaneos-transversais-nas-aulas-de-educacao-fisica

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