O filme “Extraordinário”: utilizando o cinema para potencializar o ensino e a aprendizagem de temas de Genética no Ensino Médio

Tiago Maretti Gonçalves

Professor de Biologia, doutor em Ciências – Programa de Pós-Graduação em Genética Evolutiva e Biologia Molecular (UFSCar)

Dentro da disciplina de Biologia, a Genética é a parte que estuda a hereditariedade, bem como a estrutura e funções dos genes. Desta forma, a genética possui grande importância em diversas áreas, como a agricultura, a indústria de fármacos e na medicina, sendo fundamental para a compreensão de conceitos e processos biológicos dos seres vivos (Pierce, 2013).

No entanto, a Genética é tida por vários alunos como uma ciência complexa e tediosa, por deter uma vasta gama de conteúdo e processos muito das vezes abstratos que necessitam ser muito bem assimilados e compreendidos. Assim sendo, a busca de novas metodologias de ensino pode ser de grande importância para facilitar o processo norteador do ensino e da aprendizagem (Gonçalves, 2021), instigando os alunos e tornando o ensino uma tarefa prazerosa e estimulante. Desta maneira, propomos a abordagem de filmes que podem ser utilizados como coadjuvantes para facilitar o processo norteador do ensino e da aprendizagem dentro dos tópicos de genética voltados para os alunos do ensino médio. Na literatura, vários autores relatam o uso de filmes do cinema para abordar temas de Biologia facilitando assim a aprendizagem, pautando-se em uma abordagem de discussões e problematizações acerca de algum tema específico. Desta forma, na literatura, Maestrelli e Ferrari (2006) relatam que os filmes são artifícios amplamente utilizados em diversas esferas do ensino, sendo aplicado desde o nível fundamental, médio e até mesmo no universitário.

Segundo Cavalcante (2011), por intermédio do uso de filmes, o sujeito que o contempla, é capaz de vivenciar sensações e situações singulares, não somente pelo som, mas também por suas imagens. A pessoa que assiste, é capaz de se imergir em um ambiente e situações totalmente opostas daquelas que cotidianamente está acostumada. A autora ainda defende que, seu uso apesar de voltado para o entretenimento, ele pode ser utilizado para fins pedagógicos.

Para superar as dificuldades encontradas pelos alunos em relação aos conteúdos ministrados nas aulas de Biologia, os filmes podem ser de grande impacto. Neste sentido, Almeida et al. (2019, p. 6) relatam que, “para minimizar tais problemas, é importante buscar meios alternativos que possam contribuir para a dinamização das aulas, fomentando um aprendizado mais efetivo. Nesse sentido, surge a utilização de filmes em sala de aula, já que o universo cinematográfico é bastante acompanhado pela maioria das pessoas, principalmente pelos adolescentes. Existem filmes direcionados aos mais variados públicos, como filmes infantis, de animação, drama, comédia”.

Assim sendo, o presente trabalho possui como principal objetivo propor o uso do filme Extraordinário para potencializar e facilitar o ensino de tópicos de Genética, principalmente no que tange aos temas de herança e síndromes genéticas para os alunos do terceiro ano do ensino médio na disciplina de Biologia.

Apresentando o filme e sua abordagem dentro de sala de aula

O filme escolhido para a atividade, Extraordinário, é uma produção norte-americana de 2017, com 113 minutos de duração, baseada em fatos reais (Figura 1). O filme retrata a história de Auggie Pullman (Jacob Tremblay), um garoto que nasceu com uma rara doença genética denominada Síndrome de Treacher Collins, fazendo com que passasse por 27 cirurgias plásticas. A pessoa acometida dessa doença genética possui traços fenotípicos como olhos caídos e um maxilar descentralizado. Sua natureza é de uma doença autossômica dominante, em que ocorre um defeito genético (mutações) no gene TCOF1, presente no cromossomo 5, que codifica uma proteína chamada treacle. Essa proteína desempenha papel fundamental no desenvolvimento embrionário inicial, particularmente no desenvolvimento do complexo craniofacial (Omim, 2021).

No filme, o garoto Auggie, de 10 anos, enfrentará um grande passo na sua vida: vai frequentar pela primeira vez a escola regular, o que será um grande desafio. Lá, irá lidar com a sensação constante de ser sempre observado e avaliado por todos que estão à sua volta.

Figura 1: Cartaz do filme Extraordinário (2017), com seu título original em inglês: Wonder
Fonte: Wikipédia, 2021.

O filme pode ser utilizado na disciplina de Biologia nas aulas de Genética no Ensino Médio para a discussão de conceitos básicos de Genética Clássica, mecanismos de herança, mutações e outros temas, como a aceitação da diversidade e o bullying. No Quadro 1 estão dispostos, de maneira geral, o objetivo, o conteúdo e as habilidades que o professor pode abordar com os alunos na realização da atividade proposta.

Quadro 1: Objetivo, conteúdo e habilidades trabalhados na atividade proposta

Competências

Descrição

Objetivo da atividade prática

Facilitar a compreensão de temas em Genética (herança autossômica recessiva, doenças genéticas e mutações); ressaltar para os alunos que nem toda mutação é maléfica

Conteúdo abordado

Genética (doenças genéticas e mutações)

Habilidades

Interpretação do filme por uma ótica da Biologia (Genética), desenvolvendo no aluno o aprendizado facilitado por meio de mídias eletrônicas (filme)

Após o professor ter trabalhado os conteúdos teóricos de herança genética, heredogramas e mutações, o filme poderá ser apresentado aos alunos como uma metodologia capaz de fixar os conceitos e sanar possíveis dúvidas, facilitando a apreensão do conhecimento. Após o término do filme, os alunos poderão se reunir em grupos de no máximo quatro integrantes para a resolução de um questionário que deverá ser entregue pelo professor (o questionário proposto está no final deste artigo). Nessa parte da atividade, os alunos serão confrontados com diversas questões, poderão trocar ideias em grupos com os colegas, enriquecendo a aprendizagem. No fim da aula, o professor poderá discutir os resultados com os alunos, debatendo e problematizando o que foi respondido.

Por fim, vale a pena ressaltar que, na proporção atual em que a pandemia de covid-19 vem acometendo o cenário mundial, as aulas estão sendo realizadas de maneira remota. Assim, outra sugestão para esta atividade é propor que os alunos em suas casas assistam ao filme e, ao final dele possam responder o questionário proposto pelo professor. Em uma aula virtual seguinte, as respostas dos alunos serão discutidas e problematizadas pelo professor, efetivando e potencializando a aprendizagem dos discentes.

Conclusões

O uso do cinema no ensino de temas de Biologia no Ensino Médio pode ser uma abordagem muito rica e facilitadora do ensino, propiciando questionamentos e discussões entre o professor e os alunos.

Questionário que deverá ser respondido pelos alunos ao término do filme

1. Pesquise em sites da internet ou livros a doença genética que o personagem principal do filme possui. Comente um pouco sobre como ela pode surgir.

2. Essa doença acomete qual estrutura celular? Uma organela ou parte de um cromossomo (dentro do núcleo celular)? Justifique.

3. Sabendo que a síndrome genética que Oggie possui é do tipo autossômica dominante, considere o alelo T (dominante) e t (recessivo) para representar os alelos dessa doença. Quais os possíveis genótipos que ele possui? Justifique sua resposta.

4. Quais as principais características de uma síndrome genética com natureza autossômica dominante?

5. No refeitório da escola, Oggie comenta com seu colega Jack que já fez diversas cirurgias plásticas em seu rosto; esse procedimento poderia curá-lo da doença? Justifique sua resposta.

6. Quais as principais características fenotípicas de pacientes portadores dessa síndrome?

7. Você acredita que o uso de filmes em sala de aula contribui para o ensino de Biologia? Por quê?

8. Você poderia dar exemplos de filmes que poderiam ser utilizados nas aulas de Biologia? Justifique.

9. A diversidade é algo maravilhoso e enriquecedor, e deve ser tratada de maneira natural por todos. Imagine que você se depara com a mesma situação do filme ou seja, na sala de aula entra um aluno novato que possui algum tipo de síndrome genética. Qual o seria o papel da turma e do professor em relação ao aluno novato?

10. Do que mais você gostou ou o que chamou sua atenção no filme? E o que menos gostou no filme?

Respostas esperadas

1)  A síndrome que o menino do filme possui é denominada Síndrome Genética de Treacher Collins.

2) Essa doença acomete o DNA, por meio de uma mutação, ou seja, ela afeta partes do cromossomo 5 dentro do núcleo celular. Assim, essa doença é hereditária, podendo ser relacionada ao DNA (material genético).

3) Já que essa doença é autossômica dominante, ele só poderá apresentar os alelos TT e Tt, pois basta uma cópia do alelo mutado (dominante T) para ela se manifestar.

4) As principais características de uma síndrome genética com natureza autossômica dominante segundo Pierce (2013) são:

- Aparece em ambos os sexos e com igual frequência;

- Ambos os sexos transmitem a característica para a prole;

- Não pula gerações;

- Quando um genitor é afetado (heterozigoto) e o outro genitor não é afetado, aproximadamente metade da prole será afetada;

- Genitores não afetados não transmitem a doença;

- A prole afetada deve ter um genitor afetado, a menos que possuam uma nova mutação (aqui vale a pena ressaltar que nem o pai nem a mãe de Auggie Pullman possuem a doença, mas um dos dois carrega o alelo mutado para o gene que codifica a Síndrome de Treacher Collins. Para explicar esse acontecimento e aprofundar o questionamento, o professor pode explicar aos alunos que esse fenômeno é devido ao que chamamos de penetrância incompleta, ou seja, é justamente o que define que nos pais essa doença não é observada (eles são normais). Dessa forma, o pai ou a mãe apresenta o gene mutado, mas não expressa o fenótipo. O filho recebe o alelo mutado e nele a penetrância é completa, apresentando a doença).

5) Não pode curá-lo, uma vez que essa doença é genética e não possui cura. No entanto, possui tratamento – um deles são as cirurgias para correções das deformações craniofaciais.

6) As características fenotípicas principais dessa doença são: olhos caídos, maxilar descentralizado (defeitos craniofaciais).

7) Resposta pessoal do aluno.

8) Resposta pessoal do aluno.

9) O papel da turma é de acolhimento, integrando e incluindo o aluno que possui algum tipo de diferença, seja ela de origem genética, racial, sexual ou religiosa.

10) Resposta pessoal do aluno.

Referências

ALMEIDA, E. F.; OLIVEIRA, D. C.; LIMA, A. G., ANIC, C. C. Cinema e Biologia: a utilização de filmes no ensino de invertebrados. REnBio, v. 12, nº 1, p. 3-21, 2019.

CAVALCANTE, E. C. B. Cinema na cela de aula: o uso de filmes no ensino de Biologia para a EJA prisional. 2011. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

EXTRAORDINÁRIO. Filme. Direção de Stephen Chbosky, produção de Lions Gate, David Hoberman. Brasil/Estados Unidos, 2017 (113 min).

GONÇALVES, T. M. A guerra imunológica das células contra os patógenos: a proposta de um modelo didático tridimensional de baixo custo para simulação da resposta imune celular mediada por linfócitos T CD8+. Brazilian Journal of Development, v. 7, nº 1, p. 4.854-4.860, 2021.

MAESTRELLI, S. R. P.; FERRARI, N. O Óleo de Lorenzo: o uso do cinema para contextualizar o ensino de Genética e discutir a construção do conhecimento científico. Genética na Escola, v. 1, nº 2, p. 35-39, 2006.

NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2005.

ONLINE MENDELIAN INHERITANCE IN MAN (OMIM). Treacle Ribosome Biogenesis Factor. 2021. Center for Medical Genetics, Johns Hopkins University (Baltimore, MD) and National Center for Biotechnology Information, National Library of Medicine (Bethesda, MD). Disponível em: https://omim.org/entry/606847. Acesso em: 29 jan. 2021.

PIERCE, B. A. Genética: um enfoque conceitual. 3ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

WIKIPEDIA. Wonder (o filme). 2017. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Wonder_(filme) Acesso em: 29 jan. 2021.

Publicado em 16 de março de 2021

Como citar este artigo (ABNT)

GONÇALVES, Tiago Maretti. O filme “Extraordinário”: utilizando o cinema para potencializar o ensino e a aprendizagem de temas de Genética no Ensino Médio. Revista Educação Pública, v. 21, nº 9, 16 de março de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/9/o-filme-rextraordinarior-utilizando-o-cinema-para-potencializar-o-ensino-e-a-aprendizagem-de-temas-de-genetica-no-ensino-medio

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