O estudo de Ciências aplicado nas séries iniciais: uma análise referente à interação professor-aluno

Euana das Chagas

Mestranda em Educação (Unioeste), pedagoga

O ensino de Ciências está evoluindo intensamente nas escolas, principalmente na educação infantil. A sociedade atual está avançando cada vez mais no desenvolvimento científico e tecnológico, e isso afeta os diferentes modos de vida dos indivíduos de uma sociedade ao longo da história (Brasil, 2018). O ensino de Ciências deve proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental a variedade do conhecimento científico construído durante a História, para conhecerem os principais processos, práticas e procedimentos da investigação científica. No mundo atual, a evolução do conhecimento científico e tecnológico é extremamente necessária para que o indivíduo entenda as transformações da sociedade; quando relacionadas à educação, há preocupação com o ensino das Ciências e a formação de professores (Schwartzman, 2009).

Nota-se que a experimentação é importante no ensino de Ciências, todavia é apenas uma parte do processo investigativo, pois o processo de investigação científica tem muitas dimensões, fazendo com que o trabalho de investigação dos alunos desencadeie várias ações cognitivas. É sublime que por várias vezes são aplicadas práticas comuns usando metodologias engessadas, deixando de lado um ambiente mais adequado, observações, questionamentos e experimentos (Zanon, 2007).

O ensino de Ciências é benéfico para a educação e para a formação dos indivíduos de uma sociedade, pois praticamente tudo que nos cerca está relacionado a ciências. Quando estudamos ciências, as pessoas aprendem a respeito de si mesmas, do multiculturalismo e do processo de evolução da vida; esse ensino possibilita que os alunos entendam, questionem e expliquem o mundo em que vivem.

Além disso, é necessária uma aprendizagem significativa sobre o ensino da ciência, pois a matéria está envolvida com economia, com a sociedade, com tecnologia, políticas e com as dimensões sociais, que por sua vez são solenes para a formação de sujeitos diante de uma sociedade que necessita entender a relevância do estudo da ciência para sua vida dia após dia, a evolução das ciências e da tecnologia influencia e é essencial para o desenvolvimento da economia, da cultura e da sociedade (Krasilchik, 2000; Schwartzman, 2009).

A aprendizagem deve partir de questões desafiadoras, que envolvam a diversidade cultural, e que influenciam o interesse e a curiosidade científica dos alunos e assim eles possam descobrir problemas, levantar, analisar e apresentar resultados (Brasil 2018). A curiosidade das crianças acontece em diferentes momentos da aula, essa é a oportunidade para discutir profundamente os conceitos que estavam sendo estudados (Schroeder, 2010).

Justificativa

Há necessidade de desenvolver e melhorar a educação em Ciências desde as séries iniciais. Para que esse ensino seja significativo, é preciso ter professores bem preparados e qualificados, dessa forma o letramento científico será de qualidade para todos, que não apenas conheçam sobre a ciência, mas que saibam sobre ciências (Schwartzman, 2009; Pujalte, 2014).

Um dos objetivos do ensino das ciências na perspectiva do Ensino Fundamental é que os alunos olhem o mundo que os cerca de uma maneira diferente, que façam escolhas e que tenham opiniões conscientes e pautadas na sustentabilidade e no bem comum. Para Schroeder (2010), as crianças estão ligadas diretamente aos objetos do mundo, o que forma um significado para os conceitos científicos, e quando as crianças passam a entender tais conceitos a aprendizagem torna-se muito mais elevada.

Nesse contexto, este artigo tem como objetivo realizar uma pesquisa sobre o estudo das Ciências Aplicadas nas séries iniciais: uma análise referente à interação professor-aluno; o artigo foi dividido em duas partes: a primeira é descrita pela relevância do ensino de Ciências nas séries iniciais, analisando a relação professor-aluno; no segundo momento será retratada uma breve análise de metodologias para ensinar Ciências.

Metodologia

Nesta pesquisa foi realizado um levantamento bibliográfico de caráter descritivo, com natureza qualitativa. Para Gil (2014), a pesquisa bibliográfica é construída a partir de materiais já elaborados, principalmente artigos científicos e livros. A relevância do estudo bibliográfico e a possibilidade de ter uma pesquisa muito mais ampla em relação a informações são extremamente importantes para estudar e conhecer o assunto.

Nesse sentido, empregou-se a pesquisa exploratória implementando análise e reflexão sobre a relevância do ensino de Ciências nas séries iniciais avaliando a relação professor-aluno.

Fontes de dados

Para realização deste estudo, foi feito um levantamento de dados em artigos científicos presentes na base de dados informatizados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e o documento da Base Nacional Comum Curricular. Os descritores para identificar os artigos nas bases de dados foram: Ensino de Ciências, Educação Infantil, Professor e Qualificação. Os artigos selecionados respeitaram o período de 2014 a 2018 e no idioma português.

Como critérios de inclusão para esta pesquisa foram utilizados artigos encontrados na base de dados sobre a temática. Foram excluídos artigos que não fazem referência à temática pesquisada, artigos em língua estrangeira e textos incompletos ou indisponíveis na íntegra para o acesso.

Coleta de dados

Foram encontrados na base SciELO quinze artigos com os descritores Ciências e Educação Infantil; anteriormente a isso foi feita uma filtragem da qual se destacou somente o idioma português. Deles foram selecionados apenas quatro artigos. Ainda na base da SciELO, ao pesquisar os descritores Ciências, Professor e Qualificação, foi encontrado um resultado, que foi selecionado.

Ao pesquisar as palavras-chave Ciências e Professor na base da SciELO, foram encontrados 128 artigos, dos quais foram selecionados quinze. Na base de dados Lilacs, com os descritores Ciências e Professor, somente em língua portuguesa, como resultado foram encontrados 35 artigos, e nenhum foi selecionado.

Por fim, nessa mesma base de dados, foram pesquisadas as palavras Ciências e Educação Infantil com as alterações descritas acima e foram encontrados dezoito artigos, sendo dois selecionados. Ao final da pesquisa nas bases de dados, SciELO e Lilacs, foram encontrados 197 artigos, dos quais apenas 21 foram selecionados.

Discussão

A análise dos artigos possibilitou encontrar estudos convergentes aos desafios educacionais referentes à relevância do ensino de Ciências nas séries iniciais analisando a relação professor-aluno.

Conforme a categoria 1 (relevância do ensino de Ciências Aplicadas nas séries iniciais analisando a relação professor-aluno), é possível notar que 14,28% mencionam que para ter maior desenvoltura no ensino de Ciências se faz necessário o uso da tecnologia; 4,76% concluem que é preciso aproximar a ciência da população e para tanto ela precisa ser divulgada; 23,80% enfatizam a importância da relação entre as ciências e a literatura; 57,12% concluem que a formação do professor precisa ser qualificada para o ensino de Ciências. Os resultados das pesquisas bibliográficas foram elucidados no Quadro 1.

Quadro 1: Resultados encontrados nos 21 artigos selecionados

Categorias

Resultados encontrados

Artigos (%)

Total

Categoria 1: A relevância do ensino de Ciências nas séries iniciais analisando a relação professor-aluno

Domínio do conteúdo

4,76

1

Formação qualificada do professor

23,80

5

Categoria 2: Estratégias para ensinar Ciências

É necessário o uso da tecnologia para o ensino de

Ciências

14,28

3

E preciso divulgar as ciências para aproximá-la do povo (a prática científica pode falhar)

76,1

1

Relevância da literatura em relação às ciências

23,80

5

Prática do professor

(atividades investigativas que envolvam o cotidiano)

28,57

6

A relevância do ensino de Ciências nas series iniciais analisando a relação professor-aluno

Ao analisar o estudo da ciência aplicado nas séries iniciais, é perceptível que o papel dos professores é de extrema relevância para um estudo significativo. Sendo assim, o professor precisa ter formação qualificada, o que envolve principalmente ter o domínio do conteúdo que será transposto; isso não necessariamente quer dizer que o professor tenha que saber tudo, mas que ele saiba o que está ensinando. O avanço da educação não se baseia apenas na divulgação do saber científico, mas sim da verdadeira transposição no âmbito escolar (Pietrocola, 2003).

Para transpor um conhecimento, é necessário saber sobre ele, visto que não se pode ensinar aquilo que não se sabe, mas só isso não é o suficiente, pois a prática do educador depende de um conjunto de fatores consequentes de um processo que aborda o antes, o durante e o depois de sua formação, ou seja não basta apenas ter pedagogos qualificados, há outras variáveis que interferem na qualidade do ensino de Ciências (Scheid, 2016).

O professor, durante e depois de sua formação, deve avaliar o seu desenvolvimento como profissional e buscar inovações do conhecimento para o aperfeiçoamento de uma formação qualificada; é necessário estar em busca de novos conhecimentos como formação continuada. Contudo, apesar das mudanças que ocorreram na educação, grande parte dos professores ainda continua a atuar de forma tradicionalista e alguns ainda resistem a tentar desenvolver novas metodologias na educação (Leassad, 2012).

Ao analisar o contexto da formação dos professores, é possível destacar o processo da reflexão sobre a ação. Durante a formação, a teoria é fundamental para o aperfeiçoamento do formando, mas a prática tem peso muito importante para que o pedagogo possa desenvolver suas competências, a interação do ensino diante da teoria e da prática contribui profundamente para o processo de formação dos professores em relação ao desenvolvimento de habilidades (Fernandes, 2014).

Pereira (2017) descreve que são pertinentes para os professores dos anos iniciais as práticas formativas para o aperfeiçoamento das atividades de Ciências e que realizem metodologias que levem às ações reflexivas. Baptista (2017) descreve que as escolas devem proporcionar cursos de formação continuada para os professores realizarem diálogos sobre a realidade e o contexto escolar e possivelmente transformações das atividades pedagógicas. Os professores necessitam estar atualizados sobre assuntos gerais, mas acima disso o pedagogo deve refletir e analisar o que vê, lê e ouve (Scheid, 2016).

É necessário que o professor reflita sobre suas ações pedagógicas, o que impele seu senso investigativo e como consequência desenvolve atividades multidisciplinares. Dentro de sala de aula, a prática do professor deve ter ligação com ações estratégicas e proporcionar aos alunos exercícios interdisciplinares (Fernandes 2014; Pietrocola, 2003).

É preciso acentuar que o pedagogo seja criativo e faça de suas aulas um meio para que as crianças possam verdadeiramente aprender o que está sendo exposto. É nesse contexto que o livro para o educador deve ser um instrumento para melhorar a prática em sala de aula, mas não se apropriar tanto do livro didático de modo que ele passe a ser seu único guia e conteúdo a ser aplicado, pois não é possível atingir o objetivo proposto ao estudar Ciências quando é aplicado de forma linear (Scheid, 2016).

Contextualiza-se que os sujeitos de uma sociedade têm uma visão incoerente sobre as ciências, o que se interpreta que as práticas científicas são para poucos e desqualificam que, para viver na sociedade do século XXI, é preciso entender a ciência como cultura. É fundamental que o professor quebre os paradigmas de tal ensino, por que é notório que no cotidiano das pessoas há fenômenos sociocientíficos que interessam ao professor e ao aluno. Nesse ponto, o autor descreve que cabe à escola e à universidade romper os obstáculos entre o laboratório científico e a casa do discente (Scheid, 2016).

Scheid (2016) alega que uma das características fundamentais do professor de Ciências na sociedade contemporânea é ser um sujeito investigativo, flexível, transpondo ao aluno a perspectiva da natureza das Ciências como construção histórica de intervenção direta na sociedade. De acordo com Baptista et al. (2017), aprender a ensinar e se tornar professor são processos de longa duração e não eventos isolados.

Uma breve analise de metodologias para ensinar Ciências

Sem dúvida alguma o uso correto da tecnologia é um meio muito eficaz de se ensinar Ciências. Baumgarten (2007) afirma que a tecnologia facilita extremamente o processo do desenvolvimento cognitivo e o conhecimento na sociedade atual. Scheid (2016) descreve que o uso das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) pode ser uma ferramenta para aprendizagem significativa, porém o professor deve analisar a competência das diversas mídias que estão ao seu dispor e habilitar o uso consciente de tais recursos para desenvolvimento do conhecimento científico.

No século XXI, as tecnologias da informação e da comunicação são um mecanismo para facilitar os desafios da Educação ao ensinar, é imprescindível que as TIC sejam utilizadas ao se aprender Ciências Naturais. É notório que o número de alunos nativos digitais aumenta cada vez mais e que o uso de tecnologia proporciona muitos benefícios, dentre eles aprender a achar informações, saber comunicar, aprender a colaborar e participar da sociedade (Scheid, 2016).

Groto (2015) descreve que a literatura é muito importante para ensinar Ciências, pois sabe-se que nem todos os alunos interagem nas aulas quando aplicadas constantemente de forma tradicional, sendo uma forma interdisciplinar que facilita a aprendizagem e contribui para soluções de problemas em relação à sala de aula; além disso, contextualiza que o professor deve usar a literatura como ferramenta, mas que faça uma boa escolha comprometendo o aproveitamento do texto, afinal de contas o texto deve ser prazeroso para estimular a curiosidade da criança, caso contrário dificulta mais a aprendizagem. Quando o texto literário é trabalhado na escola, possibilita reflexões sobre a realidade e facilita na construção de conhecimentos (Corsi Moreira Giraldelli, 2008).

Também é pertinente inserir o cotidiano das crianças. É preciso ter um olhar voltado para o conhecimento e os valores no mundo cultural dos alunos ao realizar as práticas para se estudar ciência. Para uma aprendizagem de qualidade não basta apenas aplicar um conteúdo, é necessário que as crianças entendam e explorem o mundo ao seu redor (Coutinho, 2017).

Outra ferramenta que pode ser utilizada para ensinar ciências é o uso dos filmes. A cinematografia e as animações que apresentam fenômenos referentes a ciências podem ser usadas para facilitar a aprendizagem e estimular a criança a ter vontade de aprender sobre ciências; realizar atividades com filmes de animação para as crianças contribui para o raciocínio das perspectivas de ciências que estão relacionadas às ações pedagógicas e científicas. O professor pode aproveitar muitas concepções que estão em filmes para explicar ciência, fundamentando mediações que estimulam os espectadores a ter senso crítico. Todavia, é sabido que os filmes em grande parte não retratam a realidade; portanto, é vital que o pedagogo faça uma análise criteriosa sobre o filme que será aplicado (Tomazi, 2009).

Para ensinar com qualidade, deve-se ter em mente que não existe uma melhor metodologia, pois os alunos aprendem e recebem estímulos diferentes, portanto é preciso usar várias metodologias eficientes. O professor educador necessita valorizar a ciência que se encontra no próprio ambiente educacional, levando as crianças a construir e reconstruir conhecimentos do mundo em que vivem, com atividades investigativas e que estejam constantemente em busca de respostas (Souza, 2015).

Considerações finais

Conclui-se que é indispensável trabalhar o ensino de Ciências Naturais com as crianças desde a mais tenra idade, devido ao fato de a ciência fazer parte direta e indiretamente da sociedade em geral. Assim sendo, a ciência proporciona ao aluno o entendimento e a percepção do mundo ao seu redor, formando um ser crítico, reflexivo e investigativo, buscando soluções para resolver o impasse da sociedade.

Outro ponto a ser ressaltado é que o educador deve buscar uma formação continuada para ter um processo educacional constantemente atualizado e eficaz na prática educativa, ressaltando que um professor qualificado para ensinar Ciências é só uma das preocupações para uma aprendizagem significativa, devido a fatores que estão relacionados desde o princípio da formação do professor, ou seja, a excelência de um professor está no desenvolvimento antes, durante e depois de sua formação.

A partir do momento em que o pedagogo busca sempre estar atualizado e refletir sobre suas ações como professor e acadêmico, sempre estará um passo à frente para a melhoria da qualidade de ensinar seus alunos na teoria e na prática.

Referências

BAPTISTA, Geilsa Costa Santos; NASCIMENTO, Janaina Gelma Alves do. Formação de professores de Ciências para o diálogo intercultural: análise de um caso. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 19, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1983- 21172017000100223&script=sci_abstract&tlng=es. Acesso em: 12 jun. 2021.

BATISTA, Deiva Mara Delfini et al. A produção científica no CBCE/Conbrace: a formação continuada de 2007 a 2013 em foco. Motrivivência, v. 27, nº 46, p. 69-83, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/37871. Acesso em: 05 jun. 2021.

BAUMGARTEN, Maíra; NICHE TEIXEIRA, Alex; LIMA, Gilson. Sociedade e conhecimento: novas tecnologias e desafios para a produção de conhecimento nas Ciências Sociais. Sociedade e Estado, v. 22, nº 2, 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/html/3399/339930889007/. Acesso em: 12 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CARMO, José Manuel do. Desenvolvimento de um instrumento para a identificação de uma orientação construtivista no ensino de Ciências. Revista Portuguesa de Educação, v. 29, nº 2, p. 163-184, 2016. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script= sci_arttext&pid=S 0871-91872016000200008. Acesso em: 05 jun. 2021.

CHAVES, Sílvia Nogueira; SILVA, Paulo Sérgio Araújo da. Epistemologia, ética e política na formação de professores de Ciências. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/html/1295/129512606005/. Acesso em: 05 jun. 2021.

CORSI MOREIRA GIRALDELLI, Carla Giulia; ALMEIDA, Maria José P. M. de. Leitura coletiva de um texto de literatura infantil no Ensino Fundamental: algumas mediações pensando o ensino das ciências. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, nº 1, 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/html/1295/129516851004/. Acesso em: 05 jun. 2021.

COUTINHO, Francisco Ângelo; GOULART, Maria Inês Mafra; PEREIRA, Alexandre Fagundes. Aprendendo a ser afetado: contribuições para a educação em Ciências na Educação Infantil. Educação em Revista, v.   33, 2017.

FERNANDES, Priscila Correia; MUNFORD, Danusa; FERREIRA, Marcia Serra. Sentidos de prática pedagógica na produção brasileira sobre formação inicial de professores de Ciências (2000-2010). Educação e Pesquisa, v. 40, nº 2, p. 415-434, 2014. Disponível em: https://submission3.scielo.br/index.php/ep/article/view/109724. Acesso em: 05 jun. 2021.

FRAGA, Fernando Bueno Ferreira Fonseca de; ROSA, Russel Teresinha Dutra da. Microbiologia na revista Ciência Hoje das Crianças: análise de textos de divulgação científica. Ciência & Educação, Bauru, v. 21, nº 1, p. 199-218, 2015. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?código=5285771. Acesso em: 05 jun. 2021.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2014.

GROTO, Sílvia Regina; MARTINS, André Ferrer P. Monteiro Lobato em aulas de Ciências: aproximando ciência e literatura na educação científica. Ciência & Educação, v. 21, nº 1, p. 219-238, 2015. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?código=5285770. Acesso em: 15 jun. 2021.

KRASILCHIK, Myriam. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva, v. 14, nº 1, p. 85-93, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-88392000000100010 & script= sci_arttext & tlng=es. Acesso em: 20 jun. 2021.

LESSARD, Claude. O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Petrópolis: Vozes, 2012.

MOGARRO, Maria João. Uma mulher no seu tempo: ciência, arte e educação num percurso de vida. Educar em Revista, v. 33, nº 65, p. 119-134, 2017. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/53320. Acesso em: 20 jun. 2021.

OLIVEIRA, Walquíria Dutra de; BENITE, Anna Maria Canavarro. Aulas de Ciências para surdos: estudos sobre a produção do discurso de intérpretes de Libras e professores de ciências. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v21n2/1516-7313-ciedu-21-02- 0457. Acesso em: 10 jun. 2021.

PEREIRA, Grazielle Rodrigues et al. Formação continuada de professores dos anos iniciais da Educação Básica: impacto do programa formativo de um museu de ciência a partir do viés crítico-reflexivo. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, p. 1-22, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1295/129550846010. Acesso em: 14 jun. 2021.

PIETROCOLA, Maurício; PINHO ALVES FILHO, José de; PINHEIRO, Terezinha de Fátima. Prática interdisciplinar na formação disciplinar de professores de Ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 8, nº 2, p. 131-152, 2016. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/544. Acesso em: 15 jun. 2021.

PUJALTE, Alejandro Patricio et al. Las imágenes inadecuadas de ciencia y de científico como foco de la naturaleza de la ciencia: estado del arte y cuestiones pendientes. 2014. Disponível em: https://ri.conicet.gov.ar/handle/11336/44059 . Acesso em: 22 jun. 2021.

SCHEID, John; MARIA, Neusa. Os desafios da docência em Ciências Naturais no século XXI. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, nº 40, p. 277-309, 2016.

SCHROEDER, Edson; SARAVY, Carla Regina Maschio. A dinâmica das interlocuções e a emergência dos significados segundo Vygotsky: análise de um processo de ensino na educação infantil. Ciências & Cognição, v. 15, nº 1, p. 155-170, 2010. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org. Acesso em: 22 jun. 2021.

SCHWARTZMAN, Simon; CHRISTOPHE, Micheline. A educação em Ciências no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto do Estudo do Trabalho e Sociedade, 2009. Disponível em: http://www.academia.edu/download/42036536/A_Educao_em_Cincias_no_Brasil20160204-32010-1pz38cr. Acesso em: 08 jun. 2021.

SOUZA, Ana Lúcia Santos; CHAPANI, Daisi. Concepções de ciência de um grupo de licenciandas em Pedagogia e suas relações com o processo formativo. Ciência & Educação, v. 21, nº 4, p. 945-957, 2015.

TOMAZI, Aline Luiza et al. O que é e quem faz ciência? Imagens sobre a atividade científica divulgadas em filmes de animação infantil. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 11, nº 2, 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/html/1295/129512606009/. Acesso em: 16 jun. 2021.

ZANON, Dulcimeire Ap Volante; FREITAS, Denise de. A aula de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem. Ciências & Cognição, v. 10, 2007. Disponível em: http://cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/622. Acesso em: 08 jun. 2022.

Publicado em 27 de setembro de 2022

Como citar este artigo (ABNT)

CHAGAS, Euana das. O estudo de Ciências aplicado nas séries iniciais: uma análise referente à interação professor-aluno. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, nº 36, 27 de setembro de 2022. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/36/o-estudo-de-ciencias-aplicado-nas-series-iniciais-uma-analise-referente-a-interacao-professor-aluno

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.