A música "Passarinhos" como prática educativa para a sala de aula
Thamyris Saboia Braga
Graduanda em Ciências Biológicas (PUC-Minas)
Marcelo Diniz Monteiro de Barros
Professor adjunto da PUC-Minas
A presente proposta de trabalho tem a intenção de apresentar um conjunto de perguntas (e de possíveis respostas) a partir da canção Passarinhos. Inicialmente será apresentada a letra da música, na íntegra, e depois as questões que foram elaboradas. A música faz parte do álbum Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa, uma produção do Laboratório Fantasma, dirigida por Evandro Fióti e Emicida lançado em setembro de 2015.
Passarinhos
Emicida (part. Vanessa da Mata)
Despencados de voos cansativos
Complicados e pensativos
Machucados após tantos crivos
Blindados com nossos motivos
Amuados, reflexivos
E dá-lhe antidepressivos
Acanhados entre discos e livros
Inofensivos
Será que o sol sai pra um voo melhor?
Eu vou esperar, talvez na primavera
O céu clareia, vem calor
Vê só o que sobrou de nós e o que já era
Em colapso o planeta gira, tanta mentira
Aumenta a ira de quem sofre mudo
A página vira, o são delira, então a gente pira
E no meio disso tudo, 'tamo tipo...
Passarinhos
Soltos a voar dispostos
A achar um ninho
Nem que seja no peito um do outro
Passarinhos
Soltos a voar dispostos
A achar um ninho
Nem que seja no peito um do outro
Laiá, laiá, laiá, laiá, laiá, laiá, laiá
Laiá, laiá, laiá, laiá, laiá, laiá
Lá-laiá, lá-laiá, lá-laiá
Ãh-ãh, ãh-ãh-ãh Ãh-ãh-ãh
A Babilônia é cinza e neon, eu sei
Meu melhor amigo tem sido o som, okay
Tanto carma lembra Armagedon, orei
Busco vida nova tipo ultrassom, achei
Cidades são aldeias mortas, desafio non sense
Competição em vão que ninguém vence
Pense num formigueiro, vai mal
Quando pessoas viram coisas, cabeças viram degraus
No pé que as coisa vão, jão, doidera
Daqui a pouco, resta madeira nem pros caixão
Era neblina, hoje é poluição
Asfalto quente queima os pés no chão
Carros em profusão, confusão
Água em escassez bem na nossa vez
Assim não resta nem as barata (É memo'!)
Injustos fazem leis e o que resta procês?
Escolher qual veneno te mata
Pois somos tipo...
Passarinhos
Soltos a voar dispostos
A achar um ninho
Nem que seja no peito um do outro
Passarinhos
Soltos a voar dispostos
A achar um ninho
Nem que seja no peito um do outro
Laiá, laiá, laiá, laiá
Laiá, laiá, laiá
Laiá, laiá, laiá, laiá
Laiá, laiá
Laiá, laiá, laiá, laiá
Laiá, laiá, laiá
Laiá, laiá, laiá, laiá
Laiá, laiá
Passarinhos
Soltos a voar dispostos
A achar um ninho
Nem que seja no peito um do outro
Passarinhos
Soltos a voar dispostos
Achar um ninho (Dois, três, quatro)
Nem que seja no peito um do outro
Fonte: www.letras.mus.br
Para realizar em sala de aula, a atividade tinha a seguinte sugestão de trabalho:
Leia atentamente a letra da música Passarinhos, cantada por Emicida e Vanessa da Mata, e responda às questões.
- A canção demonstra apelo sobre questões sociais e ambientais. Entretanto, o conceito de meio ambiente traz à mente a ideia de natureza e, no senso comum, a natureza está associada principalmente à vida animal e vegetal. Na análise do senso comum falta o elemento humano. Com base na música e em suas ideias, explique como o ser humano se integra ao meio ambiente.
- Na terceira estrofe da música, os versos demonstram esperança no futuro:
- A música demonstra analogias feitas entre o mundo animal e o mundo humano. Circule no texto todas as similaridades e descreva o sentido real e o sentido figurado e qual é a crítica feita em cada frase.
- Na estrofe abaixo, o compositor traz um questionamento sobre o âmbito político e leis que não são representativas. Você deve escrever aqui três ideias de projetos de leis que defendam a conservação da biodiversidade.
- Faça uma paródia da canção focando em como seria o mundo ideal sem desigualdades e crimes sociais e ambientais.
“Será que o sol sai pra um voo melhor?
Eu vou esperar, talvez na primavera
O céu clareia, vem calor
Vê só o que sobrou de nós e o que já era”.
Com tudo o que abordamos, como podemos conciliar os princípios dos movimentos de proteção ao meio ambiente com as lutas contra as desigualdades sociais? Podemos ter esperança no futuro por meio das lutas sociais? Como você, como aluno, pode contribuir para um mundo melhor?
“Água em escassez bem na nossa vez
Assim não resta nem as barata (É memo!)
Injustos fazem leis e o que resta procês?
Escolher qual veneno te mata”.
Referência
EMICIDA. Passarinhos. São Paulo: Laboratório Fantasma: 2015. 1 CD. Faixa 7 (3min 42seg).
Publicado em 04 de outubro de 2022
Como citar este artigo (ABNT)
BRAGA, Thamyris Saboia; BARROS, Marcelo Diniz Monteiro de. A música "Passarinhos" como prática educativa para a sala de aula. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, nº 37, 4 de outubro de 2022. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/37/a-musica-passarinhos-como-pratica-educativa-para-a-sala-de-aula
Novidades por e-mail
Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing
Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário
Deixe seu comentárioEste artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.