Intervenção pedagógica de primeiros socorros no curso Técnico em Farmácia
Marsoniel Felipe da Costa
Estudante (IFPB)
Patrícia Brito Souza da Nóbrega
Professora do IFRO
O ser humano necessita de ferramentas que o levem a adquirir certos conhecimentos e isto se dá pela aprendizagem. Algumas aprendizagens são inerentes ao ser humano, outras são adquiridas durante as fases da vida. Ao aprofundar seu entendimento, o sujeito compreende que o processo é caracterizado por uma troca simultânea entre educando e educador, ou seja, dá-se uma troca de papel entre quem educa e quem é educado. Nesse processo, leva-se também em consideração a troca de saberes entre pessoas da mesma idade, mas também podemos observar que a criança aprende com outras crianças e o adolescente interage com outros adolescentes e enquanto trocam experiências todos aprendem (Freire, 2016).
A evolução intelectual é preponderante para o crescimento técnico do indivíduo para que tenha o controle da sua própria existência (Viana; Gomes, 2016). Por meio do conhecimento adquirido no ensino-aprendizagem, ele tem acesso a um mundo de possibilidades e desenvolve sua independência como ser social que constrói a sua própria história, conforme a diversidade do meio e da integração dos múltiplos aspectos de aprendizagem (Guimarães, 2021). O papel do professor, nesse ponto, é fundamental.
O professor que se exime do cumprimento de seu dever de propor limites à liberdade do aluno, que se furta ao dever de ensinar, de estar respeitosamente presente à experiência formadora do educando, transgrida os princípios fundamentalmente éticos de nossa existência (Freire, 2016, p. 59).
Sendo assim, o docente tem função relevante dentro do ambiente escolar, levando os alunos a refletir sobre os seus potenciais, a fim de que sejam explorados e utilizados em benefício próprio, principalmente no mercado de trabalho. Dessa forma, verifica-se a necessidade de orientar adequadamente os estudantes, desenvolvendo seu senso crítico na busca da aplicabilidade dos conteúdos de modo que os jovens consigam observar a sua importância no mundo real. Serão as trocas e as interações sobre os conhecimentos adquiridos que os levarão a um melhor aprendizado (Schram, 2018), sendo essenciais para a constituição do ser em sua prática laboral (Lopes, 2021).
Contudo, o caminho da aprendizagem nem sempre se faz de modo fácil. Muitas vezes são necessárias ferramentas de intervenção pedagógica, que levem o indivíduo a uma reciclagem do seu próprio saber adquirido, uma vez que há situações do cotidiano que retiram a possibilidade de aprendizado desse sujeito devido a vários fatores, tais como, a violência, a vulnerabilidade social, a necessidade de trabalhar para o sustento da família, dentre outros. Portanto, a intervenção pedagógica tem o intuito de promover o estímulo à permanência desse indivíduo na escola, além de incentivá-lo a novas pesquisas. O papel fundamental da intervenção pedagógica é agir no crescimento individual e institucional dos sujeitos, preparando-os à formação profissional e possibilitando que se tornem reflexivos e críticos (Silva Filho, 2017).
Os professores, como formadores educacionais, estão na ponta desse processo, pois estão em contato direto com o discente. Desse modo são essenciais para que o processo educacional aconteça e devem ser conscientes disso, sobre sua prática e sobre o seu compromisso com a formação do aluno. A intervenção pedagógica quando bem realizada pelo professor busca aprimorar a qualidade do aprendizado. O educador é o autor principal das mudanças de perspectiva nos indivíduos (Trigo, 2012).
Verifica-se que a intervenção do professor na aprendizagem dos alunos é um fator importante para a sua autoavaliação, tendo em vista que suas ações induzem à criação de um conhecimento específico, podendo estar presentes em situações adversas no contexto da aprendizagem (Duarte, 2021). Hoje, vivemos um momento em nossa sociedade de reflexão crítica em relação às práticas empregadas em sala de aula, por isso, nessa era tecnológica e informacional, precisamos levar em conta a formação permanente do aluno (Imbernón; Shigunov Neto; Silva, 2020).
Assim, observa-se que para o atual contexto faz-se necessário um ensino técnico em Saúde que observe o cuidado com o outro. No curso Técnico em Farmácia, os profissionais lidam com medicamentos e produtos para a saúde, sendo fundamental que conheçam todas as formas de cuidado, inclusive em relação aos primeiros socorros, pois esses jovens profissionais serão conduzidos diretamente ao mercado de trabalho, necessitando, portanto, de orientação adequada sobre o cuidado humano, sobretudo sobre o bem-estar de todos. Portanto, a Educação em Saúde compreende, essencialmente, um conhecimento voltado à identificação e à proposição de ações frente às situações de urgência e emergência.
À vista disso, o objetivo deste trabalho consiste em uma proposta de intervenção pedagógica em uma turma do 4º semestre do curso Técnico em Farmácia, com o intuito de melhorar o processo de ensino-aprendizagem sobre conteúdos de primeiros socorros, a fim de que os discentes saibam intervir em situações menores de resgate, sanando possíveis problemas ocasionados por um acidente ou incidente cotidiano.
A escolha da temática, portanto, justifica-se no currículo proposto para o Técnico em Farmácia, pois não existe a oferta de uma disciplina que trate a respeito. Desse modo, os alunos saem do curso sem noções básicas a respeito, informações tão importantes para a sua futura prática profissional. Os profissionais de Saúde necessitam entender as práticas de primeiros socorros que devem adotar ao presenciar alguma situação na qual precisem agir para salvar vidas ou tenham a possibilidade de evitar que indivíduos fiquem com sequelas permanentes.
Referencial teórico
A intervenção pedagógica é uma prática utilizada para facilitar o entendimento do aluno sobre algum tema que, por algum motivo, ele não conseguiu aprender ou adquirir, devido à impossibilidade de estudar na idade adequada ou por falta de acesso àquele conteúdo específico. Por esses motivos, há a interferência do professor no processo formal de ensino, programado e detalhado previamente para sanar as dúvidas dos alunos, elucidando o conhecimento por meio de práticas interacionais (Moraes, 2008).
Nesse sentido, algumas metodologias de aplicações práticas podem colaborar para que o aluno seja o protagonista em sala de aula, levando-o a refletir sobre o seu papel na sociedade em que vive e a analisar sobre a necessidade ou não de determinados saberes para a sua vida cotidiana (Santos, 2018).
Logo, a intervenção pedagógica no âmbito do ensino técnico busca introduzir conteúdos inovadores que têm por finalidade motivar o indivíduo à construção de um senso crítico e interpretativo sobre o mundo, tendo em vista que cada ser humano possui conhecimentos que, quando partilhados, possibilitam enriquecimento, saindo das práticas habituais e metódicas de ensino (Gil, 2010).
À vista disso, a finalidade de uma intervenção pedagógica consiste em tentar introduzir novas formas de aprendizado e analisar o seu resultado na vida dos alunos, tornando-se um instrumento particularmente importante, sobretudo em cursos técnicos, visando o cuidado com o ser humano. Portanto, inserir no contexto dos cursos técnicos temas do cotidiano desse profissional, torna-se necessário para evitar um ensino pautado em metodologia centrada somente em livros didáticos ou apostilas (Carvalho, 2020).
Sendo assim, observa-se que tratar do cuidado nos primeiros socorros, pode evitar situações delicadas inclusive em incidentes de trabalho, como um escorregão no saguão da farmácia, uma torção de tornozelo em entulhos ou mesmo um engasgo em decorrência de beber água rapidamente. Essas situações podem ser contextualizadas no ambiente escolar desde o Ensino Fundamental, mas principalmente nos cursos técnicos da área da Saúde. O ambiente escolar é o local mais propício para esses ensinamentos, pois os alunos estão juntos, realizando trocas significativas, intermediadas por um ambiente estimulante de aprendizagem contínua. Torna-se mais fácil assimilar conteúdos quando se está em companhia de outros aprendentes.
Essas práticas são bem vivenciadas na sociedade atual, no entanto, devem ser introduzidas de maneira educativa no ambiente escolar, pois as noções básicas de primeiros socorros servem como um aprimoramento do conhecimento desses futuros profissionais Técnicos em Farmácia, esclarecendo sobre possíveis situações emergenciais que possam ocorrer no ambiente de trabalho (Galindo Neto et al., 2015). Desse modo, é importante elucidar o conceito de primeiros socorros, já que ele revela parte do papel da saúde na sociedade. Conforme define Souza (2013),
procedimentos e cuidados de urgência, prestados de início a uma pessoa ou vítima, em situações de acidentes ou mal súbito no lugar onde o caso está acontecendo. Sendo estes cuidados capazes de salvar vidas e evitar que condições mais graves ocorram.
Perin (2012) define acidente como um evento sem intenção de causar lesões e que pode ser evitado em qualquer âmbito, seja escolar ou outro, podendo configurar um conjunto de agravos à saúde.
Contudo, é necessário entender que tanto o termo acidente como o conceito de primeiros socorros estão interligados, fazendo parte de um contexto geral sobre lições relacionadas aos cuidados com o ser humano. Sobre isso, os alunos do Curso Técnico em Farmácia devem se debruçar, a fim de se tornarem profissionais capacitados a intervir quando necessário, enriquecendo e contextualizando seus conhecimentos acerca das temáticas, de modo a aplicá-las adequadamente em seu cotidiano (Gadelha, 2012).
Metodologia
A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho consiste em uma abordagem qualitativa, com entrevistas e reportagens (Creswell, 2014). Dessa forma, a metodologia ativa foi empregada, buscando o aluno como protagonista dos ensinamentos, visando uma experiência eficaz para alcançar um aprendizado de qualidade.
Para tanto, propôs-se uma intervenção pedagógica sobre a temática de primeiros socorros na turma do 4º período do curso Técnico em Farmácia, tendo em vista que cursos técnicos são modalidades de ensino com duração de somente 4 períodos. Os alunos concluintes possuem conhecimento sobre as práticas e as técnicas, vivenciando-as no período de estágio e buscando identificar o momento propício para a correta intervenção.
Isso posto, a intervenção deve ser realizada por meio de uma oficina, visando à troca de conhecimentos coletivos. A atividade será realizada a fim de abordar todo o conteúdo determinado em um período de 12 horas/aula.
A oficina tem caráter introdutório e explicativo, desenvolvida com o intuito de realizar uma avaliação diagnóstica por meio de debate sobre os primeiros socorros. Após introduzir conceitos sobre o tema e sua importância, pode ser aplicada por professor de qualquer área da saúde. Na oficina, o docente deve utilizar quadro, lápis, datashow e notebook. Os slides devem conter somente os conceitos básicos, introduzindo de uma forma genérica os primeiros socorros. Posteriormente, deve-se especificá-lo dentro da área de Farmácia para o atendimento ao público em repartições farmacêuticas e explicar os kits de primeiros socorros, sua importância no ambiente de trabalho e sua composição: gaze em compressa, atadura de crepom com 10cm, esparadrapo micropore, bolsa termogel, luvas cirúrgicas descartáveis, almotolia de sabão líquido, soro fisiológico 0,9%, curativo adesivo, tesoura sem ponta, termômetro digital, frasco de álcool 70%, água oxigenada 10 volumes, algodão, antissépticos, cotonetes, pinças, pomada para queimadura, repelente contra insetos, remédios e medicamentos (como paracetamol, ibuprofeno ou cetirizina), solução de iodo e toalhas antissépticas (Cornacine et al., 2019). Esses itens devem ser apresentados com as informações sobre seus usos terapêuticos, na prática, sanando qualquer dúvida que possa existir a respeito, evitando assim problemas tanto ao paciente como ao socorrista.
Posteriormente, realizaremos a avaliação do processo de ensino-aprendizagem ocorrido na oficina por meio de um debate de 30 minutos, quando haverá interação entre alunos e palestrante, com perguntas sobre a aula desenvolvida. Em seguida, será utilizada uma ferramenta de ensino digital (Kahoot!), a fim de contribuir na fixação do conhecimento obtido pelos alunos. Essa ferramenta digital consiste em um aplicativo de respostas curtas, com cinco alternativas, disponível para smartphones. O professor realizará o desafio de dez perguntas sobre o tema e, ao final, o aplicativo apresentará o ranking dos alunos que mais acertaram as questões propostas. Caso seja possível, haverá premiações aos que mais acertaram as perguntas. O resultado da avaliação será um fator para a análise da turma.
Na continuidade da oficina, após o encerramento da atividade, um profissional do corpo de trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ou do Corpo de Bombeiros realizará palestra sobre o tema, ressaltando a sua importância no pronto atendimento, desenvolvendo-a de modo a conduzir os alunos a uma autoanálise quando em meio a situações de urgência e emergência. A avaliação da oficina será realizada a partir da participação dos alunos, no momento do diálogo com seus pares e com o palestrante.
Por fim, realizaremos visita ao SAMU ou ao Corpo de Bombeiros, a fim de que os alunos observem como são realizados os preparativos das ambulâncias, assim como separados os seus equipamentos. É importante que saibamos reconhecer a necessidade desses profissionais que todos os dias estão de prontidão para salvar vidas. Como critério avaliativo dessa visita, caberá destaque à participação e ao interesse dos alunos, levando-se em consideração a sua curiosidade sobre os materiais observados e os métodos abordados pelos socorristas.
Resultados esperados
A intervenção pedagógica proposta neste trabalho tem o papel de tornar possível o aprendizado sobre o cuidado prévio que o indivíduo pode adquirir como aluno do curso Técnico em Farmácia, um sujeito ativo na prevenção de sequelas de ocorrências em locais de trabalho. Logo, adquirir conhecimentos básicos sobre primeiros socorros faz a diferença, pois diminui o sofrimento e o agravamento de acidentes, podendo até salvar vidas.
Da mesma forma, verifica-se que introduzir os alunos em novas tecnologias de ensino como a plataforma Kahoot!, de aprendizado educacional com jogos, possibilita um entendimento aprofundado e lúdico dos conhecimentos de primeiros socorros, pois além de moderna é de fácil entendimento, auxiliando, como metodologia ativa, no aprendizado dos alunos de conteúdos como Química Orgânica e Inorgânica, Farmacologia e Saúde Pública, dentre outros. Ferramentas como essa, com testes de múltipla escolha, são ótimas estratégias para motivação pedagógica e podem ser acessados por navegador de internet ou mesmo pelo próprio aplicativo Kahoot! (Freitas, 2020).
Sendo assim, uma oficina que trate sobre primeiros socorros supre a temática de forma contextualizada quando aplicada ao ambiente de trabalho desses discentes para desenvolver neles a prática da intervenção apropriada na identificação e na execução dos primeiros socorros pelo cuidado, percebendo, em suas pequenas ações, como deixar a vítima mais tranquila até que chegue o resgate, evitando eventuais sequelas após o acidente.
Essa proposta de intervenção contribui para o aperfeiçoamento dos alunos da turma do 4º período do curso Técnico em Farmácia, uma vez que possibilita a eles uma visão mais abrangente sobre as pessoas em situações de acidente, possibilitando a reflexão sobre as possíveis soluções que podem promover em primeiros socorros com o propósito de prevenir as complicações, salvando vidas.
Conclusão
A adoção da proposta de intervenção pedagógica com alunos do curso Técnico em Farmácia refletirá no desenvolvimento do seu processo de ensino-aprendizagem. Entendemos que a proposta promoverá o aprimoramento do conhecimento dos alunos sobre as técnicas de primeiros socorros voltadas ao cuidado do paciente, tornando-os mais capacitados a atuarem em situações diversas onde exista o risco de morte ou risco para a saúde ou o bem-estar de um indivíduo.
Portanto, a intervenção tem o papel de despertar, nos profissionais Técnicos em Farmácia, a consciência para o cuidado com o outro, a fim de que saibam exercer suas funções e atividades direcionadas ao acolhimento do próximo, com um bom atendimento à população em geral.
Isso posto, vimos que a utilização de novas ferramentas tecnológicas, junto aos alunos, melhorou o aprendizado, motivando-os ao conhecimento. Os profissionais Técnicos em Farmácia são profissionais da saúde, por isso devem se manter constantemente capacitados para atuarem em uma sociedade em constante transformação.
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Publicado em 04 de abril de 2023
Como citar este artigo (ABNT)
COSTA, Marsoniel Felipe da; NÓBREGA, Patrícia Brito Souza da. Intervenção pedagógica de primeiros socorros no curso Técnico em Farmácia. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 23, nº 12, 4 de abril de 2023. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/12/intervencao-pedagogica-de-primeiros-socorros-no-curso-tecnico-em-farmacia
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