Resgate de brinquedos e brincadeiras pelas disciplinas de Ciências e Arte nos anos finais do Ensino Fundamental
Diego Afonso da Silva Sanches
Licenciado em Química (Unifran), especialista em Ensino de Ciências (Unoeste), professor da Seduc-SP
Cleni Gisele Merenda Perego
Graduada em Educação Artística (Unimar) e Pedagogia (Faculdade de Educação de Osvaldo Cruz), professora da Seduc-SP
O presente trabalho é o resultado de uma disciplina eletiva ministrada no primeiro semestre de 2022, entre os meses de março e junho, em uma escola estadual do interior do Estado de São Paulo, integrante do Programa Ensino Integral (PEI). De acordo com o Currículo em Ação (São Paulo, 2022), as disciplinas eletivas são componentes curriculares que favorecem o aprofundamento, o enriquecimento e a ampliação dos conhecimentos dos estudantes em uma ou mais áreas do conhecimento por meio da diversificação de atividades interdisciplinares. Durante as eletivas, os estudantes passam por um processo de escolha da eletiva pretendida e posterior enturmação, na qual poderão estudar com estudantes de outras turmas (6º e 7º anos ou 8º e 9º anos). O objetivo foi apresentar a eletiva elaborada com Ciências e Arte e foco no resgate de brincadeiras e brinquedos, observando os resultados alcançados. A eletiva elaborada recebeu o nome “E aí, vamos brincar?” e o plano do componente encontra-se descrito no Quadro 1.
Quadro 1: Plano da eletiva
Ementa |
As brincadeiras fazem parte da rotina de muitas crianças, por meio delas é possível aprender a socializar-se, dividir e respeitar o espaço que é coletivo, além de lidar com a resolução de diferentes conflitos. Os benefícios da brincadeira são inúmeros, dentre eles podemos destacar o favorecimento da autoestima, a transformação dos conhecimentos prévios em conceitos gerais, além do desenvolvimento afetivo-emocional, contribuindo para a saúde mental. A presente eletiva favorecerá o contato com algumas brincadeiras e alguns brinquedos. Por meio de pesquisas e aulas expositivas-dialogadas, os estudantes entrarão em contato com a história (origem e regras/normas) de brincadeiras e brinquedos. Durante a eletiva, os estudantes vivenciarão tanto as brincadeiras quanto os brinquedos que serão produzidos a partir de materiais presentes no cotidiano. |
Justificativa |
A eletiva “E aí, vamos brincar?” visa resgatar o lado criança dos estudantes, visto que muitos estão na faixa etária da transição entre a criança e o adolescente, além de contribuir para a formação integral e como momento de aprendizagem e distração durante este período que todos estamos vivendo. |
Objetivos |
|
Habilidades desenvolvidas |
Arte
Ciências
|
Eixo temático |
Processos criativos |
Conteúdo programático |
|
Metodologia |
Levantamento de conhecimentos prévios; aulas expositivas-dialogadas; aulas práticas (brincadeiras e produção de brinquedos); pesquisas na internet; e, vídeos explicativos. |
Recursos didáticos |
Tablet, notebook, smartphone, TV, quadro branco, canetões, materiais recicláveis (garrafa PET, recipientes de iogurte e papelão), barbante, tesoura, lápis preto e de cor, caneta esferográfica e hidrocor, giz, fita adesiva e cola. |
Avaliação |
A avaliação será formativa e levará em conta: o engajamento durante as aulas; o trabalho individual e/ou colaborativo e cooperativo; a participação nas brincadeiras; e, a produção dos brinquedos. |
Referências |
SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2019/09/curriculo-paulista-26-07.pdf. Acesso em: 11 ago. 2020. RAFFA, I. Fazendo arte com os mestres: 2. São Paulo: Editora Escolar, 2006. USBERCO, J. et al. Companhia das Ciências. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. 4 V. |
Fonte: autores, 2022.
Público-alvo da disciplina eletiva
A eletiva contou com 29 estudantes do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual do interior do Estado de São Paulo, integrante do Programa Ensino Integral (PEI), com 15 estudantes do 6º ano e 14 do 7º ano.
Descrição da eletiva
A eletiva iniciou com a elaboração de um mapa mental sobre brinquedos e brincadeiras (Figura 1) e com a análise da letra da música Brincadeira de Criança, nas versões do Grupo Molejo e do Carrossel.
Figura 1: Mapa mental com a colaboração dos estudantes
Na sequência, foram trabalhados vídeos sobre as brincadeiras e a história do brinquedo, contando com a vivência da amarelinha. Durante a eletiva, estudamos a biografia de Cândido Portinari e as obras Menino com pião, Futebol, Menino pulando carniça, Menino plantando bananeira e Meninos soltando pipas, disponíveis no site Google Arts & Culture. Após o trabalho sobre Cândido Portinari, confeccionamos o pião e trabalhamos, também, a produção de materiais (plástico, vidro, papel e metais) e a sustentabilidade, principalmente relacionados aos Rs (repensar, reutilizar, reduzir, reciclar e recusar), além das cores de acordo com o material a ser descartado.
Na sequência, confeccionamos o bilboquê e estudamos a biografia e as obras de Ivan Cruz, a partir de site do artista.
Para finalizar a eletiva, os estudantes confeccionaram o telefone com fio, o vai e vem, os aviões de papel e a peteca, sempre utilizando materiais recicláveis. Também vivenciaram as brincadeiras do ‘passa anel’, da ‘batata quente’, do ‘vivo ou morto’, de ‘estátua’ e ‘Stop’.
Resultados alcançados
Os estudantes confeccionaram diferentes brinquedos: bilboquê (Figura 2), pião (Figura 3), peteca (Figura 4), aviões de papel (Figura 5), vai e vem (Figura 6) e telefone com fio (Figura 7).
Figura 2: Bilboquê
Figura 3: Pião
Figura 4: Peteca
Figura 5: Aviões de papel
Figura 6: Vai e vem
Figura 7: Telefone com fio
Após a aplicação de uma avaliação e uma autoavaliação, os dados foram tabulados. A partir deles, elaboramos gráficos de coluna; apenas 24 estudantes responderam, pois os demais estavam ausentes no dia. Com base nos resultados, verifica-se que a disciplina foi bem avaliada pelos estudantes. A maioria avaliou a disciplina como ótima e boa. Uma minoria o classificou como regular, cujos dados se encontram na Figura 8.
Figura 8: Avaliação da disciplina
Em relação ao tempo disponível para a realização das atividades (figura 9), a maioria dos estudantes o classificou como bom e ótimo. Somente uma minoria o classificou como regular.
Figura 9: Avalição do tempo para realização das atividades
Ao serem questionados sobre a participação (figura 10), apenas um estudante confirmou sua não participação, sendo que os demais a classificaram como satisfatória seguida de excelente.
Figura 10: Avaliação da participação e desempenho
A partir das atividades realizadas durante a disciplina, a maioria dos estudantes afirma que as atividades contribuíram para a ampliação dos conhecimentos. Uma minoria afirma que elas contribuíram parcialmente, conforme verifica-se na figura 11.
Figura 11: Ampliação de conhecimentos por meio das atividades
Considerações finais
Pelo presente trabalho, verifica-se a importância do resgate dos brinquedos e das brincadeiras para estudantes dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. Verifica-se ainda que o componente curricular ‘eletiva’ favorece a retomada de conteúdos já estudados, assim como o aprofundamento e a ampliação dos conhecimentos interdisciplinares, ainda que nem sempre consigam realizar as interligações entre as disciplinas de Ciências e Arte.
Referências
CARROSSEL. Brincadeira de criança. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_dPIP4fEnQs. Acesso em: 03 mar. 2022.
GRUPO MOLEJO. Brincadeira de criança. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=89vb9HoRjV8. Acesso em: 03 mar. 2022
SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Educação. Currículo em Ação: eletivas – Caderno do Professor. São Paulo: Seduc, 2022. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2022/04/PEIS_CE_COMPLETO_Web-1.pdf. Acesso em: 11 jul. 2022.
Publicado em 22 de agosto de 2023
Como citar este artigo (ABNT)
SANCHES, Diego Afonso da Silva; PEREGO, Cleni Gisele Merenda. Resgate de brinquedos e brincadeiras pelas disciplinas de Ciências e Arte nos anos finais do Ensino Fundamental. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 23, nº 32, 22 de agosto de 2023. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/32/resgate-de-brinquedos-e-brincadeiras-pelas-disciplinas-de-ciencias-e-arte-nos-anos-finais-do-ensino-fundamental
Novidades por e-mail
Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing
Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário
Deixe seu comentárioEste artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.