Utilizando a poesia na educação de crianças e jovens: uma ferramenta facilitadora

Luciano Duarte

Engenheiro mecânico, editor-chefe do site comofazerumpoema.com

Utilizando a poesia na educação de jovens: uma ferramenta facilitadora

A poesia, essa expressão artística que transcende a mera utilização da linguagem, oferece inúmeros benefícios na formação intelectual, emocional e social dos jovens. Por isso, sua introdução no contexto educacional tem sido objeto de atenção de vários educadores. Figuras importantes da literatura brasileira, como Cecília Meireles e Vinícius de Moraes, foram grandes entusiastas de sua introdução e muito contribuíram para a educação infantojuvenil brasileira.

Neste artigo, exploraremos os inegáveis benefícios da introdução da poesia na educação, bem como um desafio enfrentado pelos jovens ao aventurar-se em construções poéticas, apresentando uma solução online para que superem tal dificuldade.

Benefícios da poesia à educação de jovens

Cecília Meireles, fundadora da primeira biblioteca infantil do Rio de Janeiro e grande entusiasta da educação, sempre dizia o quanto a poesia, em sua experiência como professora, era fundamental para o desenvolvimento de seus alunos. Esse desenvolvimento não se limitava ao uso da linguagem, ao descobrimento de novas palavras e ao apuro do senso estético: o divertir-se com poemas estimulava neles, frequentemente, o divertir-se com o pensar.

Assim, seja pela leitura em voz alta, seja pelo simples escutá-la, a poesia é capaz de estimular o cérebro de múltiplas maneiras: evocando imagens, apresentando estruturas sintáticas diversas, estimulando a percepção do ritmo, a harmonia das paridades sonoras e muito mais. O jovem que é colocado em contato com tal uso criativo da linguagem, então, experimenta um aprimoramento ostensivo em suas habilidades linguísticas, incluindo a comunicação.

Além disso, a análise de poemas é um estímulo talvez inigualável às capacidades de interpretação de texto e pensamento crítico. Os estudantes, diante de um poema, são impelidos a decifrar metáforas, associar símbolos e entender conotações textuais e sonoras que não fazem senão lhes fomentar as habilidades analíticas. A poesia, dessa forma, converte-se numa ferramenta que os incita a pensar.

Mas, talvez, em se tratando da utilização da poesia no contexto educativo, não haja um benefício mais evidente do que este: a poesia diverte e, divertindo, conquista a atenção do aluno.

Um desafio enfrentado em composições poéticas

Um dos maiores charmes de composições poéticas é, sem dúvida, a rima. Por isso, é natural que, ao tentar arriscar suas primeiras composições poéticas, o jovem sinta desejo de rimar. Aqui, porém, surge um desafio: como encontrar palavras que, além de se encaixar no sentido desejado, apresentem a necessária paridade sonora? Se tivermos em mente que o jovem em geral apresenta um vocabulário reduzido, o problema se torna ainda mais grave.

Essa busca por palavras com determinados significados e determinadas sonoridades não se limita, porém, a um problema apenas dos jovens, e poetas de outros tempos já o haviam notado e intentado algumas soluções. Osório Duque-Estrada, poeta célebre por ter escrito a letra do Hino Nacional Brasileiro, foi o primeiro a publicar no Brasil um Dicionário de rimas ricas, que representou uma tentativa de encarar tal problema mediante a compilação de palavras com paridade sonora completa a partir da consoante de apoio da última sílaba tônica.


Figura 1
: Página do Dicionário de rimas ricas
Fonte: Osório Duque-Estrada, 1914.

Ocorre que, no formato de papel, todas as tentativas de compilar palavras a fim de facilitar o trabalho de busca enfrentaram um problema invencível: a falta de espaço. Um idioma como o português, que conta com centenas de milhares de palavras, inviabiliza a impressão de um dicionário de rimas como o de Duque-Estrada, que inclua as terminações mais frequentes. O estudante encorajado a arriscar os primeiros versos, ao se ver diante desse problema, não tinha em que se apoiar.

A solução online

A revolução digital veio para trazer uma quantidade de facilidades que, há pouquíssimo tempo, pareciam impossíveis. Não foi diferente com o problema exposto no último tópico, que, afinal, resumia-se a um problema de compilação de dados, algo para o qual hoje temos computadores.

O portal Como fazer um poema desenvolveu um dicionário de rimas conectado a um banco com mais de 1 milhão de palavras portuguesas que permite a pesquisa com base em inícios e terminações. Para utilizá-lo, basta um acesso à internet por um dispositivo eletrônico – computador, celular ou tablet. O usuário digita o início ou a terminação desejada, clica em "Procurar palavras" e a ferramenta apresenta todos os resultados que se enquadram nas características.


Figura 2: Dicionário de rimas
Fonte: Como fazer um poema, 2023.

Ao utilizar a ferramenta, aquele que busca por palavras com determinadas terminações terá à sua disposição um repertório imenso de palavras portuguesas suscetíveis à ordenação instantânea com base em critérios personalizados. Um trabalho que, há poucos anos, parecia inviável, agora está disponível com a distância de um único clique.

Considerações finais

A poesia é uma ferramenta interessantíssima e muito eficaz na educação de jovens, oferecendo benefícios que vão da cognição ao sentimento, da criatividade ao uso da linguagem, do senso estético ao pensamento crítico. Utilizá-la com sabedoria pode ser um trunfo de professores para conquistar os alunos e obter sua atenção. Em nossos dias, algumas dificuldades de outros tempos já foram superadas, e a introdução de ferramentas digitais em meios educativos muito tem a contribuir, Utilizando um dicionário de rimas, o aluno terá à sua disposição milhares de palavras que poderão estimular suas ideias instantaneamente e facilitar muito o seu trabalho de composição.

Referências

AGUIAR, Vera Teixeira de; CECCANTINI, João Luís. Poesia infantil e juvenil brasileira: uma ciranda sem fim. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.

DICIONÁRIO de rimas. Como Fazer um Poema, 2023. Disponível em: https://comofazerumpoema.com/dicionario-de-rimas/. Acesso em: 05 set. 2023.

DUQUE-ESTRADA, Osório. A arte de fazer versos: com um diccionario de rimas ricas. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1914.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 10ª ed. São Paulo: Global, 1998.

Publicado em 12 de setembro de 2023

Como citar este artigo (ABNT)

DUARTE, Luciano. Utilizando a poesia na educação de crianças e jovens: uma ferramenta facilitadora. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 23, nº 35, 12 de setembro de 2023. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/35/utilizando-a-poesia-na-educacao-de-criancas-e-jovens-uma-ferramenta-facilitadora

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