Higiene corporal: relato de experiência de uma proposta pedagógica para o Ensino Fundamental II

Aline Barbosa Santos

Mestre em Biodiversidade Tropical (UFES), licenciada e bacharela em Ciências Biológicas (UFES), professora na rede estadual do Espírito Santo (SEDU)

O projeto interdisciplinar da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias intitulado Semana da Higiene foi desenvolvido como proposta pedagógica dentro do tema contemporâneo transversal Saúde, proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse documento considera os temas contemporâneos transversais como obrigatórios, esses temas consistem em um conjunto de aprendizagens essenciais e indispensáveis aos estudantes (Brasil, 2019).

Os cuidados básicos com a saúde – higiene corporal – foi o assunto principal abordado no projeto, uma vez que se observa no cotidiano do trabalho escolar com pré-adolescentes e adolescentes a falta de conhecimento do assunto e até mesmo ausência de hábitos de higiene corporal adequados. Portanto, é de grande necessidade a abordagem do tema para o público-alvo.

Durante a puberdade, ocorrem diversas transformações, parte do desenvolvimento do organismo, alteração da forma e composição corporal; desenvolvimento de órgãos e sistemas e desenvolvimento de gônadas e caracteres sexuais secundários; em conjunto com as alterações hormonais características do período da adolescência, vêm o aumento da oleosidade da pele pelas glândulas sebáceas, da produção de suor e crescimento de pelos, dentre outras mudanças (Lourenço; Queiroz, 2010). A adolescência é uma fase do desenvolvimento na qual os cuidados com a higiene necessitam de atenção especial. Além disso, a pandemia da covid-19 colocou em evidência a importância de hábitos higiênicos, como a lavagem das mãos, para prevenir e evitar a disseminação de doenças.

Nesse contexto, a proposta pedagógica abordou os cuidados básicos com a saúde relacionados à higiene corporal, como banho, lavagem de mãos, unhas, cabelos, uso de máscara e escolha do vestuário em uma sequência didática com metodologias ativas de aprendizagem.

A sequência didática foi aplicada em turmas do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Américo Silvares, localizada em São Mateus/ES, nas aulas de Ciências.

O objetivo principal da aplicação da sequência didática foi sensibilizar os estudantes quanto à importância da adoção de hábitos de higiene corporal adequados e sua implicação na saúde e no autocuidado, utilizando o conhecimento científico e metodologias ativas de aprendizagem.

Metodologia

As metodologias ativas de aprendizagem enfatizam o papel protagonista do aluno e sua autonomia, seu envolvimento direto, participativo e reflexivo em todas as etapas do processo, experimentando, desenhando e criando com a mediação do professor (Bacich; Moran, 2018). Essas metodologias têm como foco o desenvolvimento de competências e habilidades com base na aprendizagem colaborativa e na interdisciplinaridade (Camargo; Thuinie, 2018).

Estudos no campo da Neurociência e da Educação enfatizam a importância de criar oportunidades em que o assunto possa ser examinado mais de uma vez em diferentes contextos para alcançar uma aprendizagem mais eficiente (Cosenza; Guerra, 2011). Outro aspecto importante é a utilização de diferentes canais de acesso ao cérebro, além do verbal. Dessa forma, as estratégias de aprendizagem que têm mais chances de atingir o objetivo de aprendizagem são aquelas que levam em consideração a forma como o cérebro aprende, respeitando os processos de repetição, elaboração e consolidação (Cosenza; Guerra, 2011).

Considerando o contexto das metodologias ativas e as formas de aprendizagem, foi elaborada uma sequência de atividades relacionadas ao cotidiano dos alunos, priorizando o uso das tecnologias.

Sequência didática

Tempestade de ideias - conhecimento prévio

Com objetivo de realizar levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre hábitos de higiene, foi proposta a atividade Tempestade de Ideias (brainstorm). Na atividade, os alunos tinham que escrever palavras relacionadas à pergunta disparadora “O que você pensa quando ouve a palavra higiene?”. As palavras trazidas pelos alunos foram escritas no quadro branco e ao final da atividade foi elaborado um mapa mental coletivo sobre o tema. As expressões que apareceram com frequência foram: banho, lavar os cabelos, sabonete, creme dental, escovar os dentes, cortar as unhas.

Como sugestão, essa atividade pode ser desenvolvida utilizando a ferramenta de nuvem de palavras na plataforma de aprendizagem Mentimeter.

Dinâmica Eu já, eu nunca - Tik Tok

O objetivo dessa atividade foi trabalhar hábitos de higiene de forma lúdica, inserida na realidade e no modo de vida dos estudantes. Foi utilizado o aplicativo de vídeos curtos Tik Tok para gravação de pequenos vídeos. Algumas perguntas relacionadas aos hábitos de higiene, em slides,foram projetadas ao som do hit Eu já, eu nunca, o qual estava em alta no aplicativo Tik Tok. Os alunos foram divididos em quatro grupos. Para participar, um grupo se posicionava em fila e uma linha vertical dividia o grupo participante. De um lado ficavam os que escolhiam o “eu já” e do outro os que preferiam o “eu nunca”, de acordo com a resposta à pergunta projetada. A atividade foi bastante empolgante, e os estudantes expressaram entusiasmo ao participar repetindo várias vezes.

As perguntas da dinâmica eram:

  • Já usou a mesma máscara o dia todo?
  • Já foi lanchar/merendar sem lavar as mãos?
  • Já bebeu água na garrafa ou no copo do colega?
  • Já veio para a escola sem escovar os dentes?
  • Já ficou o dia todo na escola sem escovar os dentes?
  • Já veio para a escola sem usar desodorante?
  • Já veio para a escola sem tomar banho?
  • Já ficou sem máscara durante as aulas?
  • Já veio para a escola com a mesma camisa ou o mesmo casaco durante toda a semana?
  • Já compartilhou pirulitos ou balas da boca de outros colegas?
  • Já fez aglomeração na sala de aula sem máscara?
  • Já trocou de máscara com um colega?
  • Já saiu do banheiro sem lavar as mãos?
  • Já comeu sem lavar as mãos?
  • Já dormiu sem escovar os dentes?

Prática experimental - cultivando os microrganismos que habitam em nós

A atividade foi desenvolvida com o objetivo de demonstrar, de forma prática, a existência dos microrganismos em diferentes regiões do corpo e superfícies de alguns ambientes, como corrimão da escada, maçaneta da porta do banheiro, celular e óculos.

Etapa 1: Preparação de meio de cultura

Materiais: 1 sachê de gelatina incolor, 1 colher de sopa de açúcar, 100 mL de água, 1 sachê de caldo de carne.

Modo de preparo: Dissolver a gelatina na água morna e acrescentar os demais ingredientes. Colocar a mistura em placas de petri e esperar solidificar.

Etapa 2: Coletas das amostras

A turma foi dividida em quatro grupos. Utilizando um cotonete, foram coletadas amostras de diferentes superfícies, como: mão sem lavar, mão após lavar, pé, boca, corrimão da escada, maçaneta da porta do banheiro e tela do smartphone dos integrantes de cada grupo. Após a coleta, as amostras foram identificadas e deixadas por sete dias fechadas e em repouso no laboratório de ciências.

Etapa 3: Análise dos resultados

Após sete dias, as amostras foram analisadas pelos estudantes e os resultados registrados em relatório. Foi observado e registrado por meio de fotografia o crescimento de diversos microrganismos, como bactérias e fungos – a olho nu, com o auxílio de lupa de mão e estereomicroscópio.

Essa prática se mostrou bastante relevante para os estudantes, por proporcionar a visualização de vários microrganismos sobre os quais eles não tinham conhecimento da colonização do nosso organismo e de superfícies. Dessa forma, a atividade tornou evidente a existência dos microrganismos e, sobretudo, a importância dos cuidados com a higiene que devem ser tomados para evitar desde maus odores até a contaminação, o surgimento e transmissão de doenças. Alguns estudantes diziam estar com nojo, outros descreviam a aparência dos fungos como algodão e outras formas identificando diferentes tipos de fungos.

Para os estudantes, foi surpreendente como apareceram tantos fungos nas amostras do meio de cultura, em especial na maçaneta do banheiro. A hipótese levantada foi que o local é tocado por muitas pessoas que possivelmente não lavam as mãos corretamente ao usar o banheiro. A outra amostra que apresentou grande crescimento de fungos foi o da boca, e em seguida da tela do smartphone.

Mural interativo no Padlet - hábitos de higiene

Nessa atividade os alunos foram desafiados a elaborar um mural colaborativo interativo virtual na plataforma Padlet. O link para a atividade foi disponibilizado no Google Sala de Aula. Após acessar a plataforma, os estudantes realizaram uma pesquisa sobre os hábitos de higiene e posteriormente inseriram no mural imagens, vídeos, músicas, curiosidades sobre a história da higiene e hábitos de higiene. No decorrer da atividade, os alunos iam interagindo com as informações inseridas pelos colegas e a professora ia mediando a atividade e filtrando o conteúdo inserido. Por fim, um mural colaborativo foi elaborado e compartilhado com a turma.

Avaliação no Kahoot

A plataforma de aprendizagem Kahoot foi utilizada na sequência didática com o objetivo de avaliar os conhecimentos e habilidades adquiridas ao final da sequência de atividades. Foram elaboradas 20 perguntas relacionadas à higiene pessoal. A turma foi dividida em cinco equipes. Utilizando TV e notebook, as questões foram projetadas e os estudantes utilizaram os chromebooks para participar. Após a professora fornecer o pin do jogo, os estudantes nomearam as equipes e participaram ativamente. Ao final da rodada, foi exibido o pódio com o desempenho das equipes. A aplicação do quiz noKahootfoi uma das atividades que mais envolveram os estudantes. A plataforma apresenta várias estratégias capazes de trabalhar motivação, emoção, engajamento, trabalho em equipe, competição e identidade. Ficou visível a satisfação dos estudantes na participação da avaliação na plataforma, fazendo com que pedissem para repetir algumas vezes.

Resultados alcançados

A proposta da sequência didática sobre higiene pessoal teve impacto positivo em relação ao engajamento por grande parte dos estudantes na participação nas atividades. Em geral, eles se mostram desinteressados em participar das atividades normalmente propostas em sala aula (tradicionais) e sempre estão muito envolvidos com os seus smartphones. O formato das atividades desenvolvidas nessa sequência teve o objetivo de propiciar situações de ensino e aprendizagem que estivessem inseridas na sua realidade. Sendo assim, o envolvimento dos estudantes foi positivo, contribuindo para o processo de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades sobre higiene pessoal.

A inserção de atividades diversificadas envolvendo tecnologias e aprendizagem ativa dos estudantes tem se mostrado uma estratégia atrativa e com resultados significativos no processo de aprendizagem de grande parte das turmas da EEEFM Américo Silvares. Contudo, sabemos que ainda é um desafio inserir novas ferramentas, se apropriar de novas técnicas e adotar novos métodos de ensino. O cenário de pandemia colocou em evidência a necessidade de mudança e adequação a novas ferramentas, metodologias de ensino e recursos disponíveis.

Referências

BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora – uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Temas contemporâneos transversais na BNCC – contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília: MEC, 2019.

CAMARGO, Fausto; THUINIE, Daros. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

COSENZA, Ramon. M; GUERRA, Leonor. B. Neurociência e Educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

LOURENÇO, Benito; QUEIROZ, Lígia B. Crescimento e desenvolvimento puberal na adolescência. Rev. Med., São Paulo, v. 89(2), p. 70-75, 2010.

Publicado em 05 de dezembro de 2023

Como citar este artigo (ABNT)

SANTOS, Aline Barbosa. ]Higiene corporal: relato de experiência de uma proposta pedagógica para o Ensino Fundamental II. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 23, nº 47, 5 de dezembro de 2023. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/47/higiene-corporal-relato-de-experiencia-de-uma-proposta-pedagogica-para-o-ensino-fundamental-ii

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