O século XXI e a era digital na internet: o que a educação tem com isso?

Pedro Henrique Nunes Costa Nogueira Franco

Graduando em Ciências Biológicas (Centro Universitário Redentor)

A sociedade contemporânea tem demonstrado que as áreas do conhecimento se comunicam, tornando praticamente impossível pensar isoladamente algum assunto. Isso vem transformando a sociedade tanto na forma como se comunica como no modo de viver e produzir conhecimento (Pretto; Bonilla, 2015, p. 500).

Outro ponto a se considerar é a velocidade com que essas informações são disponibilizadas fazendo com que tenhamos que viver na sociedade de modo a absorver e solucionar as informações em meio a um fluxo intenso e inesgotável (Pretto; Bonilla, 2015, p. 500), acessando a educação em comunidades isoladas dos grandes centros (Almeida, 2003, p. 3).

Assim, é importante também orientar os docentes sobre como elencar as tecnologias nas práticas pedagógicas, observando metas, objetivos de ensino e, principalmente, a realidade do lugar onde trabalha de modo a proporcionar uma melhor compreensão dos conteúdos aos alunos (Costa, 2020, p. 6).

Para isso, no pós-pandemia da covid-19, evidenciou-se a necessidade de os professores estarem preparados para lidarem com os meios tecnológicos, as tecnologias digitais da informação (Moran, 1998, p. 2).

Os professores também devem pensar na educação não somente como transmissão de conhecimento, mas como estímulo à interação de todos na sala de aula, fazendo com que os alunos tenham mais espaço criativo para poderem desenvolver novas habilidades (Blikstein; Zuffo, 2003, p. 3).

A comunicação e a transmissão de conhecimento, por meio da internet, ficam mais atraentes dentro de um processo de aprendizagem. Isso torna os estudantes muito mais sensíveis à aproximação afetiva, ao apoio, ao incentivo e à aprendizagem (Moran, 1998, p. 1).

Outro ponto importante que a internet traz é a ideia de modernidade e o prazer de ver coisas novas principalmente em escolas, longe dos centros urbanos; assim os alunos desenvolvem maior confiança no professor e são estimulados à aprendizagem (Moran, 1998, p. 2). Este trabalho, portanto, tem por objetivo abordar o uso da internet como ferramenta na educação escolar.

A educação na era digital

Nas últimas décadas, a sociedade passou por uma transformação muito grande no que se refere ao acesso às informações. Antes as informações eram escassas e de difícil acesso para o grande público. Com o passar dos anos, ficou cada vez mais simples e extenso o volume de informações (Werthein, 2000, p. 71-72).

A internet se tornou o maior e mais poderoso meio de comunicação nas últimas décadas e continua a crescer, atingindo praticamente todos os lugares do planeta terra (Galli, 2002, p. 2), de acordo com alguns sites, em 2022, existiam cerca de 5 bilhões de pessoas utilizando a internet. 

Com isso, a internet passou a ser uma ferramenta de grande potencial para criar vários ambientes de aprendizagem, facilitando o acesso a informações que dificilmente seriam acessíveis, além disso possibilitando a comunicação e o trabalho coletivo entre pessoas do mundo inteiro (Souza, 2005, p. 130).

A influência da internet na educação é vista especialmente na educação a distância, pois possibilita que pessoas que moram em áreas isoladas ou que não têm condições de cursar um ensino em período regular tenham acesso à educação (Almeida, 2003, p. 3).

A educação presencial está crescendo em termos de uso das tecnologias e de atividades que até então se restringiam à educação a distância. Isso vem possibilitando novas experiências interpessoais nas mais diversas áreas (Coutinho; Alves, 2010, p. 2008).

Assim, as tecnologias trazem importantes contribuições em relação a prática pedagógica e ao sistema educacional, mostrando a importância dos professores e de alunos atualizarem seus conhecimentos para acompanhar as constantes mudanças na sociedade (Silva; Oliveira, 2022, p. 2-3).

Os professores podem se beneficiar com o uso da internet na hora de preparar as aulas, ampliando as formas de lecionar, desenvolvendo métodos diferentes, novas avaliações e novos canais de comunicação para a melhoria das relações e da aprendizagem dos alunos. A internet oferece possibilidades infinitas quanto as formas de preparar as aulas. Os professores conseguem ampliar os métodos com o uso de artigos, notícias e contatos com colegas de profissão, conhecidos e desconhecidos. Já os alunos têm acesso a esses materiais para estudos posteriores (Moran, 1998, p. 1).

Desse modo, os professores podem iniciar um assunto apresentando dados e lançando desafios, instigando os alunos a realizarem as suas próprias pesquisas, individualmente ou em grupo, para que possam produzir suas próprias conclusões sobre o tema proposto. Essas pesquisas propostas os levam à conexão uns com os outros e à interação, facilitando a aprendizagem e motivando-os ao aprendizado significativo (Moran, 1998, p. 1).

O professor também deve ter a capacidade de gerir imprevistos que possam ocorrer, pois nem tudo ocorre como o esperado. Prever possíveis acontecimentos é essencial para que haja uma boa relação com os alunos e eles tenham uma boa aprendizagem (Libâneo, 2013, p. 225).

As escolas devem promover a inclusão de tecnologias nas salas de aula com o objetivo de melhorar a comunicação e a aprendizagem, promovendo a ética e a moral entre os alunos, os professores e todos os funcionários da escola, formando indivíduos mais críticos na sociedade (Silva; Oliveira, 2022, p. 6).

Essa inclusão também é importante, porque facilita e motiva os alunos ao aprendizado, além de incentivá-los a participarem mais das dinâmicas propostas por meio de trocas de conhecimento e meios criativos (Silva; Oliveira, 2022, p. 8), principalmente onde os alunos não têm acesso com facilidade às tecnologias no seu dia a dia.

As escolas também devem propiciar a interação e a aproximação com a comunidade onde estão inseridas, de forma a compreender a realidade dos alunos. Desse modo, a escola deve procurar desenvolver estratégias de intervenção a fim de facilitar o processo de aprendizagem em sala de aula, sem desconsiderar o cenário tecnológico atual (Silva; Oliveira, 2022, p. 9).

Para que essa interação ocorra é necessário ainda criar uma sociedade mais digna, onde todos tenham acesso às tecnologias e possam dialogar com diferentes culturas, compartilhando de seus conhecimentos (Silva; Oliveira, 2022, p. 8).

Conclusão

A internet cresceu muito nas últimas décadas e gerou grandes mudanças na sociedade. Essa expansão impulsionou o seu uso também na educação, pois mais pessoas puderam acessar o conhecimento, principalmente em áreas mais isoladas, proporcionando aos professores o desenvolvimento e o aprofundamento de conteúdos em salas de aula.

Os professores, cada vez mais, se utilizam da internet na aprendizagem, a fim de desenvolverem novos métodos de aprendizagem e ampliarem a rede de comunicação com seus alunos, motivando-os a buscar conhecimento.

Referências

ALMEIDA, M. E. B. D. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n° 2, p. 327-340, 2003.

BLIKSTEIN, P; ZUFFO, KNÖRICH, M. As sereias do ensino eletrônico. In: SILVA, Marco. Educação online. São Paulo: Loyola, 2003.

COSTA, C. A. N. D. Importância do blog no meio educacional como ferramenta pedagógica interativa. Muriaé, 2020.

COUTINHO. C. P.; ALVES, M. Educação e sociedade da aprendizagem: um olhar sobre o potencial educativo da internet. Revista de Formación e Innovación Educativa Universitaria, Braga, v. 3, n° 4, p. 206-225, 2010.

GALLI, F. C. S.  Linguagem da internet: um meio de comunicação global, 2002.

KEMP, S. Digital 2022: global overview report. Kepios. 2022. Relatório de Visão Geral Global.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MORAN, J. M. Desafios da Internet para o professor.1998. Disponível em: http://www.eca.usp.br/eca/prof/moran/desafio.htm.

PRETTO, N. D. L.; BONILLA, M. H. Política educativa e cultura digital: entre práticas escolares e práticas sociais. Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n° 2, p. 499-521, 2015.

SILVA, D. F. F. D.; OLIVEIRA, R. F. V. D. A importância da inclusão digital no sistema educacional. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 1, ed. 2, p. 69-78, 2022. DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/importancia-da-inclusao. Acesso em: 10 jan. 2023.

SOUZA, R. Uma proposta construtiva para a utilização de tecnologias na educação. In: SILVA, R.; SILVA, A. (org.). Educação, aprendizagem e tecnologia – um paradigma para professores do século XXI. Lisboa: Sílabo, 2005. p. 121-138.

WERTHEIN, J. A sociedade da informação e seus desafios. Ci. Inf., Brasília, v. 29, n° 2, p. 71-77, 2000.

Publicado em 26 de março de 2024

Como citar este artigo (ABNT)

FRANCO, Pedro Henrique Nunes Costa Nogueira. O século XXI e a era digital na internet: o que a educação tem com isso? Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 24, nº 10, 26 de março de 2024. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/10/o-seculo-xxi-e-a-era-digital-na-internet-o-que-a-educacao-tem-com-isso

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