Saponificação: relato de experiência pedagógica desenvolvida numa escola pública do Recife/PE

Carmem Lúcia do Amaral

Professora de Biologia da Seduc/PE

Atuando como professora de Química do Ensino Médio, na Escola Estadual São Francisco de Assis, fui convidada pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco para desenvolver um trabalho remoto de Educação Ambiental no projeto Educa-PE, com o tema saponificação, a fim de estimular nos alunos uma reflexão sobre os danos ambientais causados pelo descarte inadequado do óleo de cozinha.

A partir desse projeto, percebemos o grande número de alunos que não gostavam da disciplina de Química e decidimos desenvolver uma atividade experimental, associando o conhecimento científico à prática, mostrando ao aluno que o estudo da Química não tem complexidade e faz parte do nosso dia a dia.

Segundo Russel (1994), a integração entre teoria e prática torna mais profunda e significativa a aprendizagem da Química, formando cidadãos mais conscientes e críticos.

Visando à construção de uma atividade interdisciplinar, associamos o projeto a outras áreas do conhecimento, como Educação Ambiental, já que a degradação permanente do meio ambiente pede uma urgente mobilização sobre o tema ambiental, e o espaço da escola torna-se ideal para o desenvolvimento de projetos, fazendo um elo entre as áreas do conhecimento, buscando assim uma transformação social.

Para Leff (2001), é preciso uma mudança radical no comportamento da sociedade e, assim, tentar reverter os crescentes problemas ambientais causados pelo próprio ser humano.

Experiências criativas e interdisciplinares de Educação Ambiental podem ser o ponto principal para despertar uma nova postura, em que o ser humano se veja como parte integrante do planeta, respeitando as outras espécies e o meio ambiente.

De acordo com Sorrentino (1998), é necessário articular ações e projetos de Educação Ambiental relacionados a temas interdisciplinares, como ética, sustentabilidade e diversidade, envolvendo várias áreas do conhecimento.

Dentro da temática ambiental, escolhemos o tema saponificação: reutilização do óleo de cozinha usado para a produção de sabão, ampliando o conhecimento desse tema e fazendo relação com os prejuízos ambientais causados pelo descarte inadequado desse óleo.

Para Lopes e Baldin (2009), o descarte inadequado do óleo de cozinha pode gerar graves danos ao meio ambiente, danificando tubulações de esgoto, encarecendo seu tratamento; chegando aos rios, pode impermeabilizar leitos e solos, causando a morte de diversas espécies.

Realizamos uma pesquisa para saber o local onde alunos e seus familiares descartam o óleo de cozinha usado. Entrevistamos 100 alunos e, como resultado da pesquisa, identificamos que 95% descartam o óleo de cozinha usado na pia, trazendo grandes prejuízos ao meio ambiente; apenas 5% dão destinação correta a este resíduo.

Figura 1: Resultados da pesquisa

Diante dos resultados, percebemos a importância da implantação do projeto de Educação Ambiental no espaço escolar, tornando cada aluno mais consciente do seu papel no planeta.

A Educação Ambiental precisa ser inserida no contexto escolar, desenvolvendo nos educandos valores e habilidades voltadas à preservação do planeta (Klauk, 2010).

Além das aulas teóricas sobre o tema, iniciamos uma campanha de coleta do óleo de cozinha na comunidade escolar e iniciamos a produção de sabão, com o intuito de promover uma campanha para doação do sabão produzido à comunidade.

Em 2021, publicamos um relato do trabalho desenvolvido na escola na 27ª edição da Ciência Jovem, uma feira científica promovida pelo Espaço Ciência.

O projeto estruturou-se com o objetivo de fornecer aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual São Francisco de Assis a oportunidade de ampliarem o conhecimento sobre o tema saponificação, de refletirem e conscientizarem-se quanto aos problemas ambientais causados pelo ser humano, estimulando uma urgente mudança de postura do sujeito enquanto cidadão. Esperamos, com este relato da experiência pedagógica desenvolvida, contribuir para a formação de estudantes de graduação e sensibilizar professores quanto à importância de desenvolver projetos com a temática ambiental.

Metodologia

Realizamos uma pesquisa com 100 alunos do 1º ano do Ensino Médio para investigar como ocorre o descarte do óleo de cozinha usado em suas residências e se eles tinham conhecimento dos danos que o descarte inadequado do óleo pode causar ao meio ambiente. Aplicamos um questionário e, diante dos seus resultados, resolvemos organizar em nossa escola uma aula teórica sobre saponificação; ali mostramos aos alunos a reação química de saponificação e sua relação com a educação ambiental. Dando continuidade ao projeto, criamos uma campanha de coleta do óleo de cozinha usado e fizemos oficinas de produção do sabão ecológico para posteriormente distribuir o sabão à comunidade. O trabalho foi de caráter quantitativo e realizamos pesquisa bibliográfica para dialogar com diversos autores.

Figura 2: Publicação na 27ª Ciência Jovem

Resultados e discussão

A proposta pedagógica foi desenvolvida com o propósito de estimular o interesse dos alunos pelas aulas de Química e torná-los sujeitos mais reflexivos e críticos quanto às questões ambientais, visto que é possível formar sujeitos capazes de refletir, ampliar as discussões sobre os temas ambientais e atuar de forma mais consciente em sociedade (Penteado, 1997).

Após a coleta e a análise dos dados, observamos que, dentre os 100 alunos entrevistados, 95 relataram que descartavam o óleo de cozinha usado na pia, enquanto apenas cinco davam destinação adequada a esse óleo.

De acordo com Wildner e Hillig (2011), descartar o óleo de forma inadequada pode contaminar o solo, atingindo o lençol freático, impactando diretamente na vida das espécies que vivem nesses ambientes.

Após a conclusão do projeto, observamos maior interesse dos alunos pelo tema e pelas aulas de Química, o que comprova que o ensino teórico associado às atividades práticas torna a aprendizagem mais efetiva.

Quando o professor consegue associar o ensino teórico da Química a situações do dia a dia do aluno, as aulas tornam-se mais atrativas, tornando possível uma aprendizagem mais significativa, contribuindo para a formação de um aluno mais crítico e preparado para os desafios da vida (Neves; Guimarães, Merçon, 2009).

Considerações finais

A experiência pedagógica desenvolvida na Escola Estadual São Francisco de Assis foi de grande importância para a comunidade escolar, ampliando o conhecimento dos alunos quanto aos conteúdo de Química, além de despertar consciência e responsabilidade ambiental.

A participação na 27ª edição da Ciência Jovem, do Espaço Ciência, tornou possível a divulgação do projeto entre jovens cientistas, fortalecendo entre os estudantes de escolas públicas e privadas a importância da pesquisa, da experimentação e da divulgação científica.

Consideramos ainda que a divulgação deste projeto em um congresso nacional de Educação também pode ser relevante, pois busca apresentar a atividade experimental desenvolvida a diversos atores, como estudantes de graduação e professores da rede de ensino pública e privada, mostrando a importância da perspectiva interdisciplinar, da reflexão sobre as questões ambientais e da formação de um cidadão cada dia mais consciente do seu papel na sociedade.

Agradecimentos

Agradeço aos alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola São Francisco de Assis pela participação na pesquisa e pela oportunidade de desenvolver este projeto; agradeço especialmente ao aluno João Vitor Francisco Mendes da Silva, do 2º ano do Ensino Médio, orientando e bolsista do CNPq, que participou ativamente do projeto, apresentando os resultados obtidos na Ciência Jovem.

Referências

KLAUCK, C. R. Educação Ambiental: um elo entre conhecimento científico e comunidade. Revista Conhecimento Online, ano 1, v. 2, março 2010.

LEFF, E. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.

LOPES, R. C.; BALDIN, N. Educação Ambiental para a reutilização do óleo de cozinha na produção de sabão – projeto “Ecolimpo”. In: IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (EDUCERE); III ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA. Anais... Curitiba: PUCPR, 2009.

NEVES, Amanda Porto; GUIMARÃES, Pedro Ivo Canesso; MERÇON, Fábio. Interpretação de rótulos de alimentos no ensino de Química. Quimica Nova na Escola, v. 31, nº 1, 2009. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_1/07-RSA-1007.pdf. Acesso em: 05 set. 2022.

PENTEADO, H. D. Meio ambiente e formação de professores. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1997.

RUSSELL, J. B. Química geral. 2ª ed. São Paulo: Pearson, 1994.

SORRENTINO, M. De Tbilisi a Tessaloniki, a Educação Ambiental no Brasil. In: JACOBI, P. et al. (org.). Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA, 1998.

WILDNER, Loreni B. A.; HILLIG, Clayton. Reciclagem de óleo comestível e fabricação de sabão como instrumento de Educação Ambiental. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, Cascavel, v. 5, n° 5, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/17227. Acesso em: 8 set. 2022.

Publicado em 09 de abril de 2024

Como citar este artigo (ABNT)

AMARAL, Carmem Lúcia do. Saponificação: relato de experiência pedagógica desenvolvida numa escola pública do Recife/PE. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 24, nº 12, 9 de abril de 2024. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/12/saponificacao-relato-de-experiencia-pedagogica-desenvolvida-numa-escola-publica-do-recifepe

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