Relato de experiência do Projeto Autocuidado

Gleice Marangueli da Silva

Especialista em Psicopedagogia (ICE), professora na Secretaria Municipal de Educação de Cáceres/MT

Maria Judilandia de Santana Ricaldes

Licenciada em Ciências Biológicas (Unemat) e em Ciências Naturais (UFMT), especialista em Educação Interdisciplinar (ICE), professora da Secretaria Municipal de Educação de Cáceres/MT

Neuzenir Silva de Abreu Oliveira

Especialista em Educação Especial (Faveni) e em Educação Infantil com Ênfase na Inclusão pela Afirmativo, professora na Secretaria Municipal de Educação de Cáceres/MT

Sonia dos Reis Carvalho

Pós-graduada em Educação Infantil com Ênfase em Alfabetização (ICE), professora licenciada em Pedagogia na Secretaria Municipal de Educação de Cáceres/MT

Relato de experiência é uma forma de relacionar as experiências vivenciadas com os amigos e a comunidade circundante. Sendo assim, as descrições são feitas com princípio cientifico, tendo como seu principal objetivo descrever a experiência vivida no decorrer de um tempo. Essas descrições são feitas de modo detalhado passo a passo, com embasamento teórico e prático.

Este projeto tem por objetivo discutir o autocuidado dos educandos no contexto escolar. A Escola Municipal do/no Campo Santo Antônio do Caramujo, em consonância com seu projeto político-pedagógico e o Documento de Referência Curricular do Município de Cáceres/MT, possui uma concepção de educação humanista visando o pleno desenvolvimento dos educandos, de modo que o aluno possa ser protagonista de sua própria história. Silva (2014) afirma que “a sociedade atual tende a eleger a escola como formadora de valores e confia seus filhos a essa instituição”. Desse modo, é fundamental o fortalecimento da relação entre escola e família.

Diante disso, o autocuidado é um olhar atencioso para si próprio, com a intenção de entender as necessidades reais para o desenvolvimento humano e um florescer construtivo. O autocuidado é, sobretudo, se amar de verdade e, consequentemente, melhorar a autoestima. Isso contribui de forma significativa com o relacionamento para consigo mesmo e com o próximo, visto que, quando o sujeito melhora a autoestima, possui a habilidade de se comunicar e estabelecer metas, apodera-se de atitude positiva e dedicação nos afazeres do cotidiano.

Além disso, o trabalho busca a valorização de uma relação harmoniosa entre família e comunidade escolar, no sentido de enfatizar a importância do autocuidado, que evidentemente contribui de forma significativa para uma autoestima alta e estável. Como afirma Assis (2004), “é inegável que a construção de uma boa autoestima surge como alicerce de força de vida”. Portanto, é notório que um sujeito com boa autoestima tem mais facilidade na aprendizagem e nas atividades do cotidiano. Enfim, é indiscutível que a construção e a manutenção de uma boa autoestima são fundamentais para o desenvolvimento do ser humano.

A execução dessa vivência contou com a colaboração de toda a equipe escolar: gestores, professores, auxiliares de desenvolvimento infantil, alunos e equipe de apoio educacional. Além do mais, contamos com a contribuição admirável de uma psicóloga palestrando acerca do tema para a comunidade escolar.

Um projeto de ensino deve ser pensado de forma a contemplar os objetivos educacionais da instituição ou do professor e as necessidades e interesses dos alunos. Além disso, é importante que o projeto inclua metodologias de ensino adequadas para o público-alvo, recursos didáticos adequados e estimativas que certamente verifiquem se os objetivos propostos foram alcançados.

Entre as etapas para a elaboração de um projeto de ensino estão a definição dos itens didáticos, a seleção dos conteúdos a serem examinados, a definição de metodologias de ensino e recursos, a elaboração de atividades e estimativas e a especificação de cronograma e prazos.

Um projeto de ensino bem elaborado pode contribuir significativamente para o processo de aprendizagem dos alunos e para o desenvolvimento profissional dos professores, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino na instituição.

Nesse sentido, nasceu o Projeto Autocuidado, que será apresentado na íntegra respondendo a indagações como: onde aconteceu? Quando? Quem são os envolvidos? Qual é sua relevância? Quais os objetivos? Como foi o seu desenvolvimento?

O objeto de caracterização e a descrição deste trabalho estão na Escola Municipal do/no Campo Santo Antônio do Caramujo, situada no Distrito de Caramujo, no município de Cáceres/MT, mantida pela Secretaria Municipal de Educação. O trabalho foi desenvolvido com todos os educandos, especificamente no período matutino e vespertino.

Justificativa

A autoestima e autoconfiança estão ancoradas nos recursos positivos do cotidiano, e são construídas com base em situações que o sujeito relaciona de modo que deixa sentimento solido. Logo, a escola é um cenário de grande relevância para que o autocuidado seja promovido. Santana (2020) afirma que “autocuidado é estar atento às próprias necessidades e a buscar desenvolver hábitos que visam o próprio bem-estar”.

Diante disso, para que o sujeito tenha boa autoestima são de grande relevância o autocuidado e o autoamor. Silva (2014) ressalta que “a escola é lugar de se promover o autocuidado”. Sendo assim, a escola reconhece que é seu papel mostrar ao educando os caminhos possíveis para que ele faça sua escolha e se sinta acolhido no processo de ensino-aprendizagem facilitado pelas relações de respeito e afeto. Enfim, aquele que zela para seu bem-estar está contribuindo de forma significativa para uma boa autoestima estável.

Sabe-se que a baixa autoestima é uma barreira para que a pessoa se sinta segura em suas decisões do cotidiano e pode acarretar prejuízos no seu desenvolvimento escolar, na interação com o outro e nas atividades que envolvam o processo de ensino-aprendizagem, como afirma Bandeira (2010): “existe uma correlação entre autoestima, rendimento escolar e aprovação social, e tal correlação é virtualmente generalizável a todos os grupos étnicos e culturais”.

Desse modo, acredita-se que vários fatores podem influenciar sua autoestima, como biológicos, históricos, sociais, culturais, relacionais e muitas vezes relacionados ao bullying, visto que, essa prática traz consequências irreversíveis, como assegura Bandeira (2010): “as vítimas de bullying possuem até três vezes mais chances de sofrer com dores de cabeça, dores abdominais, insônia, enurese noturna, quando comparadas às crianças que não são vítimas”. Portanto, é fundamental que escola e família se relacionem de forma harmoniosa, a fim de alcançar a construção e a manutenção do autocuidado dos educandos.

Sendo assim, pensou-se em um espaço reservado na escola com recursos direcionados para cuidado do próprio eu que possibilite a manutenção da autoestima estável, como assegura Cáceres (2021): “autoconhecimento e autocuidado, empatia e cooperação, responsabilidade e cidadania devem ser construídos desde a etapa da Educação Infantil”; neste projeto, o aluno é convidado à reflexão, levando em conta a busca de conhecimento e autoconhecimento. Afinal, sua identidade está em formação, e por isso conta com quais recursos utilizar para buscar o seu aprimoramento humano.

Objetivo geral

Favorecer e refletir sobre autocuidado e autoamor para o desenvolvimento social dos educandos na Escola Municipal do/no Campo Santo Antônio do Caramujo.

Metodologia

Para elaborar este projeto, as professoras observaram e discutiram o assunto e decidiram realizar algumas etapas para tornar realidade mais um espaço real para que os educandos desenvolvessem hábitos de autocuidado.

Houve reuniões entre as professoras e monitoras para verificar a possibilidade e discutir a viabilidade de implantar o projeto; das professoras com a diretora para expor a ideia do projeto; foi feita pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica; elaboração do Projeto Autocuidado; apresentação do projeto aos professores durante formação continuada; organização do espaço na sala em que ficava a antiga coordenação e colocação de alguns materiais que auxiliam no processo de autocuidado; nesse espaço, os educandos devem se arrumar na chegada à escola: pentear cabelos, colocar presilhas, buchinhas, passar gel, usar hidratantes, perfumes, lavar os pés. Para manter esse projeto, contamos com a colaboração dos professores e familiares dos alunos com doações de materiais que poderão ser utilizados para tornar o dia de uma criança mais feliz.

Também contamos com a organização das monitoras, que chegarão quinze minutos antes do horário de entrada nos dois períodos para auxiliar as crianças que tenham desejo de se arrumar; os professores fazem trabalho de incentivo para que os alunos sintam vontade de desenvolver esses hábitos de autocuidado; os alunos que mais necessitam podem ser encorajados e acompanhados pelos professores até que desenvolvam tais hábitos; as atividades serão desenvolvidas às terças e quintas-feiras no primeiro horário de aula; realizamos a apresentação do projeto para os pais para que eles possam nos ajudar a desenvolvê-lo; houve palestra sobre a temática com a psicóloga da comunidade; foi elaborada uma ficha de autorização para que os responsáveis permitissem a participação dos educandos no projeto.

Recursos

Os seguintes materiais e equipamentos são necessários: espelho, pente, batom, creme para pentear o cabelo, maquiagem, perfume e gel para o cabelo, escova, prendedores de cabelo, além dos recursos humanos para realizar as atividades.

Objetivos de aprendizagem estabelecidos na BNCC

(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência

(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir;

(EI01EO05) Apresentar autonomia nas práticas de higiene, alimentação, vestir-se e no cuidado com seu bem-estar, valorizando o próprio corpo;

(EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.

Avaliação

A avaliação foi feita mediante a participação, observando o entusiasmo e a dedicação no autocuidado.

Culminância

Na escola foi organizado um cenário, chamado Cantinho da Beleza, onde os alunos tiveram oportunidade de vivenciar um dia especial com várias programações, como: massagem relaxante com óleo e creme de pele, perfume, maquiagem, manicure, pedicure e arranjo de penteados no cabelo. Isso foi pensado com o intuito de potencializar a autoestima e o autoamor em cada educando.

Figura 1: Imagens do evento de culminância

Referências  

ASSIS, Simone Gonçalves de; AVANCI, Joviana Quintes. Labirinto de espelhos: formação da autoestima na infância e adolescência. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2004.

BANDEIRA, Cláudia de Moraes; HUTZ, Claudio Simon. As implicações do bullying na autoestima de adolescentes. Psicologia Escolar e Educacional, v. 14, p. 131-138, 2010.

CÁCERES (Prefeitura). Documento de Referência Curricular do Município de Cáceres. 2021.

CÁCERES (Prefeitura). Projeto político-pedagógico da Escola Municipal Santo Antônio do Caramujo. Cáceres, 2020.

SANTANA, Maria Eduarda Diniz; PAES, Rosangela Vieira Dornelas Câmara. O autocuidado diante de uma pandemia mundial. Cartilha. 2020.

SILVA JUNIOR, Aristides José da et al. Programa Saúde na Escola: limites e possibilidades intersetoriais. 2014.

Publicado em 30 de abril de 2024

Como citar este artigo (ABNT)

SILVA, Gleice Marangueli da; RICALDES, Maria Judilandia de Santana; OLIVEIRA, Neuzenir Silva de Abreu; CARVALHO, Sonia dos Reis. Relato de experiência do Projeto Autocuidado. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 24, nº 14, 30 de abril de 2024. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/14/relato-de-experiencia-do-projeto-autocuidado

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