A disciplina Projeto de Vida na EJA: o desafio da adequação de conteúdos na produção de atividades

Patrícia Miranda Medeiros Sardinha

Professora da Seeduc/RJ, mestre em Educação (Colégio Pedro II)

Letícia Miranda Medeiros

Professora da Seeduc/RJ, mestre e doutoranda em Educação (FFP/UERJ)

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação Básica voltada para jovens, adultos e idosos que não conseguiram concluir os estudos na idade tida como certa (Brasil, 1996). Em geral, o público da EJA é composto por trabalhadores que por razões sociais e econômicas precisam se distanciar da escola para darem melhores condições a suas famílias. Por isso, o modo de ensinar a esse público precisa ser diferente das aulas ministradas no Ensino Regular (Brasil, 2000).

Após a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio (Brasil, 2017), a disciplina Projeto de Vida passou a ser obrigatória no Novo Ensino Médio (NEM). Com isso, a EJA, como modalidade da Educação Básica, também precisa oferecer todas as novas disciplinas do NEM, ou seja, além das disciplinas das quatro Áreas do Conhecimento – Ciências da Natureza (Biologia; Física; Química); Ciências Humanas e Sociais (Filosofia; Geografia; História; Sociologia); Linguagens (Arte; Língua Portuguesa; Literatura; Língua Inglesa e Educação Física) e Matemática –, há ainda três disciplinas eletivas e o Projeto de Vida, que aparecem no currículo do NEM como Núcleo Integrador e duas disciplinas (componentes de área 1 e 2) como Trilha de Aprofundamento.

Muitas críticas têm sido feitas à nova BNCC principalmente por conta da invisibilidade da EJA na nova Base. Jorge e Garcia (2021) destacam que o documento contempla explicitamente os jovens e o protagonismo juvenil e se esquece dos trabalhadores adultos e idosos que frequentam a EJA. Esses autores acrescentam que

Essa perspectiva de uma educação voltada especificamente ao público juvenil, principalmente para aqueles que não precisam trabalhar durante o processo de escolarização, ignora a realidade brasileira. Grande parte dos estudantes do Ensino Médio já está atuando no mundo do trabalho, sendo que muitos são obrigados a deixar as classes regulares por não conseguirem conciliar estudo e trabalho. Esses estudantes trabalhadores, quando não evadem, procuram as classes de EJA para dar continuidade aos estudos, assim como aqueles que abandonam os estudos e retornam anos mais tarde, por sentirem-se pertencentes a essa modalidade que os acolhe e considera suas trajetórias de vida (Jorge; Garcia, 2021, p. 3).

A inserção da EJA no Novo Ensino Médio foi recebida com muita preocupação por gestores, professores e estudiosos, pois o documento desconsidera as especificidades da modalidade e a diversidade desse público (Santos et al., 2022). A adoção da BNCC pela EJA, sem uma orientação para o desenvolvimento curricular nas redes e unidades de ensino, tem sido muito criticada pelos que trabalham com essa modalidade.

Logo após a implementação do NEM, muitas editoras publicaram livros didáticos voltados à disciplina Projeto de Vida. Numa análise bem ligeira do material, foi possível perceber que todos eles foram desenvolvidos para o público de adolescentes do Ensino Regular. Então, com o intuito de construir um material voltado para o público da Educação de Jovens e Adultos, a Rede CEJA (Centros de Educação de Jovens e Adultos) – que oferece a modalidade semipresencial para o público da EJA e tem mais de 50 unidades distribuídas pelo Estado do Rio de Janeiro – convocou os professores das unidades para a produção de material da disciplina Projeto de Vida e de todas as demais que compõem o Núcleo Integrador e a Trilha de Aprofundamento, previstas na BNCC. Cada unidade escolar teve liberdade para criar o material conforme as características do público que atende.

Sendo assim, este artigo visa apresentar os três módulos desenvolvidos para a disciplina Projeto de Vida e ofertados no CEJA-Niterói/RJ, assim como descrever os desafios encontrados na construção e adequação desse material para o público da EJA.

Fundamentação teórica

Como diz Morin (2003, p. 64),

A educação deve contribuir para a autoformação da pessoa (ensinar a assumir a condição humana, ensinar a viver) e ensinar como se tornar cidadão. Um cidadão é definido, em uma democracia, por sua solidariedade e responsabilidade em relação a sua pátria. O que supõe nele o enraizamento de sua identidade nacional.

Desta feita, o primeiro desafio encontrado foi construir um material voltado para um público constituído, em sua maioria, por adultos que já trabalham e já formaram suas famílias. Ao perceber que as características inerentes aos alunos da EJA é justamente a insatisfação com as escolhas feitas ao longo da vida, o objetivo principal foi a criação de um material que encorajasse o estudante a sair da sua zona de conforto e que o conduzisse a reflexões, a fim de levá-lo ao autoconhecimento, à definição e à realização de novos objetivos e à satisfação por cumprir com excelência o seu propósito.

Nesse viés, a disciplina Projeto de Vida foi pensada para direcionar o protagonismo do estudante por meio de textos e atividades que o encorajem à realização de sonhos e o conscientizem a ter responsabilidade com o outro e com o ambiente físico e relacional.

Então, partindo do pressuposto de que a educação se constrói ao longo da vida e de que somos seres inacabados, em contínua construção, acreditamos, assim como Freire (2013), que os currículos nas escolas precisam partir do saber do aluno e ir avançando com os conteúdos para que haja aprendizagem significativa. “Isto significa, em última análise, que não é possível ao(à) educador(a) desconhecer, subestimar ou negar os saberes de experiência feitos com que os educandos chegam à escola” (p. 57).

Além de Freire (2013), a construção dos três módulos da disciplina Projeto de Vida, do CEJA-Niterói, foi baseada em Morin (2003), que afirma que a missão do ensino é preparar as mentes para a complexidade da vida; é educar para a compreensão humana e sua diversidade e é, também, ensinar a cidadania terrena e as responsabilidades que advêm dos títulos: cidadão brasileiro e cidadão do mundo.

Nesse sentido, um dos objetivos na construção dos módulos da disciplina Projeto de Vida foi fazer o aluno refletir em si, no outro e no sonho. A reflexão de si por meio de atividades escritas aparece em várias atividades. Como diz Cunha (1997, p. 188), “a narrativa provoca mudanças na forma como as pessoas compreendem a si próprias e aos outros. Este pode ser um processo profundamente emancipatório em que o sujeito aprende a produzir sua própria formação, autodeterminando a sua trajetória”. A escrita de si proporciona uma análise crítica, põe em dúvida crenças e preconceitos, além de ajudar a desconstruir-se para melhor compreender-se.

Portanto, além de formativa, a escrita direcionada por meio de atividades reguladas proporciona autoconhecimento e emancipação. “Ela permite o desvendar de elementos quase misteriosos por parte do próprio sujeito da narração que, muitas vezes, nunca havia sido estimulado a expressar organizadamente seus pensamentos” (Cunha, 1997, p.  189). A atividade escrita foi o recurso principal utilizado para direcionar o estudante do CEJA ao desenvolvimento do autoconhecimento e para evocar talentos e sonhos adormecidos.

Nesse sentido, a escrita de si pode desencadear, além da reflexão, em novas atitudes, novas projeções e descobertas de si que poderão trazer benefícios próprios e para a sociedade em geral. Como diz Josso (2006, p. 36),

a invenção de si pressupõe como possível um projeto de si, o que implica uma conquista progressiva e jamais terminada de uma autonomia de ação, de uma autonomia de pensamento, de uma autonomia em nossas escolhas de vida e em nosso modo de vida. Porque, afinal, a invenção de si é uma posição existencial que se desdobra no cotidiano e não somente em situações ou contextos particulares. Ela concerne a todas as esferas da nossa existência, desde as roupas que escolhemos usar até os pratos que inventamos, passando pela organização da nossa rotina, pela escolha das leituras, dos filmes a que assistimos etc.

Dessa forma, concordando com os autores já mencionados, na elaboração do material criamos atividades de escrita autoral para proporcionar reflexões, autoconhecimento, responsabilidade com as escolhas feitas e estímulo à projeção de novos objetivos e à realização de sonhos.

Metodologia

Em 2022, após o convite da gestão do CEJA-Niterói para produzir o material para a disciplina Projeto de Vida, aceitamos com muita alegria e responsabilidade esse desafio, pois, como professoras de Inglês nessa unidade escolar, já havíamos pesquisado materiais da área tendo em vista a possibilidade de ministrar aulas da disciplina em outra escola por conta das mudanças na BNCC.

Após refletir sobre as características dos jovens e adultos que encontramos no CEJA-Niterói, o maior desafio foi preparar o material de Projeto de Vida voltado para esse público, pois muitos dos nossos alunos já têm família estabelecida, casa e já atuam na profissão escolhida. Então, pensamos em montar o material de modo que pudesse alcançar os diferentes perfis que atendemos. A partir daí, dividimos os conteúdos em três módulos diferentes: Módulo I - Ser; Módulo II – Conviver; e Módulo III - Desenvolver (Figura 1).

Figura 1: Os três módulos da disciplina Projeto de Vida, CEJA-Niterói

Os três módulos desenvolvidos para a disciplina Projeto de Vida estão disponíveis na plataforma CEJA-Virtual, com livre acesso aos alunos matriculados no Ensino Médio da Unidade de Niterói/RJ. Todos os módulos trabalham as três temáticas (“Ser”, “Conviver” e “Desenvolver”), porém os temas são mais aprofundados no módulo que leva o nome.

No Módulo I - Ser, disponibilizamos textos e atividades para conduzir os alunos a refletir sobre si, seus gostos, jeitos de ser e potencial produtivo, a fim de ajudar a cumprir os objetivos traçados. A seguir está o sumário desse primeiro módulo. Para diferenciar dos demais módulos, escolhemos a cor amarela para fazer a formatação do material.

Figura 2: Sumário do Módulo I - Ser

No Módulo II - Conviver, inserimos reflexões e sugestões de como o projeto de vida elaborado e vivenciado pelo aluno pode colaborar com a sociedade e fazer diferença na vida das pessoas com quem se convive. A seguir está o sumário do segundo módulo. Escolhemos a cor azul para fazer a formatação e para diferenciar dos demais módulos.

Figura 3: Sumário do Módulo II - Conviver

No Módulo 3 - Desenvolver, selecionamos textos, atividades para auxiliar o aluno a cumprir com excelência a sua função social com plano de ações, atividades de Educação Financeira, orientações para o mercado de trabalho, orientação para o trabalhador autônomo poder se aposentar, informações sobre INSS, MEI e investimentos financeiros. A seguir está o sumário do terceiro módulo. Para diferenciar dos demais módulos, escolhemos a cor verde para fazer a formatação do material.

Figura 4: Sumário do Módulo III - Desenvolver

A estrutura dos três módulos é composta por:

  1. Orientações e material necessário para cursar a disciplina;
  2. Citações de personalidades para que os alunos tenham acesso a diferentes autores e reflexões para a vida;
  3. Questões para o desenvolvimento do letramento crítico (Figura 5) que podem ajudar o aluno a avaliar as diferentes mensagens a que ele tem acesso no meio físico ou virtual;
  4. Figura 5: Letramento crítico

  5. Sugestões de vídeos e de livros para o desenvolvimento pessoal (Figura 6);
  6. Imagem 6: Sugestões

  7. Glossário com expressões/palavras que aparecem nos módulos e que podem causar dúvidas;
  8. Textos multimodais (textos com palavras e imagens), com o intuito de fazer o aluno refletir;
  9. Atividades de escrita que os alunos fazem no caderno (exemplo de atividade na Figura 7);
  10. Figura 7: Atividade do Módulo III - Desenvolver

  11. Autoavaliação (imagem 8);
  12. Figura 8: Autoavaliação do Módulo I - Ser

  13. Referências e listas dos vídeos e imagens utilizados.

Em todos os módulos disponibilizamos dicas para que os alunos possam desenvolver o projeto que ele achar melhor, seja abrir um negócio ou fazer faculdade, seja iniciar uma atividade física ou um curso de artesanato.

Enfim, o objetivo final do material foi conduzir o estudante a escrever sobre si, sobre o seu ambiente relacional para, então, desenvolver seu projeto de vida e tomar decisões responsáveis no processo. Como endossam as autoras Carlos e Pereira (2011, p. 186), “a escrita narrativa funciona como uma forma de organizar o pensamento, identificar e problematizar o conhecimento, reconstruir as experiências e, consequentemente, proporcionar novas práticas”. A escrita de si é, portanto, reflexiva e formativa e pode conduzir a mudanças de rotas.

Feedbacks dos estudantes

Alguns alunos, ao ler o material e ao fazer os exercícios propostos em sala, expressaram espontaneamente admiração pelo conteúdo e disseram que gostariam que os filhos e outras pessoas conhecidas tivessem acesso, por causa da importância das reflexões apresentadas.

No final do Módulo III - Desenvolver, foi enfatizada a importância de dar e de receber feedbacks (positivo ou negativo) para o aprimoramento dos serviços em geral que eles recebem no cotidiano. Como exercício prático desse conteúdo, pedimos aos alunos para escrever um feedback sobre a disciplina Projeto de Vida que eles estavam finalizando. O retorno dos alunos (Figuras 9, 10, 11 e 12) confirma a relevância do material desenvolvido para a formação integral dos alunos da Educação de Jovens e Adultos. Apresentamos a seguir alguns feedbacks dos estudantes do CEJA-Niterói, escritos no final de 2022. Após cada foto, para melhor visualização, está disponível a transcrição dos escritos.

Figura 9: Foto de feedback de um estudante do CEJA-Niterói

Achei a disciplina extremamente enriquecedora, nos dando um norte de como podemos nos comportar e nos ajudando em diversos aspectos da nossa vida. O conteúdo está muito bem explicado, muito didático, de fácil acesso ao entendimento. Se todos absorverem as informações apresentadas no conteúdo, será muito benéfico para si próprio.

Figura 10: Foto de feedback de um estudante do CEJA-Niterói

Essa disciplina, além de incentivar a pensar e se preparar para o nosso futuro, ela é uma disciplina bastante acolhedora, nos faz pensar e planejar e desperta muito o desejo de ter um futuro que sonhamos.

Os exercícios são essenciais para esse estímulo, nos ajudam a traçar uma linha e escrever sobre ela, a atenção que as duas professoras me deram é gratificante, obrigado por isso. É um ótimo projeto.

Figura 11: Foto de feedback de um estudante do CEJA-Niterói

O projeto de vida me ajudou a me ver com sonhos e buscar por ele, me ajudou em textos a refletir sobre minha vida, me planejar mais no projeto de vida, pensar em sonho que devo seguir. Me ajudou a fazer entrevistas, aprender sobre roteiros, me planejar mais, ter mais objetivos e metas, foco, pensar positivo, ter sonhos, investir no meu dinheiro e me programar. Ter um coração grato.

Figura 12: Foto de feedback de um estudante do CEJA-Niterói

Vejo como a matéria em si aborda temas e tópicos de suma importância para a vida, tanto do ponto de vista individual como social. Todos os assuntos abordados são acompanhados de questionamentos fazendo com que tenhamos que refletir e consequentemente aprender.

Considerações finais

Como vimos, o estudo dos conteúdos apresentados nos três módulos auxilia o estudante da EJA a se conhecer melhor e a conviver harmoniosamente em sociedade. A leitura dos textos multimodais estimula no aluno o próprio desenvolvimento pessoal, o planejamento e a execução de seu projeto de vida. Além disso, as atividades propostas no material desenvolvem a escrita autoral levando à reflexão e encorajando trajetórias mais significativas.

A produção dos módulos para a disciplina Projeto de Vida direcionada ao público da EJA, particularmente para os estudantes do CEJA-Niterói, foi um desafio pela necessidade de adaptação dos objetivos da disciplina para esse público tão peculiar. Na prática, sabendo que os desejos de crescimento e mudança são intrínsecos a todo ser humano, não importando a idade, por meio da escrita, ao estimular a elaboração de um projeto de conquista de sonhos, foi possível perceber que o que estava outrora no pensamento dos estudantes, quando passados para o papel, toma forma e ganha possibilidades de realização.

Isso ficou evidente com a leitura dos relatos dos estudantes e com as experiências vividas em sala de aula com os alunos que utilizaram o material da disciplina Projeto de Vida, evidenciando a importância e a necessidade de que tais reflexões façam parte desta modalidade de ensino. Porém, como já foi expresso no início, é importante fazer as devidas adequações às particularidades do público de EJA.

Referências

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BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CEB nº 11/00. Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: MEC, 2000.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília: MEC/Consed/Undime, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: out. 2020.

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FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido [recurso eletrônico]. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

JORGE, Céuli Mariano; GARCIA, Sandra Regina de Oliveira. A invisibilidade da EJA na BNCC: reprodução da estrutura social excludente. CONGRESSO INTERNACIONAL ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO INTEGRAL NA AMÉRICA LATINA. v. 1, n° 1, Santa Cruz do Sul, mar. 2021. Disponível em: https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/congressointernacional. Acesso em: 13 fev. 23.

JOSSO, M. C. Prefácio. In: SOUZA, E. C.; ABRAÃO, M. H. M. B. Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: Edipucrs; Salvador: Eduneb, 2006.

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Publicado em 23 de janeiro de 2024

Como citar este artigo (ABNT)

SARDINHA, Patrícia Miranda Medeiros; MEDEIROS, Letícia Miranda. A disciplina Projeto de Vida na EJA: o desafio da adequação de conteúdos na produção de atividades. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 24, nº 2, 23 de janeiro de 2024. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/2/a-disciplina-projeto-de-vida-na-eja-o-desafio-da-adequacao-de-conteudos-na-producao-de-atividades

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