Os desafios em desenvolver um projeto de curso profissionalizante - Office Cloud Computer: um estudo de caso

Djones Braz de Araujo Costa

Pós-graduando em Gestão de Projetos e Negócios em Tecnologia da Informação (IFRJ), pesquisador do Labprojtne/IFRJ, graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Unesa), professor de TI no IFF e no Programa Formatec - Maricá + Técnico

O progresso tecnológico tem transformado a forma como as pessoas fazem as coisas e interagem com a informação. O uso de ferramentas em nuvem nessas circunstâncias tem se tornado cada vez mais relevante, trazendo tanto vantagens quanto desafios duradouros para a criação de projetos de cursos profissionalizantes. Carvalho e Santos (2020) destacam a importância dessas ferramentas de nuvem, dizendo que, como ferramentas de trabalho colaborativo, o Google Drive tem se mostrado essencial para o armazenamento, o compartilhamento e a edição de documentos de forma fácil e acessível. Notamos, assim, que não tínhamos dentro do âmbito da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro um curso para a formação profissional no trabalho com ferramentas de escritório online (nuvem). Oliveira (2018) também enfatiza o potencial do Microsoft OneDrive para o uso educacional, afirmando que "a utilização do OneDrive permite aos alunos acessarem seus documentos de qualquer dispositivo conectado à internet, proporcionando maior mobilidade e flexibilidade no processo de aprendizagem".

Silva e Santos (2019) comparam o Google Drive e o Microsoft OneDrive e afirmam que, "enquanto o Google Drive se destaca pela simplicidade de uso e integração com outras ferramentas do Google, o OneDrive oferece uma integração mais limitada com o pacote Office e a possibilidade de armazenamento de grandes volumes de dados". Essas características, dentre várias outras, proporcionaram o convite para lecionar uma oficina de três dias de Introdução às Ferramentas do Office Cloud Computer no Programa Capacita, da Universidade Estácio de Sá (Unesa) - Câmpus de Nova Friburgo. Esse é um trabalho voluntário e gratuito, com a função de auxiliar a comunidade, proporcionando qualificação profissional para entender melhor a diferença entre cada ferramenta e suas aplicações no mercado de trabalho.

Além dos benefícios que as ferramentas em nuvem oferecem, a utilização de hardware obsoleto também deve ser levada em consideração. Costa e Souza (2022) enfatizam que "o uso de ferramentas em nuvem para projetos educacionais permite evitar a limitação do hardware obsoleto, pois as tarefas são executadas em servidores remotos, aliviando a carga de processamento dos dispositivos dos alunos". Diante disso, fica claro o quão importante é investigar os obstáculos encontrados no desenvolvimento de cursos profissionalizantes, baseados em ferramentas em nuvem, especialmente o Google Drive e o Microsoft OneDrive.

Redução de custos

Um dos principais benefícios associados à utilização de ferramentas em nuvem no desenvolvimento de cursos profissionalizantes é a redução de custos. Santos e Almeida (2021) afirmam que "a adoção de ferramentas em nuvem, como o Google Drive e o Microsoft OneDrive, permite a substituição dos pacotes tradicionais de escritório instalado localmente, eliminando a necessidade de aquisição e manutenção de licenças de software, causando significativa redução dos custos operacionais".

A utilização de ferramentas em nuvem reduz custos de infraestrutura tecnológica, além de permitir economia de recursos. "A execução de cursos profissionalizantes baseados nas ferramentas em nuvem possibilita a utilização de hardware obsoleto ou menos robusto, pois as atividades são realizadas em servidores remotos, sem a necessidade de investimentos em computadores e equipamentos de alto desempenho", afirmam Ribeiro e Souza (2018).

A escalabilidade e a flexibilidade das ferramentas em nuvem permitem compatibilidade com as demandas dos cursos profissionalizantes, nessa estrutura. "A infraestrutura em nuvem oferece recursos computacionais escaláveis, o que significa que a capacidade de armazenamento e processamento pode ser facilmente adaptada conforme a necessidade, evitando gastos necessários com recursos ociosos", destacam Lima e Rocha (2019).

A natureza colaborativa das ferramentas em nuvem também ajuda a reduzir os custos associados à comunicação e ao compartilhamento de dados entre os participantes do curso. Carvalho e Santos (2020) afirmam que o uso do Google Drive e do Microsoft OneDrive permite o trabalho colaborativo em tempo real, eliminando a necessidade de reuniões presenciais, deslocamentos e impressão de documentos, gerando economia de tempo e recursos.

Com base nesses comentários, pode-se concluir que a utilização de ferramentas em nuvem, como o Google Drive e o Microsoft OneDrive, no desenvolvimento de cursos profissionalizantes como o Office Cloud Computer facilita a colaboração e a comunicação entre os participantes, reduzindo custos operacionais e aumentando a escalabilidade e a flexibilidade. Esses elementos são essenciais para o sucesso e a eficácia dos projetos dos cursos profissionalizantes quando desenvolvidos para serem estruturados no ambiente de nuvem.

O uso gratuito do Google Drive em uma conta no Gmail

Essa é uma das ferramentas de nuvem mais populares que as pessoas usam para armazenar, compartilhar e trabalhar juntos. Os usuários podem desfrutar dos benefícios do Google Drive de forma gratuita com uma conta no Gmail.

Carvalho e Santos (2020) afirmam que "o Google Drive disponibiliza uma quantidade generosa de espaço de armazenamento gratuito, permitindo que os usuários tenham até 15GB de espaço de armazenamento para armazenar seus arquivos, incluindo documentos, planilhas, apresentações e outros tipos de mídia”. Esse espaço gratuito é uma grande vantagem, especialmente para projetos de cursos profissionalizantes, como o Office Cloud Computer. Ele incentiva o uso intensivo de documentos e materiais educacionais.

O Google Drive oferece recursos sofisticados para a colaboração e o compartilhamento. "É possível compartilhar arquivos e pastas com outras pessoas, permitindo que elas visualizem, editem ou comentem os documentos de forma colaborativa", afirmam Lima e Rocha (2019). Essa funcionalidade é um recurso pedagógico importante e torna mais fácil para os alunos a interação no curso, incentivando a troca de ideias, o trabalho em equipe e o feedback constante entre estudantes e docentes.

A integração do Google Drive com outros produtos do Google, como o Google Docs, o Google Sheets e o Google Slides, é um componente crucial. "Esta integração permite criar, editar e visualizar documentos diretamente no Google Drive, sem a necessidade de instalar softwares adicionais", afirmam Santos e Almeida (2021). Isso elimina a dependência de pacotes instalados localmente e facilita o acesso e o trabalho com pacotes de escritório.

Além disso, o Google Drive pode ser acessado por vários dispositivos, como computadores, tablets e smartphones. Pereira e Oliveira (2022) afirmam que "a possibilidade de acessar os arquivos do Google Drive de qualquer lugar e dispositivo conectado à internet torna a plataforma altamente flexível e adaptável às necessidades dos usuários". Essa mobilidade é particularmente útil para cursos profissionalizantes, porque permite que os alunos acessem seus projetos e materiais de estudo a qualquer momento, trazendo para eles uma experiência mais próxima da realidade do ambiente de trabalho, servindo como laboratório para o exercício da experiência profissional.

O uso gratuito do Microsoft OneDrive por meio de uma conta no Outlook

O Microsoft OneDrive é uma ferramenta em nuvem que permite sincronizar, compartilhar e armazenar arquivos. Os usuários podem usar o OneDrive gratuitamente com uma conta do Outlook.

“O Microsoft OneDrive disponibiliza 5GB de espaço de armazenamento gratuito, permitindo que os usuários guardem seus documentos, fotos e vídeos na nuvem de forma segura e acessível a partir de qualquer dispositivo conectado à internet”, afirmou Oliveira (2018). Para projetos de cursos profissionalizantes como Office Cloud Computer, essa quantidade de espaço é útil para armazenar e compartilhar materiais educacionais.

O OneDrive não oferece apenas armazenamento, mas também ferramentas sofisticadas para a colaboração e o compartilhamento. "É possível compartilhar arquivos e pastas com outras pessoas, definindo permissões de acesso, como visualização, edição ou comentário", afirmam Silva e Santos (2019). Essa funcionalidade facilita a interação entre os alunos do curso, permitindo-lhes trabalhar juntos em projetos e atividades de forma eficaz.

Uma grande vantagem do Microsoft OneDrive é que ele está integrado com o pacote Office. Pereira e Oliveira (2022) afirmam que "o OneDrive está fortemente integrado com o Microsoft Office, permitindo a criação, edição e visualização de documentos diretamente na nuvem, sem necessidade de instalação de softwares adicionais". O fluxo de trabalho é otimizado com essa integração, facilitando o acesso e a edição de documentos em tempo real.

A sincronização automática dos arquivos é um elemento adicional importante. "Ao salvar um arquivo no OneDrive, ele é sincronizado automaticamente entre dispositivos diferentes, garantindo que a versão mais recente esteja sempre disponível", destacam Ribeiro e Souza (2018). Isso é particularmente útil para cursos profissionalizantes como o Office Cloud Computer, porque permite que os alunos acessem seus materiais de estudo e projetos de qualquer lugar, sem se preocupar com os arquivos antigos, perdas ou erros de versões.

O desenvolvimento pedagógico do curso Office Cloud Computer

O curso de formação profissional em Office Cloud Computer usa as ferramentas principais do Microsoft OneDrive e do Google Drive e possui potencial pedagógico significativo para ensinar os alunos a usarem pacotes office e ferramentas em nuvem. Os recursos disponíveis nessas plataformas incentivam a colaboração, a interatividade e a flexibilidade no processo de aprendizagem.

O desenvolvimento pedagógico do curso permite que os alunos colaborem em projetos e atividades usando o Microsoft OneDrive e o Google Drive, como foi realizado por alunos do Curso Profissionalizante de Office Cloud Computer, turma 1/2023 da Unidade Faetec/RJ de Cachoeiras de Macacu. Segundo Costa et al. (2023), os alunos desenvolveram um projeto educacional de artigo científico com o tema Inteligência Artificial (IA) na Educação, com orientação do docente da turma até a submissão para a Revista Democratizar (da Faetec Petrópolis/RJ). "As ferramentas em nuvem permitem o compartilhamento de arquivos e pastas, permitindo que os alunos trabalhem em conjunto, editem documentos simultaneamente e forneçam feedback uns aos outros" (Lima; Rocha, 2019). Essa cooperação incentiva os alunos a se envolver ativamente e a construir coletivamente o conhecimento. De acordo com Carvalho e Santos (2020), "o Microsoft OneDrive e o Google Drive permitem que os professores organizem e disponibilizem materiais didáticos, atividades e recursos em pastas compartilhadas, facilitando o acesso dos alunos aos conteúdos do curso".

A possibilidade de usar recursos multimídia durante o curso é uma consideração importante adicional. Santos e Almeida (2021) mencionam que "o Microsoft OneDrive e o Google Drive têm suporte para uma variedade de formatos de arquivos, como documentos de texto, planilhas, apresentações, imagens e vídeos, permitindo a criação de materiais interativos e atraentes". O ambiente de aprendizagem é enriquecido com a integração desses recursos multimídia, tornando-o mais dinâmico e envolvente para os alunos. Nele, os alunos se familiarizam com as ferramentas comuns no mercado de trabalho, por meio do uso do Microsoft OneDrive e do Google Drive no curso Office Cloud Computer. “O conhecimento e a prática do uso dessas ferramentas em nuvem são habilidades valorizadas pelas empresas, sendo essenciais para uma atuação profissional em diversas áreas”, afirmam Ribeiro e Souza (2018). A aquisição dessas habilidades ajuda os alunos a se preparar para o atendimento às demandas do mercado e para o aumento de suas chances em encontrar um emprego.

Considerações finais

O desenvolvimento de um curso profissionalizante de Office Cloud Computer usando o Microsoft OneDrive e o Google Drive como ferramentas principais apresenta grandes vantagens e alguns desafios a serem levados em consideração. Este artigo discute os desafios encontrados no processo de criação e implementação do curso, bem como as vantagens do uso dessas plataformas em nuvem.

Com isso, a estrutura organizacional das escolas tem como princípio o trabalho coletivo dos envolvidos, agindo em prol de uma educação mais qualificada, mais participativa e continuada. O gestor/professor é essencial nesse processo democrático como mediador das ações realizadas pela escola.

Os alunos podem usar o Google Drive e o Microsoft OneDrive para compartilhar e trabalhar com muitos recursos de armazenamento e colaboração (Carvalho; Santos, 2020; Lima; Rocha, 2019). Os alunos podem colaborar em projetos, editar documentos e fornecer feedback uns aos outros com essas ferramentas, o que promove a construção coletiva de conhecimento.

Além disso, a integração dessas plataformas com os pacotes Office permite a criação, modificação e visualização de documentos diretamente na nuvem, sem a necessidade de instalar softwares adicionais (Santos; Almeida, 2021; Pereira; Oliveira, 2022).  Isso elimina a dependência de pacotes instalados localmente e facilita o acesso e o trabalho com aplicativos de escritório.

No entanto, é importante levar em consideração os obstáculos enfrentados no processo de criação de um curso de formação ou capacitação em Office Cloud Computer. Vale observar que a experiência dos alunos com as ferramentas em nuvem pode ser prejudicada pelo uso de hardware muito obsoleto (Ribeiro; Souza, 2018). Como resultado, é importante garantir uma boa conexão com acesso estável aos dispositivos, que devem estar atualizados e adequados para um acesso eficiente às plataformas.

A necessidade de treinar os alunos sobre o uso seguro e adequado das ferramentas em nuvem é um desafio adicional. É essencial educar os estudantes sobre a proteção de dados e as práticas de segurança ao trabalhar com dados na nuvem (Silva; Santos 2019).

O curso Office Cloud Computer, com base no Microsoft OneDrive e no Google Drive, fornece aos alunos habilidades e competências necessárias para o mercado de trabalho (Ribeiro; Souza, 2018). Isso é feito apesar dos desafios e das vantagens mencionados antes. O conhecimento e a prática no uso dessas ferramentas em nuvem são cada vez mais valorizados pelas empresas, aumentando a probabilidade de que os profissionais sejam empregados.

Referências

ARAÚJO COSTA, D. B. et al. Inteligência artificial na educação. Revista Democratizar, Petrópolis, v. XVI, n° 2, p. 115-123, jul./dez. 2023. Disponível em: http://faeterj-petropolis.hospedagemdesites.ws/democratizar/index.php/dmc/issue/viewIssue/39/251. Acesso em: 13 maio 2024.

COSTA, R. L.; SOUZA, P. F. A utilização de hardware obsoleto e as vantagens das ferramentas em nuvem para projetos educacionais. Revista de Tecnologia e Educação, v. 10(2), p. 45-60, 2022.

CARVALHO, F.; SANTOS, J. A importância do Google Drive como ferramenta de trabalho. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 28(3), p. 73-88, 2020.

FAETEC (2023). Alunos da Faetec Cachoeiras de Macacu são destaque com publicação de artigo em revista da Faetec-RJ e participação em seminário internacional. 2023. Disponível em: http://www.faetec.rj.gov.br/desup/index.php/institucional/assessoria-de-comunicacao/noticias/2165-alunos-da-faetec-cachoeiras-de-macacu-sao-destaque-com-publicacao-de-artigo-em-revista-da-faeterj-e-participacao-em-seminario-internacional. Acesso em: 13 maio 2024.

LIMA, F. A.; ROCHA, V. M. Os benefícios do uso de ferramentas em nuvem no ambiente educacional. Revista Brasileira de Tecnologia na Educação, v. 15(1), p. 120-135, 2019.

OLIVEIRA, A. B. A utilização do Microsoft OneDrive no contexto educacional. Monografia (Graduação) - Universidade Federal de São Paulo, 2018.

PEREIRA, C. A. Desafios enfrentados na criação de um curso profissionalizante de Office utilizando ferramentas em nuvem. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2021.

PEREIRA, L. S.; OLIVEIRA, M. B. Desenvolvimento de competências digitais através do uso de ferramentas em nuvem: um estudo de caso com alunos de cursos profissionalizantes. Revista Brasileira de Educação a Distância, v. 18(2), p. 150-165, 2022.

RIBEIRA, G. S.; SOUZA, J. P. O papel da internet na oferta de cursos profissionalizantes. Revista Brasileira de Educação Profissional, v. 25(2), p. 55-70, 2018.

SANTOS, A. C.; ALMEIDA, M. R. A importância das ferramentas em nuvem na formação profissional. 2021.

SANTOS, T. S.; SILVA, E. A. Office Cloud Computer: integrando Google Drive e Microsoft OneDrive no ensino de informática. In: ANAIS DO SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2020.

SILVA, L. M.; SANTOS, M. R. Comparação entre Google Drive e Microsoft OneDrive: vantagens e proteção. In: ANAIS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO, 2019.

Publicado em 18 de junho de 2024

Como citar este artigo (ABNT)

COSTA, Djones Braz de Araujo. Os desafios em desenvolver um projeto de curso profissionalizante - Office Cloud Computer: um estudo de caso. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 24, nº 21, 18 de junho de 2024. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/21/os-desafios-em-desenvolver-um-projeto-de-curso-profissionalizante-office-cloud-computer-um-estudo-de-caso

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.