Beatriz Barbosa Gomes

Sarah Gomes Pereira

Marcelo Diniz Monteiro de Barros

Professor da FaE/UEMG, bolsista de Produtividade em Pesquisa da UEMG

A editora Mauricio de Sousa Produções (MSP) tem como seu criador Mauricio de Sousa, que desde 1970 iniciou a produção dos gibis da Turma da Mônica; esse é o principal nome do gênero no Brasil. Em parceria com o Instituto Butantan e a Sanofi Pasteur, foi elaborada a história em quadrinhos (HQ) intitulada Vacinação, vida e saúde de montão, que tem como finalidade apresentar o tema da imunização para o mundo infantil, bem como conscientizar as famílias a respeito da campanha de vacinação do vírus da gripe (influenza). Nessa perspectiva, os gibis foram distribuídos de forma gratuita aos alunos do Ensino Fundamental em escolas públicas de São Paulo, além de ser disponibilizado em arquivo com extensão PDF.

Na primeira e na última parte da HQ, a proposta é trazer jogos interativos que trabalhem a temática da vacinação, introduzindo as informações e os conteúdos para as crianças. O autor finaliza o gibi apresentando um cartaz informativo que pode ser bastante útil na promoção da saúde mediante a conferência das carteirinhas de vacinação.

No desenvolvimento do quadrinho, um dos personagens principais da Turma da Mônica, o Cascão, craque do time, fica gripado justamente na final do campeonato de futebol, o que o impossibilita de participar. Preocupados com a situação, a Mônica e o Cebolinha vão em busca de uma solução, correndo ao encontro do Franjinha, o cientista do grupo, com o intuito de poder voltar no tempo e reverter a situação, fazendo com que a mãe do Cascão o levasse para tomar a vacina contra a gripe. Porém, ao chegar ao laboratório do Franjinha, conheceram seu tio Rodrigo, que é médico e logo concorda com a ideia da Mônica, mas antes faz uma viagem no tempo, contando a história da vacina e sua importância na sociedade para a erradicação de várias doenças – e até mesmo de epidemias. Ao retornar da viagem, descobrem que o Cascão estava resfriado e não gripado e que sua carteirinha de vacinação estava em dia. Assim, eles conseguiram participar da final, tendo vencido o campeonato.

Em paralelo com os dias atuais, compreende-se a relevância da temática abordada no gibi, principalmente para se contrapor à onda negacionista que assola nosso país, pois há alguns anos o mundo foi acometido pela pandemia do coronavírus e grupos sociais se posicionaram contra a aplicação da vacina, disseminando falsas notícias (fake news) associadas à imunização e suas contraindicações. Logo ocorreu o aumento de grupos antivacina.

Nesse viés, é notória a importância da publicação e da circulação da história em quadrinhos Vacinação, vida e saúde de montão, a fim de conscientizar as pessoas desde a infância, promovendo uma educação adequada e que pode colaborar de maneira bastante decisiva para a diminuição do número de casos das doenças imunopreveníveis.

Assim, recomenda-se a leitura da HQ para educadores que tenham o intuito de promover, de forma lúdica, interativa e reflexiva, a conscientização dos educandos acerca da importância da vacinação e de seu benefício coletivo para erradicação das doenças que podem ser evitadas.

SOUSA, Maurício de. Turma da Mônica. 2021. Disponível em: https://turmadamonica.uol.com.br/home/. Acesso em: 16 dez. 2021.

SOUSA, Maurício de. Vacinação, vida e saúde de montão. São Paulo: Mauricio de Sousa Produções, 2021. Disponível em: https://www.sanoficonecta.com.br/-/media/Sanofi/Conecta/Campaigns/vacinacao-sem-duvidas/materiais-educacionais/Gibi-tdm_vacinacaovidaesaudedemontao.ashx. Acesso em: 16 dez. 2021.

TURMA DA MÔNICA E BUTANTAN lançam campanha de vacinação contra a gripe com distribuição de gibis nas escolas de SP. G1-SP, São Paulo, 14 de abril de 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/04/14/turma-da-monica-e-butantan-lancam-campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe-com-distribuicao-de-gibis-nas-escolas-de-sp.ghtml. Acesso em: 16 dez. 2021.

Publicado em 02 de julho de 2024

Como citar este artigo (ABNT)

GOMES, Beatriz Barbosa; PAULA, Bruna Aléxia Alves de; ASSUNÇÃO, Fernanda Silva Lacerda da; PEREIRA, Sarah Gomes; BARROS, Marcelo Diniz Monteiro de. Resenha para a obra "Vacinação, vida e saúde de montão": uma aproximação entre as histórias em quadrinhos e o ensino de Ciências. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 24, nº 23, 2 de julho de 2024. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/23/resenha-para-a-obra-vacinacao-vida-e-saude-de-montao-uma-aproximacao-entre-as-historias-em-quadrinhos-e-o-ensino-de-ciencias