Água: uso consciente e consumo inteligente

Fernanda Guerra de Morais

Mestranda em Educação (Ufcat)

Luiz Fabiano Braga dos Santos

Mestrando em Educação (Ufcat)

Simara Maria Tavares Nunes

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Ufcat)

Este trabalho relata a vivência de mestrandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Catalão (PPGEDUC/Ufcat) na elaboração de uma sequência didática diferenciada para trabalhar o ensino de Ciências na atualidade, levando em conta ainda a área de Língua Portuguesa. Quando nos referimos às aulas de Ciências, a primeira lembrança que vem à mente é aquela estereotipada, de um cientista em um laboratório. Sabe-se que a realidade das aulas de Ciências nas escolas brasileiras é diferente dessa imagem. A rede pública de ensino no Brasil é heterogênea, pois há escolas que possuem todo aparato estrutural, como laboratórios, nas quais aulas diversificadas são bem desenvolvidas. Em contrapartida, há escolas com problemas de infraestrutura (sem laboratórios, por exemplo) e falta de recursos (materiais e humanos), dentre outros. Além disso, percebe-se a inserção de profissionais na docência de Ciências que não são formados na área, um dos motivos pelo qual o desenvolvimento das matrizes da base curricular fica comprometido.

Por outro lado, percebe-se a necessidade pungente de trabalho com a leitura, interpretação e produção textual na escola. Tais atividades não deveriam se restringir ao componente curricular de Língua Portuguesa, pois todos somos usuários e aprendizes da língua materna. Sendo assim, cabe à escola, instrumentalizar os usos da Língua Portuguesa.

Atualmente, devido à diversificação dos níveis de interdisciplinaridade no campo educacional, novas propostas de ensino surgem e são cada vez mais contextualizadas. Trabalhar com temáticas voltadas ao cotidiano dos estudantes promove a interação entre os atores envolvidos no ensino-aprendizagem. Dentro dessa perspectiva, bem como em consonância com a multidisciplinaridade proposta pela base curricular, buscou-se elaborar uma sequência didática com a temática “água”, utilizando os conteúdos de Ciências da Natureza aliados ao trabalho com a Língua Portuguesa em um projeto voltado ao público dos sextos anos do Ensino Fundamental. Acredita-se que trabalhar com a temática ‘água’ possibilita a formação de multiplicadores do conhecimento e das informações a respeito dos importantes conteúdos da temática para a sustentabilidade humana.

Nesse sentido, propõe-se que diferentes abordagens de ensino de Ciências e Língua Portuguesa sejam discutidas com o desenvolvimento de pesquisas e em rodas de conversa, principalmente no uso da abordagem de ensino CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) que emerge da necessidade de contextualização sócio-histórica atual, favorecendo a cidadania da escola e da comunidade. Dessa forma, os alunos precisam compreender as interações CTSA, para expandirem sua capacidade na resolução de problemas e ainda a tomar decisões relativas às questões científicas, tecnológicas e sociais com as quais se confrontam como indivíduos. Segundo Chassot (2006), o ensino de Ciências deve ser trabalhado sob a responsabilidade de proporcionar uma mudança de visão sobre o mundo, contribuindo na formação de homens e mulheres reflexivos, diante das situações cotidianas.

De acordo com Santos e Mortmer (2002, p. 115),    

Os processos de investigação científica e tecnológica propiciaríam a participação ativa dos alunos na obtenção de informações, solução de problemas e tomada de decisão. A interação entre ciência, tecnologia e sociedade propiciaría o desenvolvimento de valores e ideias por meio de estudos de temas locais, políticas públicas e temas globais.

Layton (1994) afirma que os trabalhos curriculares em CTS surgiramcomo decorrências da necessidade de formar o cidadão em Ciência e Tecnologia, o que não vinha sendo alcançado adequadamente pelo ensino convencional de Ciências”.

No tocante a isso, Santos e Mortimer (2000) enfatizam que “atualmente a tecnologia está associada diretamente ao conhecimento científico, de forma que hoje tecnologia e ciência são termos indissociáveis”. Por sua vez, Pinheiro, Silveira e Bazzo (2007, p. 82) afirmam que

Precisamos ultrapassar a velha ideia de que discutir sobre ciência é tarefa das disciplinas de química, física ou biologia: participamos de um compromisso social comum. Todos os conhecimentos contribuem em igual escala nas tarefas de lutar por um mundo mais justo e mais humano. Assim, trabalhar dentro de uma determinada disciplina, utilizando-se do enfoque CTSA, implica capacitar o educando a participar do processo democrático de tomada de decisões, promovendo a ação cidadã encaminhada à solução de problemas relacionados à sociedade na qual ele está inserido.

Para Bizzo (2001, p. 14),

Deve-se reconhecer que a ciência é diferente da disciplina escolar Ciências. A ciência realizada no laboratório requer um conjunto de normas e posturas. Seu objetivo é encontrar resultados inéditos, que possam explicar o desconhecido. No entanto, quando é ministrada na sala de aula, requer outro conjunto de procedimentos, cujo objetivo é alcançar resultados esperados, aliás planejados, para que o estudante possa entender o que é conhecido. A ciência sabe como procurar, mas não conhece resultados de antemão. O ensino, ao contrário, conhece muito bem quais são os objetivos a encontrar, mas as discussões de como proceder para alcançá-los apontam para diferentes caminhos.

Essas reflexões corroboram para que os estudos sobre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente participem das ações abordadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino de Ciências da Natureza para os anos finais do Ensino Fundamental. Dessa forma, os educadores sistematizarão as metodologias envolvidas com as CTSA para que os estudos adquiram importância e sejam centro de atenção e interesse da comunidade escolar.

Sendo assim, nos debruçamos neste trabalho para elaborar uma sequência didática interdisciplinar CTSA, utilizando diversos gêneros textuais. Para tanto, fez-se necessário definir o que são Sequências Didáticas, quais os conceitos de interdisciplinaridade e de gêneros textuais. Segundo Amaral (2013, s/p),

as sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação.

O projeto elaborado se pautou na leitura, na interpretação e na produção textual de gêneros diversos. Para Gardas e Silva (2015, p. 2), o trabalho com a interdisciplinaridade propicia “aproximação, assimilação e uma possibilidade maior de integração entre ambas as disciplinas para que educador e educando desenvolvam suas potencialidades educacionais de uma forma ainda mais ampla e eficaz”.

Já para Marcuschi (2008, p. 151), “o estudo dos gêneros textuais é hoje uma fértil área interdisciplinar, com atenção especial para a linguagem em funcionamento e para as atividades culturais e sociais”.

Dessa forma, buscou-se aproximar os estudantes da língua materna e da área de Ciências da Natureza por meio da leitura de gêneros textuais que retratam a temática do projeto, no estudo da água. Esses textos são utilizados em livros didáticos e avaliações internas/externas e, por isso, de um modo geral, são conhecidos pelos estudantes. Mas, afinal, o que são gêneros textuais?

Os textos materializados em situações comunicativas recorrentes. Os gêneros textuais são os textos que encontramos em nossa vida diária e que apresentam padrões sociocomunicativos característicos definidos por composições funcionais, objetivos enunciativos e estilos concretamente realizados na integração de forças históricas, sociais, institucionais e técnicas [...]. Como tal, os gêneros são formas textuais escritas ou orais bastante estáveis, histórica e socialmente situadas (Marcuschi, 2008, p. 155).

O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de mestrandos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Catalão na elaboração de uma sequência didática baseada na abordagem CTSA de Ensino, após a vivência de uma disciplina eletiva do respectivo Programa que discutiu a abordagem. Pretende-se, dessa forma, descrever a sequência didática elaborada e os objetivos e alcances vislumbrados pelos mestrandos para a sala de aula.

Metodologia

No segundo semestre de 2021, cursamos a disciplina Letramento Científico, uma das disciplinas eletivas Linha de Pesquisa III: Leitura, Educação e Ensino de Língua Materna e Ciências da Natureza do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Catalão (PPGEDUC/Ufcat), ministrada pela professora Dra. Simara Maria Tavares Nunes.

Nessa disciplina, as aulas ocorreram semanalmente às terças-feiras. Dentre outros conteúdos, estudamos sobre a CTS/Ciência, Tecnologia e Sociedade, voltada ao ensino na Educação Básica. Ao longo do semestre, foram realizadas leituras e discussões acerca desta temática. Sendo assim, como elaboração de um trabalho de conclusão da disciplina, a professora propôs a elaboração de uma sequência didática, em duplas, direcionada à educação básica, alicerçado no conteúdo discutido e estudado.

A partir daí, foram realizadas as exposições de cada dupla. À medida que íamos elaborando e apresentando os trabalhos em andamento, a professora e os demais alunos da turma, sugeriam a inserção de leitura de textos, apresentações de trabalho (escritos e/ou orais), por exemplo. Dessa forma, nos encontros semanais houve muito aprendizado, por meio da troca de experiências (interação entre os alunos e a docente), o que contribuiu para a realização da sequência didática.

Inicialmente, ela abordaria apenas os conteúdos programáticos de Ciências da Natureza, à luz da CTS. Ao longo das orientações, o trabalho agregou o componente de Língua Portuguesa, visto que um dos integrantes da dupla é professor deste componente. Logo, a sequência didática seria trabalhada de forma interdisciplinar para ser aplicada em aulas de Ciências da Natureza e Língua Portuguesa, na perspectiva dos estudos acerca da abordagem de Ensino Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).

O objetivo geral do projeto foi promover a reflexão no que concerne à valorização da água, em atitudes cotidianas. Os objetivos específicos foram: conscientizar os estudantes sobre a escassez da água potável e a importância de ações imediatas para o seu uso adequado, por meio de gêneros textuais, orais e literários (notícias, reportagens, charges, poemas, letras de músicas cartuns, debates etc.); explicar maneiras de como fazer o uso sustentável e inteligente da água usando recursos próprios e de fácil manejo; reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condiçõesde higiene e saneamento básico, bem como à qualidade do ar e do espaço e capacitar os alunos em relação ao equilíbrio e ao futuro do nosso planeta, que depende da preservação da água e de seus ciclos.

Assim, diante dessas inquietações, surgiu este projeto de elaboração de uma sequência didática CTS, a partir da utilização de diversos gêneros textuais. A temática foi escolhida por ser a água um recurso finito, mas fundamental à vida, cuja importância só é lembrada em épocas de estiagem e seca. Para enfrentarmos essas fases, é necessária a conscientização. A escola configura-se como um agente (trans)formador nesse processo, visando mudanças no comportamento, nas atitudes, nas condutas e nos questionamentos. A problemática do projeto implica em como contribuir para a (in)formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuaremna realidade que o mundo vem enfrentando, com a poluição e a escassez de água. Vivemos em uma sociedade que caminha a passos lentos para o desenvolvimento sustentável. Assim, a água ocupa papel central na sustentabilidade, dando condições para a renovação e a permanência dos ciclos da vida do planeta (Tundisi, 2005, p. 20).

Os conteúdos abordados neste projeto referem-se à água e a seus desdobramentos: ciclo da água e sua importância; estação de tratamento de água; estação de tratamento de esgoto e principais poluentes de água e mananciais. Por meio de aulas expositivas, leitura e interpretação de gêneros textuais variados, resolução de exercícios, produções textuais e vídeos, foi proposto o desenvolvimento da temática ao longo de nove aulas, em turmas do 6º ano do Ensino Fundamental.

O trabalho foi desenvolvido para essa etapa de ensino, pois marca a transição dos anos iniciais para os anos finais do Ensino Fundamental. Nessa fase, os estudantes possuem maior repertório sobre a temática, visto que já estudaram nos anos anteriores sobre a água. Dessa forma, são capazes de inferir sobre os questionamentos, assim como interagir melhor durante as aulas.

Resultados e discussão

Nesta seção, faremos a exposição detalhada das aulas elaboradas para a discussão da temática e dasequência didática. Conforme mencionado anteriormente, foram propostas nove aulas de 50 minutos cada.

Na primeira aula, fez-se a abordagem do tema de forma indireta, sem conceitos, visando a sensibilização e a participação dos estudantes. Para tanto, foram propostas leituras de gêneros textuais diversos.

O primeiro gênero textual proposto foi a narrativa A água nossa de cada dia. A história é contada por um homem que, ao sair de carro para levar o filho à escola, depara-se com cenas de desperdício de água que, infelizmente, fazem parte de nosso cotidiano.

O cartum será o segundo gênero textual trabalhado na aula. Nele observa-se uma personagem lavando a calçada, em vez de apenas varrê-la, como usualmente recomendado. Literalmente, ela está desperdiçando dinheiro jogando-o no lixo, tal como é explicitado pelo chargista.

O terceiro gênero textual a ser trabalhado, uma charge, retrata um paralelo entre o desperdício de água e as consequências do ato. O texto representa a difundida frase: “se desperdiçar, um dia poderá faltar”. A personagem desperdiça água lavando a calçada. A água, outrora usada sem necessidade, faltará mais tarde na hora do banho.

O quarto gênero textual proposto é um poema que aborda de forma lúdica os vários usos de água. O texto foi escrito por José Paulo Paes e é intitulado Água.

O quinto gênero textual é outro exemplo de charge. Dessa vez, será abordada a escassez de água associada à falta de dinheiro.

Após a leitura dos gêneros textuais, espera-se que os estudantes tenham inferido sobre a temática da aula, visto que todos os gêneros textuais abordam a água de diferentes maneiras. Ao longo da leitura, o professor promoverá inferências visando a participação dos estudantes, por meio da dedução. Sendo assim, o sexto gênero textual propõe uma reflexão, por meio de um questionamento: o que você tem feito para evitar o desperdício de água?

Este último gênero textual dialoga com a problemática da sequência didática elaborada, de forma a contribuir para a (in)formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem diante da realidade de poluição e escassez de água. Este texto será trabalhado novamente na oitava aula, pois se pretende retomar o conteúdo estudado, a fim de traçar um perfil de comportamento desses estudantes, antes e depois das aulas ministradas, relacionado à conscientização abordada na problemática.

Após as leituras dos textos, será promovido um debate regrado, ou seja, a exposição oral dos argumentos feita pelos(as) estudantes e mediada pelo(a) professor(a), abordando os eixos norteadores: uso consciente e o desperdício de água. Em seguida, sugere-se trabalhar com o cotidiano dos estudantes. O que há de semelhante e diferente em relação ao cotidiano dos estudantes e as cenas dos gêneros textuais? O objetivo da discussão é despertar a conscientização por meio da percepção das ações das personagens. Como tarefa para casa, sugere-se a escrita de uma narrativa, tal qual fez o autor do último texto.

A segunda aula abordará o conceito de água potável. Terá início com a retomada de conteúdos, prática que se estenderá nas nove aulas dessa sequência didática. É importante, tanto para o aluno como para o professor, recordar os conteúdos vistos nas aulas anteriores. Dessa forma, tal prática estabelece um vínculo entre os atores envolvidos e a temática retratada.

Para iniciar a discussão, realizamos a leitura do texto: Água doce, doce água, de Evelyn Heine. O poema aborda, dentre outros conceitos, o uso da água doce, assim como o combate ao desperdício.

Em seguida, será promovido um debate com os seguintes questionamentos: Água: recurso finito ou infinito? Todo tipo de água é próprio para o consumo? O que é água potável? E sobre o quantitativo de água doce disponível na Terra em suas diversas maneiras, mas principalmente em rios, lagoas, lagos, no lençol freático, geleiras, nas gotículas suspensas no ar e também armazenada nos seres vivos.

Depois do debate, será realizada a leitura de outros dois gêneros textuais. A letra de música Oh chuva, composição de Luís Carlinhos, gravada pela banda Planta e Raiz e um cartum. Espera-se que os estudantes percebam que os gêneros textuais abordam a questão da seca, em especial, no Nordeste, sendo este um dos subtemas da aula, pois a água é um recurso finito.

Após a discussão, será exibido o vídeo: Água: recurso finito. O vídeo, assim como o título sugere, fala da água como recurso finito. Portanto, dialoga com os demais textos trabalhados na aula.

A terceira aula abordará a importância da água para a vida. Terá início com revisão da aula anterior. Em seguida, será exibido o vídeo da música Planeta Água, de Guilherme Arantes. Essa música é bastante conhecida. Nela, o autor expõe de forma lírica o ciclo da água, desde a chuva até a formação de rios, por exemplo, bem como a conscientização quanto à preservação desse recurso finito.

Posteriormente, será elaborada, juntamente com os alunos, uma lista coletiva de posturas que deverão adotar a fim de evitar o desperdício da água. A partir das listas elaboradas, a turma produzirá cartazes que ficarão expostos na plataforma Padlet,espaço interativo para a socialização dos conteúdos e atividades, criado pelo professor. Como tarefa de casa, os estudantes deverão pesquisar sobre as questões a seguir e postar na plataforma citada: de onde vem a água potável utilizada na região? Na comunidade em que mora, há uso adequado ou inadequado da água? De maneira geral, a água é acessível a todos? Justifique.

Na quarta aula, o tema abordado será o Ciclo da Água. Iniciaremos revisando sobre a importância da água em nossas vidas, temática trabalhada na aula anterior. Em sequência, será exibido o vídeo Água: ciclo da água.

Logo após assistir ao vídeo, propomos organizar a sala em forma de círculo e/ou semicírculos, para dialogar em um debate regrado sobre os seguintes questionamentos: Por que a água é um recurso natural essencial à vida? Qual é a função da água para as plantas e para o organismo do ser humano? Qual é a relação da água com a temperatura da Terra? Em quais estados físicos a água é encontrada na natureza? Qual é a quantidade de água existente em nosso planeta e em nosso corpo? O que é o ciclo da água?

Outros questionamentos podem surgir a partir das dúvidas e/ou respostas dos estudantes. Em seguida, os alunos deverão responder às questões anteriores em forma de relatório escrito, no caderno de Ciências. Os estudantes deverão iniciar a atividade em sala de aula e finalizá-la em casa.

Iniciaremos a quinta aula retomando os conteúdos estudados nas aulas anteriores, visualizando a plataforma padlet da turma, com o uso de Datashow. Dessa forma, serão lidas as postagens realizadas no mural, assim como alguns relatórios elaborados em casa pelos estudantes. A partir dessa leitura compartilhada, iniciaremos uma roda de conversa sobre a temática trabalhada.

O tema da quinta aula será Estação do Tratamento da Água. Exibiremos o vídeo: Estação de tratamento de água - como funciona?. No vídeo é possível entender como a água é tratada nas estações para que chegue às residências dos consumidores, por exemplo.

Logo após, o professor estabelece relações entre os processos de tratamento da água nas estações e a recuperação dos mananciais. Assim, serão explicados minuciosamente cada fase do tratamento da água, quais substâncias são adicionadas nos tanques para que a população possa beber a água sem medo de contaminações e ainda revelar dados sobre porcentagem de brasileiros atendidos pelo serviço (uso da água no Brasil: 8%- uso residencial; 22% uso industrial e 70% agronegócios).

Ainda nessa aula, serão abordadas a importância das matas ciliares nos mananciais e a necessidade de uma fiscalização mais rígida, com aplicabilidade de multas maiores dadas pelos órgãos federais e estaduais, responsáveis por essa fiscalização em casos de desmatamento ou de uso irregular dessas águas.

Para casa, os alunos deverão pesquisar sobre as questões a seguir. As respostas devem ser dadas no caderno de Ciências: o que você entende por água insalubre? Qual a consequência da falta de água potável para o uso da população? Descreva as etapas do processo de tratamento de água. Saindo da estação de tratamento, para onde vai a água já tratada? Como acontece esse transporte?

Começaremos a sexta aula com as devolutivas da aula anterior, dessa vez de forma diferente. Usaremos dicionários e faremos um caça-palavras, com palavras usadas na aula anterior. As palavras são: agronegócios, contaminação, insalubre, mananciais e potável. O significado de cada palavra será lido e compartilhado pelo estudante que encontrar o significado primeiro. Em seguida, será apresentado o vídeo: Tratamento da água, um recorte sobre o tratamento dos esgotos que saem de nossas casas, comércios e indústrias.

Após a exibição do vídeo, será promovida uma roda de conversa sobre a temática retratada, sendo explanadas detalhadamente as etapas do tratamento dos esgotos. Em seguida, será solicitado aos estudantes que pesquisem o local da estação de tratamento do esgoto (ETE) em sua cidade, se há esse local e como ele funciona. Para finalizarem, será solicitado que redijam no caderno os aspectos mais relevantes sobre a aula (água de reúso, doenças transmitidas pela água contaminada, tratamento do esgoto doméstico, tratamento dos resíduos industriais). A atividade será iniciada em sala de aula e finalizada em casa.

A sétima aula terá início com as devolutivas do tema anterior. O professor solicitará a três alunos que socializem as pesquisas realizadas. Em seguida, trataremos sobre os principais poluentes que atingem as águas e identificaremos as principais doenças que podem ser transmitidas para os seres vivos, caso não haja tratamento adequado.

Na sequência, serão exibidos slides (no PowerPoint) sobre as os principais poluentes que atingem a água, bem como as principais doenças que podem ser transmitidas para os seres vivos, caso não haja tratamento adequado. Os alunos deverão anotar no caderno os aspectos mais relevantes abordados nos slides.

Em seguida, a turma será dividida em grupos, de duas a quatro pessoas. Cada grupo deverá produzir cartazes (campanha comunitária) sobre o uso inadequado da água e as consequências para a população. Os cartazes serão expostos no mural central da escola e nos corredores, assim como serão expostos na plataforma padlet criada para a turma.

A atividade de casa proposta será pesquisar e responder no caderno de Ciências sobre as doenças (cólera, malária e leptospirose, verminoses, hepatite e febre tifoide). Para realizar o trabalho, o estudante seguirá a seguinte sequência: 1 – Nome da doença, 2 – Modo de transmissão, 3 - Principais sintomas, 4 – Modo de tratamento, e 5 – Profilaxia.

Na oitava aula, será lido em conjunto o texto: Por que é importante cuidar da água? Por meio da leitura do texto, será feita uma revisão do conteúdo estudado nas aulas anteriores. Durante a leitura, o professor poderá questionar os estudantes, que poderão participar da discussão, acerca dos seguintes tópicos: a água dura para sempre? água invisível, a água ajuda a aprender mais, água subterrânea, a água já causou muitas guerras, água, onde está?, água perdida, todo lixo jogado na rua vai parar nos mares, plantar árvores salva rios, cuide do seu esgoto e o aquecimento global, que muda a chuva de lugar.

Após a leitura compartilhada, o professor retomará o texto da primeira aula: “O que você tem feito para evitar o desperdício de água”? E os alunos compartilharão oralmente suas percepções a respeito da mudança de condutaem relação ao uso consciente de água (antes e depois das aulas). Outro aspecto que será revisado (terceira aula) é quanto ao uso da água no agronegócio que se utiliza de grandes quantidades de água não somente paragerar comida.

Em seguida, o professor explicará o trabalho que será realizado e compartilhado na aula seguinte e conduzido em grupos de três alunos cada. A atividade final consiste em escrever um texto (gênero textual à escolha) ou produzir um vídeo sobre o tema “O que fazer para evitar a poluição e escassez da água, para que, de fato, ocorra o uso consciente e consumo inteligente da água?” (problemática do projeto). Os textos e/ou vídeos serão postados na plataforma Padlet.

Na última aula, a nona, ocorrerá a culminância do projeto com as apresentações dos resultados obtidos em forma de textos (gêneros textuais variados) e/ou vídeos. As apresentações serão durante as aulas de Ciências e Língua Portuguesa (regimes presencial ou remoto). Sugere-se que os grupos apresentem uns aos outros, para que desta forma, os conteúdos sejam socializados e tenham maior abrangência, dado o caráter de conscientização do projeto.

Conclusão

A temática da água suscita muitas discussões. Por meio da sequência didática apresentada percebe-se que tal afirmação é assertiva. Nas aulas planejadas e elaboradas, objetivou-se trabalhar de forma interdisciplinar com as disciplinas de Língua Portuguesa e Ciências da Natureza, por meio da utilização de gêneros textuais acerca da temática. Acredita-se que tal fato possa agregar conhecimento, assim como despertar o senso crítico dos estudantes, no que concerne à conscientização e preservação deste recurso finito.

Também acreditamos que trabalhar de forma interdisciplinar possibilita aprofundar a temática empreendida, pois o tema pode ser explorado de diferentes maneiras, assim como o tema sobre o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), tecnologia e o cotidiano voltados ao ensino-aprendizagem.

A elaboração de uma sequência didática sobre a abordagem CTSA contribuiu para a nossa formação como professores de Educação Básica. Por meio dela, será possível trabalhar os conteúdos utilizando vários recursos didático-pedagógicos que contribuem para a melhoria do ensino-aprendizagem, bem como para promove a interação da turma, pois as aulas ficam mais dinâmicas e proveitosas.

Portanto, aplicar a sequência didática em sala de aula é um desafio. Espera-se que com a sua futura aplicação, o conteúdo temático água seja trabalhado de forma interativa, pois os atores envolvidos no processo, devem atuar de maneira conjunta. Espera-se ainda que, com as reflexões feitas por intermédio da leitura de gêneros textuais diversos, exibição de vídeos, bem como com a participação em debates regrados e elaborações de tarefas utilizando as TDIC, os alunos despertem a consciência para a relevância do uso consciente da água.

Referências

AMARAL, H. Sequência didática e ensino de gêneros textuais. Portal Escrevendo o futuro- Olimpíada de Língua Portuguesa, 2013. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossaspublicacoes/revista/artigos/artigo/1539/sequencia-didatica-e-ensino-de-generos-textuais. Acesso em: 10 nov. 2021.

BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? 2ª ed. São Paulo: Ática, 2001. (Coleção Palavras de Professor.)

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BYBEE, R. W. Science education and the science-technology-society (STS) theme. Science Education, v. 71, n° 5, p. 667-683, 1987.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4ª ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.

GARDAS, J.; SILVA, I. C. M. Interdisciplinaridade no contexto educacional. Revista Científica Semana Acadêmica, Fortaleza, ano MMXV, nº 71, 27 de agosto de 2015.

LAYTON, D. STS in the school curriculum: a movement overtaken by history? In: SOLOMON, J.; AIKENHEAD, Glen. STS education: international perspectives on reform. New York: Teachers College Press, 1994. p. 32-44.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio. Ciência & Educação, v. 13, n° 1, p. 82, 2007.

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 2, n° 2, p. 110-132, jul/ dez. 2000.

TUNDISI, J. G. Água no século XXI: enfrentando a escassez. São Carlos: Rima, 2005.

Publicado em 09 de julho de 2024

Como citar este artigo (ABNT)

MORAIS, Fernanda Guera de; SANTOS, Luiz Fabiano Braga dos; NUNES, Simara Maria Tavares Nunes. Água: uso consciente e consumo inteligente. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 24, nº 24, 9 de julho de 2024. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/24/agua-uso-consciente-e-consumo-inteligente

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.