Genética em Jogo: recurso didático para o aprendizado de conceitos básicos de Genética

Adielle Rodrigues da Silva

Doutora em Genética e Biologia Molecular (UESC)

Muitos estudantes do Ensino Médio apresentam dificuldades relacionadas à fixação de alguns conceitos básicos de Genética e Estatística, que são a base para compreender as Leis de Mendel, a hereditariedade, os tipos de herança e a genética de populações. Algumas vezes os estudantes entendem o que foi abordado na sala de aula, mas não conseguem associar tais conhecimentos a uma aplicação prática na vida e de aperfeiçoamento profissional.

Os cálculos, cruzamentos e probabilidades envolvidos em Genética leva os estudantes a considerar como difícil, criando dessa forma um obstáculo na tarefa de fazer correspondência entre genótipo e fenótipo, distinguir características qualitativas e características quantitativas e identificar os tipos de ação gênica aditiva e dominância, dentre outros (Araújo et al., 2018). O ensino de Genética deve ser trabalhado de maneira significativa pelos docentes, uma vez que permite várias relações interdisciplinares (Rezende; Gomes, 2018).

Ressaltando a importância do ensino-aprendizagem em Genética e Biologia Evolutiva, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aponta Vida e Evolução como uma das três unidades temáticas do componente de Ciências no Ensino Fundamental e Vida, Terra e Cosmos como uma das duas unidades temáticas para a área das Ciências da Natureza e suas tecnologias no Ensino Médio, apresentando habilidades que permitem a compreensão gradativa de conceitos biológicos desde os anos iniciais até o Ensino Médio (Brasil, 2017).

Interdisciplinaridade

A Genética possui várias subáreas; em virtude disso, há necessidade que o aluno possua conhecimentos básicos em determinadas áreas, como Biologia Celular, Citogenética e Matemática (Araújo et al., 2018), pois o ensino de Genética permite várias relações interdisciplinares, sendo necessário que os alunos compreendam as estruturas celulares, suas organelas e suas moléculas e consigam correlacionar as suas funções aos mecanismos de hereditariedade (Rezende; Gomes, 2018).

A Genética é um campo de estudo que abrange questões educacionais, médicas, tecnológicas e científicas. Um exemplo é a variedade de aplicações do conhecimento que a biotecnologia tem, como na Medicina, na indústria e na agricultura. Sendo assim, a divulgação de termos específicos da Genética pela mídia, bem como o conhecimento sobre estrutura da molécula de DNA, manipulação gênica, mutação, cariótipo, recombinação genética, transcrição e tradução, entre outros temas, tornou-se necessário na formação do pensamento crítico do estudante (Reis et al., 2021).

Nesse sentido, torna-se importante contextualizar os conceitos de básicos de Genética com temas atuais da sociedade que geram polêmicas quanto aos avanços de pesquisas científicas na área, considerando a utilização de organismos geneticamente modificados (OGM), especialmente os transgênicos e células-tronco, dentre outros. A utilização de jogos didáticos favorece o ensino-aprendizagem em sala de aula para a construção do conhecimento escolar que permita uma discussão sobre sua aplicação na ciência e sociedade. Sobre isso, a BNCC aponta a habilidade “(EM13CNT304) – Analisar e debater situações controversas sobre a aplicação de conhecimentos da área de Ciências da Natureza (tais como tecnologias do DNA, tratamentos com células-tronco, produção de armamentos, formas de controle de pragas, entre outros –, com base em argumentos consistentes, éticos e responsáveis, distinguindo diferentes pontos de vista”.

Atualmente, é frequente os estudantes concluírem o Ensino Médio com pouca noção sobre o estudo e análise de características quantitativas, uma vez que não se apropriam adequadamente de conceitos básicos de como os genes são transmitidos. Vale ressaltar que alguns conceitos básicos de Genética e Estatística são entendidos pelos estudantes, porém, na maioria das vezes, eles não conseguem associar à prática, pois facilmente compreendem a definição sem pensar como tal informação pode ser aplicada no cotidiano para entender as características que são transmitidas aos organismos, quais podem ser dominantes ou recessivas, a diferença entre indivíduos homozigoto e heterozigoto para determinada característica.

Para isso, é preciso compreender que as características quantitativas são de herança poligênica (controladas por vários genes), ao contrário das características qualitativas, que são monogênicas (controladas por poucos genes). Além disso, a determinação da herdabilidade de uma característica quantitativa pode ser no sentido amplo, sendo a relação da variância genética pela variância fenotípica, como pode ser no sentido restrito, variância aditiva pela variância fenotípica, sendo que a ação gênica aditiva tem maior importância para o melhoramento genético vegetal.

Portanto, é necessário que o professor de Genética reoriente sua prática pedagógica, avaliando a forma como alguns conteúdos serão abordados em sala de aula e quais estratégias serão empregadas para esse fim; desse modo, poderá construir uma aprendizagem mais efetiva (Silva; Cabral; Castro, 2019).

Jogos didáticos

A utilização de jogos é de grande importância para a formação dos estudantes. Nesse sentido, o ensino de Biologia deve propiciar ao aluno a capacidade de compreender conceitos, além de construir a habilidade de interpretá-los de forma crítica, podendo aplicar esses conhecimentos no seu convívio diário (Krasilchik, 2016).

É importante o uso de materiais didáticos que favoreçam a aprendizagem desses conceitos por meio de atividades educacionais diversificadas que estimulem e despertem o interesse dos estudantes pelo saber. Há diversos estudos que ratificam a contribuição significativa dos jogos no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de Biologia, como os de Soares et al. (2016) e Acrani et al. (2020), uma vez que o jogo, além de trabalhar a ludicidade, desenvolve competências e habilidades como trabalho em equipe, desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, concentração e liderança, entre outros (Bertocchi et al., 2016).

O presente trabalho demonstra como utilizar o material didático Genética em Jogo para fixar os conteúdos trabalhados em aulas anteriores sobre alelo, lócus e gene, caracteres qualitativos e caracteres quantitativos, dominante e recessivo, heterozigoto e homozigoto e herdabilidade, dentre outros.

Objetivos

O material didático Genética em Jogo tem como objetivo sensibilizar o estudante para o estudo dos princípios básicos da Genética, fornecendo a contextualização necessária para a compreensão do conhecimento escolar e da apropriação dos conhecimentos envolvidos. Essa atividade é uma ferramenta que pretende preparar o estudante para opinar frente a questões que envolvem a Ciência na sociedade, retirando-o da condição de espectador passivo.

Genética em Jogo é um jogo lúdico que favorece a aprendizagem significativa, promovendo uma participação mais prazerosa do estudante em sala de aula, abordando conceitos básicos da Genética importantes para a Biologia e para a vida atual. Sendo assim, o jogo busca trazer para o concreto os conceitos da Genética Básica levando o estudante a exercer sua cidadania.

Com o jogo, espera-se que o estudante:

- Entenda como ocorre a transmissão das características hereditárias;

- Compreenda que as características dominantes são segregadas por genes dominantes, enquanto as características recessivas são segregadas por genes recessivos;

- Demonstre os processos de divisão celular, a meiose e a mitose; e

- Compreenda a relação entre genótipo e fenótipo.

Metodologia

Genética em Jogo é composto por 30 cartas-pergunta; cada uma corresponde a uma questão; essas cartas estão disponíveis para impressão no Anexo, ao fim deste artigo. O professor deve ter a lista de questões e de respostas disponibilizada com antecedência, a fim de relacionar os conceitos básicos de Genética abordados no jogo e Ciência na sociedade.

O professor deve dividir a turma em grupos de alunos, preferencialmente de mesmo número, e solicitar que sentem em círculo para que todos possam visualizar as cartas que serão colocadas por cada jogador, preparando jogos suficientes para a classe jogar dividida em grupos.

A lista de questões e respostas do Genética em Jogo fica com o professor, que verificará se a resposta está correta. Para melhor uso do tempo disponível, o prazo de resposta pode ser livre ou combinar um período predeterminado, usando cronômetro.

É preciso explicar o jogo antes do início, embaralhar as cartas do Genética em Jogo e pedir que cada jogador pegue a mesma quantidade de cartas. Inicia o jogo o jogador que pegar a carta em que está escrito Genética em Jogo; em seguida, deve colocar a carta no centro e ler a pergunta que está ali. O jogador que estiver com a resposta deverá fazer da mesma forma, colocar a carta com a resposta próxima à pergunta e depois ler a pergunta que está na sua carta.

A cada pergunta lançada pode ser feita uma discussão a respeito da relação entre o conteúdo da pergunta e os temas da sociedade. O jogador que terminar todas as cartas primeiro será o vencedor. O jogo encerra quando todos os jogadores acabarem suas cartas.

Referências

ACRANI, S. et al. A utilização de jogos didáticos como estratégia de aprendizagem no ensino de Biologia. Brazilian Journal of Development, v. 6, nº 2, p. 7.930-7.935, 2016.

ARAÚJO, M. S. et al. A Genética no contexto de sala de aula: dificuldades e desafios em uma escola pública de Floriano/PI. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 9, nº 1, p. 19-30, 2018.

BERTOCCHI, N. A. et al. Jogo da Velha Mendeliano: uma atividade lúdica para o ensino de Genética. Revista Brasileira Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, nº 3, p. 1-15, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#medio.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4ª ed. São Paulo: Edusp, 2016.

REIS, A. H. de O. et al. Sorte na Genética: atividade educacional de suporte ao ensino-aprendizagem no Ensino Médio. Revista Educação Pública, v. 21, nº 28, 27 de julho de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/28/sorte-na-genetica-atividade-educacional-de-suporte-ao-ensino-aprendizagem-no-ensino-medio.

REZENDE, L. P.; GOMES, S. C. S. Uso de modelos didáticos no ensino de Genética: estratégias metodológicas para o aprendizado. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 8, nº 2, 2018. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/4447. Acesso em: 29 maio 2020.

SILVA, C. C.; CABRAL, H. M. M.; CASTRO, P. M. Investigando os obstáculos da aprendizagem de Genética Básica em alunos do Ensino Médio. Educação Temática Digital, v. 21, nº 3, p. 718-737, 2019.

SOARES, V. F. et al. A relevância dos jogos didáticos como ferramenta para auxílio do processo de ensino-aprendizagem de Biologia. Diversitas Journal, v. 1, nº 1, p. 64-67, 2016.

Vale a pena ler também: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/14/atividades-ludicas-no-processo-de-ensino-e-aprendizagem-dos-conceitos-de-genetica.

Anexo

Perguntas

Respostas

Formas alternativas de um mesmo gene que ocupam o mesmo lócus em cromossomos homólogos?

Alelo

Caracteres controlados por vários genes e/ou sujeitos a elevada influência ambiental?

Caracteres quantitativos

Como ocorre a distribuição dos caracteres quantitativos?

Contínua

Quais são os caracteres governados por poucos genes, que apresentam variáveis discretas?

Caracteres qualitativos

Como se chamam os cruzamentos que se dão entre indivíduos aparentados?

Endogamia

Quais os tipos de ação gênica?

Aditiva, dominante e epistática ou de interação

Dividindo a variância genética pela variância fenotípica, o que se obtém?

Herdabilidade no sentido amplo

Como se chama a herança que os caracteres quantitativos apresentam?

Herança complexa

Qual o alelo que somente se expressa em homozigose?

Recessivo

Como é a distribuição dos caracteres qualitativos?

Descontínua

Qual é a herança que os caracteres qualitativos apresentam?

Herança simples

Subtraindo a variância ambiental da variância fenotípica, o que se obtém?

Variância genética

Qual a ação gênica em que a expressão fenotípica do heterozigoto supera a de ambos os homozigotos?

Sobredominância

Qual a denominação usada para a variação em torno da média?

Desvio padrão

O que se obtém dividindo a variância aditiva pela variância fenotípica?

Herdabilidade no sentido restrito

Qual a representação gráfica das relações de parentesco entre indivíduos?

Heredograma

Qual o nome dado quando o indivíduo apresenta dois alelos diferentes de um mesmo gene?

Heterozigoto

Qual é o alelo que se expressa em condição homozigótica e em condição heterozigótica?

Dominante

Como se chama o conjunto de genes do indivíduo?

Genótipo

Qual o nome do conjunto de indivíduos idênticos que têm homozigose em todos os lócus?

Linhagens

Como é chamada a posição específica em que cada gene é encontrado em um cromossomo?

Lócus

Qual o processo de divisão celular em que uma célula origina duas células idênticas?

Mitose

Como é chamado quando o indivíduo apresenta dois alelos iguais de um mesmo gene?

Homozigoto

Qual o nome da constituição cromossômica de um indivíduo?

Cariótipo

Qual o efeito em que o valor genotípico do heterozigoto é igual ao de um dos homozigotos?

Efeito de dominância

Como são denominadas as características do indivíduo que são resultado da expressão do genótipo e da ação do ambiente?

Fenótipo

Qual é o princípio do equilíbrio gênico, se nenhum fator evolutivo ocorrer?

Equilíbrio de Hardy-Werinberg

Como se chama a interação gênica na qual genes de um par de alelos inibem a manifestação de outros genes?

Epistasia

Qual o nome da divisão celular em que uma célula diploide (2n) origina quatro células haploides (n)?

Meiose

Como se denominam as sequências específicas de nucleotídeos no DNA – unidade fundamental da hereditariedade?

Gene

Publicado em 30 de janeiro de 2024

Como citar este artigo (ABNT)

SILVA, Adielle Rodrigues da. Genética em Jogo: recurso didático para o aprendizado de conceitos básicos de Genética. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 24, nº 3, 30 de janeiro de 2024. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/3/genetica-em-jogo-recurso-didatico-para-o-aprendizado-de-conceitos-basicos-de-genetica

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