Guia de utilização de tecnologias digitais na Educação Básica: olhares visuais, olhares virtuais: Frida Kahlo e o encantamento da arte
Talita Reis Lima
Graduada em Letras-Português, com bacharelado em Estudos Linguísticos (UFMG) e Pedagogia (UEMG)
Amanda Tolomelli Brescia
Doutora em Educação (UFMG), mestra em Educação Tecnológica (Cefet-MG), graduada em Pedagogia
Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, popularmente conhecida como Frida Kahlo, foi uma renomada pintora surrealista mexicana, famosa pela pintura de retratos, autorretratos e obras que retratavam a natureza e outros aspectos inerentes à sua vida particular e à sociedade mexicana. Nasceu em Coyoacán em 6 de julho de 1907, mas preferia dizer que nasceu em 1910, “não pela bobagem de esconder a idade, e sim porque nesse ano começou a Revolução Mexicana, e eu sou a revolução” (Hesse, 2020, p. 17). Faleceu na mesma cidade em 13 de julho de 1954.
A Casa Azul, onde nasceu, viveu grande parte de sua vida e morreu, pertencia a seus pais. Hipotecada, a casa foi resgatada por Diego Rivera, seu marido, que a homenageou com a inauguração do Museu Frida Kahlo ou Casa Azul em 1958; azul por representar amor, pureza e eletricidade, segundo palavras da própria Frida. No entanto, essa é uma casa colorida, as cores de Frida, como ela mesma gostava de retratar em suas obras e roupas.
Artista do início do século XX, Frida enfrentou grandes tragédias em sua vida; com apenas 18 anos, sofreu um grave acidente que deixou sequelas, inclusive em sua coluna vertebral e em sua capacidade de ser mãe biológica. “Apesar dos diagnósticos dos médicos, preferi acreditar que o acidente era o culpado por minha incapacidade de ter filhos” (Hesse, 2020, p. 45).
Embora frequentemente associada ao surrealismo, Frida não se considerava surrealista, pois acreditava que “eles acham que eu era surrealista, mas não era. Nunca pintei sonhos, eu pintava minha própria realidade” (Hesse, 2020, p. 96). A pintura, então, tornou-se um espaço de liberação de sua dor, das traições, de suas perdas, de suas angústias, mas não se tornando uma pintura angustiante. Muito pelo contrário, Frida se libertava em sua pintura, sempre forte em cores e traços bem demarcados.
Frida se tornou um ícone do feminismo global, pois, em um momento histórico artístico marcado prioritariamente pela presença masculina, ela surge ressaltando e priorizando seu modo de pintar, de vestir-se, suas escolhas políticas e até gastronômicas.
A BNCC e as atividades propostas
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental busca a progressão do conhecimento adquirido na Educação Infantil e a “ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender” (Brasil, 2017, p. 59).
Apresentar Frida Kahlo e suas sutilezas e delicadezas para os estudantes brasileiros se faz premente quando refletimos sobre a necessidade de que “a sensibilidade, a intuição, o pensamento, as emoções e as subjetividades se manifestem como formas de expressão no processo de aprendizagem em Arte” (Brasil, 2017, p. 193).
Considera-se que o ensino de Arte
contribui, ainda, para a interação crítica dos alunos com a complexidade do mundo, além de favorecer o respeito às diferenças e o diálogo intercultural, pluriétnico e plurilíngue, importantes para o exercício da cidadania. A Arte propicia a troca entre culturas e favorece o reconhecimento de semelhanças e diferenças entre elas (Brasil, 2017, p. 193).
As ferramentas tecnológicas escolhidas aqui para o desenvolvimento da atividade proposta possibilitam aos alunos novas formas de aprendizagem de maneira mais interativa, prática, lúdica e participativa, instigando a curiosidade, além de expandir e proporcionar novos conhecimentos e habilidades.
A realidade virtual faz com que o estudante se aproxime de uma realidade física por meio de aparelhos tecnológicos ligados à internet e se sinta imerso e participativo daquela realidade. Com o museu virtual não seria diferente, pois, a partir dele, é possível expandir ainda mais os horizontes culturais e as práticas com ferramentas tecnológicas. Trata-se de um ambiente no qual é possível resgatar a história, a vivência, a memória e, ao mesmo tempo, educar, aprender, visitar e interagir com o meio digital, transpondo barreiras físicas e geográficas, proporcionando ao estudante uma experiência única. Vista a importância da ampliação cultural e digital, a BNCC aborda como uma de suas competências gerais
valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva (Brasil, 2017, p. 9).
A metodologia proposta para o desenvolvimento das atividades possibilita maior interação social entre os alunos, maior autonomia, colaboração e envolvimento nas atividades, além de adquirirem o conhecimento teórico acerca da pintora e de sua vida. Propõem-se duas abordagens mais ativas para os estudantes: a sala de aula invertida e a resolução de problemas.
Espera-se que a utilização da metodologia de sala de aula invertida proporcione aos alunos buscar e conhecer mais sobre o assunto antes de discuti-lo de maneira mais aprofundada em sala de aula; “a inversão da sala de aula estabelece um referencial que oferece aos estudantes uma educação personalizada, ajustada sob medida às suas necessidades individuais” (Bergmann; Sams, 2018, p. 6). A metodologia de resolução de problemas fará com que se instigue no aluno curiosidade sobre o tema abordado, proporcionando melhor condicionamento crítico para o entendimento e as discussões.
Acredita-se que, utilizando as ferramentas e metodologias selecionadas de maneira pedagógica, e não apenas como simples ferramentas ou suportes, é possível estabelecer comunicação entre os estudantes de forma crítica e reflexiva, como indica a BNCC. A partir do tema selecionado, é possível resolver problemas, relacionar questões com a vida pessoal e coletiva, entre outros benefícios que possam favorecer o crescimento e o aprendizado do estudante, visto que ele é o centro do processo de aprendizagem e responsável pela construção de conhecimento.
Tendo como premissa de trabalho a BNCC, a proposta pode ser desenvolvida a partir dos seguintes objetos de conhecimento e habilidades:
Materialidades: (EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
Processos de criação: (EF15AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.
Arte e tecnologia: (EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística (Brasil, 2017).
Desenvolve-se a proposta das seguintes atividades com estudantes entre oito e nove anos:
1º momento: neste primeiro momento do projeto, sugere-se um levantamento prévio sobre a artista. É necessário conversar com os alunos sobre o que conhecem da história de Frida Kahlo, se conhecem suas obras, qual a sua importância para a arte, qual a sua história de vida e qual a ligação dessa história com suas obras de arte, qual a história da Casa Azul (se já ouviram falar desse local), qual a origem da artista, quais as suas principais obras de arte e por que elas são as principais, como e por que Frida ganhou destaque por seu trabalho.
Depois desta conversa, faz-se necessário orientá-los para que façam uma pesquisa sobre a artista, registrá-la e levar para a sala de aula, contendo imagens, links e o que for encontrado de histórias e curiosidades sobre a artista. Além disso, serão disponibilizados para os alunos materiais multimodais contendo textos, vídeos e imagens sobre a artista, para que possam se aprofundar um pouco mais sobre o assunto antes da discussão em sala de aula, motivando os alunos sobre a temática e estimulando o interesse sobre o assunto, enriquecendo ainda mais o debate sobre Frida.
2º momento: depois de leitura, pesquisa, principais apontamentos e discussão em sala sobre a artista, deve ser realizado um levantamento prévio do conhecimento dos alunos em relação ao uso de celular, tablet ou computador (aparelho que for utilizado para realização da atividade). Posteriormente, será apresentada a plataforma de realidade virtual Museu Frida Kahlo – Casa Azul.
Alguns minutos serão disponibilizados para que eles explorem a plataforma de maneira livre e, posteriormente, faz-se necessário apresentar aos estudantes e direcioná-los para os principais recursos das ferramentas buscando a realização do tour virtual com máxima qualidade e precisão. É relevante solicitar que registrem, durante o passeio virtual, o que mais chamou atenção em todo o museu, tanto em relação à exploração virtual quanto ao acervo disponibilizado. Muitos detalhes podem ser levantados, desde a presença das tintas e da cadeira de rodas utilizadas por Frida em seu estúdio como o detalhe do lenço cor de rosa disponível em seu quarto, além das cores fortes presentes e marcantes em suas obras.
Figura 1: Print de passeio virtual no estúdio da Casa Azul
Fonte: https://www.museofridakahlo.org.mx/virtual/#tour_1. Acesso em: 2 ago. 2023.
3º momento: Depois de conhecer as cores que compõem sua casa, suas obras, sua vida e algumas obras de Frida, o professor ou a professora deve propor a realização em sala de aula de duas atividades pelos alunos: a) atividade de pintura a partir da obra de que mais gostaram; e b) criação de um desenho que esteja relacionado com a vida deles.
No momento dessa atividade, espera-se que o professor registre, por meio de fotos, os trabalhos realizados e a explicação de cada aluno com o porquê da escolha para cada obra selecionada, sendo essa explicação registrada por vídeo. Serão explorados com mais detalhes alguns questionamentos da vida e da obra da artista com a atividade, como buscar entender a relação das obras com sua vida pessoal e sua relação com a Revolução do México e o enquadramento de suas obras com o movimento surrealista.
4º momento: Nesse quarto e último momento, solicita-se que os estudantes realizem o registro, o desenvolvimento de um áudio ou um vídeo, por meio do celular ou tablet, contando sobre a vida de Frida, o que aprenderam e gostaram com a exposição de Frida Kahlo, a partir da visita ao Museu Virtual, o que acharam da experiência, e como podem relacionar a arte com a vida deles. Sugere-se que, neste momento, os estudantes estejam caracterizados com as cores, traços, maquiagens e/ou vestimentas que lembrem a artista, realizando, assim, uma homenagem a ela.
Posteriormente, com o material disponibilizado pelos alunos, espera-se que o professor ou a professora, juntamente com os alunos, organize e disponha o material no Padlet e disponibilize o link para as famílias conhecerem todo o trabalho desenvolvido e o material produzido pelos estudantes.
Propõe-se que a avaliação deste projeto ocorra em todas as etapas propostas e desenvolvidas para a realização das atividades, sendo assim considerada uma avaliação processual e formativa, em que os participantes serão avaliados tanto no decorrer das atividades quanto no envolvimento, comprometimento e participação em cada uma das etapas realizadas.
Diante dessa proposta, é possível considerar o desenvolvimento da cultura para além da sala de aula e transpor barreiras físicas e geográficas por meio do uso das tecnologias digitais, além de proporcionar mais autonomia no processo de aprendizado dos estudantes com as metodologias ativas. Frida se torna acessível para todos aqueles que podem, de alguma forma, acessar a plataforma virtual do Museu Virtual Frida Kahlo e mergulhar na arte de uma artista tão marcante e importante para todos os tempos; revolucionária de corpo, alma, mente e atitude.
A interação também permite trocas de informações e novas formas de conhecimentos não só da artista como de outras formas de culturas. O uso das tecnologias digitais na educação contribui para o processo de ensino-aprendizagem do aluno de forma dinâmica, prática e interativa e proporciona novas vivências e transpõe barreiras, contribuindo para a ampliação de horizontes, conhecimentos e enriquecimentos culturais dos alunos, trazendo importância e valoração para o meio da arte, educação, e, ainda, de forma social para enriquecimento pessoal e cultural desses sujeitos.
Referências
BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: um metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Educação é a Base. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 27 jul. 2023.
CLIK Museus. Faça um tour virtual pela casa de Frida Kahlo. s/d. Disponível em: https://clickmuseus.com.br/faca-um-tour-virtual-pela-casa-de-frida-kahlo/. Acesso em: 2 ago. 2023.
GAROFALO, Débora. Como as metodologias ativas favorecem o aprendizado. Nova Escola, São Paulo, 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/11897/como-as-metodologias-ativas-favorecem-o-aprendizado?gclid=EAIaIQobChMIztLvy-3fgAMVOzHUAR0mjAHXEAAYASAAEgIJxvD_BwE. Acesso em: 2 ago. 2023.
HESSE, María. Frida Kahlo: uma biografia. 7ª ed. Porto Alegre: L&PM, 2020.
MUSEO FRIDA KAHLO. Site oficial. s/d. Disponível em: https://www.museofridakahlo.org.mx/. Acesso em: 2 ago. 2023.
MUSEO FRIDA KAHLO_CASA AZUL. Site oficial. s/d. Disponível em: https://www.museofridakahlo.org.mx/virtual/#tour_1. Acesso em: 2 ago. 2023.
PADLET. Site oficial. s/d. Disponível em: https://pt-br.padlet.com/. Acesso em: 2 ago. 2023.
Publicado em 20 de agosto de 2024
Como citar este artigo (ABNT)
LIMA, Talita Reis; BRESCIA, Amanda Tolomelli. Guia de utilização de tecnologias digitais na Educação Básica: olhares visuais, olhares virtuais: Frida Kahlo e o encantamento da arte. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 24, nº 30, 20 de agosto de 2024. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/30/guia-de-utilizacao-de-tecnologias-digitais-na-educacao-basica-olhares-visuais-olhares-virtuais-frida-kahlo-e-o-encantamento-da-arte
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