As contribuições do Ciclo de Kolb na criação da logo do Clube da Matemática

Geísa Matos Ferreira

Professora da rede estadual do Rio de Janeiro, especialista em Planejamento Educacional (Asoec/Universo), graduada em Matemática

Gabriela Constâncio da Silva Vaz

Professora da rede estadual do Rio de Janeiro, especialista em História do Brasil, graduada em História (FSJ)

Renata Nalim Basilio Tissi

Professora da rede estadual do Rio de Janeiro, mestra em Ensino (UFF), graduada em Matemática (UFF) e em Ciências Biológicas (UENF)

A ideia de criar um Clube da Matemática no Colégio Estadual Deodato Linhares, no município de Miracema, noroeste do Estado do Rio de Janeiro, surgiu em uma aula de Matemática com alunos do 2º ano do Novo Ensino Médio. Durante uma atividade de Geometria Plana, uma proposta foi apresentada e instantaneamente aceita pelos alunos. Ensinar Matemática e garantir que os alunos compreendam os conceitos e aplicações dessa área é uma tarefa desafiadora, especialmente quando se trata de aplicações em situações da realidade (Santos, 2021). A expressão "vivendo e aprendendo" reflete a eficácia da vivência como uma das melhores formas de aprender e consolidar conceitos e teorias (Oliveira, 2022).

O Clube existe virtualmente e possui um perfil no Instagram (@clubdamatematica). Uma das competências gerais da Educação Básica da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva (Brasil, 2017). A utilização de recursos tecnológicos e mídias sociais na sala de aula promove um ensino-aprendizagem mais dinâmico e criativo.

O concurso para a criação da logo foi proposto a fim de que o perfil do Instagram tivesse uma imagem representativa do Clube da Matemática. A atividade se desenvolveu com um grupo de alunos do Colégio Estadual Deodato Linhares. Após a implementação dessa atividade, surgiu uma nova proposta com enfoque no Ciclo de Kolb. O objetivo do trabalho foi despertar o interesse dos alunos por temas relacionados à Matemática e incentivar a participação deles em atividades que combinem conceitos matemáticos e criatividade.

Fases do Ciclo de Kolb

O educador David Kolb, baseado nos estudos de John Dewey, desenvolveu o Ciclo de Aprendizagem Vivencial, composto por quatro etapas contínuas: sentir, refletir, pensar e agir (Tiburski, 2019). A aprendizagem é vista como um processo em que se cria conhecimento a partir da vivência. Para que o processo de aprendizagem seja efetivo, o aluno deve passar por todas as etapas do ciclo (Kolb, 1984).

Serão percorridas todas as fases do ciclo (Figura 1) e exercitadas para consolidar os conceitos. Ressalta-se que o ciclo pode ser desenvolvido em apenas uma aula ou no planejamento de toda a disciplina (Oliveira, 2022).

Diagrama

Descrição gerada automaticamente

Figura 1: Ciclo da Aprendizagem Vivencial e suas quatro fases
Fonte: Adaptado por Oliveira (2022), baseado em Kolb (1984).

Experiência concreta: O aluno reunirá todas as suas experiências com a Matemática e criará a logo do Clube da Matemática por meio de desenho à mão livre. Nessa etapa, desenvolvem-se sentimentos e observações dos alunos, sem a necessidade de conceituação.

Observação reflexiva: O aluno observará em seu livro e à sua volta quais elementos da Matemática poderão estar na logo: figuras geométricas, equações, sólidos geométricos, gráficos, operações e uma infinidade de outros elementos. Esse exame ou manipulação das informações se dá no próprio íntimo, nos sentimentos e nas reações. O objetivo é a observação e a reflexão.

Conceituação abstrata: Para criar a logo, o aluno precisará ver o objeto físico (sólido geométrico) e trazer para o abstrato, criar a perspectiva do desenho e suas percepções na logo. Nessa etapa, o professor apresentará conceitos, além da construção teórica e da análise da vivência dos alunos com os elementos da Matemática.

Experiência ativa: O aluno fará experimentações e esboços da possível logo do Clube da Matemática, com o intuito de passar uma imagem harmoniosa e interessante sobre a Matemática e que possa representar com excelência o Clube no Instagram. É nessa etapa que o aluno vai aprender por meio do fazer, do praticar e do criar, colocando em prática o que aprendeu.

Metodologia

A atividade foi idealizada com base em estudos realizados em uma disciplina do curso de pós-graduação lato sensu em Formação de Professores em Empreendedorismo e Gestão para o Ensino Médio, oferecido para os professores da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Para criar um ambiente vivencial de aprendizagem, temos de mudar nossas salas de aula: de um formato centralizado no qual os docentes falam para um ambiente em que o aluno participe ativamente da própria aprendizagem. Não defendemos o esquecimento da teoria; ao contrário, sustentamos a associação entre a teoria e a prática (Oliveira, 2022).

Proposta de atividade

Tema: Criação da logo do Clube da Matemática com votação no Instagram

Público-Alvo: Estudantes do Novo Ensino Médio do Colégio Estadual Deodato Linhares

MatClub: O Universo da Matemática

A atividade proposta é um concurso para a criação da logo do Clube da Matemática, que será colocada no perfil do Instagram (@clubdamatematica). Os alunos participantes do concurso passarão pelas etapas do Ciclo de Kolb, que os ajudarão a planejar o passo a passo da criação da logo (Quadro 1). Com isso, passarão pelos vários estilos de aprendizagem, permitindo que sintam, reflitam, pensem e ajam. Nessa atividade proposta, o estilo de aprendizagem predominante é o acomodativo.

Quadro 1: Etapas do concurso da logo segundo o Ciclo de Kolb

Atividade

Ação

Estilo contemplado

Apresentação das regras do concurso

Os alunos recebem as regras do concurso como forma de orientá-los a desenhar a logo do Clube da Matemática

Assimilador

(Refletir – Pensar)

O aluno é orientado a “seguir” o Instagram do Clube da Matemática

O aluno segue o Instagram do Clube da Matemática

Convergente

(Pensar – Agir)

O aluno individualmente recebe as instruções para a criação da logo

Cada aluno escolhe uma forma de criar a logo do Clube da Matemática, observando e refletindo sobre os elementos da Matemática a serem utilizados

Divergente

(Sentir – Refletir)

O aluno faz o esboço da logo do Clube da Matemática

Os alunos criam de fato a partir do esboço da logo. Após concluir, o aluno entrega para o professor o seu desenho, que entrará para votação pública no Instagram. O aluno acompanha cada curtida em tempo real, uma ação que desperta a emoção de ser o vencedor no final do concurso

Acomodativo

(Agir – Sentir)

Implementação da atividade proposta

Antes de desenvolver a atividade, o professor solicitou aos alunos que pesquisassem elementos da Matemática que poderiam ser usados para desenhar uma logo para o Clube da Matemática, falando sobre as características e conceitos desses elementos para que, usando-os, os alunos pudessem fazer o desenho solicitado.

O professor, o grêmio estudantil e os alunos criaram um perfil no Instagram para o Clube. Após a criação do perfil, foram divulgadas as regras do concurso nas salas de aula, por meio de stories, reels, publicações, cartazes, na rádio escolar e em toda a comunidade escolar.

Para participar do concurso da logo do Clube da Matemática, os alunos deveriam obedecer às seguintes regras:

  • Estar matriculado na turma de EMTI do Colégio Estadual Deodato Linhares e frequentar as aulas regularmente;
  • Seguir o perfil criado do Clube da Matemática no Instagram;
  • O desenho deve ser inédito;
  • Cada aluno pode participar com apenas um desenho;
  • O desenho vencedor será o que obtiver mais curtidas;
  • Haverá premiação para o desenho vencedor.

O professor atualiza o Instagram com curiosidades e desafios trazidos pelos alunos, que serão analisados por ele. Durante o período de elaboração e publicações, o perfil permanecerá sem foto até que a logo vencedora seja inserida.

Os alunos são avaliados com base no cumprimento das regras do concurso e na incorporação de elementos matemáticos na elaboração da logo. Essa atividade permite aos alunos a realização de ações que ampliem seus conhecimentos em Matemática, além de desenvolver habilidades e estimular a criatividade. Durante o processo, todos têm a oportunidade de colaborar e, nos momentos de reflexão, suas opiniões são valorizadas, refletindo sobre o significado da atividade para cada um deles. Ademais, a criação da logo do Clube da Matemática, a ser exibida no perfil do Instagram, representa um produto de aplicação concreta e tangível.

Considerações finais

O concurso da logo do Clube da Matemática foi uma prática desenvolvida pela professora Renata Nalim com os alunos do Colégio Estadual Deodato Linhares. Essa prática proporcionou autonomia e despertou a criatividade. Com os resultados obtidos, uma nova proposta de atividade surgiu, por meio da aplicação do Ciclo de Kolb (1984).

O desenho vencedor original (Figura 2) e o desenho vetorizado (Figura 3), criados pelo aluno João Pedro, do 2º ano do Novo Ensino Médio, foram disponibilizados no perfil do Clube da Matemática no Instagram. A Figura 4 traz o QR Code gerado pelo aplicativo Instagram, que pode ser compartilhado nas redes sociais.

Instagram:

Figura 2: Logo à mão livre – Aluno João Pedro (2º ano do Ensino Médio)
Fonte: Clube da Matemática - @clubdamatematica

Uma imagem contendo Forma

Descrição gerada automaticamente

Figura 3: Logo vetorizada em aplicativo – Aluno João Pedro
Fonte: Clube da Matemática - @clubdamatematica.

Código QR

Descrição gerada automaticamente

Figura 4: QR Code do Clube da Matemática no Instagram
Fonte: Clube da Matemática - @clubdamatematica.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em: 23 ago. 2023.

KOLB, D. A. Experiential learning: experience as the source of learning and development. New Jersey: Prentice Hall, 1984.

OLIVEIRA, M. A.; CARREIRO, E. de L. P. Práticas pedagógicas para educação empreendedora. Niterói: UFF/Departamento de Empreendedorismo e Gestão, 2022.

SANTOS, J. A. V. dos; CUNHA, D. da S. O uso do laboratório no ensino da Matemática: desafios e possibilidades encontradas pelos professores em suas práticas pedagógicas. Revista Educação Pública, v. 21, nº 41, 16 de novembro de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/41/o-uso-do-laboratorio-no-ensino-da-matematica-desafios-e-possibilidades-encontradas-pelos-professores-em-suas-praticas-pedagogicas. Acesso em: 30 ago. 2023.

TIBURSKI, R. Diário de escola: aprender fazendo. 2019. Disponível em: https://diarioescola.com.br/aprender-fazendo/. Acesso em: 23 ago. 2023.

Publicado em 27 de agosto de 2024

Como citar este artigo (ABNT)

FERREIRA, Geísa Matos; VAZ, Gabriela Constâncio da Silva; TISSI, Renata Nalim Basilio. As contribuições do Ciclo de Kolb na criação da logo do Clube da Matemática. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 24, nº 31, 27 de agosto de 2024. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/31/as-contribuicoes-do-ciclo-de-kolb-na-criacao-da-logo-do-clube-da-matematica

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