O uso de jogo didático nas aulas de Ciências Naturais como indutor da construção do conhecimento a respeito de uma alimentação saudável

Giovana Dias da Silva

Licencianda em Ciências Biológicas (UFCG)

José Deomar de Souza Barros

Licenciado em Ciências com habilitação em Biologia e em Química (UFCG), mestre e doutor em Recursos Naturais (UFCG), professor adjunto da UFCG, membro Grupo de Pesquisa Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável do Semiárido

É importante mostrar aos jovens o quão essencial é ter hábitos alimentares saudáveis, influenciando-os à boa consciência na busca de uma qualidade de vida (Moura, 2010). No ambiente escolar, mas principalmente nas aulas de Ciências, devemos trabalhar por meio de atividades que envolvam a sensibilização à importância da boa alimentação, desenvolvendo práticas a respeito da temática, pois o que é ingerido afeta a parte física e mental das pessoas, seja positivamente, por meio de frutas e verduras, por exemplo, ou negativamente, por meio do alto consumo de alimentos industrializados, gordurosos e/ou com alto teor de sódio e açúcares (Andreoli; Follador, 2016).

Então, para que haja um equilíbrio alimentar entre aqueles alimentos que irão satisfazer a necessidade nutricional do corpo e os alimentos com baixo valor nutricional, ter hábitos saudáveis não está relacionado apenas à ingestão de comida saudável, mas em manter um equilíbrio, tendo um consumo baixo de alimentos poucos nutritivos (Jesus, 2016).

Ademais, quando se buscam métodos de prevenção de doenças, os profissionais de saúde recomendam principalmente a prática de exercícios físicos associados a uma boa alimentação. Assim, ocorre o mesmo com a prática da manutenção da saúde. É necessário entender que uma alimentação de qualidade não se deve à atitudes extremas, como se alimentar em muita ou pouca quantidade, pois essas questões são relativas e os nutrientes alimentares necessários dependem da necessidade de cada indivíduo. Por isso, é fundamental realizar consultas com especialistas da área (Raimundo; Machado Filho, 2017).

O saber sobre alimentação é composto pelos conhecimentos cotidianos, pelas convicções de benefícios e malefícios de certos tipos de alimentos, pelas restrições alimentares e pelo saber científico que, em geral, possui menor influência na vida das pessoas (Vilarta et al., 2007). Com o avanço da internet, temos contato com a cultura alimentar de diversos locais e uma maior exposição de anúncios e propagandas que influenciam de forma negativa os hábitos alimentares, fazendo com que as chances de desenvolver doenças sejam cada vez maiores e mais precoces (Assis et al., 2021).

Outro aspecto relevante diz respeito às organizações da agricultura familiar. Geralmente elas produzem por meio de práticas sustentáveis cada vez menos utilizadas, sendo substituídas pela monocultura que produzinsumos para uma geração de alimentos ultraprocessados. Além de serem alimentos não nutritivos, para asua produção é preciso uma boa extensão de solo, com alto gasto de agroquímicos, de combustível e deslocamento desses alimentos para lugares distantes, sendo prejudicial para o meio ambiente (Brasil, 2014).

Diante do exposto, a presente pesquisa tem por objetivo avaliar a eficiência de jogos didáticos na construção do conhecimento sobre o tema da alimentação saudável.

Caracterização da área de estudo

A presente pesquisa foi realizada no período de maio a junho de 2023, com estudantes de uma escola pública no Município de Bom Jesus, Estado da Paraíba, uma cidade situada a 508km da capital João Pessoa, entre a latitude Sul 06º 48' 57" e longitude Oeste 38º 39' 22" (Figura 1). Segundo o IBGE (2022), o município de Bom Jesus é composto por uma população de 2.286 habitantes e possui uma área territorial de 47,367km².

Figura 1: Localização do município de Bom Jesus no mapa da Paraíba

Fonte: Adaptado de CPRM, 2005.

Classificação da pesquisa

Tomamos como base para a classificação da pesquisa as definições de Gil (2008). Do ponto de vista da natureza da pesquisa a classificamos como aplicada, visto que foram realizadas atividades práticas para a busca da solução de um problema. Em relação ao tipo de abordagem, trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa, pois os dados analisados se deram por meio de recursos e técnicas estatísticas, assim como foi analisada a qualidade do entendimento da importância da temática trabalhada. Do ponto de vista dos objetivos, classificou-se a pesquisa como descritiva, pois houve o levantamento de dados por meio de questionários. Em relação ao procedimento técnico, trata-se de pesquisa-ação por haver o envolvimento entre o pesquisador e o pesquisado, envolvendo ação para a resolução de um problema coletivo.

Sujeitos da pesquisa

Os sujeitos da pesquisa são os 21 alunos da turma do 8° ano da unidade escola mencionada.

Intervenção pedagógica e instrumentos de coleta de dados

A coleta de dados ocorreu com a aplicação de um questionário prévio semiestruturado, com cinco questões, entre objetivas e dissertativas, para investigar os conhecimentos preexistentes dos alunos acerca do tema. Posteriormente, ocorreu uma aula expositiva na qual foram apresentados os principais conceitos sobre a temática e foram apresentados dois vídeos: Aliança pela alimentação adequada e saudável (2017) e Aprender é simples e fácil (2020), para a complementação do assunto, com discussão coletiva posterior. Em seguida foi realizado o jogo de tabuleiro do Escola Games (s/d), adaptado, em versão física, de acordo com a realidade da turma, contendo cartas com perguntas (quiz) e cartas para avançar e voltar casas no tabuleiro. A turma foi dividida em quatro grupos; cada equipe recebeu um tabuleiro, um dado e botões para localizar a casa na qual deveriam ficar. Após o jogo foi realizado um questionário avaliativo contendo sete questões para verificar o conhecimento dos alunos, posterior à intervenção.

Análise dos dados

A análise qualitativa se deu por meio da pergunta descritiva do questionário sobre o entendimento dos alunos a respeito da importância do tema trabalhado, assim como a respeito  da participação deles durante a aula apresentada e do jogo didático. Já a análise quantitativa dos dados ocorreu por meio da porcentagem dos resultados apresentados em tabelas e na comparação deles entre os dois questionários aplicados.

Resultados e discussões

As atividades para o desenvolvimento do presente trabalho se desenvolveram primeiramente por meio de um questionário prévio (Figura 2) a fim de entender os conhecimentos preexistentes dos alunos acerca da alimentação saudável. Os alunos apresentaram média de idade de 13,5 anos.

Figura 2: Aplicação do questionário

Fonte: Arquivo dos pesquisadores, 2023.

Diante dos conhecimentos apresentados no questionário prévio a respeito de hábitos alimentares saudáveis, 85% dos alunos compreendem o conceito de alimentação saudável (Tabela 1).

Tabela 1: Conhecimentos acerca de hábitos alimentares saudáveis

O que é ter hábitos alimentares saudáveis?

Respostas

Frequência absoluta

Frequência relativa

Alimentar-se de comidas gostosas

0

0%

Nunca ingerir alimentos como doces, frituras, refrigerantes

1

5%

Alimentar-se de comidas que contêm os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo

17

85%

Alimentar-se apenas de frutas e verduras

2

10%

Fonte: Dados da pesquisa, 2023.

Em relação à importância de se alimentar de frutas, verduras e legumes, 85% dos alunos marcaram a alternativa condizente com a questão.

Tabela 2: Conhecimentos acerca da importância da ingestão de frutas, verduras e legumes

Comer frutas, verduras e legumes é importante porque...

Respostas

Frequência absoluta

Frequência relativa

Previne a obesidade e outras doenças

17

85%

Possuem poucos nutrientes benéficos para o corpo

3

15%

Não é importante

0

0%

Fonte: Dados da pesquisa, 2023.

De acordo com o questionário prévio, observamos que 90% dos alunos acertaram em relação ao consumo excessivo de doces, frituras e refrigerantes.

Tabela 3: Conhecimentos acerca dos problemas causados pelo consumo de industrializados

O alto consumo de doces, frituras e refrigerantes pode causar...

Respostas

Frequência absoluta

Frequência relativa

A diminuição dos níveis de açúcar no sangue

2

10%

Diabetes, pressão alta, gastrite

18

90%

Não causam problemas

0

0%

Fonte: Dados da pesquisa, 2023.

Registrou-se que 70% dos alunos afirmaram ter conhecimento sobre a importância de ter hábitos alimentares saudáveis e 30% afirmam não saber da prática, conforme a Tabela 4.

Tabela 4: Quantidade de alunos que sabem a importância da alimentação saudável

Você sabe a importância de ter hábitos alimentares saudáveis?

Respostas

Frequência absoluta

Frequência relativa

Sim

14

70%

Não

6

30%

Fonte: Dados da pesquisa, 2023.

Diante de tais resultados, a maioria dos alunos (70%) já possuía conhecimento correto sobre alimentação saudável. De acordo com os resultados encontrados em Hardeminck, Oliveira e Polinarski (2016), mais da metade dos alunos de 8° ano de um colégio na cidade de Foz do Iguaçu/PR apresentou entendimento prévio sobre hábitos alimentares saudáveis. Por ser um tema multidisciplinar, por meio de aulas (em variadas disciplinas), por meio da internet e/ou por meio da televisão, os alunos tiveram contato com a temática, conseguindo bons resultados antes mesmo do contato com a pesquisa.

Após a coleta dos dados do questionário prévio, houve a realização de uma intervenção pedagógica (Figura 3) por meio de slides e da exposição de vídeos com o intuito de apresentar os principais conceitos sobre a temática, antes da aplicação do jogo didático. Durante a intervenção pedagógica foi possível observar pouco interesse por parte de alguns alunos. Eles perdiam a concentração e se mantinham em conversas paralelas. Os demais alunos que mantiveram a atenção participaram ativamente da aula contando suas experiências pessoais, fazendo comentários e questionando a temática.

Durante a intervenção, os alunos relataram que gostam de comer alimentos saudáveis, principalmente frutas, porém a maioria afirmou que também comem, em vários dias da semana, alimentos com baixo valor nutritivo, como frituras, salgadinhos, refrigerantes, bolachas recheadas etc. Além disso, alguns alunos também relataram pular refeições durante o dia. Nesse aspecto, Andreoli e Follador (2016) observaram em pesquisa que os alunos estão dando preferência a alimentos industrializados, gerando maiores chances de terem uma vida futura com problemas de saúde. 

Figura 3: Momento da intervenção pedagógica

Fonte: Arquivo dos pesquisadores (2023).

Após a finalização da intervenção pedagógica, aplicamos o jogo didático (figura 4), quando foi observado entusiasmo na turma. Por meio do jogo, os alunos puderam ter um maior contato com a temática, respondendo perguntas dos cards. Conforme avançavam no tabuleiro, também puxavam cards com informações sobre alimentação saudável.

Figura 4: Aplicação do jogo didático

Fonte: Arquivo dos pesquisadores, 2023.

Conforme Brito e Fireman (2018), os jogos didáticos auxiliam em aulas investigativas, fazendo com que elas sejam diferentes das aulas tradicionais, buscando que os alunos participem ativamente do processo de ensino-aprendizagem, por meio de momentos descontraídos, facilitando a efetivação do conhecimento.

Após a realização do jogo, aplicamos outro pós-teste para avaliar se houve mudanças no entendimento dos alunos sobre alimentação saudável. De acordo com o questionário, constatamos que 85,7% dos alunos marcaram a alternativa correta sobre o conceito de hábitos alimentares saudáveis, havendo um aumento de 0,7% em comparação aos dados obtidos no questionário prévio (Tabela 5).

Tabela 5: Avaliação sobre hábitos alimentares saudáveis

O que é ter hábitos alimentares saudáveis?

Respostas

Frequência absoluta

Frequência relativa

Alimentar-se de comidas gostosas

1

4,76%

Nunca ingerir alimentos como doces, frituras, refrigerantes

1

4,76%

Alimentar-se de comidas que contêm os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo

18

85,7%

Alimentar-se apenas de frutas e verduras

1

4,76%

Fonte: Dados da pesquisa, 2023.

Em relação à ingestão de frutas, verduras e legumes (Tabela 6), 90,5% dos alunos assinalaram a alternativa condizente com a questão, havendo aumento de 5,5% de acertos em comparação com o resultado do questionário prévio.

Tabela 6: Avaliação sobre a importância da ingestão de frutas, verduras e legumes

Comer frutas, verduras e legumes é importante porque...

Respostas

Frequência absoluta

Frequência relativa

Previne a obesidade e outras doenças

19

90,5%

Possuem poucos nutrientes benéficos para o corpo

2

9,5%

Não é importante

0

0%

Fonte: Dados da pesquisa, 2023.

Em relação ao consumo excessivo de doces, frituras e refrigerantes (Tabela 7), 95,2% acertaram, sendo 5,2% a mais do que no questionário anterior.

Tabela 7: Avaliação sobre consumo de alimentos industrializados

O alto consumo de doces, frituras e refrigerantes pode causar...

Respostas

Frequência absoluta

Frequência relativa

A diminuição dos níveis de açúcar no sangue

1

4,8%

Diabetes, pressão alta, gastrite

20

95,2%

Não causam problemas

0

0%

Fonte: Dados da pesquisa, 2023.

Verificou-se que 76,2% dos alunos compreenderam a importância de se alimentar de forma saudável, sendo 6,2% a mais em relação ao questionário aplicado anteriormente.

Tabela 8: Quantidade de alunos que sabem a importância da alimentação saudável

Você sabe qual a importância de ter hábitos alimentares saudáveis?

Respostas

Frequência absoluta

Frequência relativa

Sim

16

76,2%

Não

5

23,8%

Fonte: Dados da pesquisa, 2023.

Os alunos que respondessem “sim” deveriam especificar a importância de se alimentar corretamente. A maioria das respostas à questão relacionou-se à prevenção e ao tratamento de doenças.

Em relação ao entendimento da importância de ter uma alimentação saudável após a realização do jogo didático, 95,2% dos alunos afirmaram que o jogo ajudou na compreensão.

Tabela 9: Compreensão sobre alimentação saudável após o jogo

Em sua opinião o jogo aplicado ajudou na sua compreensão da importância de ter uma alimentação saudável?

Respostas

Frequência absoluta

Frequência relativa

Sim

20

95,2%

Não

1

4,8%

Fonte: Dados da pesquisa, 2023.

Ainda no questionário avaliativo, foi pedido que os alunos dessem uma nota para o jogo.

Tabela 10: Avaliação dada ao jogo pelos alunos

De 0 a 10, o quanto você gostou do jogo?

Respostas

Frequência absoluta

Frequência relativa

10,0

16

76,2%

9,5

1

4,8%

9,0

2

9,5%

8,0

1

4,8%

7,0

1

4,8%

Fonte: Dados da pesquisa, 2023.

Enquanto no questionário prévio houve uma média de 82,5% de questões condizentes com o conteúdo, no questionário avaliativo após o jogo a média foi de 86,9%, caracterizando um aumento de 4,4% em relação às respostas anteriores dos alunos. De acordo com a pesquisa realizada por Santo (2014), a qual utilizou jogos didáticos para verificar sua eficácia no ensino de Biologia com alunos dos 1° e 3° anos do Ensino Médio de uma escola de Aracaju/SE, verificou-se que os jogos didáticos mostraram eficácia na aprendizagem dos estudantes, havendo maior índice nos alunos que participaram dos jogos em comparação aos alunos que não participaram.

Considerações finais

A aplicação de jogos didáticos é uma metodologia utilizada para chamar a atenção dos alunos, fazendo com que compreendam os conteúdos de forma lúdica, sentindo-se mais motivados a compreender as matérias abordadas em sala de aula. O jogo aplicado se mostrou viável à construção do conhecimento relativo à temática, além de constituir um momento lúdico e agradável à turma, confirmando a importância do trabalho com metodologias ativas no cotidiano da escola.

Em todas as questões do pós-teste houve aumento de acertos em alternativas condizentes à questão, fazendo no total um aumento médio de 4,4% em relação ao questionário aplicado anteriormente. Diante disso, é possível dizer que o jogo didático se mostrou eficaz para a melhor compreensão da temática, ampliando os conhecimentos em relação às questões relativas à alimentação saudável.

Referências

ALIANÇA PELA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL. O que é alimentação saudável? YouTube, 25 de agosto de 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PFxwtzf8XW0. Acesso em: 20 maio 2023.

ANDREOLI, R.; FOLLADOR, F. A. C. Alimentação saudável: prevenção de doenças e cuidados com a saúde. In: PARANÁ. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Curitiba: SEED, 2016.

APRENDER É SIMPLES E FÁCIL. Animações educativas: alimentação saudável. YouTube, 18 de junho de 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WEZhapE0TXU. Acesso em: 20 maio 2023.

ASSIS, A. et al. A influência da publicidade na alimentação infantil. 2021. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Nutrição e Dietética) – ETEC, Tiradentes, 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. Brasília, 2014.

BRITO, L. O.; FIREMAN, E. C. Ensino de Ciências por investigação: uma proposta didática “para além” de conteúdos conceituais. Experiências em Ensino de Ciências, v.13, n° 5, p. 462-479, 2018.

ESCOLA GAMES. Alimentação saudável. s/d. Disponível em: https://www.escolagames.com.br/jogos/alimentacaoSaudavel/. Acesso em: 21 maio 2023.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HARDEMINCK, L.; OLIVEIRA, J. M. P.; POLINARSKI, C. A. O uso de jogos no ensino de Ciências: uma proposta envolvendo as vitaminas. In: PARANÁ. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Curitiba: SEED, 2016.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE). Censo brasileiro de 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2022.

JESUS, A. P. Alimentação saudável na escola: promovendo a saúde e construindo ações de segurança alimentar, 2016. 40f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

MOURA, C. S. Alimentação saudável. São Paulo: Senar, 2010.

RAIMUNDO, M. G. M.; MACHADO FILHO, J. V. Alimentação saudável: mais cor e sabor no seu prato. São Paulo: Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios, 2017.

SANTO, P. J. O. Análise do uso de jogos didáticos de Biologia no Ensino Médio: desvelando sua eficácia na aprendizagem dos alunos. 2014. 149f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014.

SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL (CPRM). Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea: diagnóstico do município de Bom Jesus, Estado da Paraíba. Recife: CPRM/Prodeem, 2005.

VILARTA, R. et al. Alimentação saudável e atividade física para a qualidade de vida. Campinas: IPES, 2007.

Publicado em 24 de setembro de 2024

Como citar este artigo (ABNT)

SILVA, Giovana Dias da; BARROS, José Deomar de Souza. O uso de jogo didático nas aulas de Ciências Naturais como indutor da construção do conhecimento a respeito de uma alimentação saudável. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 24, nº 35, 24 de setembro de 2024. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/35/o-uso-de-jogo-didatico-nas-aulas-de-ciencias-naturais-como-indutor-da-construcao-do-conhecimento-a-respeito-de-uma-alimentacao-saudavel

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