Utilização de animais de estimação como alternativa de inclusão no processo educacional

Hélia Maria de Souza Leite

Doutora em Ciência Animal (Ufersa)

Marcela de Melo Fernandes

Mestra em Educação, Cultura e Organizações Sociais (UEMG), professora do IFMG

Salenilda Soares Firmino

Doutora em Ciência Animal (Ufersa)

Allison Ferreira de Lima

Doutor em Ciência Animal (UESC), professor do IFMT

A educação é uma área em constantes mudanças, buscando sempre por novas abordagens, com o intuito de promover e facilitar a aprendizagem e/ou motivar os alunos para melhorar o desempenho acadêmico. Nesse contexto, a Educação Assistida por Animais (EAA) propõe a utilização de animais como recurso pedagógico, ou seja, é uma metodologia aplicada a um planejamento pedagógico que busca o desenvolvimento integral do sujeito (Nobre et al., 2017). Esse pode ser considerado um método de ensino à medida que surge como instrumento que media as relações dos sujeitos com o mundo, possibilitando a construção de novos conhecimentos (Nobre et al., 2017).

A prática da utilização de animais como uma alternativa de recurso pedagógico para a superação de dificuldades de aprendizagem é uma questão relevante a ser respondida. Dessa forma, a atividade assistida por animais pode contribuir para o processo ensino-aprendizagem dos alunos que possuem o diagnóstico de déficit de atenção/TDAH? Tentando responder ao questionamento, tomou-se a hipótese de que animais como os cães, principalmente, podem melhorar o nível de atenção, de concentração dos alunos e do seu desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo. A partir de tal constatação, buscou-se um aprofundamento do conhecimento teórico existente sobre o tema da inclusão de alunos com deficiências ou com outras questões específicas.

Nessa perspectiva, o presente trabalho compõe uma análise conceitual e reflexiva desenvolvida a partir de levantamento bibliográfico cuja finalidade é discutir o papel e os benefícios da utilização de animais de estimação para a superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos, levando-se em consideração a base referencial interdisciplinar composta por diversas áreas de conhecimento (Pedagogia, Psicologia, Medicina Veterinária e Zootecnia) que embasaram a proposta apresentada.

Metodologia

O trabalho utiliza como base referencial uma pesquisa bibliográfica exploratória a respeito de diversos trabalhos de maior relevância nos últimos dez anos nas áreas de conhecimento que envolvem o tema: Pedagogia, Psicologia, Medicina Veterinária e Zootecnia. Por meio do conjunto de informações obtidas em todas elas, temos um importante suporte teórico para maior embasamento e auxílio na compreensão de como os animais de estimação se tornaram uma alternativa de inclusão no processo educacional. Os trabalhos foram selecionados mediante o acesso às bases de pesquisa SciELO, Scopus, Web of Science e Google Scholar. Para a busca dos trabalhos, foram utilizados os seguintes descritores: “Educação Assistida por Animais” e “Utilização de animais como recurso pedagógico”.

Referencial teórico

A educação deve estar em evolução permanente, usando sempre novas abordagens, com o intuito de promover e facilitar o processo de aprendizagem ou motivar os alunos para melhorar o desempenho educacional. Nessa perspectiva, a EAA propõe o emprego de animais como recurso pedagógico. A EAA pode ser utilizada em múltiplos cenários, dentro ou fora da escola, contemplando diversas faixas etárias e diferentes níveis de desenvolvimento. Uma variedade de espécies de animais pode ser utilizada para tal intervenção: gatos, coelhos, tartarugas, cavalos, hamsters, aves e animais exóticos, como iguanas.

Entretanto, o cão é o animal mais utilizado, já que existe uma vasta quantidade de estudos sobre seu comportamento, por desenvolver alto nível de sociabilidade, ser de fácil domesticação e aceitação por parte das pessoas, além das zoonoses, doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas, tornando-se mais seguro o contato com os humanos. A presença do cão favorece o desenvolvimento de sentimentos positivos, a troca de afeto, a sensação de conforto e o bem-estar em humanos, promovendo o estabelecimento de vínculos interpessoais para potencializar a comunicação verbal quese configura como um poderoso catalizador das interações sociais. Essa interação teve um aumento acentuado na pandemia. O desejo de ter um animal de estimação foi ampliado durante a pandemia da covid-19, pois pessoas buscaram nos pets a companhia para enfrentar o período de isolamento imposto pela doença.

Estudos mostram a evolução da amizade entre homens e cães. Provavelmente essa relação começou há mais de 20 mil anos. Os cachorros foram os primeiros animais a serem domesticados pelo ser humano, por isso essa intensa relação. Historiadores relatam que esse processo de domesticação dos cães compreende a “modificação de algumas características comportamentais e fisiológicas de uma espécie animal” (Rocha, 2016).

Seja como animal de companhia ou auxiliar nos trabalhos domésticos, a relação é marcada pela cumplicidade, evoluindo atualmente para uma relação de muito afeto. É cada vez mais comum encontrar famílias em que um dos componentes é um cão, um gato ou outro animal de companhia. Pesquisas apontam que os humanos relatam ser o animal um membro da família e que mais gosta deles (Gazzana, 2015). São inúmeras as vantagens da relação do homem com os animais, reconhecendo os ganhos para a saúde física e psicológica.

Em se tratando do campo educacional, há uma ampla diversidade de dificuldades enfrentadas pelos alunos na escola. Dentro desse universo de diversidade, identificamos: dificuldade de convívio, confiança, adaptação, medos, ansiedades, dificuldades de aprendizagem, entre outros. Nessa perspectiva, a Educação Assistida por Animais pode contribuir em grande medida como estratégia de ensino, utilizada tanto dentro como fora do ambiente educacional, visando melhorar o desenvolvimento acadêmico dos alunos.

Em meio a esse contexto, a atividade que engloba o uso do cão como auxiliar nos processos terapêuticos e educacionais, as chamadas Interações Assistidas por Animais (IAA) são situações em que cães são conduzidos para visitar pacientes hospitalizados ou internados em clínicas de idosos, utilizados em processos educativos em escolas. A Interação Assistida por Animais (IAA) é uma atividade que utiliza o animal como mediador dos processos educativos e/ou terapêuticos e que pode se dar por meio de Atividade Assistida por Animais (AAA), Terapia Assistida por Animais (TAA) ou Educação Assistida por Animais (EAA), sendo o objeto principal de interesse desse estudo.

Acredita-se que a EAA possibilita amplos benefícios em diversas áreas do desenvolvimento do ser humano, nas singularidades no aspecto intelectivo e emotivo, podendo amparar a inclusão de alunos por ser uma aproximação muito útil e de grande eficiência para a melhoria do sujeito em diferentes quadros de deficiências, transtornos e patologias. Assim, poderá exprimir um avanço dos alunos que são atendidos na Sala de Recursos Multifuncional (SRM), visto que essa forma de trabalho será capaz de prover novos estímulos, tentativas, realizações e conquistas. Assim, poderá possibilitar mudanças de quadros funcionais e, provavelmente, a melhora da autoestima e avanços cognitivos, propiciando autonomia e melhor qualidade de vida. Asprerrogativas de novas alternativas de intervenção para os alunos com deficiência ou não requer o conhecimento do processo de construção da aprendizagem.           

Portanto, todo aluno deve ser visto singularmente e seu processo de escolarização deve ser pautado por uma educação significativa, pois, no entender de Vygotsky (1991), pondera-se qual a relação existente entre o sujeito e tudo o que lhe rodeia, seja de ordem física ou social. Percebe-se, então, que tudo está relacionado: o sujeito estabelece junção e também se apropria de conceitos e significados em diversos momentos da vida, utilizando as funções psicológicas superiores, constituídas pela memória, pela atenção, pela linguagem, pela percepção, entre outras funções que fazem parte do conjunto dos processos mentais da área cognitiva, corroborando para a aquisição dos conhecimentos.Desse modo, pode-se reflexionar a relevância das mediações de forma que venham amparar o desenvolvimento do sujeito. A retórica oferece oportunidades da ligação em várias áreas do desenvolvimento humano, permeando o desenvolvimento das funções superiores, ficandoo sujeito como participante ativo de suas próprias experiências, conforme cada fase do seu desenvolvimento, com a capacidade de modificar a si mesmo e modificar o mundo ao seu redor (Vygotsky, 2009).

Assim, a educação com o auxílio de cães é provida de oportunidades, permitindo ao sujeito aprender novas tarefas e comportamentos, podendo levar ao aumento da sua competência para a resposta adaptativa às tarefas cotidianas e novas formas de agir, utilizando os processos psicológicos superiores, entre eles a memória, a percepção, a linguagem, a atenção, a consciência, a organização do pensamento, a criatividade e a proposição para novos conceitos e novos significados na interação com seus pares.

Resultados e discussão

Com base na análise dos resultados dos trabalhos citados, percebemos um acentuado desenvolvimento dosresultados na utilização de animais de estimação na Educação Assistida por Animais (EAA).

Quadro 1: Avaliação dos resultados da Educação Assistida por Animais

Autor/Ano de publicação

Título do trabalho

Resultados significativos em EAA

BEETZ, 2013

Socio-emotional correlates of a schooldog-teacher-team in the classroom

Atitude positiva em relação à escola, emoções positivas relacionadas à aprendizagem.

TAKÁCS, 2015

Mental Hygienic Aspects of Animal Assisted Education

Contato emocional positivo com o educador, estabelecimento de um ambiente descontraído, alívio da ansiedade, e motivação fácil.

SANTOS, 2016

A influência da presença de cães terapeutas no ambiente escolar

Conversação, empenho na atividade de leitura

PEREIRA, 2017

Intervenções assistidas por animais com crianças em contextos de vulnerabilidade social: utilizando o método Photovoice

Aumento da honradez e autoconfiança, diminuição de stress e ansiedade, conforto emocional, melhora da relação entre os pares.

JORGE, 2018

Contribuições das intervenções assistidas por animais para o desenvolvimento de crianças

Melhora da saúde, alívio da solidão, redução do stress, ansiedade e depressão. Estímulo ao exercício e a ludicidade. Proporciona amor e afeto incondicional. Potencializam as práticas pedagógicas. Desenvolvimento cognitivo e psicossocial.

FUNG, 2019

Effect of a canine-assisted read aloud intervention on reading ability and physiological response: A pilot study

Aumento do relaxamento enquanto lia para o cão, aumento da fluência de leitura.

PETENUCCI, 2020

Efeitos da educação assistida por animais na leitura com um grupo de alunos do Ensino Fundamental

Impactos benéficos no desempenho de estudantes por operar, de forma positiva, na autopercepção frente às habilidades de leitura.

CASTRO, 2021

Educação assistida por animais: a utilização do cão como recurso didático-pedagógico

A presença do cão, como recurso pedagógico, promove um ambiente prazeroso e amplia a motivação e o envolvimento com a leitura no grupo de estudantes pesquisados

ANTÔNIO, 2022

EAA: animal-assisted eucation in body practices in school physical education classes

O estímulo facilitou a formação integral da pessoa assistida por cães

SAMANTA; FREITAS, 2023

Educação assistida por animais: o cão como mediador no processo de ensino-aprendizagem e facilitador na inclusão dos alunos com deficiência nas escolas

Em nível cognitivo, percebeu-se que a utilização de cães configura como companheiro não crítico, permitindo que a pessoa assistida se sinta mais segura para realização das diversas atividades do processo de ensino-aprendizagem.

As contribuições das intervenções assistidas por animais são numerosas e altamente relevantes para o bem-estar emocional dos indivíduos, participando do desenvolvimento social, comportamental, educacional e psicológico (Jorge et al., 2018).           

Portanto, o processo da Educação Assistida por Animais é amplamente benéfico como recursos pedagógicos, podendo ser dentro ou fora da escola, estimulando a aprendizagem e promovendo o desenvolvimento social, emocional, psicológico e motor.

Considerações finais

Diante do exposto, a EAA promove a utilização de animais como recursos didáticos em ambientes educacionais, dentro ou fora das escolas, e podem ser direcionadas a diferentes idades, difundindo efeitos positivos da educação assistida por animais em diversos aspectos, como:

  • Apoio emocional: Eles podem ajudar a reduzir o estresse, aumentar a motivação e melhorar a interação social dos alunos.
  • Educacionais: os cães podem ser incorporados em atividades educacionais para tornar o ambiente mais atraente e motivador. Eles podem ser usados ​​como parte de programas de leitura, por exemplo, em que as crianças leem para os cães, o que pode aumentar sua confiança e habilidades de leitura.
  • Desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais: a presença de cães em sala de aula pode facilitar o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais dos alunos. Interagir com os cães pode ajudar a promover a empatia, a comunicação e o trabalho em equipe.
  • Estímulo sensorial: acariciar, tocar e interagir com os cães.

Referências

BEETZ, A. Socio-emotional correlates of a schooldog-teacher-team in the classroom. Frontiers in psychology, v. 4, p. 886, 2013.

CASTRO, W. Educação Assistida por Animais: a utilização do cão como recurso didático-pedagógico. 2021. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2264. Acesso em: 6 maio 2023.

FUNG, S. C. Effect of a canine-assisted read aloud intervention on reading ability and physiological response: a pilot study. Animals, v. 9, n° 8, p. 474, 2019.

GAZZANA, C. Novas configurações familiares e vínculo com os animais de estimação numa perspectiva de família multiespécie. Psicologado, jul. 2015.

JORGE, S. S.; BARBOSA, M. J. B.; WOSIACKI, S. R.; FERRANTE, M. Contribuições das intervenções assistidas por animais para o desenvolvimento de crianças. Revista Pubvet, Maringá. v. 12, n° 11, p.1-9, nov. 2018.

NOBRE, M. O. et al. Intervenções assistidas por animais: uma nova perspectiva na educação. Redvet - Revista Electrónica de Veterinária, v. 18, n° 2, p. 1-8, 2017.

PEREIRA, V. R. Intervenções assistidas por animais com crianças em contextos de vulnerabilidade social. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.

PETENUCCI, A. Efeitos da Educação Assistida por Animais na leitura com um grupo de alunos do Ensino Fundamental. Distúrbios da Comunicação, v. 32, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i3p425-433. Acesso em: 5 jun. 2023.

ROCHA, C. F. G.; MUÑOZ, P. O. L.; ROMA, R. P. S. História do relacionamento entre animais humanos e não humanos e da TAA. Terapia Assistida por Animais, v. 370, 2016.

SAMANTA, J.; FREITAS, R. N. G. Educação assistida por animais: o cão como mediador no processo de ensino-aprendizagem e facilitador na inclusão dos alunos com deficiência nas escolas. VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Anais... Maceió, 2023. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2021/trabalho_ev151_md1_sa111_id8165_14072021115534.pdf. 2023. Acesso em: 9 jun. 2023.

SANTOS, T. M. A. Influência da presença de cães terapeutas no ambiente escolar. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2016.

TAKÁCS, I.; SZALAI, K. Mental hygienic aspects of animal assisted education. Practice and Theory in Systems of Education, v. 10, n° 2, p. 150-156, 2015.

VYGOTSKY, L. S. El desarrollo de los procesos psicológicos superiores. Barcelona: Crítica, 2009.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Publicado em 22 de outubro de 2024

Como citar este artigo (ABNT)

LEITE, Hélia Maria de Souza; FERNANDES, Marcela de Melo; FIRMINO, Salenilda Soares; LIMA, Allison Ferreira de. Utilização de animais de estimação como alternativa de inclusão no processo educacional. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 24, nº 39, 22 de outubro de 2024. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/39/utilizacao-de-animais-de-estimacao-como-alternativa-de-inclusao-no-processo-educacional

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