Relato de experiência: criação do podcast Som de História
Antônio Carlos Mol
Professor doutor no UniCarioca
Luciane Medeiros de Souza Conrado
Doutora em Letras/Linguística – Estudos das Linguagens (UFF), pesquisadora e professora no UniCarioca
Nayara Alves da Silva
Professora docente I na Seeduc/RJ, mestranda em Tecnologia Digital para Educação (UniCarioca)
No início do ano de 2019, tive acesso ao conteúdo de um podcast sobre ioga, chamado Yoga Girl. Além de ter gostado muito do tema, procurei pesquisar o que era podcast, como era feito, produzido e como o conteúdo de áudio era disponibilizado nas plataformas digitais. Depois de muita pesquisa, decidi que iria criar e produzir um podcast sobre História para meus alunos da rede pública, pois a ferramenta se mostrava inovadora e prática na transmissão de conteúdos para diferentes públicos.
A ideia de criar um podcast partiu da minha experiência de muitos anos como locutora profissional na área da comunicação. Associar minha experiência de locutora com a de professora de História da rede pública do Estado do Rio de Janeiro era uma inquietação antiga. Quando conheci a tecnologia do podcast, pensei em idealizar um sobre História com minha voz de locutora de rádio para meus alunos.
Infelizmente, durante o ano letivo de 2019 não foi possível produzir e criar nenhum podcast para os alunos, em função de uma série de impedimentos técnicos, desde a logística de gravação até o formato a ser adotado. Havia dúvidas sobre a presença ou participação de outras pessoas e entrevistados. Com o passar dos meses e os compromissos do dia a dia, o projeto do podcast acabou sendo adiado, acumulando-se com o processo de finalização de um curso de Especialização em Tecnologias para Educação na Universidade Veiga de Almeida (UVA), no Rio de Janeiro.
Porém, em 2020, o ano em que o mundo foi surpreendido pela pandemia da covid-19, tudo mudou. Com as restrições impostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a sociedade precisou se adequar a uma nova realidade. O universo escolar também teve de se adaptar a esse novo contexto. Portanto, devido às restrições de locomoção e, em alguns casos, de lockdown, uma série de aplicativos e ferramentas tecnológicas surgiram para auxiliar professores, escolas, alunos e familiares no ensino e na aprendizagem. Nesse período conturbado e adverso, o projeto de criar um podcast de História para meus alunos finalmente saiu do papel, pois, dadas as circunstâncias, inovar era necessário! Assim, depois de finalizar o curso de Especialização, comecei a desenvolver o projeto do podcast Som de História, conforme relato a seguir.
Descrição
É importante ressaltar que o surgimento da tecnologia do podcast data de 2004, "como uma inovação tecnológica usada principalmente por estações de rádio para mudar o horário de programas" (McHugh, 2020, s.p.). O nome também foi modificado com o tempo. Inicialmente, era chamado de podcasting e, depois, passou a ser apenas podcast, conforme matéria publicada na revista Correio da Unesco, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Segundo a publicação, foi
acidentalmente criado pelo radialista e jornalista de tecnologia britânico Ben Hammersley e consistia em uma amálgama das palavras iPod (o dispositivo portátil criado pela Apple que permite aos usuários baixar arquivos de áudio) e broadcast (transmitir, em inglês) (McHugh, 2020, s.p.).
O potencial comunicativo do podcast rapidamente se expandiu para a transmissão de diferentes conteúdos, abrangendo diversos temas na educação, como afirma a professora e pesquisadora Narcisa Melo:
a eficácia na utilização do podcast enquanto recurso tecnológico, pois o mesmo pode ser usado tanto de forma presencial quanto a distância, e também pode ser verificado o aumento na socialização e no compartilhamento do conhecimento, onde a construção do conteúdo não adota um perfil engessado, mas sim é vivenciado como algo estimulante e desafiador tanto para alunos quanto para professores (Melo, 2021, p. 14-15).
A facilidade com que se pode gravar e produzir um podcast hoje, utilizando apenas um smartphone, impulsionou ainda mais a transmissão de informações. O crescimento do número das plataformas digitais que armazenam e disponibilizam podcasts também facilitou o acesso e a divulgação desse formato. Observa-se, nos últimos anos, uma série de movimentos que, juntamente com a pandemia, contribuíram para o aumento do consumo dessa mídia em diversos âmbitos da sociedade. Atualmente, a quantidade de podcasts disponíveis na internet é imensurável.
O podcast passou a ocupar o espaço que o rádio vinha perdendo nos últimos anos, especialmente entre a geração Z – crianças nascidas no século XXI e imersas em tecnologias digitais. O rádio, que antes tinha papel central como veículo de comunicação, foi gradualmente perdendo audiência para outras ferramentas tecnológicas, como as plataformas de streaming, que permitem o consumo de áudio. Assim, os podcasts começaram a ocupar esse espaço, sendo compartilhados, comunicando, informando e ensinando.
Essa tecnologia, que já vinha ganhando espaço e notoriedade, teve crescimento explosivo em termos de produção e consumo de conteúdo no período pandêmico. Todos os segmentos da educação no país passaram a adotar o uso de podcasts, entre outras ferramentas tecnológicas, para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem durante o distanciamento social.
Foi nesse contexto que utilizei meus conhecimentos de produção e de gravação de áudio para diferentes meios de comunicação na criação do podcastSom de História. Minha principal preocupação era produzir episódios com temas relacionados à disciplina de História para o Ensino Médio, utilizando uma linguagem coloquial e resumida. Os episódios não poderiam ser muito longos, pois isso consumiria quantidade excessiva de internet ou pacote de dados dos alunos.
O primeiro passo foi escrever um roteiro para cada assunto que fizesse parte do currículo mínimo de cada série do Ensino Médio. Cada tema deveria ser abordado de maneira simplificada, com início, meio e fim, destacando aspectos econômicos, políticos e sociais, bem como as características e relevância de cada tema. A extensão dos roteiros também foi uma preocupação, pois não poderiam ser muito longos, para que os episódios não se tornassem cansativos e perdessem o objetivo da proposta. Cada episódio deveria ter, no máximo, dez minutos de duração, o que foi rigorosamente seguido.
Com os roteiros prontos, o passo seguinte foi gravar os áudios. Para isso, utilizei o aplicativo gratuito Anchor, disponível na loja de aplicativos do sistema Android. O Anchor foi utilizado tanto para a gravação quanto para a edição dos áudios. Hoje, o app pertence à plataforma de streaming de áudio Spotify. A inclusão de sons e de trilhas sonoras nos episódios foi feita utilizando o material gratuito disponibilizado pelo próprio aplicativo. O Anchor é simples e fácil de usar, com uma interface intuitiva, sem necessidade de conhecimento avançado sobre edição de áudio. Além disso, existem diversos vídeos tutoriais na plataforma YouTube que auxiliam no uso do aplicativo.
Todo o processo de gravação foi realizado utilizando um smartphone Samsung J8. As gravações dos episódios do podcast foram feitas em minha residência, no quarto, um ambiente compacto com móveis que ajudam a minimizar as interferências externas na captação do áudio. As gravações foram feitas à noite, para evitar o barulho da vizinhança. Como não havia estúdio profissional, esses detalhes foram cuidadosamente considerados para garantir a melhor qualidade possível nos áudios.
Quando os primeiros episódios ficaram prontos, foram disponibilizados gratuitamente no próprio app Anchor, além das plataformas Soundcloud e Spotify. A periodicidade do podcast Som de História foi semanal, com três episódios por semana, um para cada série do Ensino Médio no período, com o conteúdo semanal do currículo mínimo.
Assim que os episódios estavam disponíveis nas plataformas digitais, informei todas as turmas, professores e colegas de disciplina por meio dos canais de comunicação disponíveis na época, como grupos de WhatsApp, redes sociais e a plataforma de ensino Google Sala de Aula.
Infelizmente, nem todos os alunos da rede pública tiveram acesso à internet ou ao conteúdo disponibilizado nas plataformas digitais. Entretanto, os alunos e os professores que conseguiram acessar os principais canais de comunicação tiveram a oportunidade de ouvir o podcast. O feedback dos professores que utilizaram a ferramenta foi positivo, com elogios ao tempo de duração dos episódios e à clareza com que os temas foram apresentados de maneira objetiva e simplificada.
Outro aspecto relevante é que o podcast Som de História se mostrou uma ferramenta de apoio valiosa para o professor de História na prática pedagógica. A recomendação desse material por parte dos professores possibilitou maior visibilidade e alcance, levando à criação de um canal de vídeos no YouTube e, posteriormente, ao desenvolvimento de uma plataforma interativa de estudos, tema da minha dissertação.
Conclusão
O podcast, como ferramenta tecnológica, permite ao aluno consumir conteúdo didático em um ambiente diferente, proporcionando mais conforto e comodidade, sem a necessidade de um horário pré-estabelecido. Conforme destaca Lottermann, os diferentes "gêneros digitais ativam mais de um sentido sensorial, potencializando uma aprendizagem colaborativa e interativa, ao considerar as diferentes formas de apreender o conteúdo na leitura de textos orais, escritos e verbo-visuais" (Melo, 2021, p. 2).
Os episódios do podcast Som de História estão disponíveis na internet para que qualquer pessoa possa acessar e consumir o conteúdo produzido. Dessa forma, fica claro que o aprendizado na educação do século XXI não possui limites de espaço e de tempo, podendo ultrapassar os muros da escola. Segundo Rui Fava, "a geração Z é uma geração dominada pela tecnologia e regida pela velocidade da tecnologia" (Fava, 2016, p. 259), e por isso precisa de liberdade para criar e ampliar seus horizontes.
Referências
ESCOLA DA INTELIGÊNCIA. Características da geração Z e as suas influências em sala de aula. Escola da Inteligência, 28 fev. 2018. Disponível em: https://escoladainteligencia.com.br/blog/caracteristicas-da-geracao-z-e-as-suas-influencias-em-sala-de-aula/. Acesso em: 01 nov. 2023.
FAVA, Rui. Educação para o século XXI: a era do indivíduo digital. São Paulo: Saraiva, 2016.
McHUGH, Siobhan. Podcasts: o rádio reinventado. Correio da Unesco, 2020. Disponível em: https://tinyurl.com/mue87u3k. Acesso em: 01 nov. 2023.
MELO, Narcisa Castilho. Podcast: uma nova ferramenta no contexto educacional. Educação sem Distância, Rio de Janeiro, nº 3, jun. 2021.
VALENTE, Jonas. Agência Brasil explica: entenda o que é o lockdown. Agência Brasil, 8 de maio de 2020. Disponível em: https://encr.pw/6GRUL. Acesso em: 01 nov. 2023.
YOGAGIRL. Podcast Yoga Girl. Disponível em: https://www.yogagirl.com/podcast/. Acesso em: 01 nov. 2023.
Publicado em 29 de outubro de 2024
Como citar este artigo (ABNT)
MOL, Antônio Carlos; CONRADO, Luciane Medeiros de Souza; SILVA, Nayara Alves da. Relato de experiência: criação do podcast Som de História. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 24, nº 40, 29 de outubro de 2024. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/40/relato-de-experiencia-criacao-do-podcast-som-de-historia
Novidades por e-mail
Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing
Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário
Deixe seu comentárioEste artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.