Aprendendo com a ação: ciclo de aulas sobre a camada de ozônio
Narciso Genuino
Professor na Escola Municipal Deputado Márcio Marinho, em Nova Cruz/RN, especialista em Gestão Escolar e em História e Cultura Afro-brasileira e Africana, licenciado em Pedagogia
Mara Dayane Anjo da Silva
Professora de Educação Infantil na Escola Municipal Pedro Targino e de Ensino Fundamental na Escola Municipal Deputado Márcio Marinho, em Nova Cruz/RN, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Faculdade Latino-Americana de Educação), licenciada em História e em Pedagogia, bacharela em Saúde Coletiva
Este trabalho relata a experiência de realização de um ciclo de aulas sobre a camada de ozônio, estruturado em cinco etapas, direcionado a alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. As aulas abordam desde uma introdução teórica até práticas concretas e incluem uma avaliação final. Cada etapa aborda aspectos específicos do tema, promovendo o entendimento da importância da preservação da camada de ozônio para a sobrevivência do planeta e, claro, da nossa espécie.
O ciclo de aulas sobre a camada de ozônio proporcionou aos alunos uma experiência educativa fascinante, dividida em cinco etapas. Na Aula 1, os participantes foram introduzidos aos componentes essenciais da atmosfera terrestre, explorando a formação e a dinâmica da camada de ozônio. A Aula 2 focou na implementação de práticas concretas, capacitando os discentes a assumir um papel ativo na preservação, com ênfase nas substâncias químicas. A Aula 3 envolveu uma atividade prática, permitindo aos alunos observar diretamente os efeitos da camada de ozônio e refletir sobre o impacto de suas escolhas diárias. A Aula 4 abordou metodologias de preservação e a importância da educação ambiental. Na Aula 5, os discentes consolidaram seu conhecimento por meio de avaliação e discussão dos resultados práticos. Essa estrutura não apenas transmitiu conhecimento teórico, mas também capacitou os alunos a se tornarem agentes ativos na preservação da camada de ozônio, transformando o conhecimento em ação sustentável e promovendo a conscientização sobre a importância desse componente para a saúde do nosso planeta.
Aula 1: Introdução à camada de ozônio
A camada de ozônio, um componente indispensável da atmosfera terrestre, desempenha papel crucial na proteção da vida no planeta. A primeira aula deste ciclo foi dedicada à compreensão aprofundada desse fenômeno, abrangendo seus conceitos básicos e sua inegável importância. O objetivo principal foi promover a compreensão sobre o que é a camada de ozônio, sua localização na atmosfera e a identificação dos principais componentes do nosso envoltório atmosférico.
A aula começou com uma breve apresentação sobre a atmosfera, destacando seus componentes essenciais. Os alunos embarcaram em uma jornada educativa, explorando desde os gases mais abundantes, como nitrogênio e oxigênio, até componentes menos expressivos, mas igualmente importantes, como argônio e dióxido de carbono. Essa introdução estabeleceu as bases para uma compreensão mais aprofundada da camada de ozônio.
Na sequência, o foco se voltou especificamente para a camada de ozônio. Foi explicada sua localização exata na atmosfera, proporcionando aos estudantes uma visão clara da região onde essa camada se situa. Utilizando recursos visuais e explicativos, os alunos do 7º ano foram guiados pela complexidade da formação e da dinâmica da camada de ozônio.
Um dos pontos altos da aula foi a discussão sobre o papel da camada de ozônio na proteção contra os raios ultravioleta (UV). Os alunos foram incentivados a refletir sobre as implicações concretas dessa proteção para a vida na Terra, abrangendo desde a preservação da saúde humana até os impactos nos ecossistemas. Também foram abordadas as ameaças à camada de ozônio e falou-se do efeito das atividades humanas nesse escudo protetor.
Diversos recursos didáticos, como slides informativos, vídeos explicativos e materiais impressos, foram utilizados para oferecer uma abordagem multimodal ao processo de ensino-aprendizagem. Essa diversidade de meios não apenas prendeu a atenção dos alunos, mas também reforçou os conceitos apresentados, facilitando tanto a compreensão quanto a retenção do conteúdo.
Considerando que as tecnologias de informação e comunicação (TIC) são parte essencial do cotidiano de parcela significativa da sociedade, sendo empregadas como ferramentas de trabalho, comunicação e aprendizagem, e levando em conta o uso frequente dessas tecnologias por crianças e adolescentes, as escolas precisam integrar essas ferramentas para acompanhar a sociedade contemporânea e suas inovações, evitando assim o risco de se tornarem obsoletas.
As rápidas transformações ocorridas na sociedade nas últimas três décadas, fruto da revolução da ciência e do novo paradigma tecnológico, das mudanças em ações produtivas aliadas às questões político-econômicas do processo de globalização, refletem-se em novas configurações culturais, novas formas de ser e estar em sociedade e interferem diretamente nas práticas educativas em todo o mundo. (Distrito Federal, 2014, p. 75).
Em resumo, a Aula 1 proporcionou uma introdução envolvente e esclarecedora à camada de ozônio, expandindo um tópico aparentemente complexo e tornando-o acessível e relevante. Ao compreenderem a importância da camada de ozônio, os estudantes estão agora mais preparados para explorar os aspectos subsequentes do estudo sobre a atmosfera terrestre nas aulas seguintes.
Aula 2: Apresentação de práticas em sala de aula
Na segunda aula do ciclo, as atividades foram fundamentadas na teoria do desenvolvimento cognitivo, de Piaget. De acordo com essa perspectiva, a mente humana tem uma tendência intrínseca para operar em equilíbrio, ampliando constantemente seu grau de organização interna e adaptação ao ambiente. Quando confrontada com novas informações, há uma perturbação desse equilíbrio, levando a uma reestruturação mental e à criação de novos esquemas de assimilação para restabelecer o equilíbrio, promovendo assim o desenvolvimento cognitivo, conforme Moreira (1999). Nesse contexto, o ensino provoca um desequilíbrio cognitivo no aluno, incentivando-o a buscar o reequilíbrio e, consequentemente, promovendo a aprendizagem.
O foco da aula foi a implementação de práticas concretas que contribuem para a preservação da camada de ozônio. O principal objetivo foi capacitar os discentes a reconhecer essas práticas e sensibilizá-los quanto ao uso das substâncias químicas que impactam negativamente a camada de ozônio.
A aula começou com a apresentação de exemplos de práticas eficazes na proteção da camada de ozônio. Foram discutidos casos de como comunidades, empresas e indivíduos podem contribuir ativamente para a preservação desse componente vital da atmosfera.
Destacou-se, em especial, a identificação de substâncias que ameaçam a camada de ozônio, como os clorofluorcarbonetos (CFC) e outras substâncias poluentes atmosféricas, e a necessidade de substituí-las por alternativas mais seguras. Utilizando recursos visuais como vídeos educativos e imagens comparativas, a aula ofereceu uma visão concreta das práticas existentes e de como diferentes setores da sociedade estão contribuindo para a preservação da camada de ozônio.
Além disso, uma discussão em grupo estimulou os alunos a compartilharem ideias e perspectivas sobre alternativas sustentáveis. Essa interação criou um ambiente propício para a troca de experiências e para a identificação de soluções práticas para desafios específicos.
Como destacou Freire (2004), a edificação do conhecimento envolve a participação ativa de indivíduos que interagem e compartilham suas experiências e seus saberes. Torna-se crucial que a reflexão sobre o ensino permita considerar a inexistência de uma dinâmica de dominação entre os envolvidos.
Ensinar inexiste sem aprender e vice-versa e foi aprendendo socialmente que, historicamente, mulheres e homens descobriram que era possível ensinar. Foi assim, socialmente aprendendo, que ao longo dos tempos mulheres e homens perceberam que era possível - depois, preciso - trabalhar maneiras, caminhos, métodos de ensinar. Aprender precedeu ensinar ou, em outras palavras, ensinar se diluía na experiência realmente fundante de aprender (Freire, 2004, p. 7).
Nesse contexto, a prática pedagógica foi desenvolvida de maneira dialética, surgindo da interação entre os sujeitos no ambiente em que ocorreu o processo educativo. As aulas incentivaram os alunos a refletirem sobre como poderiam aplicar essas práticas em suas próprias vidas e ambientes. A proposição de práticas específicas em sala de aula buscou envolver diretamente os alunos na busca de soluções para reduzir o impacto ambiental, promovendo uma atitude proativa em relação à preservação da camada de ozônio.
Diversos recursos foram utilizados, incluindo vídeos educativos que apresentavam práticas de sucesso, imagens comparativas para evidenciar mudanças ao longo do tempo e materiais informativos que destacaram a importância de adotar alternativas sustentáveis. Esses recursos tinham o propósito de inspirar e informar os discentes, capacitando-os a tomar ações positivas em prol da proteção da camada de ozônio.
Essa aula não se limitou ao conhecimento teórico, mas também ofereceu ferramentas práticas para que os alunos se tornassem agentes de mudança na preservação do meio ambiente. Ao adotarem práticas sustentáveis, os alunos são encorajados a se tornarem defensores ativos da proteção da camada de ozônio e do planeta como um todo.
Aula 3: Atividade prática em sala de aula
Na terceira aula do ciclo sobre a camada de ozônio, os alunos foram instigados a realizar uma experiência prática desenhada para demonstrar, de forma concreta, o impacto e a relevância desse componente atmosférico. O principal objetivo da atividade foi proporcionar uma compreensão mais profunda, por meio de uma atividade prática, seguida de uma análise cuidadosa dos resultados observados.
Conforme Andrade e Massabni (2011, p. 840), as atividades práticas são definidas como
aquelas tarefas educativas que requerem do estudante a experiência direta com o material presente fisicamente, com o fenômeno e/ou com dados brutos obtidos do mundo natural ou social. Nesta experiência, a ação do aluno deve ocorrer por meio da experiência física –, seja desenvolvendo a tarefa manual mente, seja observando o professor em uma demonstração, desde que, na tarefa, se apresente o objeto materialmente.
Os recursos utilizados nessa aula incluíram materiais específicos para a atividade prática, como luz ultravioleta, materiais reflexivos e outros itens necessários para a execução da experiência. Esses recursos foram cuidadosamente selecionados para criar uma simulação eficaz e envolvente.
O cerne da aula foi a execução de uma experiência simples, na qual os discentes puderam observar diretamente o efeito da camada de ozônio. A atividade incluiu a exposição a fontes controladas de luz ultravioleta, o que permitiu uma compreensão visual do papel crucial desempenhado pela camada de ozônio na filtragem desses raios contraídos. Os alunos participaram ativamente da experiência.
Após a atividade prática, os estudantes foram orientados a observar atentamente os resultados, o que envolveu uma análise de como diferentes materiais, que simulavam a camada de ozônio, reagem à exposição à luz ultravioleta. Essa observação direta contribuiu para uma compreensão mais concreta das especificidades.
A atividade foi estruturada para destacar como a camada de ozônio atua como um filtro contra os raios UV específicos. Em seguida, os discentes participaram de uma discussão guiada sobre os resultados da experiência, refletindo sobre como a simulação de materiais protetores pode representar a camada de ozônio e os impactos negativos que podem surgir com sua ausência.
A aula culminou em uma discussão sobre a importância das ações individuais na preservação da camada de ozônio. Os alunos foram levados a refletir sobre como escolhas cotidianas, como o uso de determinados produtos, podem influenciar diretamente esse componente da atmosfera.
Por meio dessa experiência prática, os alunos não apenas consolidaram seus conhecimentos teóricos, mas também desenvolveram uma apreciação mais profunda da importância da preservação desse componente para a saúde do nosso planeta. Essa abordagem prática visa inspirar um compromisso contínuo com práticas sustentáveis e a proteção ambiental.
Aula 4: Metodologia para a preservação da camada de ozônio
A quarta aula do ciclo foi dedicada a oferecer aos discentes uma compreensão detalhada das estratégias e métodos eficazes para a preservação da camada de ozônio. Além disso, a aula destacou a importância da educação ambiental como ferramenta essencial na promoção de práticas sustentáveis.
O foco principal foi familiarizar os estudantes com diversas estratégias e métodos utilizados globalmente, abrangendo práticas individuais, comunitárias e internacionais. A aula também ressaltou o papel central da educação ambiental, que atua como uma poderosa ferramenta de conscientização e motivação para ações sustentáveis, enfatizando a relação direta entre educação e preservação ambiental. Por meio de uma apresentação em slides, os alunos foram guiados por métodos comprovados e estratégias eficazes de preservação, incluindo abordagens legislativas, tecnológicas e mudanças de comportamento.
Parte significativa da aula foi dedicada a uma discussão aberta sobre o papel da educação ambiental na promoção de práticas sustentáveis. Foram apresentados e estudados casos de sucesso, evidenciando a influência positiva da educação na adoção de comportamentos ecologicamente responsáveis.
Os discentes foram desafiados a aplicar o conhecimento adquirido, elaborando planos de ação específicos para a comunidade escolar. Essa atividade incentivou a aplicação prática das estratégias aprendidas, promovendo a ideia de responsabilidade coletiva na preservação da camada de ozônio.
Conforme Luckesi (2011, p. 55), “o ensino e a aprendizagem dos conhecimentos elaborados e em elaboração pela Ciência, pela Filosofia e pelas Artes são recursos fundamentais para a ampliação da consciência”. Nesse contexto, a prática educativa busca proporcionar oportunidades de aprendizado que promovam o desenvolvimento dos educandos, tanto como indivíduos quanto como cidadãos.
Ao longo do processo educativo, a meta foi promover uma compreensão mais abrangente e aprofundada do mundo e de si mesmos. Para dinamizar as aulas, foram utilizados slides com gráficos, imagens e infográficos, que ajudaram a visualizar estratégias e métodos. Também foram empregados materiais educativos sobre sustentabilidade, enriquecendo a compreensão dos alunos acerca da interconexão entre a preservação da camada de ozônio e práticas sustentáveis.
Ao final da aula, os estudantes não apenas adquiriram conhecimento sobre as estratégias de preservação da camada de ozônio, mas também compreenderam a educação ambiental como uma via eficaz para promover mudanças positivas. A elaboração de planos de ação proporcionou aos estudantes a oportunidade de se envolver ativamente na implementação dessas estratégias em seu ambiente. Essa abordagem prática visa transformar o conhecimento em ação sustentável.
Aula 5: Avaliação e resultados práticos
A quinta e última aula do ciclo proporcionou uma oportunidade para avaliar o entendimento dos alunos sobre a camada de ozônio, consolidando o conhecimento adquirido ao longo das aulas. Além disso, a aula buscou discutir os resultados práticos das atividades realizadas e refletir sobre a importância global da preservação da camada de ozônio.
O principal objetivo foi realizar uma avaliação para verificar o nível de compreensão dos estudantes em relação à camada de ozônio e às práticas discutidas ao longo do ciclo. Além da avaliação, a aula concentrou-se na discussão dos resultados dos exercícios práticos realizados nas aulas anteriores, permitindo uma revisão crítica e a consolidação dos aprendizados.
A aula começou com uma avaliação oral, abordando os conceitos fundamentais aprendidos durante o ciclo. Essa avaliação serviu como uma ferramenta para medir o entendimento individual de cada discente.
Em seguida, houve apresentação e discussão dos resultados práticos das atividades realizadas nas aulas anteriores. Os alunos compartilharam suas observações, aprendizados e desafios encontrados durante as experiências práticas com os demais colegas e agentes educacionais da comunidade escolar, conforme o registro a seguir.
Figura 1: Alunos e alunas do 7º ano apresentando as atividades práticas para a comunidade escolar
Fonte: Acervo dos autores.
A aula culminou em uma reflexão conjunta sobre a importância da preservação da camada de ozônio e seu impacto global. A discussão incluiu uma roda de diálogo na qual os alunos expressaram suas opiniões sobre os papéis individual e coletivo na conservação desse componente vital da atmosfera.
Os recursos utilizados nesta aula incluíram uma avaliação escrita para medir o conhecimento individual, uma roda de discussão para compartilhar insights e material visual que reforçaram os conceitos abordados ao longo do ciclo de aulas. Essa variedade de recursos foi escolhida para proporcionar uma avaliação abrangente e envolvente.
Nesse sentido, Hoffmann (2001, p. 47) esclarece:
O processo avaliativo não deve estar centrado no entendimento imediato pelo aluno das noções em estudo, ou no entendimento de todos em tempos equivalentes. Essencialmente, por que não há paradas ou retrocessos nos caminhos da aprendizagem. Todos os aprendizes estão sempre evoluindo, mas em diferentes ritmos e por caminhos singulares e únicos. O olhar do professor precisará abranger a diversidade de traçados, provocando-os a progredir sempre.
Essa estrutura de cinco aulas apresentou uma abordagem completa sobre a camada de ozônio, desde a introdução até a avaliação dos resultados práticos, envolvendo os discentes de maneira ativa e prática no processo de aprendizagem. A necessidade de considerar a variedade de percursos de aprendizagem coloca o professor na responsabilidade de gerenciar o ambiente escolar de forma a estimular o comprometimento pessoal dos alunos.
Considerações finais
Ao concluir o ciclo de aulas sobre a camada de ozônio, é gratificante observar o progresso significativo dos discentes em sua jornada de compreensão e compromisso com a preservação desse componente imprescindível da atmosfera terrestre. As aulas não apenas educaram os estudantes sobre a camada de ozônio, mas também os capacitaram a se tornarem agentes ativos na preservação do meio ambiente. Ao desenvolver uma compreensão profunda e prática da importância desse componente para a saúde do nosso planeta, os alunos demonstraram que adquiriram conhecimentos que poderão ser utilizados para enfrentar os desafios ambientais com consciência e responsabilidade. Esse empenho foi claramente evidenciado ao longo de todo o ciclo de aulas, como mostrado na imagem a seguir.
Figura 2: Turma do 7º ano após a apresentação dos trabalhos para a comunidade escolar
Fonte: Acervo dos autores.
Esperamos que esse ciclo de aulas vá além de ser uma simples fonte de conhecimento, tornando-se também uma inspiração para ações sustentáveis, promovendo um futuro mais saudável e equilibrado para as gerações vindouras. O comprometimento demonstrado pelos alunos reflete não apenas o sucesso das aulas, mas também a promessa de um impacto positivo contínuo na preservação da camada de ozônio e na proteção do nosso precioso planeta.
Referências
ANDRADE, M. L. F.; MASSABNI, V. G. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de Ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, nº 4, p. 835-854, 2011.
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DISTRITO FEDERAL. Currículo em movimento da Educação Básica – pressupostos teóricos. Brasília: SEDF, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
HOFFMANN, J. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.
LUCKESI, C. C. Avaliação de aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
MAGALHÃES, L. Camada de ozônio. s/d. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/camada-de-ozonio/. Acesso em: 5 set. 2023.
MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa. Brasília: Editora da UnB, 1999 [edição revista em 2012].
WORLD WILD FOUNDATION. O que é a camada de ozônio? s/d. Disponível em: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/camada_ozonio/. Acesso em: 5 set. 2023.
Publicado em 03 de dezembro de 2024
Como citar este artigo (ABNT)
GENUINO, Narciso; SILVA, Mara Dayane Anjo da. Aprendendo com a ação: ciclo de aulas sobre a camada de ozônio. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 24, nº 44, 3 de dezembro de 2024. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/44/aprendendo-com-a-acao-ciclo-de-aulas-sobre-a-camada-de-ozonio
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