Sequência didática aliada à tecnologia stop motion: uma experiência de aprendizagens na pré-escola

Rosany Cristina de Almeida Garcia

Professora de Educação Infantil na Prefeitura do Rio de Janeiro, mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação (UniCarioca)

André Cotelli do Espírito Santo

Colaborador de projetos no Instituto de Engenharia Nuclear, professor no UniCarioca, mestre em Ciência e Tecnologia Nucleares (IEN), doutorando em Gestão de Sistemas Complexos (PPGI/UFRJ)

Ana Paula Legey de Siqueira

Professora no UniCarioca, pesquisadora colaboradora na área de Divulgação Científica no IEN e doutora em Divulgação Científica (IEN/CNEN)

Antônio Carlos de Abreu Mól

Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq/ Nível 1C, cientista do Nosso Estado (Faperj), doutor em Engenharia Nuclear (Coppe/UFRJ), pró-reitor de ensino (IEN/CNEN), coordenador e pesquisador do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação do UniCarioca

Gabriel Mello dos Santos Abreu Mol

Mestre em Metodologia e Técnicas de Computação (PPGI/UFRJ) e em Ciência da Computação (UniCarioca), pesquisador e tecnologista no Núcleo de Computação Aplicada (Nucap/UniCarioca/CNPq)

A pesquisa foi desenvolvida a partir do curso de Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação sob a percepção da pouca utilização de tecnologias nas atividades da Educação Infantil. Em contrapartida, a pesquisa observou que as crianças ao brincarem remetem suas reproduções e significações às suas experiências com a tecnologia digital, como: simular fotografia, brincar de ser Youtuber, digitar em um teclado imaginário ou outras representações dessas vivências.

A partir dessas reflexões iniciais, percebemos a necessidade emblemática de inserir o uso das novas tecnologias na Educação infantil de forma que essa etapa da educação una os fazeres da Educação Infantil ao uso de tecnologias já conhecidas e utilizadas pelo público-alvo. Atividades que utilizam ferramentas tecnológicas se apresentam de forma mais atrativa, como defende Pereira (2019), tanto para crianças como para adultos, como comprovaremos neste estudo, durante a execução de suas etapas.

Nesse contexto, entender o contraste que existe entre esses dois mundos, é entender como podemos proporcionar recursos pedagógicos que visem tornar a aprendizagem de crianças mais próxima de sua realidade tecnológica. Essa hipótese formulou o problema deste artigo.

Referencial teórico

O referencial teórico foi construído a partir de uma revisão bibliográfica realizada em artigos, livros e sites que tratassem do tema, de modo a fundamentar os objetivos propostos na pesquisa.

O objetivo geral é desenvolver e propor uma sequência didática para práticas pedagógicas que promovam a formação integral das crianças da Educação infantil. Essas práticas devem estar contextualizadas às vivências e à realidade atual, por meio da tecnologia digital. Nos objetivos específicos, buscou-se:

  • Conhecer as leis que normatizam os fazeres da Educação Infantil ao longo da história;
  • Propor novas práticas pedagógicas a partir de uma sequência didática, utilizando a tecnologia stop motion;
  • Avaliar as novas tecnologias atreladas aos campos de experiência a serem abordados nos fazeres da Educação Infantil, respeitando a BNCC.

A elaboração dos objetivos específicos da pesquisa é organizada e subdividida em duas etapas. Na primeira etapa, há a fundamentação teórica com alguns marcos da Educação Infantil estipulados a partir do estudo dos textos dos autores citados. Ainda nessa etapa da fundamentação teórica, estruturou-se uma linha do tempo relacionada às legislações para a Educação Infantil, a partir dos autores citados e dos documentos norteadores da etapa.

Na segunda etapa, fizemos uma organização de modo a compreender a formação de professores para a Educação Infantil, como proposta necessária desde a publicação da Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional (Brasil, 1996), obrigatoriamente para a formação de cursos Normais e superiores em Pedagogia, até a BNCC de 2019, documento mais atual, no qual a Educação Infantil é apresentada e reconhecida como primeira etapa da Educação Básica.

Ainda na segunda etapa da fundamentação teórica, buscou-se percorrer caminhos que pudessem apresentar uma possibilidade de novas práticas pedagógicas, a partir dos conceitos já definidos de sequência didática e tecnologia stop motion.

A respeito do stop motion são apresentados dois aplicativos experimentados e escolhidos para serem indicados nesta pesquisa: stop motion Studio e Life Lapse - Criador de stop motion. Os aplicativos foram escolhidos principalmente por terem versão gratuita, podendo ser utilizados sem conexão com a internet e serem de fácil compreensão para a execução.

Para apresentar o conceito de sequência didática, utilizamos a definição de Zabala (1998): "um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim conhecidos tanto pelos professores como pelos alunos". Também apresentamos o fluxograma da sequência didática, com foco na alfabetização e no letramento, mediados pelas novas tecnologias (Arantes, 2019).

Metodologia

Analisamos as possibilidades de experiências educacionais com o uso de novas tecnologias digitais na Educação Infantil, por meio de rodas de conversa com professores da Educação Infantil. As rodas foram feitas em encontros pela plataforma Teams, quando foram apresentados os seguintes métodos:

  • Conhecer as Leis que normatizam os fazeres da Educação Infantil, ao longo da história;
  • Estudar documentos que possam ser utilizados para uma compreensão da História da Educação Infantil;
  • Compreender o papel e a formação do professor da Educação Infantil e a mudança que tem ocorrido em seu fazer pedagógico, associando as novas tecnologias aos fazeres da Educação Infantil, respeitando os direitos expostos na BNCC e atrelados aos campos de experiências;
  • Pesquisar inicialmente por meio de questionário aplicado;
  • Discutir em rodas de conversa, com professores de crianças pequenas (pré-escola) a respeito do uso de Sequências Didáticas e do stop motion na Educação Infantil;
  • Propor novas práticas pedagógicas, utilizando uma sequência didática com uso de ferramentas digitais, a partir da apresentação de um framework.

Avaliar a proposta da SD elaborada pelos professores participantes da roda de conversa.

Fez-se um infográfico do método, de modo a orientar o desenvolvimento da pesquisa, como apresentado na Figura 1.

Figura 1: Infográfico do método

Análise e discussão de resultados

Um grupo de professores atuantes na Educação Infantil concordou em participar desta pesquisa. Assim, aplicamos um questionário inicial que buscou conhecer o perfil desses profissionais no uso das tecnologias digitais e seus conhecimentos de sequência didática e stop motion. As informações coletadas nesse primeiro contato traçaram os encontros das rodas de conversa que aconteceram pela plataforma Teams.

Foram feitas quatro rodas de conversas. Na primeira, esclarecendo a pesquisa e como se dariam nossos encontros a partir da definição dos conceitos de sequência didática e stop motion. Na segunda, apresentamos dois vídeos feitos em tecnologia stop motion, com crianças da Educação Infantil e desenvolvidos por meio da sequência didática de Arantes (2019).

Essa segunda roda foi primordial. Funcionou para o início da elaboração de um fluxograma da sequência didática, com as atividades que estariam em cada etapa e mostrariam em que momento caberia o stop motion. Desse modo, todos estavam propensos a colocar a apresentação do vídeo que seria construído na quarta etapa, antecedendo a avaliação e, inicialmente, chamado de Luz, Câmera e Ação. Ainda nessa segunda roda foram apresentados dois aplicativos para a execução do Stop Motion Studio e Life Lapse - Criador de Stop Motion, indicados por terem versões gratuitas com bastantes funções. Os participantes se interessaram pelos aplicativos e pela facilidade de não precisarem estar conectados para efetuar a gravação. Os professores também pontuaram não conhecerem a tecnologia stop motion e relataram estarem dispostos a utilizá-las em suas futuras práticas pedagógicas, alguns até projetando eixos temáticos para elas.

Na terceira roda de conversa, apresentamos o fluxograma esquematizado a partir da participação dos professores em rodas de conversa, quando a exibição do vídeo já estava sendo realizada em duas etapas (apresentado no fluxograma em vermelho). Ao verem o fluxograma apresentado, foi sugerido por um participante uma ideia que foi adotada por todos. Ao assistir o vídeo produzido, as crianças poderiam fazer uma autoavaliação, deixando a exibição em acordo com a última etapa da sequência didática, a etapa de avaliação.

Nessa etapa também foi definido o nome de cada etapa, assim como combinado um fluxograma a ser apresentado na última roda de conversa. Assim, na quarta roda, lembramos que, durante as demais, a "sequência didática aliada à tecnologia stop motion como ferramenta de aprendizagens na Educação Infantil" foi sendo construída aos poucos. Também nas rodas de conversa, apresentamos aos professores cada uma das etapas da sequência, desenvolvida com alunos da pré-escola desde a escolha do eixo temático até a etapa da avaliação lúdica e colaborativa. Nessa última, se apresenta um jogo simbólico e o vídeo em stop motion, como mostrado no fluxograma da "sequência didática aliada à tecnologia stop motion como ferramenta de aprendizagens na Educação Infantil".

Nesse encontro também foi observado pela pesquisadora que o fluxograma da sequência Didática, desenvolvido nessa pesquisa, foi elaborado para ser adaptado aos mais variados eixos temáticos a serem trabalhados com as crianças da Educação Infantil (Figura 2).

Figura 2: Fluxograma da sequência didática aliada à tecnologia stop motion como ferramenta de aprendizagens na Educação Infantil

Desenvolvimento da sequência didática aliada à tecnologia stop motion como ferramenta de aprendizagens: uma experiência com uso de tecnologia na Educação Infantil

A partir da definição das etapas e das atividades escolhidas, elaboramos um framework adaptado para a sequência didática aliado à tecnologia stop motion como ferramenta de aprendizagens para a Educação Infantil, podendo auxiliar no modo de adaptação para trabalhar com outros eixos temáticos. Framework foi definido por Arantes (2019) como um template, atendendo a projetos e podendo ser reutilizado como padronização de passos a serem seguidos.

A partir dessa pesquisa, aplicamos com crianças a sequência didática, aliada à tecnologia stop motion como ferramenta de aprendizagens na Educação Infantil, tendo como eixo temático o Sistema Solar, tema trabalhado por todas as turmas da escola. Na turma em que a Sequência foi aplicada, as crianças participaram de toda a elaboração das atividades, construindo todos os elementos que constituíram o vídeo em stop motion. Todo o processo foi acompanhado nas rodas de conversa pelos professores e na última roda foi apresentado o vídeo completo.

Sequência didática aliada à tecnologia stop motion como ferramenta de aprendizagens na Educação Infantil

Instituição de Ensino: XXXXXXXXXXXXXXX (Oculta)

Professor(a): Rosany Cristina de Almeida Garcia                                     

Duração da sequência didática:  3 semanas

[  ] Educação Infantil – Pré-escola I     [ x] Educação Infantil – Pré-escola II 

1ª etapa - Eixo temático

Sistema Solar

Campos de experiências

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil

Códigosalfanuméricos

O eu, o outro e o nós

  • Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
  • Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
  • Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

EI03EO02

EI03EO03

EI03EO07

Corpo, gestos e movimentos

  • Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
  • Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

EI03CG02

EI03CG05

Traços, sons, cores e formas

  • Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

EI03TS02

Escuta, fala, pensamento e imaginação

  • Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
  • Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.

EI03EF04

EI03EF06

Espaços, tempos, quantidades,

relações e transformações

  • Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando as   suas propriedades.
  • Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
  • Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

EI03ET01

EI03ET03

EI03ET07

2ª etapa - Tomada de consciência

1- Vídeo

  • Vídeo do YouTube falando sobre o tema 

Nome do vídeo: O Sistema Solar em 3D para crianças - vídeos educativos

url: https://www.youtube.com/watch?v=-oie4EFLs_0

2- Roda de conversa

  • Conversa sobre o sistema solar, ouvindo o que eles conhecem sobre o tema

Pontos  a serem incentivados:

  • Profissão que estuda o sistema solar,
  • Quantos planetas compõem o sistema solar;
  • Maior e menor planeta;
  • Nomes dos planetas,
  • Onde está a Terra
  • Curiosidades sobre os Planetas, quantas luas possuem, se tem água, mais distante ou mais perto do sol.
  • Dia e noite etc.

3- Desenho

Especificar a atividade:

  • Desenho do sistema solar, a partir das contribuições do vídeo e da roda de conversa.

Recursos utilizados: Vídeo do YouTube, televisão (tablet ou celular), folha de papel A4, canetinha, lápis de escrever, lápis de cor, giz de cera.

3ª etapa - Atividades com apoio de tecnologia

  • Vídeo de cada elemento do Sistema Solar - YouTube (1 elemento por dia)*quantidades de vídeos/atividades na necessidade dos objetivos a serem alcançados

Vídeo

URL

Registro: Desenho do Sistema Solar construtivo

Mercúrio, o vizinho do Sol - O Sistema Solar em 3D para crianças.

Vênus, o planeta do amor - O Sistema Solar em 3D para crianças

Planeta Terra - Sistema Solar em 3D para crianças

Marte, o planeta vermelho - O Sistema Solar em 3D para crianças.

Júpiter, o planeta gigante - O sistema solar em 3D para crianças.

Saturno, o planeta dos anéis - O Sistema Solar em 3D para crianças

Urano, o gigante gelado - Sistema solar em 3D para crianças

Netuno, o planeta do frio - O Sistema Solar em 3D para crianças.

https://www.youtube.com/watch?v=voEY3aEUpqI

https://www.youtube.com/watch?v=-G9vjQNJH-c

https://www.youtube.com/watch?v=bi4_0R6dFXE

https://www.youtube.com/watch?v=YVPxOto1W4o

https://www.youtube.com/watch?v=i0q-c0ViPww

https://www.youtube.com/watch?v=zN_k_yshnsI

https://www.youtube.com/watch?v=jFIEL6Jk9sk

https://www.youtube.com/watch?v=rlEDndYus8E

Confecção de um desenho do sistema solar em folha A3, iniciando pelo sol e Mercúrio que foi visto hoje.

Continuação do desenho, acrescentando Vênus, com suas características.

Continuação do desenho, acrescentando a Terra, com suas características.

Continuação do desenho, acrescentando Marte, com suas características.

Continuação do desenho, acrescentando Júpiter, com suas características.

Continuação do desenho, acrescentando Saturno, com suas características.

Continuação do desenho, acrescentando Urano, com suas características.

Continuação do desenho, acrescentando Netuno, com suas características.

Recursos utilizados: Vídeo do YouTube, televisão (tablet ou celular), folha de papel A3, canetinha, lápis de escrever, lápis de cor, giz de cera.

4ª - Atividades lúdicas

*quantidades de atividades na necessidade dos objetivos a serem alcançados

Combinação e preparação da atividade de avaliação lúdica colaborativa

Oficina lúdica

Confecção dos Elementos

  • Sorteio por grupo, de criança/elemento que representará do sistema solar.
  • Jogo simbólico (por grupos) com marcação do sistema solar com fita coloridas, onde cada criança atuará como um elemento do sistema solar (a partir do sorteio).
  • Elaboração do roteiro do vídeo gravado em stop motion.
  • Busca/escolha de elementos complementares para a gravação do stop motion.
  • Confecção dos planetas em massinha
  • Pintura do cenário (caixa de sapatos grande)

Recursos utilizados: caixa de sapato, massa de modelar colorida, cola branca, papel, tesoura, giz de cera, lápis de cor, Caneta, tinta guache, imagem impressa do Sistema Solar, fita adesiva colorida.

5ª etapa - Construção do material didático -

Luz , câmera e ação

Combinações e definições de tarefas

Elaboração e execução pelo app Stop Motion

Gravação e edição

  • Combinados de ações e estratégias para a produção do vídeo.

§ Fotos com uso do aplicativo Stop Motion Studio.

  • Gravação e edição do stop motion, no aplicativo Stop Motion Studio.

Recursos utilizados: Celular, tripé para celular, caixa de sapato pintada de preto, elementos do Sistema Solar feitos de massa de modelar colorida, cola branca, papel, tesoura, giz de cera, lápis de cor, caneta, tinta guache, imagem impressa do Sistema Solar.

6ª etapa - Avaliação lúdica e colaborativa

Apresentação do stop motion

Execução da atividade combinada

  • Jogo simbólico (por grupos) com marcação do sistema solar com fita coloridas, onde cada criança atuará como um elemento do sistema solar (a partir do sorteio).
  • Jogo simbólico utilizando as órbitas traçadas no chão, cada criança entra em sua posição (criança/Planeta) e faz o seu movimento em torno do sol  (utilizando as curiosidades descobertas sobre Planeta – a ordem, se gira mais rápido ou mais devagar, e outras aprendizagens construídas em grupo).

Recursos utilizados: Celular, tripé para celular, caixa de sapato, massa de modelar colorida, cola branca, papel, tesoura, giz de cera, lápis de cor, caneta, tinta guache, imagem impressa do Sistema Solar.

Obs.: Adaptações poderão ser feitas para atender à necessidade dos alunos e do espaço físico, como prender o tripé à mesa com fita adesiva para não cair ou sair da posição.

O vídeo em stop motion foi confeccionado pelas crianças e está disponível no YouTube.

Avaliação dos professores participantes das rodas de conversa

As rodas de conversa foram importantes para o diálogo. Silva e Werle (2015) afirmam que as rodas de conversa ou os círculos de cultura, assim como definidas por Paulo Freire, proporcionam um momento de trocas dialéticas aos participantes, promovendo novas aprendizagens pela fala e pela escuta.

Nesse contexto de fala e escuta, a sequência didática, aliada à tecnologia stop motion como ferramenta de aprendizagem à Educação Infantil, foi desenvolvida a fim de incentivar a interação. Os professores se mostraram entusiasmados pela nova prática pedagógica apresentada durante os encontros.

Os participantes da roda, no último encontro, relataram suas considerações a respeito do fluxograma, do framework e da sequência didática, aliados à tecnologia stop motion, como ferramentas de aprendizagens na Educação Infantil:

Eu achei que ficou bom, ficou claro, né, o fluxograma deixa bem limpo, você bate o olho e já sabe o que fazer pra chegar no resultado final, como você falou. Eu gostei bastante. Ficou bem claro, bem nítido, dá pra facilmente você se guiar por ele, ficou muito bom (participante 1).

Eu acho que tá bem claro, tá nítido, tá bem explicado [...] não consigo visualizar nada pra acrescentar, não (participante 2).

Eu já conhecia o stop motion, mas achei a sua abordagem bem criativa, bem legal, ficou muito bom, gostei muito dos exemplos que você trouxe também, das práticas que você fez e que você pensou, eu acho que tá muito bem estruturado teu trabalho, tá muito legal (participante 3).

Alguns professores declararam querer desenvolver a sequência didática aliada à tecnologia stop motion sob outros eixos temáticos. Outros, fizeram considerações a respeito de suas participações nas rodas de conversa:

Olha, nunca tinha sido convidada pra participar de uma roda de conversa assim, e eu achei bem interessante, e eu acho que foi algo que pôde acrescentar no meu dia a dia do trabalho, ainda mais pra esse novo ano que nós vamos começar com muitos desafios, e eu vou tentar sim fazer o uso do fluxograma e depois eu te conto o resultado (participante 1).

Eu adorei participar, obrigada pelo convite, aprendi bastante coisa, aprendi uma ferramenta nova, quer dizer, conheci uma ferramenta nova que eu não imaginava, nunca parei pra pensar e agora meu olho tudo bate, igual você falou naquele dia, tudo aparece um stop motion, já vejo um vídeo [...] aí uma coisa vai puxando a outra, um conhecimento vai puxando o outro, então eu adorei participar, conhecer essa ferramenta nova e com certeza farei uso, tô empolgada! (participante 2).

Considerações finais

A proposta de reflexão, partindo de uma relação antagônica entre espaços de educação e crianças nativas digitais, pode trazer um olhar diferenciado ao uso de ferramentas tecnológicas na Educação, pois é necessário que, hoje, se compreenda a importância dos estudos e da formação continuada para professores, atentando sempre às novas práticas pedagógicas que permitem maior interação. Como afirma Jordão (2016), essa é uma geração que já nasce impregnada de tecnologia, como se fosse a extensão do próprio corpo.

Em tempo, pode-se afirmar que a pesquisa oportunizou, por meio das rodas de conversa, momentos de formação continuada quando professores vivenciaram o stop motion e aprenderam a utilizar a tecnologia para levarem às crianças da Educação Infantil.

A partir da pesquisa, foi elaborado material didático voltado ao professor, contendo um fluxograma e o framework da sequência didática desenvolvida, assim como o relato do desenvolvimento da pesquisa. A dissertação e o material didático podem ser encontrados na Plataforma Proximal do Centro Universitário Carioca.

Referências

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GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. de S. (coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009.

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PACHECO, Letícia Peri. A Educação Infantil como primeiro cenário regulador das relações sociais da criança. Artigo apresentado como trabalho de conclusão do curso (Licenciatura em Pedagogia), Universidade do Sul de Santa Catarina, 2019. Disponível em: https://www.riuni.unisul.br/bitstream/handle/12345/9098/LETICIAPPACHECO.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 15 fev. 2022.

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ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Trad. Ernani F. da Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Publicado em 10 de dezembro de 2024

Como citar este artigo (ABNT)

GARCIA, Rosany Cristina de Almeida; ESPÍRITO SANTO, André Cotelli do; SIQUEIRA, Ana Paula Legey de; MÓL, Antônio Carlos de Abreu; MOL, Gabriel Mello dos Santos Abreu. Sequência didática aliada à tecnologia stop motion: uma experiência de aprendizagens na pré-escola. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 24, nº 45, 10 de dezembro de 2024. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/45/sequencia-didatica-aliada-a-tecnologia-stop-motion-uma-experiencia-de-aprendizagens-na-pre-escola

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