Relato de experiência em projeto social desenvolvido no estágio supervisionado de uma escola profissionalizante

Nádia Alves Lima

Professora do Ensino Médio Profissionalizante, graduada em Ciências Contábeis (UVA), mestranda em Tecnologias Educacionais (UFC)

A pobreza apresenta-se como um dos grandes dilemas nacionais. A taxa de necessitados vive uma verdadeira era de extremos nos últimos anos no Brasil. De acordo com a linha de pobreza do Auxílio Brasil recém-ajustada para R$210,00, a proporção de pobres em bases anuais passou de 7,6% da população em 2020 para 10,8% em 2021, correspondendo a um aumento de 42,11%. É um aumento substancial para um período de 12 meses (Neri; Hecksher, 2022).

A vulnerabilidade socioeconômica das famílias brasileiras, que já era grande, aumentou significativamente na pandemia da covid-19. Estima-se que as perdas mensais decorrentes do isolamento social tenham sido de R$54 bilhões da renda dos trabalhadores informais, dos desempregados e em desalento (Carvalho et al., 2021).

O empreendedorismo social reflete a busca incessante da humanidade por soluções para seus grandes dilemas, como a fome, a concentração de riquezas, a má distribuição de renda, a exclusão social, os índices de mortalidade infantil nos países em desenvolvimento e o esgotamento dos recursos naturais (Silva et al., 2011). Nessa perspectiva, estudantes do 3º do Ensino Médio do curso técnico em Administração da Escola Estadual de Ensino Profissional Deputado José Maria Melo, localizada no Centro de Guaraciaba do Norte/CE, desenvolveram o projeto social Semear, requisito obrigatório da disciplina de Estágio Supervisionado.

Segundo Vieira e Abreu (2022), os projetos sociais são idealizados por um grupo de pessoas com o intuito de mudar uma realidade social. O projeto a ser desenvolvido consistiu em arrecadar alimentos para doação a famílias que vivem em situação vulnerável naquele município por meio de um concurso de talentos intitulado Noite Estrelada. Ainda houve a realização de um sorteio de um violão doado por um docente da instituição, além de patrocínios de alimentos e recursos financeiros da comunidade em geral. Sobre essa perspectiva, surge a seguinte questão: “Quais contribuições o projeto Semear pode realizar para amenizar as deficiências da vulnerabilidade alimentar?”.

Ações são relevantes, pois certa parcela da população da cidade de Guaraciaba do Norte ainda necessita de mantimentos básicos, passando por sérias restrições das necessidades básicas alimentares. Assim, no Natal, período marcado pela solidariedade, 40 alunos se mobilizaram para levar os alimentos àquelas pessoas. O projeto social Semear tem como objetivo geral incentivar estudantes a desenvolver ações para o bem-estar da comunidade na qual estão inseridos por meio da prática da solidariedade. Os objetivos específicos são: realizar uma noite cultural e um sorteio para a arrecadação de alimentos e catalogar famílias que vivem em situação de vulnerabilidade alimentar no município de Guaraciaba do Norte/CE.

Contextualização e relevância do projeto

De acordo com o Guia do Estágio (Ceará, 2015), o projeto social deve partir da necessidade, observada pelos estudantes, de contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas da comunidade. É uma ação estruturada e intencional que tem como objetivo interferir e promover a transformação da realidade local. Deve ainda tornar-se uma importante ferramenta de integração entre as escolas estaduais de ensino profissional (EEEP) e as escolas regulares, envolvendo as pessoas para além do seu campo de vivência para beneficiar a comunidade. O desenvolvimento do projeto social apresenta-se como requisito obrigatório na disciplina de Estágio Supervisionado.

Estatísticas apontam a gravidade da questão social brasileira. Por um lado, há a condição de empobrecimento aprofundado da maioria da população; por outro, as desigualdades sociais resultantes da concentração de riquezas por uma parcela mínima dos mais ricos. As desigualdades regionais ficam evidentes, uma vez que as regiões Norte e Nordeste figuram em termos desiguais em todos os indicadores frente às demais regiões do país (Pitombeira; Oliveira, 2020).

O município de Guaraciaba do Norte/CE não foge dessa realidade. Ele está localizado na Serra da Ibiapaba, possui 40.921 habitantes e, de acordo com o IBGE (2021), apresenta Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,609, considerado médio, apresentando sérios problemas de vulnerabilidade alimentar (IBGE, 2010).

Pensando nesse contexto social, os professores orientadores de estágio, Nádia Alves Lima, graduada em Contabilidade, e Giordano Porfírio, graduado em Administração, reuniram os 40 alunos da turma do 3º ano do Ensino Médio Profissionalizante do curso técnico em Administração com o objetivo de sensibilizar, potencializar o protagonismo e a consciência social, a fim de que todos chegassem a um consenso: ajudar famílias carentes.

Partindo da ideia do auxílio comunitário na arrecadação de alimentos, o projeto Semear foi dividido em três ações: concurso de talentos Noite Estrelada, realização de um sorteio de um violão doado por um docente da instituição com patrocínios de alimentos e recursos financeiros da comunidade em geral.

A contabilização das 60 horas direcionadas à pesquisa, ao planejamento e à execução do projeto ocorreu semanalmente, durante duas horas, registrando a frequência e a participação dos professores orientadores.

Público beneficiado

Durante as reuniões semanais para o planejamento das ações, a turma dividiu-se para catalogar as famílias carentes. O público-alvo foi definido: atenderíamos pessoas residentes em áreas periféricas de Guaraciaba do Norte/CE que vivem em situação de vulnerabilidade social, sobrevivendo por meio da agricultura, de benefícios sociais fornecidos pelo governo ou de favores de entes conhecidos.

Metodologia

No projeto social, as etapas necessárias para a realização de maneira eficiente e satisfatória iniciaram-se com a catalogação das famílias por carência alimentar na região de Guaraciaba do Norte. Esse levantamento foi realizado por meio de conhecidos dos estudantes que informavam se tinham conhecimento de alguma família necessitada e nos ajudavam nas buscas em locais precários.

Logo, idealizamos o sorteio de um violão doado por um docente da instituição como forma de arrecadar recursos financeiros para a compra de itens que não costumam ser doados, mas que são de extrema importância, como leite, óleo, sardinha e manteiga. Esses recursos também custearam os gastos com o show de talentos.

A terceira etapa foi muito importante: foi a busca por patrocínio. Realizamos a busca no entorno dos municípios de Croatá e Guaraciaba do Norte. Os alunos foram a diversas empresas à procura de possíveis doações, tanto de alimentos em espécie como de dinheiro para a sua compra.

Na quarta etapa foi realizada uma ação social cujo objetivo era arrecadar mais quilos de alimentos para compor as cestas básicas, por meio de um concurso de talentos aberto ao público, intitulado Noite Estrelada. As inscrições e o valor da entrada eram um quilo de alimento não perecível.

Figura 1: Concurso de talentos Noite Estrelada

Após a execução de todas as etapas de arrecadação de alimentos, alcançamos um total de 250kg de alimentos arrecadados. Os alunos realizaram a montagem de 30 cestas básicas.

Figura 2: Montagem das cestas básicas

Nas 30 cestas havia arroz, açúcar, macarrão, cuscuz, sal, feijão, biscoito, óleo de soja, flocão de milho, leite, café e manteiga.

Figura 3: Cestas básicas

Cronograma de execução

Informar o tempo previsto para a execução do projeto é fundamental. Houve aquisição de equipamentos de informática, instalação de equipamentos, adequação de espaço físico, contratação de instrutor, oficina, curso etc. O projeto identificou cada uma de suas etapas/atividades, com previsão de início e término.

Tabela 1: Cronograma

Etapas

Duração

Início

Término

Busca por patrocínio

15 de outubro

22 de outubro

Ação social: concurso de talentos

07 de novembro

03 de dezembro

Montagem das cestas

16 de dezembro

16 de dezembro

Entrega das cestas

22 de dezembro

 

Considerações finais

O projeto Semear incentivou a atuação dos estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional Deputado José Maria Melo, potencializando o protagonismo e a consciência social dos alunos do 3º ano do Ensino Médio Técnico em Administração.

A busca de alternativas para a construção de um futuro melhor na perspectiva de arrecadação de alimentos para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade foi a motivação para a formulação da ideia do tema. Todas as etapas de pesquisa, planejamento e execução foram realizadas de forma exitosa, desde a busca por patrocínio, passando pela execução do concurso de talentos até a montagem das cestas básicas e sua entrega.

Os resultados evidenciam que o projeto Semear foi concluído de forma eficiente e contribuíram para que 30 famílias finalizassem o ano com uma alimentação digna. O projeto despertou na turma a consciência social e filantrópica.

Referências

CARVALHO, André Roncaglia; SOUZA, Luciana Rosa de; GONÇALVES, Solange Ledi; ALMEIDA, Regina Ferreira de. Vulnerabilidade social e crise sanitária no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 37, p. e00071721, 2021. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csp/2021.v37n9/e00071721/pt/. Acesso em: 21 dez. 2022.

CEARÁ. Secretaria de Educação. Guia do Estágio. Fortaleza, 2015. Disponível em: https://educacaoprofissional.seduc.ce.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=61&Itemid=165. Acesso em: 21 dez. 2022.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Guaraciaba do Norte. Rio de Janeiro: IBGE, 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/. Acesso em: 21 dez. 2022.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Índice de Desenvolvimento Humano. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pesquisa/37/30255. Acesso em: 21 dez. 2022.

NERI, Marcelo; HECKSHER, Marcos. A montanha-russa da pobreza. São Paulo: Fundação Getulio Vargas, 2022. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/32407. Acesso em: 21 dez. 2022.

PITOMBEIRA, Delane Felinto; OLIVEIRA, Lucia Conde de. Pobreza e desigualdades sociais: tensões entre direitos, austeridade e suas implicações na atenção primária. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 1.699-1.708, 2020. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csc/2020.v25n5/1699-1708/pt/. Acesso em: 21 dez. 2022.

SILVA, Danielly Priscila Serpa da; SCOFANO, Flavio Cesar Pereira; SILVA, Milene Karine da; TOLEDO, Rosiene Passos; ABRANCHES, Ronaldo Sales. Empreendedorismo social: proposta de um modelo de elaboração de projeto social. 2011. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos11/30914290.pdf. Acesso em: 21 dez. 2022.

VIEIRA, Karina Firmino; ABREU, Delmary Vasconcelos de. Ser professor de Música de projeto social: narrativas musicobiográficas. Revista Orfeu, v. 7, n° 1, p. 1-22, 2022. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/20848/14322. Acesso em: 21 dez. 2022.

Publicado em 05 de março de 2024

Como citar este artigo (ABNT)

LIMA, Nádia Alves. Relato de experiência em projeto social desenvolvido no estágio supervisionado de uma escola profissionalizante. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 24, nº 7, 5 de março de 2024. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/7/relato-de-experiencia-em-projeto-social-desenvolvido-no-estagio-supervisionado-de-uma-escola-profissionalizante

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