Super Dentinho em uma aventura pela saúde bucal: uma proposta de jogo para ensino do autocuidado bucal

Vanessa Fontes dos Reis

Graduada em Odontologia (Unifaa), especialista em Estratégia da Saúde e da Família e em Ortodontia (Unifaa), pós-graduada em Periodontia, Cirurgia Oral Menor (Cevo) e em Prótese e Dentística Estética (ABO), mestre em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente, professora do curso de Odontologia da Unifaa

Renato da Silva Teixeira

Graduado em Ciências Biológicas (UGB), especialista em Análises Clinicas (UBM), mestre (2011) e doutor (2017) em Ciências (EEL/USP), docente no UniFOA e na Seeduc/RJ

Gustavo Esteves Rocha

Graduado em Ciências da Computação (Unifeso), especialista em Engenharia Mecatrônica (UCP), instrutor educacional de Robótica e Programação e Back-End, juiz e treinador da OBR, desenvolvedor Full Stack

Carlos Alberto Sanches Pereira

Graduado em Ciências Biológicas, especialista em Bioquímica e em Hematologia (UFRJ), mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFRRJ), doutor em Biotecnologia Industrial (EEL/USP), coordenador do curso de Ciências Biológicas – Bacharelado, docente/orientador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UniFOA

No Brasil, no final do século XIX, os cuidados com a saúde bucal das crianças se constituíram um marco importante para o desenvolvimento de estratégias e ações para fins educativos e profiláticos, com o intuito de promoção e prevenção da saúde bucal. As instituições odontológicas realizaram verdadeiras batalhas discursivas no período, visando sensibilizar governos e autoridades à criação de clínicas que pudessem ofertar atendimentos às crianças de escolas públicas, diminuindo os índices de cárie e mutilações dentárias (Oliveira; Matos, 2018).

A desatenção em relação à higiene bucal, principalmente de crianças em idade escolar, é amplamente conhecida como principal fator causador de cáries dentárias. Nesse sentido, casos de maus hábitos de higienização e falta de cuidado por parte dos pais e/ou responsáveis, influenciará diretamente no aparecimento, instalação e progressão da cárie, impactando a vida cotidiana desses indivíduos na sociedade. Dessa forma, de acordo com Castilho et al. (2012), medidas de Educação em Saúde precisam ser aplicadas para melhor manutenção da saúde bucal dessas crianças.

O Programa Saúde na Escola (PSE), voltado para a educação em saúde bucal e realizado nas escolas da rede pública, foi estruturado para contribuir na efetivação de ações de promoção e prevenção como estratégia de saúde familiar, fortalecendo ações entre saúde e educação. O PSE é aplicado pelos profissionais da atenção básica e serve como ferramenta importante para os cirurgiões dentistas inseridos na estratégia de Saúde na Família (ESF), proporcionando consequentemente um maior envolvimento do aluno no processo de autocuidado, contribuindo para o desenvolvimento crítico e intelectual do estudante (Santos et al., 2016).

A elaboração e a aplicação dessas atividades em âmbito escolar são consideradas como desafios aos profissionais da área. Faz-se necessário lançar mão de alternativas para a facilitação desse processo de ensino-aprendizagem entre os profissionais e os alunos. Conforme Maluf et al. (2021), o lúdico é considerado o meio muito usado na idade infantil para a facilitação dessa aprendizagem, pois estabelece uma comunicação empática, proporcionando um melhor engajamento dos alunos com as atividades propostas, exteriorizando medos e angústias e tornando a aprendizagem assertiva e mais significativa. Segundo o autor, essa estratégia gera uma mudança considerável no paradigma do que é a saúde oral, proporcionando uma melhora eficaz na saúde dos sujeitos.

Nota-se a necessidade de criar ferramentas facilitadoras para o estabelecimento da educação em saúde bucal no âmbito escolar que proporcione uma aprendizagem significativa e estabeleça o sociointeracionismo entre os alunos, funcionando como um método de ensino que proporcione envolvimento e engajamento dos envolvidos no processo de aprendizagem do autocuidado bucal. Com isso o presente trabalho tem como objetivo a elaboração do jogo com o tema “promoção e prevenção em saúde bucal”, que servirá como ferramenta de auxílio, tanto para os dentistas que aplicam o PSE, como para os alunos que necessitam da compreensão e da fixação do conteúdo sobre o tema.

Métodos

Com o intuito de colaborar e auxiliar na aprendizagem significativa no conteúdo sobre promoção e prevenção em saúde bucal, elaboramos um jogo digital intitulado “O Super Dentinho, em uma aventura pela saúde bucal”. Ele aborda o processo necessário para o autocuidado bucal, a promoção e a prevenção da doença cárie e periodontal.

No desenvolvimento do jogo, foi necessária a utilização da plataforma PowerPoint, servindo como base norteadora, pois partimos do princípio de que a tecnologia é um recurso didático metodológico que colabora com o ensino-aprendizado. O jogo proposto favorece a aprendizagem, envolvendo o aluno no conteúdo proposto, estimulando o seu envolvimento social, o trabalho em equipe e proporcionando a possibilidade de o aluno jogar em casa ou em qualquer âmbito social que frequente, transmitindo assim o conteúdo para a sociedade de uma forma geral.

O projeto da criação e sua futura aplicação passou pelo comitê de ética e pesquisa, sendo aprovado (processo CAAE: 64271222.0.0000.5237), em dezembro de 2022.

Construção do jogo

Inicialmente foram elaboradas 20 questões sobre conteúdos necessários para o trabalho com a saúde bucal e o autocuidado oral. Essas questões estão direcionadas ao público de crianças alfabetizadas e/ou cursando o 4º e o 5º ano do Ensino Fundamental.  

A elaboração do jogo se deu por meio do desenvolvimento de um site, estruturado na linguagem HTML5. Já para estilização e controle, usamos o sistema operacional Javascript CSS3. O jogo foi hospedado (acesso disponível online) com subdomínio (endereço de acesso online) a partir da plataforma GitHub (plataforma de hospedagem gratuita).

Para a abertura do jogo, criou-se uma tela de apresentação contendo o título “O Super Dentinho em uma aventura pela saúde bucal”. Após a apresentação, o jogador é direcionado para a segunda tela do jogo, onde há quatro botões conectados à hiperlinks. Ao utilizar o primeiro botão, o jogador tem acesso às regras do jogo. No segundo botão, ele conhecerá sequencialmente os criadores do jogo, bem como a instituição de filiação e as áreas de concentração da pesquisa de cada colaborador. No terceiro botão, encontra-se o referencial teórico do jogo, embasado em David Ausubel e Vygotsky. No último botão, há o play. Nele, o jogador é encaminhado para a terceira tela, onde há o tabuleiro. Dessa forma, pode iniciar o jogo.

A caminhada se dá em um tabuleiro interativo; o objetivo é chegar ao final passando pelas 20 questões. Como se trata de um jogo sociointerativo, para cada casa do tabuleiro, se abrirá uma tela com uma pergunta relacionada ao autocuidado bucal. Para cada alternativa certa ou errada abrirá uma outra tela de explicação com linguagem verbal e não verbal associadas. Haverá, inclusive, em algumas questões, um vídeo interativo associado à explicação do tema abordado. Vale ressaltar que, quando o jogador errar a resposta, ele lerá a explicação e terá a oportunidade de respondê-la novamente, para assim avançar para próxima casa no tabuleiro.

Para a programação foi utilizado o comando Javascript, possibilitando maior interação e controle do jogo, além de evitar trapaças no sentido de conter o avanço do jogador, caso ele não acerte a pergunta em questão. Não escolhendo a assertiva correta, fica impedido de avançar e deve retomar a questão para que possa refazê-la.

Ao acertar a última questão, o jogador é direcionado à tela final, que contém uma mensagem de parabenização com o Super Dentinho que se encontra forte, grande e brilhante. Há um efeito no dentinho que inicia o jogo sujo e triste, mas com o decorrer do jogo, ele se torna limpo, feliz, forte e ganha uma capa. O efeito foi proporcionado pela estruturação do site, promovida pela linguagem HTML5.

Regras do jogo

O jogo pode ser jogado individualmente, em duplas ou em grupos nos computadores das escolas ou em qualquer dispositivo móvel. Inicialmente, ao clicar na primeira casa do tabuleiro, o jogador será direcionado à primeira fase do jogo, onde uma janela se abrirá com uma pergunta relacionada à saúde bucal, com duas opções: uma correta e uma incorreta. Clicando sobre a alternativa correta, abrirá uma explicação e o jogador poderá passar para a próxima fase do jogo. No segundo caso, sendo a alternativa incorreta, abrirá uma explicação, mas o jogador terá a oportunidade de responder novamente à questão proposta para passar para a próxima casa do tabuleiro.

O jogador só consegue passar para a próxima questão se acertar a anterior. Ele poderá responder quantas vezes for necessária a questão para passar para a próxima; assim, todos os jogadores chegarão ao final do jogo. Para caminhar no tabuleiro basta acertar a questão e clicar na próxima casa do jogo. O jogo termina quando o jogador responder corretamente as 20 questões.

O jogo está disponível por meio deste código QR:

Código QR

Descrição gerada automaticamente

Resultados

O resultado obtido foi a criação do jogo “O Super Dentinho, em uma aventura pela saúde bucal”, composto por uma tela de apresentação interativa (Figura 1), contendo o nome do jogo e o comando para seguidamente direcionar o jogador para uma próxima tela. Clicando no botão play o jogador será direcionado à segunda tela (figura 2), onde terá a apresentação do Super Dentinho e de quatro outros botões com os respectivos comandos: regras, créditos, referencial teórico e play para início do jogo.

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Figura 1: Tela de apresentação do jogo

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Figura 2: Tela de direcionamento do jogo

A partir da segunda tela, é possível acessar as regras, com informações sobre as regras do jogo, os créditos, os elaboradores do jogo, as instituições de filiação e a concentração de pesquisa dos envolvidos, assim como ler sobre os referenciais do jogo e os teóricos que o embasam. Por fim, o tabuleiro (figura 3), com a imagem do dentinho triste e sujo que após a caminhar pelas questões se torna um Super Dentinho, forte, limpo e feliz.

Padrão do plano de fundo

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Figura 3: O tabuleiro de perguntas

Para cada casa do tabuleiro haverá uma questão sobre promoção e prevenção em saúde. Cada questão terá duas alternativas. Clicando em uma delas, sendo errada ou certa, abrirá outra tela com uma explicação, para assim ser permitida a caminhada pelas demais casas do tabuleiro. Ao percorrer por todas as 20 questões, o jogador chegará ao final (Figura 4).

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Figura 4: Tela final de agradecimento

Discussão

No mundo contemporâneo, as metodologias voltadas para a educação envolvem uma demanda tecnológica muito grande para que possa atender às expectativas da sociedade. As evoluções das aplicabilidades na educação demandam mais trocas de experiências e enriquecimento no processo educacional, facilitando a captação do conteúdo por parte dos ouvintes, de uma forma mais simples e habitual. O jogo técnico tecnológico proporciona um maior envolvimento na atividade proposta entre os envolvidos e, consequentemente, um melhor desempenho no processo de aprendizagem (Cardoso et al., 2016).

Para Vygotsky, o envolvimento do ser humano na cultura, nos aspectos sociais e nos estímulos dos indivíduos é de extrema importância para a fixação do conhecimento, para a compreensão e para as particularidades da aprendizagem (Barbosa et al., 2018). Nesse sentido, o jogo em questão proporciona esse envolvimento durante a sua trilha, favorecendo a aprendizagem significativa dos alunos.

Para Ausubel, a obtenção dessa aprendizagem significativa por parte do educando está na necessidade de uma construção de conhecimento envolvendo o conhecimento já adquirido anteriormente e a construção do novo conhecimento a partir daquele já existente. As metodologias ativas, como o jogo interativo, por exemplo, favorecem a maturidade intelectual do aprendiz, assim como desenvolve a sua cognição, gerando o estabelecimento dessa aprendizagem significativa (Sousa et al., 2015).

O envolvimento do lúdico no processo de aprendizagem ampara-se em uma ligação forte e eficaz, tornando o processo do aprendiz mais leve, além de promover mudanças significativas nele, tornando-o mais contente, participativo e adepto às mudanças (Souza; Santos; Mattos, 2019).

Segundo Oliveira (2014), o jogo é considerado uma atividade lúdica, cujo caráter é potencializar o jogador aprendiz para uma melhor comunicação, proporcionando atividades que facilitam a aprendizagem.

O conteúdo proposto em Educação para a Saúde, associado a recursos pedagógicos verbais e não verbais, contribuem para o desenvolvimento de atividades no seu aprendizado. É relevante assim para a sua aplicação e para promoção e prevenção, envolvendo interdisciplinaridade e multidisciplinaridade. De acordo com Bernardes et al. (2019), estratégias para o ensino em saúde necessitam ser implantadas nos períodos escolares dos alunos, com o intuito de proporcionar uma aprendizagem mais abrangente, construtiva e significativa em saúde bucal.

Nesse sentido, o jogo proposto proporciona, por meio da ferramenta lúdica tecnológica, maior interação na aprendizagem em saúde bucal, favorecendo o trabalho do cirurgião-dentista na ESF atuante no programa saúde na escola e beneficiando os discentes.

Conclusão

Espera-se que o jogo didático interativo “O Super Dentinho, em uma aventura pela saúde bucal” funcione como suporte aos cirurgiões dentistas da ESF no programa saúde na escola. Com essa ferramenta de apoio, os alunos serão incentivados a terem um maior interesse no autocuidado bucal.

Referências

BARBOSA, A. et al. A aprendizagem e o desenvolvimento do surdo na perspectiva sociointeracionista de Lev Vygotsky. Rev. Mult. Psic., 2018.

BERNARDES, V. et al. Facebook como ferramenta pedagógica em Saúde Coletiva: integrando formação médica e Educação em Saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, 2019.

CARDOSO, A. et al. Desafios pedagógicos na implantação de cursos MOOC: um relato de experiência na UFRB. Em Rede - Revista de Educação a Distância, 2016.

CASTILHO, A. et al. Influence of family environment on children's oral health: a systematic review. Jornal de Pediatria, 2013.

MALUF, A. et al. A importância do lúdico para a prática odontológica infantil em tempos de pandemia da covid-19. Odontologia: Pesquisa e Práticas Contemporâneas, 2021.

OLIVEIRA, I. B.; MATOS, M. I. S. “Para maior glória do nosso Brasil”: educação e cuidados para a saúde bucal infantil, 1912-1940.  História, Ciências, Saúde - Manguinhos, 2018.

OLIVEIRA, J. C. C. Atividades lúdicas na Odontopediatria: uma breve revisão da literatura. Rev. Bras. Odontol., 2014.

SANTOS, T. F. dos; SILVA, J. F. da; NASCIMENTO, M. B. da C. Programa Saúde na Escola: contribuições e limites na perspectiva dos professores. Educação, Comunicação e Saúde, Aracaju, p. 1-16, 2016.

SOUSA, A. T. O.; FORMIGA, N. S.; OLIVEIRA, S. H. S.; COSTA, M. M. L.; SOARES, M. J. G. O. Using the theory of meaningful learning in nursing education. Rev. Bras. Enferm., 2015.

SOUZA, F. F.; SANTOS, F. M. O.; MATTOS, A. M. O lúdico, o brincar e a educação infantil. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 1, p. 1-13, 2019.

Publicado em 19 de março de 2024

Como citar este artigo (ABNT)

REIS, Vanessa Fontes dos; TEIXEIRA, Renato da Silva; ROCHA, Gustavo Esteves; PEREIRA, Carlos Alberto Sanches. Super Dentinho em uma aventura pela saúde bucal: uma proposta de jogo para ensino do autocuidado bucal. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 24, nº 9, 19 de março de 2024. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/9/super-dentinho-em-uma-aventura-pela-saude-bucal-uma-proposta-de-jogo-para-ensino-do-autocuidado-bucal

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