O que já foi publicado sobre oficina temática para o Ensino Fundamental
Alex Barbosa da Silva
Doutorando em Formação Científica e Educação Tecnológica (UTFPR), mestre em Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN/UTFPR), licenciado em Pedagogia (Faculdade de Apucarana), licenciado em Letras (UNAR), especialista em Educação Especial, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Gestão e Coordenação Escolar, Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicada à Educação e Educação a Distância com Ênfase em Formação de Tutores, professor na rede municipal de Marilândia do Sul/PR e Mauá da Serra/PR
Angélica Cristina Rivelini da Silva
Doutora e mestra em Ensino de Ciências (UEL), licenciada em Química (Unopar), especialista em Química para o Ensino Médio (UFL), professora adjunta na UTFPR - câmpus Apucarana, docente permanente no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN/UTFPR) e no Programa de Mestrado em Rede (Profqui/UEL)
Ao estudarmos o processo de formação continuada dos professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, deparamo-nos com diversos questionamentos acerca da forma de ensinar o conteúdo, dos materiais didáticos usados para esse fim, dos espaços físicos onde ocorrem as ações, entre outros fatores.
Neste trabalho apresentamos a análise do levantamento bibliográfico realizado como recorte de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGEN/UTFPR). A proposta é de formação continuada para os professores que ensinam Ciências por meio de uma oficina temática com enfoque CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) para o Ensino Fundamental I.
O objetivo central aqui é apresentar o levantamento bibliográfico realizado a partir do Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a respeito de oficinas temáticas. Segundo Marcondes (2008), a oficina temática representa uma busca por soluções para problemas cotidianos pautados em conhecimentos práticos e teóricos. Desse modo, o trabalho é de cunho bibliográfico.
Segundo Gil (2002, p. 44), um trabalho de cunho bibliográfico traz uma pesquisa “desenvolvida com base em material já elaborado”. Assim, trazemos teses e dissertações publicadas no banco da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) para construirmos um cenário acerca do tema.
Aspectos metodológicos
O levantamento bibliográfico foi realizado no Banco de Teses e Dissertações da Capes e na BDTD, com foco nas produções acerca das oficinas temáticas direcionadas ao Ensino Fundamental. Destacamos que, no momento da busca, a plataforma Capes apresentou instabilidade; assim, assumimos que os oito trabalhos localizados em várias tentativas de busca compõem as dissertações e teses depositadas no banco. Para reforçar e garantir as buscas, foi utilizada a BDTD como elemento de comparação e obtenção de trabalhos não localizados no banco da Capes.
Todos os trabalhos analisados foram obtidos por meio de busca em ambos os sites, utilizando operadores booleanos (eles atuam como palavras que informam ao sistema de busca como combinar os termos de sua pesquisa), aspas e AND. Esses foram localizados com o emprego das seguintes palavras-chave: “oficinas temáticas” AND “ensino fundamental”.
Como critério de inclusão, foram separadas dissertações e teses relacionadas à utilização, ao desenvolvimento e à avaliação de oficinas temáticas para o Ensino Fundamental. Como critério de exclusão, retiramos textos repetidos e textos em que as palavras-chave apareciam no título ou no resumo do trabalho.
A primeira busca ocorreu no site da Capes, no qual foram encontrados oito trabalhos: três teses e cinco dissertações. Na segunda busca, na BDTD, foram encontrados 15 trabalhos (sete teses e oito dissertações). Durante a análise, notou-se que seis trabalhos eram repetidos e uma dissertação foi excluída por não estar disponível no site da Capes ou no repositório da universidade indicada. Sendo assim, foram selecionados para compor o corpus deste estudo e sua descrição 16 trabalhos ao todo.
Os trabalhos encontrados foram apreciados por meio de suas palavras-chave, seus títulos e seus resumos. Quando necessário, observou-se o corpo do texto (Quadro 1).
Quadro 1: Relação dos trabalhos encontrados divididos em categorias e quantidade de teses e dissertações
Categorias |
Teses |
Dissertações |
Ensino Fundamental I |
04 |
03 |
Ensino Fundamental II |
01 |
05 |
Cursos de Formação de Professores |
02 |
01 |
Os 16 trabalhos foram identificados e agrupados em três categorias: Ensino Fundamental I, para aqueles que tinham abordagens educacionais relativas aos anos iniciais do Ensino Fundamental, envolvendo temáticas ambientais e o ensino de Ciências da Natureza; Ensino Fundamental II, para os que tinham sua pesquisa voltada para os anos finais do Ensino Fundamental; e Cursos de Formação de Professores, para aqueles que focaram no escopo central da formação inicial e continuada de professores.
Resultados e discussões
Apresentamos os dados dos trabalhos selecionados para compor a categoria Ensino Fundamental I no Quadro 2.
Quadro 2: Dados dos trabalhos que compõem a categoria Ensino Fundamental I
Autor |
Título |
Teses/Dissertações |
Nome da universidade |
Ano da defesa |
Silveira |
As contribuições das oficinas temáticas ambientais na formação de alunos do Curso Normal Médio e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
Dissertação |
Universidade Federal de Santa Maria |
2014 |
Schlottfeldt |
Oficinas temáticas e o ensino de Ciências da Natureza em uma escola do campo do município de Santa Maria, Rio Grande do Sul |
Dissertação |
Universidade Franciscana |
2018 |
Furtado Junior |
Proposta de ensino de Microbiologia prática na escola fundamental utilizando laboratório alternativo |
Dissertação |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais |
2017 |
Bomfim |
A Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: entre a realidade e as possibilidades |
Tese |
Universidade Federal de Goiás |
2015 |
Lisbôa |
Quando o esporte da mídia vende sonhos e desejos: publicidade e infância na Copa do Mundo da Fifa 2014 |
Tese |
Universidade Federal de Santa Catarina |
2016 |
Santos |
Sistemas de numeração: um problema didático |
Tese |
Universidade de São Paulo |
2006 |
Macedo |
Juventudes, Cultura de Paz e escola: transformando possibilidades em realidade |
Tese |
Universidade Federal do Ceará |
2012 |
Na categoria Ensino Fundamental I, em sua dissertação, Silveira (2014) abordou a Educação Ambiental com o objetivo de verificar as contribuições das oficinas temáticas ambientais para a formação de alunos do Curso Normal Médio e dos anos iniciais da Educação Básica. O trabalho apresentou duas fases. Na primeira, foram desenvolvidas quatro oficinas temáticas de Educação Ambiental para 57 alunos numa escola do município de Uruguaiana/RS. Na segunda fase, ocorreu uma oficina cuja temática foi a construção de jogos didáticos, utilizando materiais recicláveis e reutilizáveis. Nela, havia 60 alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental; envolvia três escolas municipais. Durante a pesquisa, foram realizados mapas mentais e analisadas as percepções das crianças acerca do meio ambiente. Ao final, os resultados mostraram que a metodologia proposta foi eficaz. Ao final das oficinas temáticas, aplicou-se um questionário, a fim de verificar o conhecimento dos alunos a respeito da Educação Ambiental e para avaliar se a proposta de capacitação foi eficaz em sua formação. Os resultados apontaram contribuições reais à formação dos alunos relativas à temática ambiental. Ou seja, as oficinas temáticas são recursos pedagógicos facilitadores para a Educação Ambiental no contexto escolar.
Schlottfeldt (2018), em sua dissertação, investigou as oficinas temáticas desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Intendente Manoel Ribas, do município de Santa Maria/RS, por meio do ensino de Ciências da Natureza, com a temática Das Plantas ao Sabão. Foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico/documental na qual se analisaram documentos oficiais disponibilizados pelo Ministério de Educação e pela Secretaria de Município da Educação de Santa Maria. A pesquisa fez uso da análise de conteúdo e concluiu-se que as oficinas temáticas são atividades didáticas concretas e relevantes para a Escola do Campo, pois contribuíram para o desenvolvimento da observação e a implementação de ações para melhorar o olhar dos estudantes acerca do local onde estão inseridos (paisagismo, reciclagem, reaproveitamento).
Em sua dissertação de mestrado, Furtado Junior (2017) desenvolveu uma sequência didática, por meio de uma oficina temática voltada ao ensino da Microbiologia na preparação de meios de cultura com materiais alternativos e cultivo de bactérias e fungos, além de evadir da Microbiologia, estudando microestruturas de animais invertebrados e plantas. Participaram da pesquisa 44 alunos do 4° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do município de Argirita/MG. Resultados demonstraram que as oficinas e o laboratório alternativo foram recursos pedagógicos que geraram bons resultados.
Bomfim (2015) buscou em sua tese compreender e analisar a realidade e as possibilidades da Geografia escolar para os anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa contou com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental que atuam no 2º e 3º anos de uma escola pública da rede municipal de Educação do município de Barreiras/BA. Fez uso dos seguintes instrumentos de levantamento de dados: pesquisa bibliográfica, análise documental, questionário de perguntas abertas, oficinas temáticas, observação e narrativas. Concluiu-se que o trabalho com a Geografia escolar no Fundamental aponta para uma especificidade de vínculo entre a escola, a realidade vivida e a comunidade, conferindo importância significativa à educação voltada à cidadania.
Lisbôa (2016), em sua tese de doutorado, desenvolveu uma oficina temática com alunos do 5° ano de uma escola pública da cidade de Florianópolis/SC, com o tema Copa do Mundo da Fifa – 2014, buscando compreender o discurso publicitário relacionado à infância. O corpus de análise foi constituído de 14 anúncios de televisão e suas narrativas transmídias e documentos (registros em diário de campo, questionário, gravações em vídeo e de áudio, desenhos, produções midiáticas) produzidos em uma oficina temática. Por meio da oficina, os alunos foram conscientizados do fato de que a publicidade esportiva promove a comercialização da cultura esportiva.
Santos (2006), em sua tese, aborda o problema pedagógico referente ao ensino-aprendizagem de sistemas de numeração, dada a importância desse assunto e a dificuldade com que ele vem sendo tratado no Ensino Fundamental. O pesquisador apresentou exemplos de oficinas temáticas abordadas sob uma perspectiva histórico-epistemológica, por meio da análise estrutural de diversos sistemas de numeração numa ótica bachelardiana. Os resultados apontam para o fato de que tal entrave pode ser solucionado se o professor dedicar aos sistemas de numeração uma importância semelhante às operações básicas, evitando usar a História da Matemática como mero acessório didático. A História da Matemática é um instrumento definidor de estratégias pedagógicas, capaz de produzir um estudo mais significativo.
Por fim, Macedo (2012), em sua pesquisa de doutorado, contribui na construção de uma cultura de paz no ambiente escolar. O estudo, na modalidade pesquisa-intervenção, envolveu 71 alunos do 6º ao 9º do Ensino Fundamental, assim como a equipe gestora, os funcionários e outros professores. Os dispositivos de análise ou estratégias de ação foram variados: grupos focais, encontros, oficinas temáticas e questionários. Os resultados mostraram que os jovens são vistos pela maioria dos professores como desinteressados pelos estudos, indisciplinados e, em algumas situações, violentos. A culpa pela existência desses problemas é atribuída à família, que, segundo a pesquisa, não educa nem impõe limites.
Por meio das teses e das dissertações descritas nessa categoria, conclui-se que o trabalho desenvolvido em oficinas temáticas vem demonstrando eficácia e contribuindo para a promoção da qualidade do ensino da Educação Básica. Nota-se ainda que as oficinas foram desenvolvidas em diversas áreas do conhecimento, como Ciências, Matemática, Língua Portuguesa e Geografia, abordando temas relevantes para a formação do aluno. Dentre as oficinas encontradas, a dissertação de Schlottfeldt (2018) se assemelha à proposta de nossa pesquisa que desenvolveu a oficina temática Das Plantas ao Sabão no Ensino Fundamental I numa escola do campo.
Na sequência (Quadro 3) são apresentados os dados dos trabalhos selecionados para compor a categoria Ensino Fundamental II.
Quadro 3: Dados dos trabalhos que compõem a categoria Ensino Fundamental II
Autor |
Título |
Teses/Dissertações |
Nome da universidade |
Ano da Defesa |
Massan |
Oficinas de sexualidade: uma metodologia de ensino de Educação Sexual para alunos e alunas do Ensino Fundamental |
Dissertação |
Universidade Estadual do Norte do Paraná |
2019 |
Monteiro |
O uso das memórias de jovens indígenas: possibilidades para o aprimoramento da escrita |
Dissertação |
Universidade Federal da Paraíba |
2020 |
Vanuchi |
Corantes naturais da cultura indígena no ensino de Química |
Dissertação |
Universidade Federal de Santa Maria |
2019 |
Santos |
Números repunits: uma abordagem a partir da resolução de problemas |
Dissertação |
Universidade Federal do Tocantins |
2019 |
Leal |
Eu sou favela: letramentos, culturas e identidades na sala de aula |
Dissertação |
Universidade Federal da Bahia |
2019 |
Dávila |
As plantas de importância médica na perspectiva dos Três Momentos Pedagógicos: desafios e potencialidades para o ensino de ciências |
Tese |
Universidade Federal de Santa Maria |
2018 |
Na categoria Ensino Fundamental II, Massan (2019) discorreu acerca do ensino de Educação Sexual e Sexualidade no ambiente escolar, utilizando uma metodologia intitulada Sequência de Oficinas para abordar a temática com alunos em sala de aula. A pesquisa teve como objetivo elaborar e promover a intervenção de uma sequência de oficinas para adolescentes do 9°ano de uma escola estadual do município de Cornélio Procópio/PR. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com os professores das turmas e com dez estudantes participantes da pesquisa. Os resultados da pesquisa evidenciaram a escola como local de disseminação de conhecimentos científicos, tendo no professor o educador sexual e a eficiência das oficinas quanto à concepção dos conhecimentos científicos veiculados.
Monteiro (2020), em sua dissertação de mestrado, empregou a metodologia qualitativa com características da pesquisa-ação, adotando rodas de conversas e oficinas temáticas como estratégia. Ele baseou sua pesquisa nas orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), atual orientador curricular das escolas brasileiras. Foram desenvolvidas pesquisas com alunos do Ensino Fundamental II, visando contribuir para a produção escrita, observando-se as memórias indígenas. O referido autor concluiu que o trabalho com as memórias dos estudantes indígenas proporcionou aos participantes o resgate e a narração dos costumes, dos valores, da tradição e dos aspectos identitários relacionados à região. O autor verificou nas dimensões retratadas por meio das memórias escritas um sentimento de pertencimento ao lugar observado a partir da descrição das experiências vividas na comunidade.
Vanuchi (2019), pesquisou na temática indígena as contribuições da formação inicial de professores de Química, promovendo o ensino e a aprendizagem de Química Orgânica a estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Inicialmente, foram realizados encontros com seis professores em formação inicial e atuantes no projeto Pibid de Química da UFSM para que contribuíssem com a formação docente na aquisição e na assimilação de novos conhecimentos da cultura indígena, por meio da construção e da aplicação de uma oficina temática. A oficina elaborada, intitulada Tintas Indígenas, foi aplicada em um período de quatro horas-aula a 19 estudantes do Fundamental. Segundo o autor, a inserção da temática cultura indígena no processo de formação docente contribuiu de maneira significativa para a formação inicial de professores de Química, favorecendo a aquisição de novos conhecimentos e proporcionando o contato com a temática. O trabalho com oficinas temáticas estimula o planejamento, a reflexão docente e a busca pela formação permanente e fornece os subsídios necessários para os professores desenvolverem suas aulas contextualizadas.
Santos (2019), em outra direção, parte de uma abordagem da resolução de problemas com o intuito de identificar a sua influência na aprendizagem de conceitos aritméticos. A proposta consistiu em uma oficina matemática composta por uma coleção de problemas com diferentes técnicas de resolução a estudantes do 7º ano do Fundamental. Como considerações finais, o autor buscou mostrar uma estratégia de ensino de Matemática que enfatizasse o papel de destaque do estudante no seu processo de aprendizagem, mostrando uma proposta incentivadora a ele para que se torne capaz de apreender de forma ativa, motivando outros professores a desenvolver estratégias de participação do estudante, contrapondo-se à visão do professor como transmissor do conhecimento.
Em outra perspectiva, Leal (2019) buscou inovar as aulas para o ensino da Língua Portuguesa desenvolvendo um projeto de letramento cuja centralidade partiu da musicalidade negra, com o pagode baiano, uma estratégia visando uma das linguagens da periferia. A pesquisa ocorreu em uma turma do 9º ano, numa escola situada em Camaçari/BA. O projeto de letramento movimentou discussões em torno de questões de raça, gênero e representações do espaço social da periferia, por meio de oficinas temáticas. Os resultados apresentados vão além de ressignificar o pagode baiano como uma possibilidade de ler o mundo. A partir da produção artística das periferias, a sequência temática das oficinas privilegiou o multiletramento e a expressividade das palavras em circulação na escola, onde os próprios alunos trazem em seus corpos identidades e histórias de vida.
Dávila (2018) abordou o ensino de Ciências e os três momentos pedagógicos com a temática Plantas Medicinais. O estudo, de caráter qualitativo, tem seu delineamento metodológico organizado em três etapas. A primeira corresponde aos dois artigos presentes no corpo da tese. A segunda etapa, à implementação de uma oficina temática cujo foco é a abordagem das plantas de importância médica na perspectiva dos Três Momentos Pedagógicos. A última etapa, envolveu um processo formativo de curta duração, planejado e executado por meio dos Três Momentos Pedagógicos. Os resultados demonstraram que todo esse processo instigou a curiosidade e o interesse dos estudantes, tanto pelo tema quanto pelos conhecimentos científicos, além de ter propiciado um ambiente de diálogo entre os sujeitos envolvidos.
Nota-se, ao final dessa categoria, uma similaridade entre os temas abordados na categoria anterior desenvolvidos para outro nível da Educação Básica. O trabalho, por meio de oficinas temáticas, reforça que essas atividades vêm demonstrando bons frutos por parte de alunos e professores, despertando o interesse e a curiosidade com temas sempre relevantes e próximos do contexto dos alunos. Entretanto, pode-se dizer que há poucos trabalhos encontrados com a proposta de nossa pesquisa, como veremos no Quadro 4.
Quadro 4: Dados dos trabalhos que compõem a categoria Cursos de Formação de Professores
Autor |
Título |
Teses/Dissertações |
Nome da universidade |
Ano da defesa |
Azevedo |
Sustenta! Reflexões sobre trabalho docente coletivo, Educação Ambiental e sustentabilidade em uma escola de Ensino Fundamental do Distrito Federal |
Dissertação |
Universidade de Brasília |
2015 |
Silva |
Formação de professores do Ensino Fundamental na cidade de Petrolina/PE: a abordagem do tema alimentação e nutrição no componente curricular de Ciências |
Tese |
Universidade Federal do Rio Grande Do Sul |
2018 |
Sobrinho |
Educação em solos: construção conceitual e metodológica com docentes da Educação Básica |
Tese |
Universidade Federal de Viçosa |
2005 |
Na categoria Cursos de Formação de Professores, Azevedo (2015) realizou uma pesquisa-ação junto a um grupo docente de uma escola de Ensino Fundamental da cidade do Paranoá/DF. Durante a pesquisa, foi realizado um curso denominado Sustenta, no qual foi desenvolvida uma oficina intitulada Oficina Reciclando Papéis, com base na perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). O resultado do trabalho foi uma proposição de ação profissional em forma de curso com módulos compostos por oficinas temáticas adaptadas para coordenações pedagógicas em diferentes contextos de formação docente continuada.
Silva (2018), na mesma linha de formação de professores, investiga em parceria com a Secretaria Municipal de Educação como capacitar professores na cidade de Petrolina/PE, mediante uma proposta que considerasse a realidade local para o ensino da “alimentação e nutrição” na disciplina de Ciências. Foi feito uso da pesquisa-ação como metodologia. Como método de análise de dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa indicaram que o tema da alimentação e nutrição merece maior destaque entre os conteúdos de ensino de Ciências reservados para o nível fundamental da Educação Básica.
Semelhante à pesquisa de Azevedo (2015), Sobrinho (2005) contribui para uma maior sensibilidade e percepção da importância do solo para o meio ambiente. Sua tese ganha relevância no contexto da atual situação de degradação ambiental de nosso planeta. Ele fez uma pesquisa-ação semelhante à de Silva (2018). Os resultados mostraram que as oficinas têm contribuído para uma compreensão mais abrangente, holística e processual do tema “solos”.
Considerações finais
Com base no levantamento realizado, notamos como foi importante a construção desta pesquisa, identificando semelhanças acerca do que já se tem publicado a respeito do tema, fornecendo subsídios teóricos para fundamentar a proposta e permitindo conhecer o campo da educação com as possibilidades a serem estudadas e/ou pesquisadas.
Nota-se um elevado número de trabalhos publicados relacionados a oficinas temáticas, porém, dentre os 16 trabalhos selecionados, apenas dois são pautados no ensino CTS. O fato evidencia a importância da pesquisa acerca das oficinas para o ensino de CTS nos anos iniciais.
Referências
AZEVEDO, G. da S. Sustenta: reflexões sobre trabalho docente coletivo, educação ambiental e sustentabilidade em uma escola de Ensino Fundamental do Distrito Federal. 2015. 157f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências), Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
BOMFIM, M. V. P. A Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: entre a realidade e as possibilidades. 2015. 229f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 22 out. 2023.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Catálogo de teses e dissertações. s/d. Disponível em: http://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Acesso em: 10 jan. 2022.
DÁVILA, E. da S. As plantas de importância médica na perspectiva dos Três Momentos Pedagógicos: desafios e potencialidades para o ensino de Ciências. 2018. 154f. Tese. (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Qualidade de Vida) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018.
FURTADO JUNIOR, M. A. C. Proposta de ensino de Microbiologia prática na Escola Fundamental utilizando laboratório alternativo. 2017. 138f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.
INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IBICT). Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. s/d. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em: 10 jan. 2022.
LEAL, E. S. Eu sou favela: letramentos, culturas e identidades na sala de aula. 2019. 208f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.
LISBÔA, M. M. Quando o esporte-da-mídia vende sonhos e desejos: publicidade e infância na Copa do Mundo da Fifa de 2014. 2016. 225f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
MACEDO, R. M de A. Juventudes, cultura de paz e escola: transformando possibilidades em realidade. 2012. 196f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
MARCONDES, M. E. R. Proposições metodológicas para o ensino de Química: oficinas temáticas para a aprendizagem das Ciências e o desenvolvimento da cidadania. Revista em Extensão, Uberlândia, v. 7, 2008. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20391/10861. Acesso em: 13 out. 2021.
MASSAN, C. A. Oficinas de sexualidade: uma metodologia de ensino de Educação Sexual para alunos e alunas do Ensino Fundamental. 2019. 116f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio, 2019.
MONTEIRO, A. Z. O uso de das memórias de jovens indígenas: possibilidades para o aprimoramento da escrita. 2020. 182f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, Mamanguape, 2020.
SANTOS, A. C. Bonini dos. Sistema de numeração: um problema didático. 2006. 86f. Tese (Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
SANTOS, D. C. dos. Números repunits: uma abordagem a partir da resolução de problemas. 2019. 67f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2019.
SCHLOTTFELDT, L. M. Oficinas temáticas e o ensino de Ciências da Natureza em uma escola do campo do município de Santa Maria, Rio Grande do Sul. 2018. 90f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Franciscana, Santa Maria, 2018.
SILVA, D. F. dos S. Formação de professores do Ensino Fundamental da cidade de Petrolina/PE: a abordagem do tema alimentação e nutrição no componente curricular de Ciências. 2018. 170f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
SILVEIRA, M. G. de S. As contribuições das oficinas temáticas ambientais na formação de alunos do Curso Normal Médio e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2014. 57f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.
SOBRINHO, F. de A. P. Educação em solos: construção conceitual e metodológica com docentes da Educação Básica. 2005. 116f. Tese (Doutorado em Solo e Nutrição das Plantas), Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2005.
VANUCHI, V. C. F. Corantes naturais da cultura indígena no ensino de Química. 2019. 252f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.
Publicado em 09 de abril de 2025
Como citar este artigo (ABNT)
SILVA, Alex Barbosa da; SILVA, Angélica Cristina Rivelini da. O que já foi publicado sobre oficina temática para o Ensino Fundamental. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 25, nº 13, 9 de abril de 2025. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/13/o-que-ja-foi-publicado-sobre-oficina-tematica-para-o-ensino-fundamental
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