Impulsionando negócios locais: um relato de experiência com o projeto Social'UP protagonizado por estudantes do Ensino Médio
Nádia Alves Lima
Mestra em Tecnologias Educacionais (UFC), professora da UVA
O uso das redes sociais como ferramentas para o meio empresarial vem crescendo e se tornando um imperativo no aumento das vendas online e para a aproximação dos clientes. O Brasil é o 3º país que mais utiliza redes sociais em todo o mundo. Estudos mostram que esses canais são a preferência dos brasileiros em relação a outras categorias online (Equipe Zendesk, 2023).
Segundo a Equipe Zendesk (2023) são 131,506 milhões de contas ativas; as plataformas mais acessadas em 2023 foram: WhatsApp, YouTube, Instagram, Facebook e TikTok. O uso do WhatsApp no Brasil, um dos maiores do mundo, tem cerca de 120 milhões de usuários ativos mensais, segundo dados do Facebook, cujo crescimento foi de 90,5% na utilização do aplicativo pelos consumidores.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2017), constatou-se que 69,3% das residências estavam conectadas à internet. No que se refere aos dispositivos eletrônicos, essa mesma pesquisa revelou que o celular estava presente em 92,6% dos lares pesquisados. Dentro desse contingente, 94,6% dos usuários com 10 anos ou mais utilizaram o celular para acesso à internet durante o período de 2016/2017, enquanto 63,7% optaram por computadores e 11,3% por tablets.
Alinhadas a essa nova realidade, as mídias sociais tiveram um crescimento muito rápido e diversificado, abrangendo uma variedade de necessidades de diferentes públicos. São plataformas que permitem aos usuários a criação, a interação, a colaboração e o compartilhamento de informações (Marques, 2020).
Considerando as transformações contemporâneas e o crescente interesse das pessoas pelas mídias e ferramentas digitais, surgem inúmeras oportunidades de negócios para a expansão das já existentes, fomentando o empreendedorismo (Costa, 2020).
O empreendedorismo tradicional reflete a busca incessante para atender às necessidades e aos desejos dos clientes, ampliando o potencial do negócio, com foco no mercado. Nessa perspectiva, estudantes do 3º ano do Ensino Médio do curso Técnico em Administração da escola Deputado José Maria Melo, localizada em Guaraciaba do Norte, desenvolveram um projeto social como requisito obrigatório para a disciplina de Estágio Supervisionado.
Segundo Vieira e Abreu (2022), os projetos sociais são idealizados por um grupo de pessoas com o intuito de mudar uma realidade social. Nesse sentido, o projeto Social'Up se desenvolveu com o objetivo principal de proporcionar uma utilização eficiente das ferramentas digitais, visando melhor visibilidade e lucro para as pessoas jurídicas locais.
Nesse sentido, determinaram-se os seguintes objetivos específicos: catalogar empresas que não utilizam eficientemente suas redes sociais, instruindo-as acerca de seus erros e opções para melhorar essa situação; transmitir habilidades de marketing e persuasão, a fim de beneficiá-las com uma melhor visibilidade, bom atendimento e publicidade (Vieira; Abreu, 2022).
Tal execução foi realizada por meio de etapas compostas por monitorias feitas pelos alunos da EEEP Deputado José Maria Melo e centradas em melhorar o atendimento online, aprimorando o uso da publicidade nas redes sociais e conduzindo ao aprendizado técnico-científico acerca da funcionalidade dos meios tecnológicos na rotina organizacional da empresa.
Surge, então, a seguinte questão: "Quais as contribuições que o Social'Up traz para amenizar as deficiências administrativas na gestão das redes sociais?". Ao utilizar estratégias eficientes de marketing digital nas redes sociais, as empresas têm ampliado seu alcance, conquistando mais seguidores e visualizações em suas páginas. Muitos pequenos empreendedores perceberam nas redes sociais uma ferramenta eficaz para continuar promovendo e vendendo seus produtos e serviços, mesmo diante das restrições ao contato direto com os consumidores (Silva, 2023).
Contextualização e relevância do projeto
De acordo com o Guia de Estágio (Ceará, 2015), o projeto social deve partir da necessidade sentida pelos estudantes de contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas da comunidade. É uma ação estruturada e intencional que tem como objetivo interferir e promover a transformação na realidade local.
Esta deve ser uma importante ferramenta de integração entre as EEEP e as escolas regulares, envolvendo as pessoas para além do seu campo de vivência, beneficiando a comunidade. O desenvolvimento do projeto social se apresenta como requisito obrigatório na disciplina de Estágio Supervisionado (Ceará, 2015).
Estatísticas apontam a gravidade de empresas brasileiras. O Brasil comporta hoje mais de 215 milhões de habitantes, com 77% dessas pessoas com acesso à internet, podendo ser convertidas em potenciais consumidores. Apesar dessa constatação, levantamentos feitos pelo Sebrae mostram que ainda há uma parcela significativa dos pequenos negócios que ainda não digitalizaram o seu modelo de negócios (Sebrae, 2022).
Dados de pesquisas feitas pela instituição em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontam que, das 19,5 milhões (micro e pequenas empresas brasileiras), aproximadamente 27% (5,3 milhões) ainda não entraram para o mercado digital e não usam redes sociais, sites ou aplicativos para vendas (Sebrae, 2022).
A pandemia da covid-19 impulsionou as vendas nas mídias digitais. Devido às medidas de restrição desse período, muitas empresas tiveram que se adaptar a um novo cenário e investir no comércio digital para evitar que os lucros fossem reduzidos (Faria, 2023).
Diante de tal cenário, o município de Guaraciaba do Norte/ Ceará, não foge à realidade. O município, com 42.053 habitantes, de acordo com o IBGE (2022), também é um dos 19 municípios que enfrentaram um nível de alerta altíssimo contra a pandemia, apontando para dados referentes às semanas epidemiológicas 43 e 44, ocorridas entre os dias 24 de outubro e 6 de novembro de 2021. Apesar de o segmento ter sido impulsionado pelas medidas sanitárias, ele não parou de crescer, demonstrando o quanto é essencial às empresas reconhecerem o impacto das redes sociais para os pequenos e grandes comércios.
Pensando nesse contexto social, a professora orientadora de estágio Nádia Alves Lima, graduada em contabilidade, em reunião com os 45 alunos da turma do 3º ano do Ensino Médio profissionalizante, procurou chegar a um consenso a fim de ajudar empresários locais com a manipulação das redes sociais.
Partindo da ideia de impulsionar negócios, desenvolveu-se o projeto Social'UP, que se dividiu em três ações: etapa de planejamento, convite juntamente com as consultorias nas empresas e o feedback.
A contabilização das 60 horas direcionadas à pesquisa, ao planejamento e à execução do referido projeto ocorre semanalmente durante duas horas, registrando-se a frequência e a participação dos professores orientadores.
Público beneficiado
Durante as reuniões semanais para o planejamento das ações, a turma se dividiu para analisar as empresas, definindo, como público-alvo, empresários residentes na cidade de Guaraciaba do Norte/CE, atuante no comércio local e que não possuem habilidades em administrar suas redes sociais por não possuírem conhecimentos técnico-científico nas áreas de divulgação, propaganda e publicidade.
Metodologia
Pode-se afirmar que a presente pesquisa consiste em uma pesquisa aplicada, exploratória e descritiva cujo objetivo é avaliar o uso das mídias sociais das empresas participantes. No que diz respeito à abordagem, a pesquisa se classifica como qualitativa, pois investigará o universo das empresas selecionadas para participar do projeto. Esse tipo de abordagem é importante para o estudo, pois permite uma compreensão aprofundada da experiência vivida, dos longos e complexos processos de interação social (Gil, 2022).
Em relação aos procedimentos, a pesquisa se classifica como participante, pois será desenvolvida por meio da interação entre os pesquisadores (estudantes) e os sujeitos (empresas) da situação investigada (Prodanov; Freitas, 2013).
É relevante destacar que o nome Social'Up foi escolhido com base por sua significância. A palavra "Social" é um adjetivo que remete à sociedade e aos cidadãos que a compõem, enquanto "Up" é um termo em inglês que significa "atualização" ou "melhoria".

Figura 1: Apresentação do projeto
No projeto social, as etapas necessárias para a sua realização foram iniciadas com a catalogação das empresas que tinham carência no uso de forma correta das redes sociais como meio de vendas. Desse modo, aplicou-se um questionário a 20 empresas de variados segmentos de negócios para obter informações acerca das empresas que tinham e usavam as mídias sociais.

Figura 2: Planejamento inicial do projeto
Com os resultados da pesquisa dos discentes, chegamos a um consenso em relação às empresas que se enquadram no projeto social. Idealizamos um momento de seleção, no qual 12 foram selecionados para participar do projeto. Devido a problemas decorrentes do projeto, apenas quatro empresas demonstraram um engajamento significativo e obtiveram resultados positivos e mensuráveis com as orientações fornecidas durante as consultorias.
Os alunos foram divididos em seis grupos e cada grupo ficou responsável por duas empresas para realizar a consultoria. Vale ressaltar que essa distribuição foi realizada com a participação ativa dos estudantes, garantindo que cada grupo fosse composto por membros engajados e interessados no processo de consultoria.

Figura 3: Divisão dos grupos de alunos
A terceira etapa foi a criação do cronograma, dividido em quatro etapas.
Quadro 1: Cronograma das atividades
Etapas | Duração | |
Início | Término | |
Convite/1° Monitoria | 23 de novembro | 1 de dezembro |
2° Monitoria | 4 de dezembro | 29 de dezembro |
3° Monitoria | 1 de dezembro | 5 de janeiro |
Agradecimentos e colher resultados das empresas | 8 de janeiro | 8 de janeiro |
Durante a elaboração do projeto, todos os alunos participaram ativamente da construção do cronograma, contribuindo com ideias e sugestões para organizar as atividades de forma eficiente. No entanto, ao longo do desenvolvimento do projeto, algumas alterações foram necessárias devido às rotinas escolares, especialmente no final do ano letivo, quando as atividades escolares se intensificaram na preparação para avaliações externas, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Essas mudanças foram importantes para garantir o equilíbrio entre o trabalho no projeto e o desempenho acadêmico dos alunos nas avaliações finais.

Figura 4: Elaboração do cronograma e alterações das atividades do projeto
Foi preparado um conjunto de slides para apresentar o projeto social às empresas participantes. Esses serviram como uma oportunidade para as empresas conhecerem mais do projeto, além de permitir uma análise dos pontos fortes e fracos. Além disso, essa apresentação foi uma forma de introduzir o projeto e demonstrar a seriedade e o comprometimento dos alunos envolvidos.

Figura 5: Slides de apresentação do projeto
Após a seleção das empresas, a elaboração do cronograma e a capacitação dos alunos, o projeto social Social'Up foi oficialmente lançado e sua execução teve início.
Análise e discussão resultados
Durante o período designado para a disciplina de estágio, as equipes se dirigiram às empresas para o primeiro encontro. Na ocasião, apresentamos um slide contendo os seguintes tópicos:
- Apresentação do projeto;
- Dados persuasivos;
- Objetivo do projeto;
- Benefícios.
Após essa apresentação inicial, foi estabelecido um período de uma semana para estudar o funcionamento das redes sociais, com o foco nas redes Facebook, Instagram e WhatsApp. O objetivo era obter uma visão geral e sintetizada acerca do uso dessas plataformas. No próximo encontro, essa análise seria compartilhada com o responsável pelas redes sociais da empresa, juntamente com propostas de soluções adequadas.
Durante a análise das redes sociais, os alunos mantinham comunicação constante pelo grupo do WhatsApp, onde trocavam informações e marcavam encontros virtuais. Para garantir uma boa organização, sempre consultavam a disponibilidade dos participantes por meio de votações no WhatsApp. Essa prática permitia uma coordenação eficiente das atividades e assegurava a participação de todos de forma colaborativa.
Também foram criados documentos que detalham a análise dos pontos principais que merecem a atenção das redes sociais. Esses documentos apresentam o problema identificado, a solução proposta pelos estudantes e a importância de cada aspecto abordado. Dessa forma, esses documentos serviram como guias orientadores, fornecendo diretrizes claras para abordar os desafios identificados de forma eficaz e promover soluções relevantes para o contexto em questão.

Figura 6: Documentos contendo uma síntese das principais análises
Das 12 empresas selecionadas, identificou-se que algumas enfrentavam escassez ou subutilização do WhatsApp Business. Essa observação destacou a necessidade de melhorias ou maior aproveitamento dessa ferramenta de comunicação e marketing digital. O WhatsApp é uma plataforma multiplataforma (App mobile, computador e web) que permite troca gratuita de mensagens (Marques, 2020).
O WhatsApp Business, voltado para empresas, oferece recursos como modelos de resposta, etiquetas para organização de mensagens e seleção múltipla para ações em massa. Essas funcionalidades facilitam a comunicação empresarial e o gerenciamento de mensagens comerciais (Marques, 2020).

Figura 7: Print de interação de alunos exaltando a importância do WhatsApp
Durante o processo de análise das empresas selecionadas, constatou-se que oito delas não possuíam sua localização cadastrada no Google Maps. Essa ausência de presença online pode representar uma lacuna significativa na visibilidade e acessibilidade dessas empresas para seus potenciais clientes.
A falta de uma localização precisa no Google Maps pode dificultar a capacidade dos clientes em encontrar fisicamente o estabelecimento, especialmente em um mundo onde a pesquisa online é cada vez mais comum. Além disso, a presença no Google Maps pode aumentar a credibilidade da empresa e ajudar a construir confiança com os consumidores, demonstrando transparência e profissionalismo (Ibiapina, 2022).
Todas as empresas pesquisadas enfrentaram problemas com o uso do Instagram. Segundo Marques (2020) essa rede social é usada para compartilhar fotos, vídeos e stories (publicações temporárias e curtas), enfatizando a estética visual para engajar a audiência com conteúdo atraente. Para empresas, o Instagram oferece contas profissionais gratuitas, com benefícios como exibição pública de informações de contato, estatísticas detalhadas e a capacidade de promover posts (publicações).
A conta profissional oferece análises detalhadas, incluindo métricas como impressões, dados demográficos dos seguidores e desempenho das publicações. É fundamental que as empresas aproveitem essas funcionalidades para otimizar suas estratégias de marketing para interagir de forma mais eficaz com seu público.
O Facebook foi uma das redes sociais menos utilizadas. No entanto, para figuras públicas ou negócios que dependem da imagem do seu fundador, pode ser sensato usar o seu perfil pessoal e a página da empresa. Isso permite mostrar uma dimensão mais humana e pessoal, além de agregar valor à marca. Uma vantagem adicional é que o perfil pessoal pode alcançar um grande público, especialmente se tiver uma ampla rede de contatos (Marques, 2020).
No Messenger (mensagens) ou nos comentários é possível criar um avatar (representação gráfica de um usuário) à semelhança do usuário do perfil, personalizando ainda mais a interação com os seguidores. Essa abordagem pode fortalecer o relacionamento com o público e agregar valor à presença online da empresa ou figura pública (Marques, 2020).
Após identificar as fragilidades nas redes sociais, deu-se início o período das consultorias, quando os alunos visitavam as empresas para demonstrar práticas e ações que poderiam melhorar o uso das redes sociais.
Durante essas consultorias, foram criados vídeos e publicações para exemplificar e promover as melhores formas de postagem e aproveitamento das plataformas. Essas iniciativas tinham como objetivo capacitar as empresas para maximizarem seu potencial nas redes sociais e alcançarem melhores resultados em sua presença online.
As figuras demonstram alguns exemplos de criações realizadas pelos grupos:

Figura 8: Criação de conteúdos para as redes sociais
Durante a etapa das consultorias, surgiram dificuldades significativas, como a não aceitação do projeto por algumas empresas. Embora inicialmente tenham concordado em participar, no momento das consultorias demonstraram falta de vontade e interesse, levando a uma redução no número de empresas participantes de doze para apenas sete.
Além disso, algumas empresas não demonstraram interesse em adotar as sugestões e correções propostas durante as consultorias, optando por continuar com suas práticas anteriores. Essa falta de comprometimento resultou em uma atenção limitada durante as consultorias e em uma resistência à implementação de mudanças.
Como resultado dessas situações, o projeto foi finalizado com apenas quatro empresas que demonstraram um engajamento significativo e obtiveram resultados positivos e mensuráveis com as orientações fornecidas durante as consultorias.

Figura 9: Dificuldades relatadas pelos alunos
Diante das dificuldades enfrentadas pelos alunos em relação às empresas, os professores orientadores estavam sempre disponíveis, fornecendo dicas e esclarecimentos e reforçando que os desafios são normais no processo. Além disso, eles compartilharam conhecimentos técnicos aplicados ao marketing digital e comportamentais, visando apoiar os alunos em todas as etapas do projeto.
Foi ressaltado que o engajamento e protagonismo dos alunos eram aspectos fundamentais para o sucesso do projeto. No entanto, também foram observadas dificuldades, como o não cumprimento do cronograma por parte dos estudantes, falta de proatividade e comprometimento com o projeto por alguns alunos.
Apesar da grande maioria dos alunos demonstrar engajamento, esses problemas pontuais afetaram o andamento do projeto. Os professores motivavam os alunos e reforçavam a importância de seu envolvimento ativo e responsável. Essas intervenções visavam garantir que todos os participantes pudessem contribuir de forma significativa para o sucesso do projeto.
Os resultados parciais revelaram avanços notáveis:
As empresas aderiram eficientemente às redes sociais, especialmente ao Facebook e ao Instagram;
- Houve aumento considerável no engajamento nas redes sociais;
- Foi observado alcance ampliado de pessoas nos stories;
- O atendimento foi aprimorado, tornando-se mais profissional;
- Os perfis das empresas se tornaram mais interativos;
- O atendimento virtual tornou-se mais ágil e eficiente;
Esses resultados preliminares sugerem que consultorias e orientações fornecidas aos alunos tiveram um impacto positivo nas estratégias de presença online das empresas, resultando em melhorias significativas em diversos aspectos de sua atuação nas redes sociais. Esses avanços são corroborados pelos relatos que atestam o impacto positivo do projeto à empresa.

Figura 10: Resultados relatados
A Figura 11 mostra a transformação notável ocorrida na presença online de uma das empresas participantes após a intervenção do projeto nas redes sociais. Ao compararmos o antes e o depois, podemos observar uma diferença significativa em diversos aspectos.
Antes, as postagens eram menos frequentes e careciam de consistência visual. A paleta de cores era variada, pouco harmoniosa e as informações se perdiam em meio ao conteúdo. Além disso, a interação com o público era mínima.
Por outro lado, depois, a mudança é evidente. As postagens se tornaram mais frequentes e consistentes, seguindo uma paleta de cores combinada e atraente. As informações são apresentadas de forma clara e organizada, destacando-se no feed (sequência de postagens ou conteúdo). Mais importante ainda foi a interação com o público que aumentou significativamente, demonstrando um maior envolvimento e mais interesse por parte dos seguidores.

Figura 11: Antes e depois de uma rede social participante do projeto
A ilustração mostra o impacto positivo das consultorias e das orientações fornecidas pelo projeto para as estratégias de presença online da empresa. É uma prova do potencial transformador do trabalho conjunto entre alunos e empresas, contribuindo para melhorias substanciais na imagem e na eficácia das redes sociais das organizações participantes.
Considerações finais
O projeto Social'Up foi um incentivo ao protagonismo dos estudantes da Escola Deputado José Maria Melo, elevando sua consciência social e seu engajamento, especialmente nos alunos do 3º ano do Ensino Técnico em Administração. O projeto visava oferecer soluções para empresas com dificuldades em estratégias de vendas online, impulsionando suas vendas e presença digital.
A motivação para o tema surgiu da necessidade de construir redes sociais mais eficientes, capazes de reter o público-alvo e aumentar as vendas online para empresas menos familiarizadas com essas estratégias. Cada etapa, desde a pesquisa inicial até a execução das consultorias e o recebimento de feedback, foi realizada com êxito, demonstrando a dedicação e a competência dos alunos envolvidos.
Os resultados alcançados são notáveis. As empresas foram capacitadas para profissionalizar o uso das redes sociais, gerando impacto positivo em suas operações comerciais. Além disso, o projeto despertou uma consciência social e filantrópica na turma, fortalecendo o compromisso com a comunidade e o senso de responsabilidade social.
A presença ativa da escola e dos professores foi relevante nesse processo, proporcionando o suporte necessário e a abertura para a realização do projeto. Isso destaca a importância de projetos como o Social'Up que não apenas promovem o aprendizado prático dos alunos como têm um impacto significativo na comunidade e na formação cidadã dos estudantes.
Referências
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Publicado em 04 de junho de 2025
Como citar este artigo (ABNT)
LIMA, Nádia Alves. Impulsionando negócios locais: um relato de experiência com o projeto Social'UP protagonizado por estudantes do Ensino Médio. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 25, nº 20, 4 de junho de 2025. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/20/impulsionando-negocios-locais-um-relato-de-experiencia-com-o-projeto-socialup-protagonizado-por-estudantes-do-ensino-medio
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