Física do movimento: explorando os conceitos físicos através do futebol

Pâmela dos Santos da Silva

Licenciada em Física (UFF)

Danillo Scoralich

Mestrando em Ensino de Física (UFF – MNPEF - Polo 15), licenciado em Física (UFF)

Vitor Acioly

Doutor em Ensino de Física (UFRJ), professor do Instituto de Física da UFF

O ensino de Física utilizando o futebol como base teórica alinha-se à aprendizagem contextualizada, na qual os estudantes assimilam melhor os conceitos quando estes estão inseridos em um contexto relevante (Bransford et al., 2000). A popularidade do futebol oferece esse contexto para muitos alunos. Valorizar conhecimentos locais e populares permite expressar saberes muitas vezes marginalizados na escola, ao mesmo tempo que possibilita uma leitura crítica das relações de poder na sociedade (Festas apud Moreno, 2004).

A contextualização, como princípio pedagógico, enfatiza a importância de conectar o aprendizado à realidade dos alunos para facilitar a compreensão e retenção de conhecimentos científicos (Silva, 2007). Nesse sentido, a contextualização cria vínculos significativos entre o conhecimento prévio dos alunos e o conteúdo ensinado, tornando o ensino mais relevante e envolvente.

Schappo (2017) relata uma experiência na qual uma partida de futebol foi utilizada como situação-problema real no ensino de Física. Os alunos precisavam aplicar conhecimentos de Física, Matemática e Educação Física para interpretar as regras do jogo e os termos técnicos associados. Essa abordagem contextualizada enriqueceu o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais significativo para os alunos. A construção dos conceitos envolvendo Matemática e Física ficam bem evidenciados em diversos trabalhos, e a necessidade de buscar relações entre essas disciplinas e outros temas, como o futebol, pode contribuir na formação dos professores. Segundo o trabalho de Acioly (2023), há um grande preconceito entre estudantes de ambas as áreas:

Estudantes entusiasmados com a Física comumente tratam a Matemática como se fosse uma reles ferramenta para quantificar os resultados das teorias elaboradas nesse ramo de pesquisa. Por outro lado, alguns estudantes entusiasmados com a Matemática consideram a Física como mais um ramo de estudo da Matemática ou simplesmente Matemática Aplicada. Essas visões preconceituosas são resultado da falta de compreensão da Matemática (ou da Física) pelos entusiastas da Física (ou da Matemática) (Acioly, 2023, p. 1).

Os experimentos práticos desempenham papel crucial no ensino de Física por meio do futebol. Permitindo que os alunos observem diretamente os conceitos discutidos e realizem medições próprias, essa abordagem torna o aprendizado mais envolvente e apaixonante, incorporando o contexto esportivo ao processo educacional (Wieman et al., 2008).

A Física, muitas vezes percebida como algo distante da vida cotidiana, pode tornar-se mais acessível e envolvente para os estudantes por meio do uso do futebol como contexto de aprendizagem (Vosniadou, 2003). Estudos exploram essa abordagem, utilizando o esporte para exemplificar conceitos teóricos (Grehaigne et al., 2011), como as leis de Newton aplicadas ao trajeto da bola e às interações entre jogadores, abordando temas como Dinâmica e Cinemática (Carre et al., 2002; McGarry et al., 2002). Conceitos como o movimento da bola, a força do chute e o ângulo do chute podem ser compreendidos por meio da Física (Lopes; Silva, 2016).

A compreensão da Física no futebol pode não aprimorar as habilidades de jogo, mas certamente amplia o entendimento desse esporte fascinante (Duarte; Okuno, 2012). O futebol, por sua popularidade, proporciona um contexto relevante para muitos estudantes, favorecendo a aprendizagem contextualizada (Bransford et al., 2000). Valorizar conhecimentos locais e individuais possibilita uma reflexão sobre as relações de poder na sociedade (Festas apud Moreno, 2004).

A contextualização, como abordagem eficaz no ensino de Ciências, estabelece conexões entre o conhecimento prévio dos alunos e os conteúdos apresentados (Silva, 2007). Schappo (2017) relata uma experiência em que uma situação-problema real envolvendo futebol foi aplicada no ensino de Física, demonstrando como a abordagem contextualizada enriquece o processo educacional. Experimentos práticos desempenham um papel crucial, permitindo aos alunos observar diretamente conceitos físicos e realizar medições (Wieman et al., 2008).

Freire (1998) destaca a importância de ensinar o futebol de forma ampla e inclusiva, abordando questões interdisciplinares e promovendo o amor pelo esporte. Reconhece-se o potencial do futebol na sala de aula para tornar o aprendizado da Física mais envolvente, ao incorporar o contexto esportivo (Freire, 1998).

Metodologia

A metodologia adotada busca proporcionar uma experiência de ensino holística, considerando o aprendizado como um processo integral, no qual os diferentes aspectos estão interconectados e são tratados de forma abrangente. Isso inclui não apenas o intelecto racional, mas também os aspectos físicos, emocionais, sociais, estéticos, criativos, intuitivos e espirituais da natureza humana (Yus, 2002).

Essa abordagem visa a uma compreensão completa e significativa da Física no contexto específico do futebol, combinando teoria e prática, estimulando o desenvolvimento de habilidades analíticas e a reflexão sobre a aplicabilidade do conhecimento adquirido em diferentes contextos. As sequências serão estruturadas com base em princípios pedagógicos contemporâneos, que enfatizam a aprendizagem ativa e o engajamento do aluno (Freire, 1996).

A sequência didática proposta foi elaborada seguindo uma abordagem prática e participativa, buscando envolver os alunos ativamente na compreensão dos conceitos físicos e de sua aplicação no esporte. As aulas se iniciam com uma introdução teórica sólida, essencial para a compreensão dos princípios físicos, os quais são explorados de forma acessível e relevante para o contexto do futebol. A utilização de vídeos de jogos permite que os alunos visualizem exemplos práticos das leis de Newton em ação, conectando a teoria à realidade do esporte.

A demonstração prática, como o chute da bola contra a parede, traz a Física para o ambiente imediato dos alunos, tornando os conceitos mais tangíveis e aplicáveis. A facilitação de discussões em sala de aula após as atividades práticas consolida o aprendizado, encorajando os alunos a expressar observações, compartilhar experiências e fazer conexões entre os princípios físicos e situações reais do futebol.

Sequência didática

Uma sequência didática é mais do que um simples conjunto de atividades; trata-se de um planejamento cuidadoso e progressivo, destinado a alcançar objetivos educacionais específicos em um determinado tópico ou conteúdo. Ela busca auxiliar no processo de ensino, fornecendo um caminho coerente para a construção do conhecimento pelos alunos (CRE Mario Covas, 2008).

Conforme argumenta Paulo Freire, ensinar não é apenas transmitir conhecimento, mas criar as condições para que esse conhecimento seja produzido ou construído (Freire, 2003). Nessa perspectiva, a sequência didática torna-se uma prática educativa que vai além da organização de conteúdos, buscando a libertação, a consciência crítica e o empoderamento dos estudantes (Freire, 1996).

Essa abordagem fundamenta-se em princípios essenciais delineados por Freire. Primeiramente, destaca-se a importância da contextualização e do diálogo, que permitem relacionar os conteúdos à realidade dos alunos e promover a troca de experiências. Além disso, a problematicidade é essencial: a abordagem de problemas reais desperta a curiosidade e a reflexão crítica nos estudantes.

A sequência didática também valoriza o protagonismo do aluno, reconhecendo-o como sujeito ativo na construção do conhecimento. A integração de diferentes disciplinas e a conscientização sobre a realidade social são igualmente fundamentais. Valorizar a linguagem e a cultura dos alunos facilita a compreensão e a expressão dos educandos (Freire, 1996).

Ao utilizar essa abordagem no ensino de Física com o futebol, buscamos não apenas transmitir conceitos de forma estruturada, mas também aproveitar o contexto envolvente e prático desse esporte. Essa estratégia tem o potencial de tornar o aprendizado mais significativo, motivador e agradável para os alunos, estimulando não apenas a compreensão dos conceitos físicos, mas também o desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas e pensamento crítico (Barbosa, 2019).

Assim, ao estruturar sequências didáticas com base nos princípios pedagógicos contemporâneos de Freire, promovemos não apenas a compreensão dos conceitos físicos, mas também o cultivo de habilidades essenciais para o desenvolvimento de sujeitos críticos e reflexivos, indispensáveis para a vida.

O ensino de Física por meio do futebol não só torna o aprendizado mais empolgante, como também oferece uma maneira prática e aplicada de os alunos compreenderem os princípios da disciplina. Este trabalho enfatiza a importância de abordagens interdisciplinares no ensino de Ciências, demonstrando como o futebol pode ser uma ferramenta eficaz para transmitir conceitos complexos da Física. O objetivo é criar uma aprendizagem significativa, utilizando métodos que ajudem os alunos a construir conhecimento de forma relevante, conectando os novos conceitos aos seus conhecimentos prévios.

Além disso, buscamos desenvolver competências, aprimorando tanto habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, análise crítica e resolução de problemas, quanto habilidades sociais, como trabalho em equipe e comunicação. Promover a interdisciplinaridade é fundamental, integrando diferentes áreas do conhecimento e demonstrando como os temas estudados se relacionam com outras disciplinas.

Esperamos que este trabalho inspire educadores a explorar novas abordagens para tornar a Física mais acessível e interessante para os alunos.

A sequência abaixo foi dividida em cinco atividades, com dois tempos de aula de 50 minutos cada, para trabalhar os conceitos físicos e suas aplicações no contexto do futebol.

Atividade 1

Introduzir o ensino de Física por meio do futebol não apenas torna o aprendizado mais cativante, como também oferece uma abordagem prática e aplicada para que os alunos compreendam os princípios fundamentais da disciplina. Esse conceito pode ser ilustrado ao considerar que, assim como o futebol possui suas regras, a Mecânica também apresenta leis fundamentais que regem a relação quantitativa entre movimento e força. Manifestações de força na natureza — algumas das quais vivenciadas no contexto do futebol — incluem o peso do corpo e a queda da bola devido à força gravitacional, a força de atrito no contato da bola com o gramado e o ar, além da força muscular utilizada para correr, saltar e falar.

Embora o termo "força" seja explicitamente mencionado apenas na Regra 12 das Regras do Jogo de Futebol 2009/2010 da FIFA, ao tratar do uso excessivo de força pelo jogador e da marcação de faltas, o conceito está implicitamente presente em diversas outras regras. Por exemplo, a Regra 8, sobre o início e reinício do jogo, descreve que a bola estará em jogo quando for chutada e se mover para frente, indicando, implicitamente, que a força aplicada ao chutá-la é o que a impulsiona nessa direção (Duarte; Okuno, 2012).

Com base nisso, esta sequência didática visa explorar a relação entre o futebol e as três leis de Newton. A primeira etapa da sequência consiste em uma atividade voltada à história do futebol. Nessa fase, os alunos serão conduzidos a compreender a origem e a evolução histórica do esporte, identificar eventos e figuras-chave, e reconhecer como o futebol se consolidou como um fenômeno global. Para isso, serão utilizados materiais como folha A4 ou cartolina, lápis, canetas, hidrocores, recursos visuais (fotos e mapas), além de acesso à internet para pesquisa.

Durante a atividade, os alunos serão incentivados a refletir sobre suas próprias experiências e conhecimentos prévios sobre o futebol, discutindo questões como a prática do esporte, o contato com eventos futebolísticos pela televisão e o conhecimento de jogadores e características importantes da modalidade. O papel do professor será essencial para mediar essa discussão, contextualizando a importância do futebol como um esporte global e seu impacto cultural (Duarte; Okuno, 2012).

Uma das atividades propostas nessa etapa é o Bingo da História, um jogo elaborado pelos próprios alunos com o objetivo de explorar marcos importantes da trajetória do futebol. Divididos em grupos, eles criarão perguntas sobre eventos históricos relevantes e suas respectivas respostas. O professor supervisionará a elaboração do jogo, garantindo a pertinência e a qualidade das questões. Durante a atividade, os alunos terão a oportunidade de testar seus conhecimentos e aprender em colaboração com os colegas, enquanto competem para completar suas cartelas (Barbosa, 2019).

Ao final, os alunos serão convidados a refletir sobre os principais aspectos da história do futebol, destacando como o esporte reflete e molda contextos culturais, sociais e históricos ao redor do mundo. Também serão estimulados a pesquisar e escrever um breve ensaio sobre um evento específico da história do futebol que tenha despertado seu interesse durante a aula. Como atividade de encerramento, o professor poderá organizar uma visita ao Museu do Futebol, no Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro, ou no Museu do Futebol de São Paulo, no estádio do Pacaembu, na capital paulista. Isso proporciona uma experiência enriquecedora e concreta para complementar o aprendizado em sala de aula.

Atividade 2

Essa atividade propõe explorar os conceitos de algarismos significativos e precisão na medição de um campo de futebol, proporcionando aos alunos uma compreensão mais aprofundada de como esses conceitos se aplicam na prática. Os objetivos de aprendizagem incluem: compreender o conceito de algarismos significativos; identificar algarismos corretos e duvidosos em uma medição; aplicar esses conceitos na medição do comprimento de um campo de futebol; e compreender como a precisão afeta a representação numérica das medidas.

Durante a atividade, os alunos serão desafiados a refletir sobre a importância dos algarismos significativos na representação precisa de medidas e a relação entre esses conceitos e o futebol. O professor desempenha um papel fundamental ao iniciar a aula com perguntas que estimulem os alunos a compartilhar seus conhecimentos sobre medições, precisão e algarismos significativos. Em seguida, os alunos serão levados ao campo de futebol da escola, onde, divididos em grupos, irão medir o comprimento do campo e registrar suas medições.

Após a medição, os alunos serão orientados a identificar os algarismos corretos e duvidosos em suas medidas, discutindo a diferença entre eles e refletindo sobre a incerteza associada aos algarismos duvidosos. O professor mediará essa discussão, incentivando os alunos a compartilharem suas observações e destacando como o último dígito representa a incerteza na medição. Em seguida, serão apresentadas as medidas oficiais do campo de futebol para que os alunos as comparem com as medidas obtidas por eles, promovendo uma reflexão sobre a importância da precisão em medições, especialmente em esportes.

Como atividade alternativa ou para casa, os alunos serão desafiados a escolher outro objeto no ambiente escolar (ou em casa) para medir e identificar os algarismos significativos. Eles devem registrar suas medições com os algarismos corretos e duvidosos e compartilhar suas descobertas com os colegas em sala de aula, promovendo a troca de conhecimentos e experiências. Essa abordagem busca não apenas fornecer uma compreensão teórica dos conceitos, mas também permitir que os alunos os apliquem na prática, desenvolvendo habilidades de análise crítica e resolução de problemas.

Atividade 3

Essa atividade visa introduzir os conceitos básicos de Cinemática no contexto do futebol, oferecendo aos alunos uma compreensão prática de como esses conceitos se aplicam ao movimento dos jogadores e da bola. Os objetivos de aprendizagem incluem: compreender os conceitos fundamentais de Cinemática, identificar variáveis cinemáticas relevantes no movimento do futebol e relacionar a Cinemática à análise do desempenho e das estratégias no jogo.

Antes da atividade, o professor conduzirá uma discussão sobre a Primeira Lei de Newton (Lei da Inércia), explorando sua relação com o futebol e sua aplicação a objetos em movimento. Durante a atividade prática, os alunos serão divididos em grupos e levados a um espaço aberto, onde realizarão chutes a gol e observarão o comportamento da bola em diferentes situações — como chutes fortes, fracos e com diferentes partes do pé. Eles serão incentivados a relacionar suas observações com a Primeira Lei de Newton, discutindo como a inércia está envolvida no movimento da bola.

Após a atividade prática, os alunos se reunirão em sala de aula para uma discussão, compartilhando suas observações sobre como a bola reage aos diferentes tipos de chutes e relacionando essas observações à Primeira Lei de Newton. O professor também incentivará os alunos a relacionarem suas descobertas com situações reais em partidas de futebol, promovendo uma reflexão sobre a influência da Lei da Inércia na dinâmica do jogo.

Dentro dessa proposta de discussão em sala, o professor poderá sugerir atividades que relacionem os movimentos dos lances à elaboração de gráficos e à resolução de funções matemáticas, utilizando aplicativos disponíveis em plataformas gratuitas nos celulares dos próprios estudantes. Segundo Santaella (2010), o aprendizado, na contemporaneidade, passa pelas telas de nossos smartphones. Uma sugestão de conexão entre a construção de gráficos e equações com plataformas gratuitas é a plataforma Desmos, indicada por Silva, Monteiro e Acioly (2020).

Como atividade alternativa ou tarefa de casa, os alunos serão desafiados a assistir a vídeos de lances de jogos de futebol e identificar as características cinemáticas presentes em jogadas específicas, como a velocidade de um chute ou o deslocamento de um jogador em um drible, entre outros. Os vídeos fornecidos servirão de apoio a essa atividade, incentivando os alunos a aplicar os conceitos de cinemática aprendidos em situações reais de jogo.

Atividade 4

A Atividade 4 tem como objetivo explorar a Segunda Lei de Newton no contexto do futebol, buscando compreender a relação entre força, massa e aceleração, bem como identificar exemplos práticos dessa lei no esporte. Os alunos serão incentivados a analisar como a força aplicada influencia o movimento dos jogadores e da bola em campo.

Antes da atividade, serão levantadas questões sobre o entendimento prévio dos alunos em relação à Segunda Lei de Newton e sobre como eles acreditam que a força aplicada por um jogador pode influenciar a trajetória e a velocidade da bola. Durante a atividade prática, os alunos serão desafiados a relacionar essa lei ao futebol, discutindo a importância dos termos "força", "massa" e "aceleração" no contexto esportivo, e observando como a aceleração da bola é influenciada pela força aplicada.

Após a prática, os alunos analisarão os dados registrados durante a atividade, buscando identificar uma relação clara entre a força aplicada e a distância percorrida pela bola. O professor terá papel fundamental ao facilitar a compreensão dos conceitos científicos, promover a participação dos alunos e orientar as discussões reflexivas.

Explorar a aplicação da Segunda Lei de Newton no futebol permite compreender como esse princípio físico está intrinsecamente ligado aos movimentos e interações em campo. Um exemplo claro ocorre quando um jogador chuta a bola: a força aplicada influencia diretamente sua aceleração, considerando-se a massa como constante.

O professor de Educação Física atuará como "árbitro", auxiliando com técnicas e regras relativas aos chutes a gol. A atividade em grupo será dividida em duas etapas: preparação e coleta de dados. Cada grupo realizará chutes controlados, variando a força aplicada, enquanto registra os dados para posterior análise e discussão. Essa atividade permitirá aos alunos concluir que a aceleração de um corpo é diretamente proporcional à força aplicada sobre ele e inversamente proporcional à sua massa.

Atividade 5

Essa atividade tem como objetivo explorar a Terceira Lei de Newton no contexto do futebol, buscando compreender como ação e reação se manifestam nas interações entre jogadores e a bola. Os alunos serão incentivados a identificar exemplos práticos dessa lei no esporte e a analisar como as forças de ação e reação influenciam o jogo.

O papel do professor será introduzir a Terceira Lei de Newton de forma clara, estabelecendo a relação entre ação e reação, e facilitando uma discussão sobre sua aplicação no futebol. Durante a atividade, o professor circulará entre os grupos para garantir que os alunos estejam aplicando corretamente a lei durante colisões, desarmes e choques entre jogadores. Também será responsável por esclarecer dúvidas, fornecer orientações e guiar as discussões.

Na primeira etapa da atividade, os alunos serão divididos em grupos e representarão as forças de ação e reação durante colisões dentro de áreas designadas. Após essas interações, será promovida uma discussão sobre como essas forças se manifestaram e influenciaram os resultados das colisões.

Na segunda etapa, os grupos realizarão atividades de passes e recepções de bola, observando como a força aplicada resulta em uma reação que impulsiona a bola na direção oposta. Será realizada nova discussão sobre a aplicação da Terceira Lei de Newton nesse contexto e como a reação da bola influencia o jogo.

Essa prática permitirá aos alunos vivenciar diretamente a Terceira Lei de Newton em diferentes contextos do futebol, promovendo uma compreensão mais profunda dos princípios físicos envolvidos no esporte.

A seguir, será apresentada uma tabela com as atividades, destacando os objetivos de cada uma, os materiais necessários e as etapas do processo de aula.

Tabela 1: Resumo das atividades, objetivos, materiais e etapas das aulas

Atividade

Objetivo

Materiais

Etapas

1 - História do Futebol e forças

- Compreender a origem e a evolução do futebol

- Relacionar aspectos históricos e culturais ao esporte

- Introduzir o conceito de força e sua relação com as leis de Newton

- Papel A4 ou cartolina

- Lápis, canetas, hidrocores

- Recursos visuais (fotos, mapas)

- Internet para pesquisa

- Discussão sobre experiências com o futebol

- Elaboração e execução do Bingo da História

- Reflexão sobre o impacto cultural do futebol

- Produção de ensaio sobre um evento histórico

- Visita ao Museu do Futebol

2 - Algarismos significativos e medição

- Entender e aplicar algarismos significativos e precisão

- Refletir sobre incertezas em medições

- Trena ou fita métrica

- Papel e lápis para anotação

- Campo de futebol da escola

- Medição do campo em grupos

- Identificação de algarismos corretos e duvidosos

- Discussão sobre incerteza e precisão

- Comparação com medidas oficiais

- Medição de outro objeto (atividade alternativa)

3 - Cinemática e a Primeira Lei de Newton

- Compreender conceitos de Cinemática e inércia

- Relacionar movimento da bola à Primeira Lei de Newton

- Analisar desempenho com base em conceitos físicos

- Bola de futebol

- Espaço aberto

- Celulares com apps como Desmos

- Vídeos de lances (para tarefa de casa)

- Chutes variados observando o comportamento da bola

- Discussão em sala com análise das observações

- Elaboração de gráficos e funções com apps

- Análise de vídeos de partidas para identificar variáveis cinemáticas

4 - Segunda Lei de Newton (F = m·a)

- Compreender a relação entre força, massa e aceleração

- Aplicar a Segunda Lei de Newton ao contexto do futebol

- Bola de futebol

- Espaço para chutes

- Planilhas para registro de dados

- Discussão inicial sobre a Segunda Lei

- Chutes com diferentes intensidades e registro dos dados

- Análise das relações entre força e aceleração

- Participação de professor de Educação Física como “árbitro”

5 - Terceira Lei de Newton (Ação e Reação)

- Entender a Terceira Lei de Newton na prática esportiva

- Observar forças de ação e reação em interações do futebol

- Bola de futebol

- Espaço para colisões e passes

- Divisão de áreas para atividades

- Representação de colisões em grupo

- Discussão sobre forças envolvidas

- Atividades de passe e recepção com observações

- Discussão sobre a reação da bola e sua influência no jogo

Reflexões e considerações finais

Nesta sequência, foi apresentada uma proposta didática que utiliza o futebol como ferramenta educacional, conectando-o aos conteúdos de Física do Ensino Médio. Nosso objetivo foi tornar a Física mais acessível e compreensível para os estudantes, proporcionando aulas interativas e contribuindo como recurso didático para os professores.

Foi realizado um embasamento teórico sobre o motivo de o futebol ser um esporte universalmente popular e familiar para muitos estudantes, apresentando justificativas históricas, as regras do jogo, bem como a importância da bola, um dos elementos principais do esporte.

A sequência didática elaborada consiste em uma organização de atividades que reúne uma variedade de ferramentas de ensino, planejadas para serem utilizadas de forma otimizada, visando à democratização das atividades em sala de aula. Ela foi concebida para atender tanto alunos que se interessam por futebol quanto aqueles mais inclinados à Física, promovendo a interação entre eles.

Este trabalho também buscou trazer materiais acessíveis, adequados à realidade da maioria das escolas da rede pública de ensino, além de recursos tecnológicos compartilháveis entre os alunos, com o objetivo de promover inclusão e democratização do acesso ao conhecimento.

O futebol, além de ser um esporte, faz parte do cotidiano e da vida da maioria do povo brasileiro. Ao adaptá-lo como recurso didático no ensino da Física, abre-se um espaço para repensar as estratégias pedagógicas tradicionais diante da crescente desmotivação dos estudantes em relação ao ensino convencional dessa disciplina. Dessa forma, oferece-se uma nova perspectiva para o ensino da Física, com abordagens pedagógicas alternativas que possam gerar resultados positivos e significativos.

Assim, espera-se que essas descobertas inspirem outros educadores a explorar maneiras inovadoras e criativas de ensinar Física e outras disciplinas, promovendo uma educação mais dinâmica e estimulante para os alunos.

Referências

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Publicado em 30 de julho de 2025

Como citar este artigo (ABNT)

SILVA, Pâmela dos Santos da; SCORALICH, Danillo; ACIOLY, Vitor. Física do movimento: explorando os conceitos físicos através do futebol. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 25, nº 28, 30 de julho de 2025. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/28/fisica-do-movimento-explorando-os-conceitos-fisicos-atraves-do-futebol

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