Musicalização como ferramenta pedagógica na Educação Infantil através do uso da tecnologia digital: uma preliminar de pesquisa

Débora de Oliveira Santos

Mestra em Novas Tecnologias Digitais na Educação (UniCarioca), professora regente de Educação Infantil na rede municipal de educação de Niterói

Rosa Lidice de Moraes Valim

Doutora em Psicossociologia (Eicos/UFRJ), docente do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca

Regina Célia Pereira de Moraes

Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação (Coppe/UFRJ), docente do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca

Este artigo debruça-se sobre o tema musicalização como ferramenta pedagógica na Educação Infantil através do uso da tecnologia digital. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017), o momento de musicalização pode contribuir para o desenvolvimento de uma escola mais interativa e inclusiva, tendo a música papel de destaque nesta etapa. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Brasil, 2022) e os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Brasil, 1998) definem a música como uma das linguagens a serem desenvolvidas na primeira etapa da Educação Básica. Atividades como ouvir música, aprender ou compor canções, brincar de roda e construir brinquedos rítmicos despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical. No cenário educacional brasileiro, a Educação Infantil é considerada a primeira etapa da Educação Básica, visando ao desenvolvimento integral da criança até os cinco anos em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade (Brasil, 2022, p. 23).

O movimento de reconhecimento da criança como sujeito histórico e de direitos destaca seu direito a uma educação de qualidade, com oportunidades que dialoguem com as transformações da sociedade contemporânea, como as possibilidades de enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem pelas novas tecnologias, considerando que as crianças já nascem imersas em novas perspectivas e padrões sociais que as influenciam fortemente. As informações recebidas no dia a dia pelas crianças impactam a aprendizagem no ambiente escolar, tornando desafiadora a definição de técnicas e de recursos positivos e significativos no processo de ensino-aprendizagem.

A musicalização na rotina da Educação Infantil envolve um conjunto de atividades que busca sensibilizar e ampliar o repertório musical das crianças, incentivando-as a participar de forma ativa e criativa, permitindo que som, ritmo, melodia, harmonia e movimento ampliem a descoberta e a vivência do corpo. Para Teca de Alencar Brito, a música é uma linguagem lógica que, quando atrelada ao jogo, não se limita ao ganhar ou perder, fundamentando-se na experiência e no simbólico. Dessa forma, a autora relaciona a música a processos criativos, que conceitua como "ideias musicais". Ela ressalta a importância de, em vez de compartilhar apenas aquilo que já está pronto, permitir que bebês e crianças experimentem, explorando gestos e possibilidades de produção sonora, reinventando a música e o acontecimento musical em si (Brito, 2019, p. 45).

Assim, questiona-se: como inserir a música no cotidiano escolar de forma prazerosa e significativa para a criança, utilizando a tecnologia digital (podcast) como ferramenta para potencializar o desenvolvimento das múltiplas linguagens proporcionadas pela música na Educação Infantil?

Acredita-se que a inserção da música por meio do uso do podcast pode contribuir para uma aprendizagem mais significativa, prazerosa e interativa, colaborando na construção de habilidades e de competências, valorizando o papel ativo da criança. "A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico" (Brasil, 1998, p. 21), e reconhecer a criança como sujeito requer refletir sobre seu direito a uma educação de qualidade, utilizando novas tecnologias que dialoguem com as transformações sociais e educacionais atuais.

Nesse sentido, este artigo apresenta e reflete sobre dados de uma preliminar de pesquisa que compreendeu aspectos de campo e precedeu a pesquisa de Mestrado sobre a inserção da música como ferramenta pedagógica e facilitadora para o desenvolvimento das múltiplas linguagens na Educação Infantil, por meio do uso do podcast.

É importante que o educador compreenda a educação como potencializadora da capacidade da criança de interagir com o mundo, dedicando-se a práticas pedagógicas atualizadas e inovadoras que dialoguem com a expressividade infantil, afastando-se de padrões rígidos pouco favoráveis ao seu desenvolvimento integral. Kenski (2015, p. 43) observa que "a tecnologia também é essencial para a educação, ou melhor, educação e tecnologias são indissociáveis". O uso das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem é irreversível, criando expectativas em relação aos professores, que devem inovar e se adaptar às necessidades desta nova geração.

Metodologia

A Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016, elaborada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), no Art. 2º, item XII, esclarece que as etapas preliminares de uma pesquisa viabilizam ao pesquisador a possibilidade de averiguação das condições e das possibilidades para a sua realização. Preliminares de pesquisa pressupõem "investigação documental e contatos diretos com possíveis participantes, sem sua identificação e sem o registro público e formal das informações assim obtidas" (Brasil, 2016, p. 2). Ressalta-se que este artigo vincula-se a uma dissertação de Mestrado, tramitada na Plataforma Brasil, com contornos de campo aprovados pelo Comitê de Ética da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ), sob o Parecer nº 6.712.883.

Considerando o exposto, este artigo apresenta os dados de uma preliminar de pesquisa que se consolidou a partir de cinco conversas com professoras que atuam na Educação Infantil em diferentes municípios do Estado do Rio de Janeiro (Niterói, São Gonçalo e Maricá). Essas conversas ocorreram em formato on-line, por meios de comunicação diversos (Google Forms, e-mail e WhatsApp), de acordo com a preferência e a disponibilidade de cada participante, durante a segunda quinzena de outubro de 2023. Com as devolutivas, buscou-se identificar pontos significativos sobre a importância da musicalização de forma lúdica, prazerosa e significativa para as crianças.

O diálogo com professoras de diferentes municípios foi proposital, buscando histórias e pontos de vista variados sobre o tema. As participantes demonstraram interesse em colaborar com a preliminar de pesquisa, sendo as conversas concluídas em quinze dias, conforme previsto pela pesquisadora. Das cinco professoras, apenas uma atua na mesma instituição da pesquisadora. As demais trabalharam com ela por um período curto, no máximo um ano, o que demonstrou que a pesquisadora não tinha contato recente com essas profissionais. Não houve modelagem prévia do que seria conversado; no entanto, a partir da conversa inicial com a primeira professora, algumas reflexões foram anotadas para facilitar o diálogo com as demais, considerando as dificuldades de tempo.

A análise dos dados seguiu os seguintes passos: (1) pré-análise do material, organizando os dados da preliminar de pesquisa; (2) exploração do material organizado, criando unidades de análise; e (3) realização de inferências baseadas nas unidades identificadas. Na pré-análise, houve leitura do material coletado, identificação de ideias centrais e de conceitos presentes, seleção de trechos para análise e definição das categorias ou unidades de análise. Durante a exploração do material, realizou-se a categorização das unidades. No tratamento dos resultados, interpretaram-se os dados, identificando padrões e tendências. Por fim, os resultados foram apresentados e discutidos, relacionando-os ao material bibliográfico pertinente.

Dados das conversas da preliminar de pesquisa

A seguir, apresenta-se o registro das cinco conversas realizadas durante a preliminar de pesquisa. Os diálogos seguiram todos os cuidados éticos propostos pela Resolução nº 466/2012 e pela Resolução nº 510/2016, ambas do Conselho Nacional de Saúde (Brasil, 2012; Brasil, 2016). As professoras participantes foram identificadas da seguinte forma: Professora 1 (P1), Professora 2 (P2), Professora 3 (P3), Professora 4 (P4) e Professora 5 (P5).

Quadro 1: Anotação das conversas

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Anotações da conversa com Px

P1

Sobre P1: Atua na sala de recursos multifuncionais com crianças do pré ao 9º ano e como professora orientadora pedagógica no Ensino Fundamental I, no município de São Gonçalo. Demonstra satisfação no desempenho profissional e, ao ser convidada a participar da preliminar de pesquisa, interessou-se pelo tema, considerando sua atuação com crianças com deficiência. Relatou agenda cheia, pois em três dias da semana atua em três turnos, solicitando o envio das perguntas por e-mail para responder com calma em casa, no final de semana, ou no horário de almoço no trabalho.

Anotações da conversa com P1:

  • Sou professora há 10 anos. Tenho Especialização em AEE, Gestão e Orientação Educacional. Atualmente, trabalho na sala de recursos multifuncionais com crianças com deficiência do pré ao 9º ano do Ensino Fundamental e atuo como professora orientadora pedagógica do 1º ao 5º ano do Fundamental I, ambos no município de São Gonçalo/RJ.
  • A importância da música na escola é multifacetada e desempenha papel significativo no desenvolvimento educacional e social das crianças. Junto às crianças especiais, a importância da música acentua-se (pode desempenhar papel significativo no desenvolvimento, viabilizar bem-estar e inclusão).
  • Na escola onde atuo na sala de recursos, a música é introduzida por meio de aparelhos eletrônicos (oferecidos pela escola) para atividades específicas, como reconhecimento das partes do corpo, movimento e interação social. A música está presente em quase todos os atendimentos.
  • Frequentemente, as atividades musicais são bem aceitas e proveitosas.
  • A música na Educação Infantil não é apenas divertida, mas também desempenha papel crucial no desenvolvimento holístico das crianças. Ela promove a criatividade, a expressão, o aprendizado e o bem-estar emocional, tornando-se um elemento essencial do ambiente escolar.
  • Vídeos, streaming musicais, aparelhos eletrônicos musicais e caixinha de som deixam os momentos de musicalização mais prazerosos.
  • As escolas precisam melhorar suas práticas. Há que se refletir sobre a importância da música para o desenvolvimento global dos alunos.

P2

Sobre P2: Atua como orientadora educacional e supervisora há 20 anos na rede de Niterói. Atuou por anos na Educação Infantil (aposentou-se como professora) e, ao ser convidada a participar desta preliminar de pesquisa, interessou-se pelo tema. Está realizando doutorado e pediu que as perguntas fossem enviadas por e-mail para responder com calma em momento oportuno.

Anotações da conversa com P2:

  • Sou pedagoga, orientadora educacional e supervisora em uma escola há 20 anos na rede pública de Niterói. Trabalhei em todas as modalidades: Ensino Fundamental I, Educação de Jovens e Adultos e Educação Infantil.
  • Vejo muitas possibilidades que me encantam: a primeira delas é a relação afetiva com a música, porque os pais costumam cantar e, por sua vez, reproduzem as cantorias que as crianças ouvem na escola. Então, a música produz um mecanismo de inter-relação entre a família e a escola.
  • Agora, o mais interessante que acho é a ampliação do vocabulário pela música. Isso me encanta demais. Não podemos esquecer o quanto a música tem ajudado as crianças que apresentam fala contida ou distúrbios da fala ou da linguagem, principalmente os alunos com deficiência.
  • Trabalho atualmente com a Educação Infantil em escola da Fundação Municipal de Educação de Niterói. Como supervisora, sempre incentivo a buscar o potencial de cada professor.
  • As crianças são felizes com a música. Elas podem cantar, dançar e se movimentar. A música proporciona momentos alegres, mesmo que não sejam festivos.
  • Na Educação Infantil, a música pode colaborar com a sonoridade, a aprendizagem de bons hábitos e os cuidados com o corpo; pode estimular o desenvolvimento da criatividade, da escuta atenta, do ritmo musical, da expressão corporal e teatral. A música viabiliza afetividade para a educação.
  • Mesa alfabeto, celulares, pianinhos, teclados digitais de tablets, links do YouTube, podcasts… podem trazer mais significado nos momentos de musicalização.

P3

Sobre P3: Atua como diretora geral de Educação Infantil no município de Maricá. Ao ser convidada a participar da preliminar de pesquisa, esforçou-se para responder, apesar das muitas demandas de trabalho e pessoais, preferindo receber e enviar as respostas por WhatsApp.

Anotações da conversa com P3:

  • Sou formada em Pedagogia. Tenho algumas especializações, entre elas: Psicomotricidade, Educação Especial e Psicopedagogia Institucional. Sou professora há 15 anos e já atuei na Educação Inclusiva, Educação Básica, formação de professores e Educação Infantil. Atualmente, atuo na direção geral de creche do município de Maricá.
  • O trabalho com música na Educação Inclusiva, Fundamental I e na creche é fundamental para o desenvolvimento socioemocional da criança. Na creche, ela contribui no desenvolvimento cognitivo dos bebês, estimulando o ritmo, a expressão corporal e verbal, além de proporcionar momentos muito felizes para os bebês.
  • Os alunos amam os momentos com música, aprendem a cantar e dançar, sendo este muito prazeroso para todos.
  • A música é marcante na vida escolar dos nossos alunos, iniciando na entrada dos turnos. Quando ouvem a música, os sorrisos são instantâneos, o portão se abre e a alegria toma conta das crianças.
  • A pesquisa sobre a importância da música como ferramenta pedagógica na Educação Infantil é muito pertinente, tendo em vista que ainda é pouco utilizada como metodologia no desenvolvimento socioemocional dos alunos.

P4

Sobre P4: Atua como professora de Educação Infantil no município de Niterói. Ao ser convidada a participar da preliminar de pesquisa interessou-se. Respondei rapidamente. Atua na mesma escola da pesquisadora, dessa forma, parte da conversa se deu presencialmente o que contribuiu nas demais reflexões que se deram nas 10 perguntas enviadas para as demais professoras.

Anotações da conversa com P4:

  • Tenho Superior incompleto e atuo como professora há nove anos. Hoje atuo somente na Educação Infantil na rede pública de Niterói.
  • A musicalização, para as crianças, é um momento prazeroso, mas também importantíssimo de aprendizado dos corpos em movimento. Considero que não seja um momento de "educar" os corpos, mas de fomentar as possibilidades e capacidades individuais de forma coletiva. Também é o momento de compartilhar as alegrias e o cuidado com o outro.
  • A professora Débora – pesquisadora e professora – há 5 anos utiliza o seu próprio violão e microfone para a realização desta atividade. Em outros momentos, utilizamos a caixa de som da escola. A escola foi roubada no dia 25 de setembro de 2023 e levaram o violão da professora/pesquisadora. A escola ficou 25 dias sem violão, o que fez muita falta. No dia em que o violão foi ressarcido e retornamos com a rodinha de musicalização, foi uma festa.
  • A música ajuda a criança a descobrir os limites do seu corpo. De forma lúdica, trabalha emoções, sentimentos, respeito, afeto, amplia a linguagem e o vocabulário, estimula relações sociais e atua no processo de aprendizagem de maneira global. Música na escola e na vida é essencial.
  • Um equipamento para ampliar o som da voz deveria ser ofertado pela escola, e essa voz, por sua vez, poderia ser utilizada ao vivo, em um momento de musicalização, ou em um podcast da rádio escolar (com instrumentos para compor bandas, estimulando a experiência musical imersiva).
  • Quero sugerir um dia de musicalização somente com pedidos das crianças. Não vale sugerir, só tocar o que for pedido por elas.

P5

Sobre P5: Professora de Educação Infantil no município de Niterói, está no final do segundo ano de licença sem vencimentos concedida pela Fundação Municipal de Educação (FME/Niterói) para tratar de assuntos pessoais fora do país. Demonstrou empolgação ao participar da pesquisa, por ter relação íntima com a música e paixão pela profissão, solicitando as perguntas por e-mail e enviando áudios pelo WhatsApp para complementar as respostas.

Anotações da conversa com P5:

  • Sou formada em Pedagogia pela UFF, tenho especializações em Currículo e PNAIC pela UFRJ e mestrado em Políticas Públicas pela UFF. Sou professora há 32 anos. Leciono desde os 13 anos, quando ingressei no Ensino Médio, pedagógico, onde comecei a estagiar em escolas particulares e públicas. Trabalho com Ensino Fundamental, Educação Infantil e disciplinas específicas na formação de professores.
  • A música é essencial em todo trabalho pedagógico. Aliada à sua capacidade de transcender os mapas curriculares, é essencial para facilitar e ampliar processos de ensino-aprendizagem, sendo instrumento crucial no que tange à memorização. A música está para além do seu "uso" instrumental, pois se conecta a uma ideia holística de concepção do humano e dialoga com as artes em suas diferentes naturezas: criativa, inventiva, transformadora, humana, transcendental.
  • Durante as atividades musicais, as crianças tendem a se envolver de diferentes maneiras, ora extremamente contagiadas e interativas, ora focadas e em silêncio. Normalmente, gostam e apreciam, o que não é regra.
  • A música, além de gerar um ambiente criativo e prazeroso, pode ser um instrumento poderoso no desenvolvimento infantil no que tange à formação física, cognitiva, emocional e humana.
  • A música, quando pensada em um diálogo potente e transcendente com o currículo, pode trazer relevante significância aos processos de ensino-aprendizagem. O resultado do trabalho pedagógico e da musicalização é imensurável e transformador, estando intimamente atrelado a um olhar diferenciado sobre a infância e os tempos escolares.
  • As novas tecnologias são parte do dia a dia de todos nós e, para as nossas crianças, quase que organicamente, desde o nascimento, são veículos e, ao mesmo tempo, canais importantes de interação e geração de conhecimento. A tecnologia pode e deve ser incorporada em contextos escolares que prezam pela equidade e igualdade social. Deve ser uma bandeira de luta em todo e qualquer corpo escolar.

Esta preliminar de pesquisa proporcionou melhor compreensão sobre a visão das professoras, que atuam em diferentes municípios, a respeito da inserção da musicalização como ferramenta pedagógica na Educação Infantil. A seguir, apresenta-se a análise dos dados mencionados acima.

Análise dos dados

Foi realizada a pré-análise do material coletado na preliminar de pesquisa, o que possibilitou a organização dos dados, conforme evidenciado no Quadro 1. Na sequência, procedeu-se à organização do material, da qual emergiram unidades de análise, apresentadas no Quadro 2, a seguir. Após o Quadro 2, são apresentadas as inferências, balizadas pelas unidades de análise identificadas. Neste momento, os resultados foram discutidos e relacionados ao material bibliográfico pertinente.

Quadro 2: Achados das conversas relativas à preliminar de pesquisa

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Achados mais relevantes das conversas (fase preliminar)

P1

  • P1 destacou o papel significativo da música na vida da criança com deficiência; as habilidades cognitivas, emocionais, sociais e culturais podem ser desenvolvidas através da musicalização.
  • Mencionou a importância da inserção da música através de aparelhos eletrônicos em atividades com objetivos específicos, como o reconhecimento do corpo, movimento e interação social.
  • As habilidades cognitivas, emocionais, sociais e culturais podem ser desenvolvidas através da musicalização.

P2

  • Destacou a importância da música na possibilidade de fomentar a inter-relação entre família e escola.
  • Ressaltou que a música proporciona momentos mais alegres na escola, mesmo que não seja festivo.
  • Relatou os benefícios que a música pode proporcionar, entre eles, a ampliação do vocabulário da criança, enfatizando que se pode aproveitar a sonoridade da música para criar paródias e incentivar a criação de hábitos e de costumes na rotina da Educação Infantil.
  • Citou tecnologias digitais que podem contribuir para que os momentos de musicalização na escola sejam otimizados, como: mesa alfabeto, celulares, pianinhos, teclados digitais de tablets, links do YouTube, podcasts.

P3

  • Destacou a importância da música para o desenvolvimento socioemocional da criança na Educação Inclusiva.
  • Enfatizou que a música estimula concentração, memória, expressão corporal e comunicação.
  • Citou tecnologias digitais que podem contribuir para que o momento da musicalização seja mais prazeroso e significativo, como: mesa de som digital, microfones, caixa de som, violão, lousa digital.

P4

  • Menciona o momento da música como importante para o aprendizado dos corpos em movimento, destacando que não é o momento de educar corpos, mas de fomentar possibilidades e capacidades individuais de forma coletiva.
  • Citou algumas tecnologias digitais, como equipamento para amplificar a voz, podendo criar momentos de musicalização com podcasts, instrumentos para compor bandas e estimular a experiência musical imersiva.

P5

  • Destacou que a música está além do seu "uso" instrumental, pois dialoga com as artes em suas diferentes naturezas: criativa, inventiva, transformadora, humana, transcendental.
  • Enfatizou que a música é essencial em todo trabalho pedagógico, pois amplia o processo de ensino-aprendizagem, sendo um instrumento crucial no que tange à memorização.
  • Apontou que a tecnologia, aliada à música no ambiente escolar, é veículo e canal de interação e geração de conhecimento, e sua incorporação no contexto escolar é sinônimo de equidade social.

Constatou-se, com base nos dados acima, a necessidade de considerar três categorias para as inferências:

  1. dedicar um certo espaço de tempo da aula à movimentação do corpo de forma orientada, dada a importância dos corpos em movimento;
  2. inserir, em alguns momentos da aula, processos criativos com podcasts, considerando o impacto das tecnologias digitais no cotidiano das crianças e a naturalidade com que navegam no ambiente digital (a ideia é deixá-las mais à vontade); e
  3. a importância de dedicar um tempo de aula a exercícios de paródia em grupo e posterior apresentação das paródias (músicas trabalhadas com as crianças que depois seriam parodiadas a partir de parâmetros propostos pela professora, projeto ou plano de ensino). Tais categorias foram, inclusive, estruturantes do campo que se desenrolou posteriormente (os dados desse campo não estão aqui apresentados, uma vez que este artigo tem como objetivo apresentar os dados da preliminar de pesquisa anterior ao campo).

Sobre a necessidade de (1) dedicar um certo espaço de tempo da aula à movimentação do corpo de forma orientada, ressalta-se: faz-se mister trabalhar os conteúdos musicais em contextos que estimulem o desenvolvimento infantil. Além disso, existe a possibilidade de trabalhar músicas utilizando conteúdos cênicos para desenvolver diversas formas de expressão (Brietzke et al., 2023). Os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Brasil, 1998), em suas orientações didáticas, destacam que "importa que todos os conteúdos sejam trabalhados em situações expressivas e significativas para as crianças, tendo-se o cuidado fundamental de não os tornar como fins em si mesmos" (Brasil, 1998, p. 60). Os Referenciais Curriculares da Educação Infantil (RCEI) da Rede Municipal de Educação de Niterói contemplam, em sua Parte II, capítulo 6, orientações sobre a composição curricular das múltiplas linguagens, reafirmando que:

Tendo em vista que, desde o ventre, as crianças são expostas a sons que são por elas percebidos, gerando reações e interações, a linguagem musical faz parte da escola de Educação Infantil de forma relevante e contínua. Isso implica rever práticas em que a música serve apenas para a moralização, normatização, disciplinarização dos corpos e seu silenciamento (RCEI-Niterói, 2022).

O documento ressalta a relevância da linguagem musical no cotidiano da Educação Infantil como instrumento efetivo para a construção de aprendizagens por meio de propostas pedagógicas que promovam o desenvolvimento integral da criança, e não como produto pronto ou de mera reprodução.

Em relação ao segundo elemento encontrado nos "achados" das conversas da preliminar de pesquisa, (2) inserir, em alguns momentos da aula, processos criativos com podcasts, considerando o impacto das tecnologias digitais no cotidiano das crianças e a naturalidade com que navegam no ambiente digital, tem-se que as experiências adquiridas na primeira infância, período que vai do nascimento até os seis anos de idade, são fundamentais para o desenvolvimento humano. Práticas dessa natureza promovem espaços saudáveis para a exploração de recursos disponíveis na escola e, ao mesmo tempo, por meio de recursos tecnológicos, viabilizam o manuseio de sons em processos de criação, esperando-se, entre outros aspectos, o desenvolvimento da criatividade (Lima et al., 2023).

Partindo da análise das concepções contidas nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Brasil, 1998) e das orientações didáticas do referido documento, considerando sua importância não apenas para a área de Música, mas também para outras linguagens artísticas, ao abordar a música como "linguagem" em sentido amplo, se comparada às práticas usuais no cotidiano escolar, pode-se refletir sobre como a música tem sido executada de maneira pouco significativa, tanto em seus conteúdos quanto em seus objetivos, devido ao fato de muitos professores não possuírem formação especializada em música.

Os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Brasil, 1998) apontam que:

a música no contexto da Educação Infantil vem, ao longo de sua história, atendendo a vários objetivos, alguns dos quais alheios às questões próprias dessa linguagem. Tem sido, em muitos casos, suporte para atender a vários propósitos, como a formação de hábitos, atitudes e comportamentos: lavar as mãos antes do lanche, escovar os dentes, respeitar o farol etc.; a realização de comemorações relativas ao calendário de eventos do ano letivo simbolizados no Dia da Árvore, Dia do Soldado, Dia das Mães etc.; a memorização de conteúdos relativos a números, letras do alfabeto, cores etc., traduzidos em canções. Essas canções costumam ser acompanhadas por gestos corporais, imitados pelas crianças de forma mecânica e estereotipada (Brasil, 1998, p. 47).

Em muitos momentos, o conteúdo relativo à linguagem musical é banalizado ou simplesmente deixado de lado, não tendo a música o devido valor na formação do indivíduo e, consequentemente, não contribuindo de maneira potencializadora para a efetivação do currículo escolar.

A inserção da música por meio do uso da tecnologia digital (podcast) na etapa da Educação Infantil pode contribuir para uma aprendizagem mais significativa, prazerosa e interativa no ambiente escolar, cooperando na construção de habilidades e de competências pautadas no papel ativo da criança. Assim, para uma boa atuação docente, é oportuno que o professor reflita sobre o desenvolvimento infantil e sobre as possibilidades de fortalecimento de uma prática pedagógica transformadora, voltada para a aprendizagem significativa da criança.

Botton, Peripolli e Santos (2017) destacam o podcast como alternativa de ferramenta da cibercultura, com diversas vantagens de utilização, podendo ser aproveitado em diferentes âmbitos e áreas educacionais. O podcast é uma tecnologia de grande relevância no contexto educacional, pela facilidade de acesso rápido por estudantes e por professores, podendo ser baixado em computador ou em celular, ou mesmo acessado sem necessidade de conexão à internet. Por meio dele, professores e discentes podem expor e compartilhar ideias e informações, desenvolver a comunicação, estimular o protagonismo, promover novas experiências e ampliar o vocabulário, entre outros benefícios.

Em relação ao terceiro elemento destacado nos "achados" das conversas, (3) a importância de dedicar um tempo de aula a exercícios de paródia em grupo e posterior apresentação das paródias (músicas trabalhadas com as crianças que depois seriam parodiadas a partir de certos parâmetros propostos pela professora, projeto ou plano de ensino), podemos destacar que a Educação Infantil é o espaço da vida em que a criança pode exercitar sua capacidade de interação com os pares e com todos que a rodeiam, construindo a aprendizagem por meio da brincadeira e da imaginação. Vive-se, hoje, um momento singular na educação, que demanda dos docentes a compreensão de que "é preciso preparar o indivíduo para a vida e para o mundo, deve-se tentar resgatar no aluno a alegria de aprender e na escola a magia de ensinar. Para tanto, se faz necessário lançar mão de todas as ferramentas e instrumentos disponíveis – a música é só mais uma delas" (Almeida; Pereira, 2023, p. 6).

Nesse contexto, é primordial que a escola apresente um ambiente, na sala de aula ou fora dela, que favoreça a construção do conhecimento de maneira autônoma, em interação com o ambiente, com o objeto de aprendizagem e com os pares, permitindo que a criança coloque em prática a inteligência para interpretar e criar, viabilizando meios que cooperem para o desenvolvimento de sua capacidade cognitiva. É relevante que a escola e os profissionais estejam focados na importância do currículo na Primeira Infância, pois o espaço escolar é um ambiente de aprendizagem no qual o professor se encarrega de fazer escolhas pertinentes para que a criança seja estimulada ao aprendizado. Quando a trajetória do "aprender" tem a possibilidade de ser prazerosa, os resultados são mais significativos para o aprendente.

Segundo Brito (2003, p. 74), o contato com a música desperta possibilidades de aprendizagem, cabendo ao professor oferecer caminhos para esse processo. Penna (2014) acrescenta que "a musicalização é um processo em que as potencialidades de cada indivíduo são trabalhadas e preparadas de modo a reagir ao estímulo musical" (Penna, 2014, p. 21). Brito (2019, p. 45) ressalta que "ao invés de compartilhar apenas o que já vem pronto, permitir a experimentação por bebês e crianças, para que explorem gestos e possibilidades de produzir sons, reinventando a música, o acontecimento musical em si mesmo".

Criar uma canção, estimular as crianças a fazer movimentos a partir da música, utilizá-la nas brincadeiras, incentivar palmas, batidas e gestos com as mãos são algumas maneiras prazerosas de utilizar a música no cotidiano da Educação Infantil. Sendo assim, considera-se que, por meio da música, novos caminhos e novas descobertas são possibilitados para o desenvolvimento da autonomia, da integração social, da criatividade e do imaginário, de forma prazerosa e divertida.

Com a tecnologia tão presente e ativa na educação contemporânea, não basta apenas inseri-la; é preciso ter um novo olhar sobre a forma de educar, modificando as metodologias de ensino por meio do domínio das diversas ferramentas digitais do contexto tecnológico, envolvendo transformações pedagógicas na prática e na formação do professor.

Torna-se relevante destacar que a primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil, deve acompanhar as transformações e as inovações da sociedade, considerando que, nessa idade, as crianças já têm acesso às tecnologias, não apenas por meio de jogos e de brincadeiras, mas também como meios de comunicação, os quais oportunizam o desenvolvimento de muitas habilidades na resolução de situações vividas no cotidiano. Ao considerar o uso das tecnologias digitais, Pereira e Lopes (2005, p. 2) afirmam que a escola estará formando "indivíduos mais criativos que estarão adquirindo novos conhecimentos e integrando-se com um novo modo de aprender e de interagir com a sociedade".

Considerações finais

Diante do exposto, evidencia-se que os momentos da rodinha de musicalização na Educação Infantil proporcionam alegria, diversão, engajamento, estímulos e socialização. A música é uma aliada interdisciplinar, pois facilita a compreensão de disciplinas diversas e possibilita a introdução de variados assuntos de forma mais prazerosa e significativa para as crianças. Ela também desempenha função relevante no processo de aprendizagem no ambiente escolar, contribuindo para a integração, a socialização e a descontração, além de colaborar para a inclusão das crianças.

Além disso, destaca-se que a música, aliada à tecnologia digital podcast, desperta nas crianças o interesse em participar de forma mais ativa e criativa em processos de composição musical. O resultado desta preliminar de pesquisa proporcionou uma visão ampliada sobre a necessidade de inserção de momentos de musicalização como ferramenta pedagógica na Educação Infantil, de maneira significativa e otimizada pelo uso das tecnologias digitais. É notório que ainda se constitui como um grande desafio, na atualidade, o "ensinar e aprender" atrelados ao novo modelo de educação, diante de uma geração que recebe intensas informações no dia a dia, as quais influenciam diretamente a aprendizagem no ambiente escolar. Nesse contexto, é urgente que o educador compreenda a educação como potencializadora da capacidade da criança de interagir com o mundo, dedicando-se a práticas pedagógicas atualizadas, inovadoras e que dialoguem com a expressividade infantil.

A preliminar de pesquisa apresentada neste estudo foi essencial para compreender o campo investigado, suas limitações e potencialidades. A partir dos dados obtidos, tornou-se possível desenvolver um trabalho de campo consistente, voltado à inserção da música como ferramenta pedagógica e facilitadora no desenvolvimento das múltiplas linguagens na Educação Infantil, utilizando o podcast como recurso tecnológico de apoio.

Por fim, as informações aqui apresentadas contribuem de forma significativa para o avanço do conhecimento na área, ao ampliarem a compreensão sobre as vivências e os desafios no contexto escolar, possibilitando reflexões críticas fundamentadas e inspirando práticas pedagógicas transformadoras, inclusivas e alinhadas às demandas contemporâneas da Educação Infantil.

Referências

ALMEIDA, Carlos José Ferreira de; PEREIRA, Walmir Fernandes. A música como facilitador da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: desafios e reflexões. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 23, nº 4, 31 jan. 2023. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/4/a-musica-como-facilitador-daaprendizagem-nos-anos-iniciais-do-ensino-fundamental-desafios-e-reflexoes. Acesso em: 20 jun. 2024.

BOTTON, L. de A.; PERIPOLLI, P. Z.; SANTOS, L. M. A. Podcast – uma ferramenta sob a ótica dos recursos educacionais abertos: apoio ao conhecimento. Redin – Revista Educacional Interdisciplinar, v. 6, nº 1, out. 2017.

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Publicado em 20 de agosto de 2025

Como citar este artigo (ABNT)

SANTOS, Débora de Oliveira; VALIM, Rosa Lidice de Moraes; MORAES, Regina Célia Pereira de. Musicalização como ferramenta pedagógica na Educação Infantil através do uso da tecnologia digital: uma preliminar de pesquisa. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 25, nº 31, 20 de agosto de 2025. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/31/musicalizacao-como-ferramenta-pedagogica-na-educacao-infantil-atraves-do-uso-da-tecnologia-digital-uma-preliminar-de-pesquisa

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