Letramento linguístico: desenvolvendo competências essenciais na era da informação

Leandro Gilson de Oliveira

PUC-Minas - PPG Ciências Sociais

O letramento linguístico é um conceito fundamental no contexto educacional que vai além da simples capacidade de ler e escrever. Ele se refere à habilidade de compreender, interpretar e usar uma linguagem de maneira eficaz nas mais diversas situações sociais e culturais. Isso não envolve apenas a decodificação de palavras, mas a compreensão crítica, a expressão clara de ideias e a capacidade de se comunicar de maneira eficaz em diferentes contextos. É importante ressaltar que o letramento também representa mais do que um simples conceito de alfabetização, conforme Freire afirma (2009, p. 11): "a leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente".

No cenário contemporâneo, a comunicação é um pilar fundamental para a interação social e o desenvolvimento individual. O letramento linguístico emerge como uma competência crucial, abrangendo uma variedade de dimensões que capacitam indivíduos a compreender, interpretar e utilizar uma linguagem eficaz em diferentes meios (Soares, 2010).

Este artigo explora essa natureza ampla do letramento, destacando sua importância para a sociedade atual, assim como os desafios e as oportunidades associadas ao seu desenvolvimento.

Serão discutidas estratégias educacionais que promovem o letramento, liberando seu papel central na formação de cidadãos capacitados para enfrentar os desafios da era da informação. Em um mundo onde a comunicação é a chave para o entendimento mútuo e o progresso individual, ele surge como acontecimento significativo para a participação ativa na sociedade contemporânea (Brasil, 1996).

O letramento e suas dimensões

Ao longo da história da educação, tem evoluído como um conceito dinâmico que extrapola a mera decodificação de palavras no cerne dessa evolução, pois percebe-se a sua transição de um foco restrito, voltado à alfabetização, para uma compreensão mais extensa, voltada às complexidades da linguagem (Palú et al., 2020).

Hoje, o letramento linguístico abrange desde a capacidade funcional de interpretação de textos cotidianos até à habilidade crítica de analisar discursos complexos. Essa expansão reflete a necessidade de se preparar os indivíduos para um mundo onde a comunicação eficaz é uma competência central, influenciando não apenas a esfera educacional, mas a sua participação cidadã (Carvalho; Mendonça, 2006).

Contudo, à medida que nos encontramos imersos na era digital e multicultural, novos desafios surgem no horizonte devido à rápida evolução tecnológica. Ela exige que os indivíduos não apenas compreendam textos convencionais, como naveguem por ambientes digitais complexos (Sales, 2020). A diversidade linguística e cultural caracteriza a sociedade moderna e destaca a importância de uma abordagem inclusiva no desenvolvimento do letramento.

O cenário educativo desafia os formuladores de políticas e a sociedade a promoverem estratégias que estimulem a aquisição de habilidades linguísticas e a sua aplicação em um mundo cada vez mais interligado. Ao compreender sua riqueza, percebemos que não se trata apenas de um conjunto de habilidades acadêmicas, mas de um estudo para o crescimento individual e coletivo, pois indivíduos letrados se comunicam de forma eficaz e são capazes de participar ativamente na construção de uma sociedade mais justa e informada (Diaz, 2011).

Este trabalho, portanto, mergulha nas diversas dimensões do letramento linguístico, examinando estratégias pedagógicas, desafios contemporâneos e sua relevância para a promoção de uma comunicação significativa e a participação ativa dos sujeitos na sociedade moderna.

Entre as modalidades de letramento, temos a funcional, que se refere à capacidade de utilizar a linguagem em situações práticas do dia a dia. Isso inclui a habilidade de ler manuais, compreender instruções, preencher formulários e participar de atividades que exijam uma compreensão prática da linguagem (Street, 2010). É uma aplicação direta de habilidades linguísticas em contextos úteis, proporcionando ao indivíduo autonomia para realizá-las. Indivíduos com letramento crítico são aptos a considerar questões importantes, identificando questões subjacentes e avaliando a informação privilegiada (Silva, 2021), habilidades essenciais em um mundo onde a informação é abundante e nem sempre imparcial.

Com a crescente integração da tecnologia na sociedade, o letramento digital tornou-se uma dimensão crucial. Ela inclui a capacidade de compreender e utilizar a linguagem em ambientes digitais, por meio de uma avaliação crítica de fontes online, assim como a produção de conteúdo digital e a navegação eficaz em plataformas digitais (Brasil, 2018). O letramento digital é essencial para a participação plena dos indivíduos na era da informação.

A dimensão literária do letramento envolve a avaliação e a compreensão de obras literárias. Essa dimensão abrange a interpretação simbólica, a compreensão de contextos culturais e a capacidade de mergulhar nas complexidades da expressão literária (Cosson; Lucena, 2022). O letramento literário contribui para o enriquecimento cultural e emocional do indivíduo.

Assim, ao compreender essas diversas dimensões e suas aplicações abrangentes, o indivíduo se torna linguisticamente competente e socialmente engajado, capaz de enfrentar os desafios da comunicação que lhe são impostos na sociedade contemporânea (Amendola, 2014).

O letramento e a inclusão na sociedade atual: desafios

Em meio à crescente complexidade da sociedade atual, o letramento linguístico emerge como um elemento de desenvolvimento individual e recurso para a construção de comunidades mais informadas e participativas (Tagino et al., 2017), estando intrinsecamente ligado à capacidade de interpretar e utilizar uma linguagem eficaz nos mais distintos contextos, exercendo uma função cívica e política na crítica a textos legais, políticos e informativos, possibilitando uma tomada de decisão informada e fortalecendo os alicerces da democracia. Indivíduos linguisticamente competentes se tornam agentes conscientes, engajados em questões que moldam suas comunidades e grupos/nações (Alferes, 2018).

A capacidade comunicativa a partir do letramento é vista como ferramenta essencial para a inclusão social, pois ao adquirir habilidades de comunicação os indivíduos são capacitados de dizer suas ideias e entenderem as perspectivas alheias (Tagino et al., 2017). A linguagem é uma ponte que conecta diferentes grupos e, portanto, o letramento linguístico desempenha um papel crucial nessa promoção mútua.

Desenvolver o letramento contribui para evolução pessoal e profissional dos indivíduos que se tornam capazes de expressar suas ideias de maneira clara e persuasiva, em ambientes de trabalho ou nas interações cotidianas (Brasil, 1998). Essa habilidade é um diferencial em diversas profissões, onde a comunicação eficaz é um ativo valioso.

Na era da informação digital, se estendem ao domínio digital a compreensão da linguagem em ambientes online, assim como a avaliação crítica das informações na internet por meio de plataformas digitais. Essas são habilidades (Brasil, 2018) do letramento digital, uma dimensão do letramento linguístico cada vez mais crucial para a participação plena em sociedade. Ao considerar a sua importância, percebemos que não se trata de uma habilidade acadêmica, mas de um aprendizado na construção de um mundo mais inclusivo e dinâmico. O investimento no desenvolvimento do letramento linguístico enriquece a vida individual e coletiva (Tavares, 2019).

Embora seu desenvolvimento seja crucial, ele enfrenta uma série de desafios. Ao mesmo tempo que abre portas para inúmeras oportunidades sociais, essas dinâmicas envolvem desde questões estruturais na educação até a rápida evolução do ambiente digital (Lima et al., 2021). Alguns dos desafios e oportunidades moldam a jornada de desenvolvimento do letramento linguístico, como as desigualdades educacionais, um desafio premente para o letramento linguístico.

A falta de acesso equitativo a recursos educacionais pode resultar em disparidades significativas. Superar essas desigualdades requer estratégias inclusivas que garantam que todos, independentemente de seu contexto socioeconômico, tenham acesso a oportunidades educacionais (Pires, 2019).

A tecnologia, embora traga oportunidades extraordinárias, também apresenta desafios no que diz respeito à sua constante evolução. Sejam as plataformas digitais, as linguagens de programação e ou as formas de comunicação online, todas exigem uma adaptação contínua e um letramento digital. O letramento digital tornou-se uma obrigação, mas a velocidade das mudanças tecnológicas cria lacunas nessas habilidades linguísticas em todos os ambientes digitais (Costa, 2019).

Em um mundo globalizado, a diversidade linguística e a diversidade cultural são oportunidades enriquecedoras que mostram que o processo do letramento linguístico deve ser sensível às diversas línguas e culturas presentes. Isso requer abordagens pedagógicas que reconheçam e valorizem a multiplicidade de expressões linguísticas e promovam o respeito à diversidade (Sousa, 2016).

Desse modo, mudanças nas formas de comunicação impulsionadas pela tecnologia e pelas transformações sociais, criam oportunidades e desafios. Por exemplo, a capacidade de se comunicar eficazmente por meio de mídias sociais, blogs e outros canais online é uma dessas competências. No entanto, o desafio reside em equilibrar a fluência nessas novas formas de expressão com a preservação das habilidades tradicionais de leitura, escrita e interpretação.

Uma oportunidade significativa surge na exploração de estratégias inovadoras de ensino, onde a integração de métodos pedagógicos que envolvem tecnologia, projetos interdisciplinares e abordagens práticas estimulam o interesse dos alunos, promovendo um abrangente letramento linguístico. Essas abordagens envolvem desde o uso de aplicativos educacionais até parcerias com comunidades locais para o enriquecimento da experiência linguística dos estudantes (Giroto et al., 2012).

Enfrentar esses desafios e aproveitar as oportunidades exige um compromisso coletivo, envolvendo educadores, formuladores de políticas e a sociedade em geral. Ao superar barreiras e aproveitar as potencialidades, podemos construir uma sociedade onde o letramento linguístico seja uma ferramenta acessível a todos (Araújo; Glotz, 2020).

Uma abordagem eficaz para promover o letramento é integrá-lo de maneira transversal em todas as disciplinas. Ao relacionar os conceitos linguísticos com outras áreas do conhecimento, os alunos percebem a aplicabilidade prática dessas habilidades (Brasil, 2018), fomentando uma abordagem holística ao aprendizado.

A incorporação da tecnologia ao ensino é uma estratégia poderosa na promoção do letramento linguístico na era digital e na criação de aplicativos educacionais, plataformas interativas e recursos online. Esses instrumentos enriquecem a experiência de aprendizado, oferecendo boas oportunidades para a prática da comunicação em ambientes digitais (Brasil, 2018). Essas ferramentas não apenas envolvem os alunos como os prepara para a comunicação digital, algo predominante na atual sociedade (Monteiro, 2019). Fomentar o gosto pela leitura e pela escrita criativa, com a criação de clubes de leitura, projetos de escrita colaborativa e concursos literários, são estratégias que podem despertar o interesse dos alunos, incentivando sua expressão pessoal e o seu protagonismo (Chaves, 2022).

Conclusão

O letramento linguístico não se limita apenas à leitura e à escrita, mas inclui as habilidades de escuta e fala que desempenham um papel comunicativo fundamental. Essas estratégias promovem a expressão oral e a capacidade de compreender informações auditivas, como debates, apresentações e atividades de discussão em grupo, fundamentais para uma abordagem abrangente.

Reconhecer a diversidade linguística e cultural é uma tarefa essencial para uma abordagem multilíngue, assim como incentivar o aprendizado de diferentes idiomas, explorando literaturas de diversas culturas para ampliar a perspectiva dos alunos a respeito da profunda riqueza linguística global.

Estabelecer parcerias com a comunidade pode enriquecer o ambiente de aprendizagem, como o ato de simplesmente convidar membros da comunidade para compartilhar de suas experiências, realizando atividades relacionadas à linguagem local e envolvendo alunos em projetos que tenham impactos comunitários a fim de conectar o letramento linguístico à vida real.

Ao adotar essas estratégias de forma integrada, as instituições educacionais criam ambientes de aquisições linguísticas, compreensão crítica, criatividade e adaptação às demandas da sociedade moderna. Essas estratégias não apenas capacitam os alunos a se comunicarem de forma eficaz como os preparam para desafios sonoros num mundo em constante transformação. Enfim, o letramento linguístico surge como uma ferramenta poderosa na formação de indivíduos capazes de abraçar oportunidades na sociedade moderna.

Nessa jornada, exploramos as múltiplas dimensões e os desafios do letramento, registrando sua importância para a plena participação cidadã, para a inclusão social e para a formação pessoal. As desigualdades educacionais e a rápida evolução tecnológica, não podem ser subestimadas.

Isso posto, entendemos que investir no letramento linguístico não é apenas um imperativo educacional, mas um compromisso com a formação de cidadãos capacitados, capazes de se comunicarem efetivamente e pensarem criticamente. Ao se promover estratégias inovadoras, liberando e superando desafios, estamos construindo não apenas leitores e escritores proficientes, mas agentes de mudança que moldarão um futuro mais inclusivo e dinâmico.

A chave para desbloquear o potencial individual e coletivo em um mundo onde a habilidade de se expressar e de compreender o outro se tornou uma força propulsora para o progresso, o letramento é um meio mitigador global de problemas que todos enfrentam diariamente.

Referências

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Publicado em 29 de janeiro de 2025

Como citar este artigo (ABNT)

OLIVEIRA, Leandro Gilson de. Letramento linguístico: desenvolvendo competências essenciais na era da informação. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 25, nº 4, 29 de janeiro de 2025. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/4/letramento-linguistico-desenvolvendo-competencias-essenciais-na-era-da-informacao

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