Potencialidades do podcast educativo no Ensino Fundamental
Shery Duque Pinheiro
Doutoranda em Ciências (Centro de Pesquisas Integralize), professora da Prefeitura Municipal de Resende/RJ
José Carlos Guimarães Júnior
Pós-doutor em Ciências da Educação (Universidad Martin Lutero)
O cenário educacional contemporâneo está imerso em um processo de constante transformação, impulsionado pelo avanço das tecnologias da informação e comunicação (TIC). Em um mundo cada vez mais globalizado e digitalizado, a Educação enfrenta o desafio de adaptar-se às novas demandas, visando não apenas o domínio das ferramentas tecnológicas, mas também o desenvolvimento de competências essenciais para que os alunos possam navegar de forma crítica e reflexiva no vasto universo de informações disponíveis.
A capacidade de converter dados dispersos em conhecimento prático e significativo é um dos principais objetivos do processo educacional. Nesse contexto, a utilização estratégica das TIC emerge como caminho indispensável para enriquecer as experiências de aprendizagem, promover a inclusão digital e preparar os estudantes para os desafios do século XXI. A Educação, ao integrar essas ferramentas de maneira eficaz, contribui para a formação de indivíduos capazes de selecionar, interpretar e aplicar o conhecimento em diferentes contextos de forma autônoma e crítica (Burbules; Fan, 2020).
Entre as diversas inovações tecnológicas que têm se destacado no campo educacional, os podcasts surgem como ferramenta pedagógica promissora. Tradicionalmente utilizados como canais de disseminação de conteúdo de entretenimento ou informação, os podcasts têm ganhado novo papel na Educação, oferecendo um formato acessível e flexível que pode ser incorporado tanto em atividades presenciais quanto em ambientes virtuais de aprendizagem. Esse recurso, que permite a produção e distribuição de programas de áudio, oferece um meio eficaz de engajamento dos estudantes, promovendo uma aprendizagem ativa e colaborativa. Os podcasts proporcionam aos alunos a oportunidade de explorar conteúdos de maneira mais dinâmica e personalizada, permitindo uma experiência de aprendizagem que vai além do ensino tradicional ao favorecer a autonomia e o pensamento crítico. A versatilidade do podcast como ferramenta de ensino permite sua adaptação a diferentes estilos de aprendizagem, atendendo a uma diversidade de necessidades e preferências, além de proporcionar um espaço para reflexão, debate e construção do conhecimento de forma colaborativa (Drew, 2017).
A utilização dos podcasts na educação abre um leque de possibilidades para transformar a maneira como os conteúdos são apresentados e discutidos em sala de aula. Seu formato acessível e envolvente tem o poder de cativar a imaginação dos alunos, tornando o aprendizado mais atrativo e eficaz. Ao permitir a conversão de temas complexos em narrativas atraentes, os podcasts favorecem a compreensão e a retenção de informações, tornando-se uma ferramenta pedagógica poderosa, especialmente quando integrada ao currículo do Ensino Fundamental.
Mais ainda: o uso de podcasts como parte de uma metodologia ativa com a produção de conteúdo pelos próprios alunos não só enriquece a experiência de aprendizagem como também fortalece habilidades fundamentais, como escuta crítica, pensamento analítico e expressão verbal. A criação de podcasts pelos estudantes estimula a pesquisa, a reflexão e o desenvolvimento de competências digitais, ao mesmo tempo que fomenta o diálogo e a troca de ideias em sala de aula.
Este artigo tem como objetivo explorar como os podcasts podem ser integrados de forma eficaz ao currículo do Ensino Fundamental, destacando suas potencialidades para promover uma aprendizagem mais colaborativa, significativa e alinhada às demandas da Educação contemporânea.
Nesse contexto, a proposta é investigar de que maneira os podcasts podem ser adaptados às necessidades específicas dos alunos, contribuindo para a construção de um ambiente de aprendizado dinâmico e inclusivo. A utilização dessa ferramenta, tanto como recurso de apoio quanto como atividade de produção pelos próprios alunos, oferece uma nova abordagem para o Ensino Fundamental, promovendo a interação, a reflexão crítica e a colaboração entre os estudantes. A análise das potencialidades dos podcasts no Ensino Fundamental busca, assim, oferecer subsídios para que educadores e gestores educacionais possam incorporar essa ferramenta inovadora em suas práticas pedagógicas, transformando as salas de aula em espaços mais ricos e interativos de aprendizado colaborativo.
O que é um podcast?
O podcast é uma publicação digital que pode ser acessada em formatos de áudio ou vídeo, disponibilizando episódios em intervalos regulares que os usuários podem baixar, armazenar e compartilhar com facilidade. O termo podcast surgiu em 2004, a partir da combinação das palavras iPod, dispositivo de armazenamento de áudio da Apple, e cast, derivada de broadcast, que significa transmissão ou distribuição (Botton; Peripolli; Araújo Santos, 2017). Embora inicialmente associado a formas de entretenimento e comunicação pessoal, o podcast rapidamente evoluiu para um formato de mídia amplamente reconhecido e utilizado em diversos contextos, incluindo o educacional. Caracteriza-se pela distribuição de programas ou episódios que, de forma semelhante às séries de televisão, podem ser acessados a qualquer momento, permitindo ao ouvinte selecionar, pausar e revisar os conteúdos conforme sua conveniência. Ao contrário do rádio, em que a transmissão é contínua e não pode ser interrompida sem perda de informação, os podcasts oferecem ao usuário a flexibilidade de consumir o conteúdo em seu próprio ritmo (Diuana; Cabral Filho, 2008).
Embora o podcast tenha surgido timidamente no início dos anos 2000, inicialmente como forma de compartilhamento pessoal de ideias e histórias, com o tempo ele se consolidou como plataforma eficaz de comunicação e obteve crescente reconhecimento no campo educacional. De acordo com o relatório Data Reportal 2023, o Brasil é atualmente o país com o maior número de ouvintes de podcasts no mundo, com 42,9% da população online na faixa etária de 16 a 64 anos consumindo podcasts semanalmente. Estima-se que, até 2024, 25% da população mundial estivesse ouvindo podcasts regularmente, refletindo a popularização desse formato (Kemp, 2024).
Essa ascensão está diretamente relacionada à versatilidade e à capacidade do podcast de atender às diversas necessidades de aprendizagem, oferecendo um formato acessível, dinâmico e flexível que pode ser adaptado a diferentes contextos educacionais. Sua flexibilidade permite que seja utilizado tanto como recurso complementar no apoio a conteúdos tradicionais quanto como principal estratégia pedagógica, engajando os alunos de forma mais profunda e ativa (Ferreira; Castro, 2017). Ao longo dos anos, os podcasts demonstraram seu potencial não apenas como ferramenta de disseminação de informações, mas como poderosa metodologia que enriquece os processos de ensino e aprendizagem, promovendo a autonomia dos estudantes e estimulando a construção colaborativa do conhecimento (Chaves-Yuste; De-la-Peña, 2023).
Benefícios do podcast como ferramenta pedagógica
A busca por métodos inovadores e dinâmicos na educação reflete tanto a tendência de digitalização do ensino quanto o interesse em cativar alunos em um mundo cada vez mais conectado (Lima; Araújo, 2021). A inclusão de podcasts como recurso educativo demonstra a adaptabilidade desse meio às necessidades e preferências dos estudantes, promovendo uma aprendizagem personalizada e envolvente. Essa prática representa um avanço significativo para um ambiente educacional mais inclusivo e diversificado (Silva et al., 2021).
Entre os benefícios do uso de podcasts na aprendizagem destacam-se a melhora na retenção de informações, o estímulo à aprendizagem autônoma e personalizada, a acessibilidade para diferentes estilos de aprendizagem e o incentivo à criatividade e ao engajamento dos alunos (Lamatina, 2023). O formato auditivo dos podcasts facilita a consolidação do aprendizado, permitindo que os estudantes revisem o conteúdo conforme necessário (Albar; Sari, 2020).
Além disso, os podcasts incentivam uma aprendizagem autônoma, dando aos alunos liberdade para escolher temas e ritmo de estudo de acordo com suas preferências, o que contribui para maior motivação e satisfação no processo educativo (Bolliger; Supanakorn, 2010). Os podcasts também ampliam a acessibilidade, adaptando-se a variados estilos de aprendizagem e tornando o aprendizado mais inclusivo (Godsay, 2024).
Por fim, os podcasts promovem criatividade e engajamento ao incentivar os estudantes a explorar e refletir sobre diversos temas, despertando um interesse que métodos tradicionais frequentemente não alcançam (Garofalo, 2019).
Existe design ou criação de conteúdo educativo ideal para um podcast?
Ao projetar e criar conteúdo educativo em formato de podcast, algumas estratégias são essenciais para garantir sua eficácia. Primeiramente, é fundamental definir claramente os objetivos educacionais. Estabelecer objetivos de aprendizagem específicos direciona o conteúdo, a estrutura e a abordagem apropriados, assegurando uma transmissão eficaz do conhecimento (Podium, 2024).
A escolha de tópicos relevantes também é crucial. Considerar não apenas a conexão com o currículo, mas também o interesse e pertinência dos temas para a vida dos alunos permite selecionar assuntos que engajem e tornem o aprendizado mais significativo e aplicável ao contexto dos estudantes (Celarino et al., 2022).
Além disso, é importante considerar formato, duração e estilo na criação do podcast. O formato deve ser adequado ao conteúdo, sejam entrevistas, narração, debates ou dramatizações. A duração ideal depende do público-alvo e do tema, mantendo um equilíbrio entre profundidade e a atenção do ouvinte. No que se refere ao estilo, é importante adotar uma linguagem acessível, mantendo a seriedade necessária ao aprendizado (Rime et al., 2022).
Por fim, a interação com os ouvintes é uma estratégia valiosa. Inserir momentos de reflexão, questionamentos ou atividades que incentivem a participação pode tornar o podcast mais dinâmico e envolvente, estimulando o aprendizado ativo. Isso pode incluir seções de perguntas e respostas, desafios e sugestões de atividades práticas relacionadas ao conteúdo (Silva et al., 2021).
Professores em diferentes contextos têm relatado experiências ao integrar podcasts às salas de aula, destacando sua flexibilidade como ferramenta pedagógica. Essa versatilidade permite que os podcasts complementem tanto aulas expositivas quanto atividades mais interativas. Alguns docentes utilizam podcasts como material introdutório, promovendo discussões e reflexões, enquanto outros incentivam os próprios alunos a criar podcasts, estimulando pesquisa, comunicação e criatividade (Rosell-Aguilar, 2015).
As estratégias de integração de podcasts ao currículo variam conforme os objetivos educacionais. Muitos professores identificam pontos específicos do currículo onde os podcasts podem reforçar conceitos, introduzir novos conteúdos ou fornecer perspectivas adicionais. Assim, adaptam os podcasts para atender às demandas de cada disciplina e promover a participação ativa dos alunos (Melo, 2021).
A avaliação do impacto dos podcasts na aprendizagem apresenta desafios frequentes. Os professores têm adotado métodos como avaliações formativas, feedback dos alunos, observação do engajamento em discussões e testes específicos para medir a eficácia da ferramenta. Comparações entre turmas que utilizam podcasts e aquelas que não os utilizam são também realizadas para avaliar seu impacto no desempenho acadêmico.
Estudos realizados em diferentes níveis de ensino, desde o básico até a pós-graduação, indicam aumento moderado na motivação dos alunos com o uso de podcasts, com variações significativas conforme gênero, nível escolar e experiência prévia com aprendizagem online (Bollinger et al., 2010). Entre os principais benefícios destacam-se atitudes afetivas e cognitivas positivas em relação aos videopodcasts, maior controle sobre a aprendizagem, aprimoramento de hábitos de estudo e melhoria no desempenho acadêmico (Kay, 2012). Estudantes de pós-graduação, em especial, demonstraram preferência por slides com pontos-chave e narração pelo palestrante original (Lawlor; Donnelly, 2010). Em níveis mais básicos, alunos que ouviram podcasts relataram um aprendizado mais profundo e maior satisfação em comparação com aqueles que não utilizaram essa ferramenta (Lakhal; Khechine, 2007).
Sala de aula invertida e produção de podcasts pelos alunos
A sala de aula invertida, ou flipped classroom, é uma abordagem pedagógica em que os alunos recebem previamente o conteúdo tradicionalmente apresentado em aulas presenciais — como palestras e exposições — por meio de recursos digitais, incluindo vídeos, leituras ou podcasts. Assim, o tempo em sala de aula é dedicado a atividades práticas, discussões em grupo, resolução de problemas e outras estratégias de aprendizado ativo (Gopalan et al., 2022).
A produção de podcasts pelos próprios alunos se apresenta como ferramenta eficaz dentro desse modelo. Ao criar podcasts, os alunos se envolvem de maneira ativa e participativa no processo de aprendizado, assumindo o papel de produtores de conteúdo. Isso não apenas consolida o entendimento do material como também promove habilidades essenciais, como comunicação, pesquisa, síntese de informações e pensamento crítico (Hall; Jason, 2023).
Existem várias formas de integrar a produção de podcasts em uma sala de aula invertida (Howell, 2021):
- Apresentação de tópicos: Os alunos podem pesquisar e apresentar temas específicos do currículo em formato de podcast, explorando conceitos ou eventos relevantes para a disciplina;
- Discussões em grupo: Alunos podem colaborar em podcasts abordando questões ou problemas específicos, que podem incluir debates, entrevistas simuladas, dramatizações ou discussões entre pares;
- Projetos de pesquisa: Como parte de projetos de pesquisa, os alunos podem desenvolver podcasts para compartilhar descobertas e conclusões com a turma;
- Resumo de aulas anteriores: Os alunos podem criar podcasts para resumir conteúdos discutidos anteriormente, destacando pontos-chave e esclarecendo conceitos;
- Feedback e reflexão: Os podcasts podem ser usados para fornecer feedback sobre atividades, compartilhar experiências de aprendizado e refletir sobre o progresso acadêmico.
Ao produzir podcasts, os alunos pesquisam, organizam e sintetizam informações, aprimorando sua capacidade de comunicação; também desenvolvem habilidades técnicas ao aprender a gravar, editar e publicar conteúdo digital. Compartilhar esses podcasts com colegas e professores oferece ainda a oportunidade de receber feedback valioso, promovendo um aprimoramento contínuo (Sprague; Pixley, 2008).
Em síntese, a combinação da sala de aula invertida com a produção de podcasts pelos alunos constitui uma abordagem de aprendizado dinâmica e colaborativa, que promove tanto a compreensão do conteúdo quanto o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o sucesso acadêmico e profissional (Lillico, 2022).
Conclusão
Em um cenário educacional em constante transformação, os podcasts emergem como ferramenta pedagógica eficaz, capaz de envolver os alunos e promover uma aprendizagem dinâmica e significativa. Inserir a produção de podcasts pelos próprios estudantes em uma abordagem de sala de aula invertida oferece uma oportunidade única para engajá-los no processo de aprendizado, desenvolvendo simultaneamente habilidades essenciais – como comunicação, pesquisa e análise crítica. Ao assumir o papel de criadores de conteúdo, os alunos não apenas ampliam sua compreensão do material como também estimulam sua criatividade e o compromisso com o aprendizado.
A combinação da sala de aula invertida com a criação de podcasts pelos estudantes representa uma metodologia de ensino inovadora e colaborativa, que vai além da compreensão de conteúdo, visando ao desenvolvimento de competências fundamentais para o sucesso acadêmico e profissional. Os alunos são beneficiados ao explorar, organizar e sintetizar informações de forma clara e eficaz enquanto adquirem habilidades técnicas para produzir e compartilhar conteúdo digital. Além disso, ao compartilhar seus podcasts com colegas e professores, aprimoram suas habilidades de comunicação e assimilação do conhecimento, enriquecendo, assim, toda a experiência educacional.
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Publicado em 19 de novembro de 2025
Como citar este artigo (ABNT)
PINHEIRO, Shery Duque; GUIMARÃES JÚNIOR, José Carlos. Potencialidades do podcast educativo no Ensino Fundamental. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 25, nº 44, 19 de novembro de 2025. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/44/potencialidades-do-podcast-educativo-no-ensino-fundamental
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