Proposta de ensino sobre gêneros textuais
Sabrina Dornelas Azevedo
Pedagoga
Os textos selecionados para serem trabalhados nesta proposta de ensino são: “A cesta de doces” e “Bolo de fubá cremoso”, ambos retirados do livro didático Mundo de explorações – Língua Portuguesa, 3º ano. Esses textos pertencem originalmente ao livro Poemas e comidinhas, de Roseana Murray e André Murray.
De acordo com Koch e Elias (2008, p. 11), “a leitura de um texto exige do leitor bem mais que o conhecimento do código linguístico, uma vez que o texto não é simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado por um receptor passivo”. Pensando nisso, o objetivo deste plano de ensino é abordar dois gêneros textuais – poema e receita – com o intuito de proporcionar aos estudantes uma compreensão acerca da função social de cada um e desenvolver o domínio das estruturas e características específicas de ambos.
Outro fator determinante na escolha dos textos para este plano de ensino é o fato de que eles abordam a temática da comida. Esse tema é essencial na vida cotidiana dos estudantes e está intrinsecamente ligado à cultura, à identidade e à comunicação. Ao trabalhar com textos que exploram a comida, é possível tornar as aulas mais atrativas e despertar o interesse dos alunos, pois eles se conectam diretamente com experiências e vivências do dia a dia. Além disso, a temática da comida possibilita explorar de maneira significativa e contextualizada uma variedade de habilidades linguísticas, como leitura, escrita, interpretação e expressão oral. Portanto, a escolha desses textos visa promover um ambiente de aprendizagem estimulante, no qual os estudantes possam se sentir motivados a explorar e desenvolver suas habilidades linguísticas por meio de um tema tão relevante e presente em suas vidas.
Plano de ensino
Turma de abordagem: 3º ano do Ensino Fundamental
Número de aulas: 2 aulas.
Conteúdos trabalhados:
- Gêneros textuais: poema e receita (compreensão da estrutura de cada gênero e de seus elementos; no caso do poema: ritmo, musicalidade, figuras de linguagem e uso criativo da linguagem para transmitir emoções, sentimentos e ideias).
- Conhecimentos linguísticos e gramaticais para produção de texto.
Objetivos da aprendizagem:
- Diferenciar os gêneros textuais poema e receita;
- Compreender a função social dos gêneros textuais poema e receita;
- Desenvolver a fluência leitora;
- Produzir um texto utilizando os conhecimentos linguísticos e gramaticais.
Metodologia/Dinâmicas de trabalho
Aula 1
1º momento: Inicialmente, deve-se solicitar aos estudantes que, por meio das ilustrações e do título dos textos das páginas do livro didático apresentadas a seguir, identifiquem elementos que já conhecem. Nesse momento, é provável que os discentes façam referência à história da Chapeuzinho Vermelho, podendo relacionar o título “Cesta de doces” ao que a Chapeuzinho levava para sua avó. Após esse primeiro contato com os textos, pode-se pedir que a turma realize uma leitura oral compartilhada. Feita a leitura, perguntar aos estudantes qual texto fez mais sentido para eles. É provável que respondam que o texto em forma de poema não tenha feito sentido.
2º momento: Deve-se indicar aos educandos a qual gênero textual pertence cada texto e ler para a turma o poema. Em seguida, explicar a importância da fluência na leitura para que o ritmo, a sonoridade e a musicalidade presentes no poema sejam apreciados e compreendidos pelo leitor.
3º momento: É positivo dedicar esse momento à explicação das características dos gêneros poema e receita (estrutura, linguagem, função social, contexto de uso etc.).

Figura 1: Páginas do livro a serem utilizadas
Aula 2
1º momento: Agora que os estudantes já conhecem os gêneros poema e receita, pode-se propor a produção de uma “receita de poema”. Nessa atividade, espera-se que os educandos demonstrem domínio desses gêneros trabalhados e tenham liberdade para ser criativos.
2º momento: Após a escrita, deve-se permitir que os estudantes realizem a leitura de seus textos e socializem essa experiência. Por fim, essas produções podem ser expostas na sala.

Figura 2: Exemplo de “Receita de poema”
Critérios para avaliação da aprendizagem
- Participação e envolvimento durante as dinâmicas propostas;
- Produção de texto (avaliadas a estrutura do texto, a organização das ideias, a gramática e a ortografia).
Referências
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2008.
ROCHA, R. B.; FRANCISCO, C. S.; AMANCIO, I. P. Mundo de explorações - Língua Portuguesa. São Paulo: Moderna, 2021. Disponível em: https://www.calameo.com/read/006940219c347192bbca8?authid=aL8pPLhizqzr. Acesso em: 22 jun. 2023.
Publicado em 03 de dezembro de 2025
Como citar este artigo (ABNT)
AZEVEDO, Sabrina Dornelas. Proposta de ensino sobre gêneros textuais. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 25, nº 46, 3 de dezembro de 2025. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/46/proposta-de-ensino-sobre-generos-textuais
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