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Superstições no futebol
Thelma Regina Siqueira Linhares
Professora e Pesquisadora de Folclore
Com mais de um século de brasilidade, pois foi introduzindo em nossas terras em 1894 por Charles Miller, é o futebol o esporte de preferência nacional, constituindo, juntamente com o "carnaval, o gole de cachaça e o jogo do bicho (...) as paixões do povo brasileiro", conforme afirmam Gilberto Freyre e Mário Souto Maior.
As práticas supersticiosas no futebol são variadas em tipos e intensidade. "Promessas, despachos, benzimentos, comportamentos e atitudes que se padronizam e se repetem de vitória em vitória, pois deram sorte, fazem parte do arsenal de recursos que cada time procura acumular", como assinalou José Paulo Carneiro Vieira.
Eis o cadastro de superstições do futebol brasileiro conseguido a partir de uma pesquisa que compreendeu cento e cinquenta questionários enviados, para levantamento dos dados, a pessoas de diferentes estados brasileiros. Destes questionários, cento e vinte foram devolvidos devidamente preenchidos o que possibilitou tal trabalho.
Superstições do futebol brasileiro:
- Jogador entrar com o pé direito.
- Jogador entrar com o pé esquerdo
- Jogador usar a camisa com o número treze.
- Jogador se benzer antes do jogo
- Jogador dizer que vai fazer o gol e conseguir marcá-lo.
- Jogador com "galho amoroso" sempre joga bem.
- Jogador tocar na grama e se benzer.
- Jogador apanhar tufos da grama e jogá-los sobre os ombros.
- Jogador apanhar tufos de grama e jogá-los para os lados.
- Jogador bater com a ponta da chuteira no chão, três vezes, antes de qualquer cobrança de falta.
- Jogador tomar banho de mar, às sextas-feiras, à meia-noite, de preferência nu, afirmando que acaba mau-olhado e reza feita por adversário.
- Posição em determinados times, como por exemplo, ponta-direita no Vasco da Gama, que já foi considerada amaldiçoada.
- Substituição de um zagueiro durante a partida.
- Substituição de um atacante durante o jogo.
- Substituição de um armador do meio-de-campo durante o jogo.
- Goleiro se benzer.
- Goleiro benzer a barra ao entrar no campo.
- Goleiro bater três vezes na trave com a chuteira antes do início do jogo.
- Goleiro não bater bola antes do início do jogo preferindo ficar debaixo da trave.
- Goleiro não sair de campo por trás da barra e, sim, pelas laterais.
- Goleiro dar três tapinhas no travessão antes do jogo.
- Goleiro encostar o pé direito em cada uma das balizas e fazer um sulco com a chuteira no meio da pequena área.
- Goleiro tocar nas duas traves ao ingressar no gramado.
- Goleiro entrar com uma toalha enrolada, na disputa de campeonato e colocá-la no lado direito do gol.
- Goleiro dar coices nas traves.
- Goleiro cuspir nas barras.
- Goleiro dar uma volta completa em torno do juiz, batendo bola.
- Goleiro beijar as traves.
- Goleiro botar bolinhas de algodão nas traves.
- Goleiro iniciar o jogo na sua barra predileta.
- Time que entra primeiro que o adversário, não ganha a partida.
- Time grande não perde duas partidas consecutivas.
- Time iniciar jogando no seu campo predileto.
- Time que ganha o torneio no início não tira o campeonato.
- Time usar o uniforme completo.
- Time usar o uniforme que dá sorte.
- Time que ganha não deve ser mudado.
- Dois times grandes jogando por um empate, sempre ganha o que está em posição inferiorizada no campeonato.
- Time preferir determinado vestiário, disputando-o sempre.
- Time grande temer determinado time pequeno, pois na disputa, perde o jogo.
- Time jogar mal quando o tempo está chuvoso.
- Nas decisões estaduais, os clubes alvinegros têm maior probabilidade de vencer.
- Clube possuir os melhores jogadores, na decisão, tende à derrota.
- O tabu do Grêmio porto-alegrense de não tirar campeonato.
- O azar do Ferroviário de não ganhar do Ceará.
- O Palmeiras não usa seu uniforme azul quando disputa o título de campeão paulista com o Corinthians, pois perde.
- O Corinthians não gosta de jogar com a camisa listrada.
- O Corinthians tirar o campeonato paulista após vinte e três anos, pois fôra enterrado um sapo de boca amarrada no Parque São Jorge.
- O Fortaleza não entrar em campo primeiro que o adversário.
- O Ferroviário jogar com o uniforme de listas verticais.
- O Atlético Mineiro perde quando joga aqui, em Recife.
- Em jogos de Copa do Mundo, o time que faz o primeiro gol na decisão, sempre perde.
- Treinador jogar um pó mágico antes do jogo.
- Treinador vestir sempre a mesma roupa.
- Treinador usar, durante os treinos, a camisa de número treze.
- Técnico aguar o vestiário com água e sal e, em seguida, acender velas.
- Torcedor entrar em campo se benzendo.
- Torcedor fazer uma cruz com os dedos quando o time entra em campo.
- Torcedor fazer uma cruz no chão.
- Torcedor fazer figa com as mãos.
- Torcedor soltar, na véspera de uma partida, duas pipas com as cores dos times: a que sobrevoar é sinal de que o time ganhará.
- Torcedor levar uma caixa de fósforos.
- Torcedor manter os dedos em figa durante todo o jogo.
- Torcedor ficar calado durante todo o jogo.
- Torcedor vestir roupas brancas.
- Torcedor assistir os jogos sempre no mesmo lugar.
- Torcedor repetir o mesmo comportamento que teve por ocasião da última vitória do seu time.
- Torcedor dar nó na camisa de seu time ao sair para o estádio.
- Cachorros dentro do campo dão sorte.
- Macumba.
- Acender velas no vestiário.
- Vela acesa junto a uma garrafa de aguardente, num campo do gramado.
- Sapo enterrado no campo e com a boca costurada dá azar para o time.
- Urubu pousado na concentração do clube dá azar.
- Levar velas, galinha preta e urubu para o campo.
- Rezar e fazer promessas.
- Sonhar com as cores do clube, na véspera do jogo, dá azar para o mesmo.
- Sonhar com o animal, símbolo do clube, dá sorte.
- Acender velas em volta do círculo central do gramado.
- Jogador prestes a aniversariar não pode realizar boa partida.
- Técnico queimar álcool nas portas dos vestiários.
- Presença do pé-frio, jogador, técnico, torcedor etc.
- Time conservar o mascote durante todos os jogos, como por exemplo, o cãozinho Biriba, do Botafogo, há alguns anos.
Práticas supersticiosas relacionadas com o uso de objetos
- Torcedor levar ao campo bandeira, escudo bengala e /ou chaveiro com as cores do time
- Torcedor levar retratos dos jogadores.
- Torcedor levar charanga ou buzina para o campo.
- Torcedor levar ao estádio uma garrafa d'água com as cores do time.
- Torcedor, jogador ou técnico usar medalhinhas, amuletos, patuás, colares, fitinhas, anéis, pulseiras, figas ou talismãs.
- Torcedor usar , durante a partida, o relógio no pulso contrário ao de uso normal.
- Torcedor soltar fogos ou papel picado dentro do estádio.
- Torcedor levar rádio para o campo e conservá-lo invertido durante o jogo.
- Torcedor levar uma figa com uma joaninha.
- Torcedor levar animais para o campo.
- Torcedor ou técnico levar imagens para o estádio.
- Torcedor ir ao campo vestido com as cores do time levando um penico na cabeça e rezando uma oração não muito louvável...
- Torcedor levar objetos vários, como por exemplo, lenços perfumados, charutos holandeses, binóculos, óculos, caixa de fósforos, revistas, tamancos, charutos, canetas, etc.
- Torcedor ou técnico usar pés de coelhos.
Práticas supersticiosas relacionadas com o vestuário
- Torcedor ir ao campo sempre de roupa branca ou preta.
- Torcedor vestir o fardamento completo do seu time.
- Torcedor usar alguma peça do vestuário com as cores do time.
- Torcedor ou jogador usar alguma peça de roupa pelo avesso.
- Torcedor ou jogador usar a mesma roupa durante o campeonato.
- Torcedor dar um nó no lenço ou num cordão para amarrar os jogadores.
- Torcedor não usar roupa preta para assistir o jogo.
- Torcedor virar a manga da camisa durante o jogo.
- Jogador usar a mesma sunga durante o campeonato.
- Jogador preferir determinado número para sua camisa.
Práticas supersticiosas relacionadas com a alimentação
- Torcedor comer alimentos leves no dia do jogo.
- Torcedor não comer doces durante a partida.
- Torcedor ficar de jenjum durante o dia todo para dar sorte ao time.
- Torcedor tomar refrigerantes durante o jogo.
- Torcedor chupar picolé ou laranja durante a disputa.
- Torcedor beber cerveja antes do jogo.
- Torcedor comer alimentos pesados no dia do jogo.
- Torcedor alimentar-se apenas de verduras e sucos nos dias de decisões do time.
- Torcedor alimentar-se só de líquidos nos dias dos jogos.
- Torcedor alimentar-se só de sólidos nos dias dos jogos.
- Torcedor evitar determinadas comidas no dia do jogo, por exemplo, macarronada e alimentos de cor verde quando joga o Palmeiras e peixe quando joga o Santos.
Práticas supersticiosas relacionadas com a loteria esportiva
- Jogar com base no resultado anterior.
- Marcar o cartão sem saber quais as equipes em questão.
- Marcar o cartão fazendo um zigue-zague ou uma letra do alfabeto (M, W, T e Y).
- Marcar o cartão na coluna que menos frequência teve na semana anterior.
- Pedir palpites aos despachantes das casas lotéricas.
- Apostar nos times mais fracos.
- Marcar o cartão alternando a coluna.
- Fazer jogo duplo quando há probabilidades de zebra.
- Usar o método gráfico para marcar as colunas ficando o desenho simétrico em relação ao jogo.
- Usar o nome do santo favorito e preencher o cartão pelo número correspondente às letras que formam o nome do mesmo. Por exemplo: José. O j corresponde à décima letra do nosso alfabeto, no jogo de número quatro, marca-se a coluna do número um.
- Jogar pela intuição.
- Marcar o cartão por intermédio de sonhos.
- Marcar o cartão porque achou o nome de determinado clube mais bonito.
- Apostar nos clubes das colunas um e dois.
- Apostar nos clubes das colunas dois e do meio.
- Marcar pelo cartão da semana anterior.
- Marcar os jogos pelo resultado invertido dos jogos anteriores.
- Marcar os jogos pedindo palpites a treze pessoas diferentes.
- Colocar três pratos contendo carne e correspondendo às três colunas, fazendo com que um cachorro se aproxime e coma um dos pedaços de carne.
- Marcar três linguiças para um cachorro escolher uma delas.
- Marcar o cartão após pedir proteção ao santo preferido.
- Marcar o cartão em uma só coluna variando, apenas, no duplo.
- Marcar o cartão no chute, sem atenção.
- Mandar uma criança ou uma pessoa idosa marcar o cartão.
- Fazer o sorteio entre as três colunas por meio de trinta e nove papéis.
- Usar o mesmo cartão que jogou na primeira vez.
- Marcar um cartão só de zebras.
- Seguir os palpites da imprensa.
- Marcar o cartão por intermédio do jogo de dados.
- Marcar o cartão por meio da porrinha - jogo de palitos.
- Apostar sempre no Fluminense, no Colorado e no Internacional.
- Apostar jogo duplo no Corinthians.
- Não apostar no Corinthians.
- Jogar nos palpites desprezados por outros apostadores.
- Mandar alguém, que não entende de futebol, marcar o cartão.
- Usar recursos matemáticos e estatísticos (combinações, permutas) para marcar o cartão.
- Marcar o cartão alternando as colunas, isto é, de três em três jogos troca-se de coluna.
Conclusão
Em consequência de sua formação histórica, o povo brasileiro é bastante supersticioso. Fazendo parte da herança cultural, as práticas supersticiosas estão presentes nas ações do dia-a-dia. E, como o futebol é o esporte de maior aceitação popular, o uso e difusão de práticas supersticiosas neste esporte são bastante acentuados.
Observa-se uma influência significante da superstição no comportamento de jogadores ou torcedores que, muitas vezes, não percebem tal influência. Em alguns casos, as superstições chegam a ser, inclusive, opostas, como, por exemplo, entrar com o pé esquerdo em campo, para uns é motivo de sorte e para outros, de azar. Um mesmo comportamento pode, também, se revestir de duplo significado, enquanto para determinada pessoa é presságio de boa sorte, para outras é mau agouro. Há ainda aquelas que o rejeitam ou ignoram. E aí se encontra a riqueza e diversidade das superstições do futebol brasileiro.
Leia também: Superstições no futebol brasileiro
Publicado em 04/04/2006
Publicado em 04 de abril de 2006
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