Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Os conteúdos curriculares atendem às necessidades dos educandos

Maria do Carmo Rezende Procaci Santiago

Professora

Um currículo centrado em disciplinas, como os que nos são familiares, não respondem às necessidades dos educandos. Mas um currículo centrado em problemas cuja solução pode ser buscada por intermédio de projetos de interesse dos alunos, este sim, atenderia à realidade deles. Cabe muito a nós, educadores, saber ver e sentir a realidade na qual estamos trabalhando e adaptar os conteúdos curriculares a esta realidade para que o aluno se interesse pela aprendizagem e possa mostrar suas habilidades e talentos que lhes são peculiares. Já nasceram com eles. Cabe a cada um de nós abrir caminhos para que as habilidades e os talentos se desenvolvam e se aprimorem para que os alunos possam ter condições de decidir o que é melhor para eles, possam ter opiniões próprias, reivindicar seus direitos, cumprir seus deveres e tentar desatar os nós que vão surgindo no caminhar de suas vidas. Aí sim, estaremos contribuindo para que cada educando tenha o seu espaço na sociedade como cidadão consciente de que ele não é apenas mais um no Universo, mas, sim, mais um talento que junto com outros farão desse mundo um mundo muito melhor, mais produtivo, mais humano, mais inteligente. É bastante evidente que as competências e habilidades como, por exemplo, entender a linguagem verbal falada e escrita e desenvolvimento da capacidade de ler com compreensão e rapidez; habilidade de se expressar bem em língua materna falada e escrita; de se expressar bem através da linguagem não-verbal; de analisar criticamente e avaliar a informação textual, numérica, gráfica, sonora e visual; de compreender o ser humano no plano individual e social; de se relacionar bem com as pessoas; de solucionar problemas; de administrar o tempo; habilidade de reconhecer os erros e aprender com eles e outras podem ser desenvolvidas em projetos os mais variados que buscam soluções para problemas os mais variados. Mas esses projetos não podem se restringir a atividades que se desenvolvem dentro das disciplinas tradicionais. Para que tenham impacto, é preciso que sejam interdisciplinares e que se relacionem com questões que sejam de interesse dos alunos.  Conhecer e trabalhar a realidade do aluno é participar realmente do processo ensino-aprendizagem, é interagir no processo.

Os chamados Temas Transversais que o Ministério de Educação procura promover por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais são, na realidade, conjuntos de problemas, em geral, de interesse de todos (sexo, droga, violência, saúde etc.), que poderão eventualmente servir como novo eixo de ordenamento do currículo, que substituirá, mais tarde, o eixo disciplinar. Nesse contexto, o professor deve agir menos como especialista em conteúdo e mais como pessoa de apoio que, não importa quais sejam os interesses dos alunos, saiba relacionar esses interesses com o desenvolvimento de competências e habilidades citadas acima e saiba, sempre que necessário, fazer referência a conteúdos informacionais auxiliando assim no desenvolvimento do projeto. Esses conteúdos deixam de ser o objeto central da ação educacional e passam a ser instrumentos que podem ajudar no processo de solução de problemas levando ao desenvolvimento de competências e habilidades que, será o objeto final da ação educacional.

A tendência atual em Educação é elaborar e trabalhar os conteúdos curriculares por intermédio de projetos, contemplando as mudanças que as novas tecnologias introduziram no processo de aprendizagem com o objetivo de subsidiar a transformação de dados divulgados na mídia impressa em conhecimento sistematizado, formando, assim, leitores críticos e participativos no meio em que vivem.

Alcançando este objetivo com nossos educandos, podemos nos considerar educadores vitoriosos.

Segue um pensamento muito interessante de Hermann Hesse: "Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo".

Publicado em 18/04/2006

Publicado em 18 de abril de 2006

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.