Bairro Escola: educação em tempo integral

Karla Hansen

Uma das razões para que o conselho internacional do Fórum Mundial de Educação escolhesse a cidade de Nova Iguaçu para sediar o seu principal evento, foi o choque causado pela chacina de 30 de março de 2005, que fez 29 vítimas, em apenas um dia, na Baixada Fluminense. Levar para a cidade um evento mundial, como é o Fórum, para discutir o tema "Educação Cidadã, para uma cidade Educadora" objetivava atrair atenção para a Baixada, uma região historicamente esquecida e desprezada. E, esse objetivo, como se viu, foi inteiramente atingido.

Outra razão que pesou para essa escolha se deveu ao fato de a prefeitura de Nova Iguaçu estar empreendendo um programa educacional de fôlego que foi tomado como exemplo de um projeto comprometido com a temática do Fórum, "Educação Cidadã para uma Cidade Educadora". O projeto Bairro Escola, ainda em fase de experimentação no bairro Tinguá, é "a menina dos olhos" da administração municipal.

Trata-se de um programa de educação em horário integral que promove atividades extraclasse para crianças e jovens das escolas públicas da rede municipal, em vários espaços do bairro. Para isso, a prefeitura faz convênios com entidades civis como a igreja, a associação de moradores, o clube, que cedem seus espaços ociosos para que neles se realizem diversas atividades educacionais. Assim, a educação não se restringe ao espaço da escola, nem a prefeitura fica sendo a única responsável pela educação do município.

Para o prefeito, Lindberg Farias, a educação não é uma política setorial, isolada, mas a linha estratégica de desenvolvimento de seu governo, em que todas as ações convergem para ela. "No conceito Bairro Escola, eixo central do nosso governo, não apenas o Poder Público, mas toda a sociedade é convidada a ser coresponsável pelo processo educacional", define.

Em Tinguá, onde acontece o projeto-piloto do Bairro Escola, participam 505 alunos da escola municipal, de 5 a 18 anos. No clube, elas têm aulas de vôlei e de mambol na quadra, e oficinas de dança e de capoeira no salão. Na Associação de Moradores, as crianças aprendem informática e na biblioteca da ONG "Onda Verde" elas têm atividades de reforço escolar e incentivo à leitura. Com o Grupo "Nós do Morro", elas têm aulas de teatro e dança. A praça também é aproveitada, é nela que as crianças menores têm atividades orientadas de recreação. O período integral inclui, ainda, quatro refeições diárias, para todas as crianças, desde o café da manhã até o jantar, preparadas por nutricionistas.

Tudo isso, conta com a participação ativa da comunidade, por intermédio de um conselho formado por pais, professores e representantes das secretarias municipais e das entidades envolvidas, que se reúnem mensalmente para discutir, decidir e acompanhar cada ação relativa ao projeto.

Os resultados positivos já começam a aparecer. Em um ano de realização do Bairro Escola, a taxa de evasão escolar caiu 75%, em Tinguá, de acordo com dados da prefeitura.

A meta do governo municipal é estender o projeto para mais seis bairros, a começar ainda este ano, transformando Nova Iguaçu numa cidade-escola. Até julho de 2007, a prefeitura espera incluir mais 15 escolas ao programa do Bairro Escola e atingir 25% do total de 70 mil alunos da rede municipal de ensino.

3/4/2006

Publicado em 18 de abril de 2006