Noizinho da Silva

Mara Lúcia Martins

Quando deficiência requer mais qualidade

Imagem da página inicial do site

Deficiência é perda da qualidade ou falta ou carência. Esta definição do Houaiss é um exemplo para definir o site que resolvemos visitar para nossa seção Site de Vez - Noisinho da Silva (um jeito mineiro de chamar e tratar todas as pessoas). Como ouvimos muito por aí: às vezes é preciso entender que quantidade não é qualidade e que isso aplicado à deficiência é de suma importância para saber que os limites que são impostos devem e sugerem ser superados.

A página da internet mostra um desenho "não tradicional" - uma casa em baixo da água, onde umas bolhas (outros desenhos ficam flutuando na tela, tanto quanto a palavra dEFICIENTE - escrita dessa maneira para mostrar já aí a diferença), para falar da ONG Noisinho da Silva que se dedica à inclusão da criança deficiente por meio do design. A ONG projeta mobiliário, objetos e equipamentos que atendam às crianças, deficientes ou não, buscando acessibilidade, independência e autonomia em ambientes escolares, domésticos e públicos.

Primeira pasta do site Quem somos mostra como esta Organização não Governamental (ONG) foi fundada. Em 2003, uma arquiteta de crianças, Érika Foureaux, resolveu criar uma ONG como um ideal para inclusão da criança deficiente - a Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que 12% do total das crianças do mundo possuam algum tipo de deficiência. Para isso, Érika conta com o auxílio de designers, arquitetos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e cientistas sociais, que criam produtos de maneira sustentável e com a ajuda de parceiros tanto de instituições públicas, como privadas - Petrobras, Furnas, Índio da Costa, Governo de Minas, Prefeitura de BH, Nó de Rosa, Vale Verde etc.

Seguem-se as seções Projetos - o que está sendo feito, Mídia - notícias na imprensa, Balanço Social - sobre o trabalho realizado até aqui, Publicações - diagnósticos sobre visita a 28 escolas de ensino em Belo Horizonte quanto à acessibilidade dos alunos, Coopere - você pode ser voluntário, patrocinador, doador ou colaborador, Downloads - programas especiais para crianças e/ou portadores de alguma deficiência, Links - vários outros sites que trabalham com a inclusão do deficiente e Contato - como entrar em contato com a ONG.

Há também uma seção que fica escondida atrás da "casa", Mural, que mostra Prêmios - como o Top Social ganho em 2005 pela Noisinho da Silva pela Carteira Escolar Inclusiva; e Lançamentos - o da carteira escolar inclusiva é um exemplo. A Instituição Noisinho da Silva tem sua sede em Belo Horizonte: Av. do Contorno, 9681, Bairro Prado, 30110-130, Belo Horizonte/MG, Brasil e tem o telefone para contato 55 31 3292-7811.

A palavra CONCURSO também passa nadando e clicando nela todos podem participar do concurso que dará o nome da Cadeira Escolar Inclusiva: "Conhecemos uma carteira que está feliz até! / Seu problema atual tentaremos resolver, / para isto acontecer / basta você nos abastecer...", um convite para se dar uma sugestão, que é muito mais do que um concurso.

A palavra dEFICIENTE também passa nadando nesta "casa debaixo d'água", como se fosse mais fácil penetrar neste mundo melhor que sonhamos ter a participação de todos que queiram nadar nesse mar da igualdade, sem  perda de valor, falta, carência ou fraqueza: palavras que também definem a deficiência, mas que estão muito longe desse site.

Publicado em 18 de abril de 2006