Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Clubes de excursionismo são alternativa para contato com a natureza

Leonardo Soares Quirino da Silva

Situado na região com a maior altitude média do país, o estado do Rio de Janeiro reúne condições ótimas para a prática do excursionismo, o passeio ao ar livre, com ou sem a presença de um guia, Esse esporte engloba as caminhadas, ou trekkings como alguns chamam hoje, e as escaladas. Antes de começar é importante se filiar a um clube.

Importância dos clubes

A forma ideal de se iniciar no esporte é entrar para um dos dez clubes membros da Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (Femerj).

Filiar-se aos clubes é interessante por três motivos. Primeiro, garante a segurança dos excursionistas. Todas as caminhadas e escaladas são guiadas por pessoas treinadas e experientes. Com isso, ninguém se perde e, em caso de acidente, os integrantes da excursão, em geral, dispõe de meios para pedir socorro.

Depois, aprende-se mais rapidamente sobre o esporte e sua prática. A convivência proporcionada pelas reuniões e atividades coletivas possibilita a troca entre integrantes mais e menos experientes, o intercâmbio de informações, bem como a possibilidade de saber das dicas sobre a compra e o uso de equipamentos. Além disso, sempre se pode fazer novos amigos que partilham os mesmos interesses.

Por fim, a prática do excursionismo em clubes desenvolve a consciência ecológica. Todas as atividades ao ar livre promovidas pelos clubes são feitas seguindo as práticas do montanhismo de mínimo impacto, que visam promover a preservação do ambiente percorrido pelos excursionistas.

Essa preocupação é natural, pois a degradação ameaça a prática do esporte, que perde seu "campo". Em uma comparação grosseira, o excursionista que larga lixo pela trilha pode ser comparado a um peladeiro que rasga a rede de vôlei ou que danifica o campo de futebol.

Tem que se ter em mente, ainda, que a prática desse esporte geralmente ocorre em parques nacionais e em áreas de preservação ambiental. Esses espaços são escolhidos por sua importância para a preservação de ecossistemas típicos, além de terem importância econômica.

O Parque Nacional de Itatiaia, em sua parte mais alta, é um exemplo disso. Por um lado, os campos de altitude próximos ao pico das Agulhas Negras são o lar de espécies animais e vegetais típicas desse bioma e que só são encontradas naquele local.

Por outro lado, é lá que nascem dois rios importantes para economia do estado e do Brasil. O primeiro é o rio Preto, afluente do Paraíba do Sul, que por sua vez abastece todas as cidades ao longo de seu curso e outras nem tão perto assim, como a região metropolitana do Rio de Janeiro. O outro é o Aiuruoca, um dos formadores do rio Grande, que alimenta os reservatórios da represa de Furnas. Portanto, ao conservar as áreas de prática do esporte, o excursionista não está só garantindo o seu lazer.

Montanhas do Rio

Por suas características naturais, o estado do Rio de Janeiro é um dos locais do país com as melhores condições para a prática do esporte. A proximidade das principais cidades com serras e florestas tornam possível ao excursionista com poucos recursos atingir rapidamente locais onde é possível fazer passeios de boa qualidade.

Por essas e por outras, a Federação de Montanhismo o considera um paraíso para a prática do esporte. No site tem algumas dicas e informações úteis.

O Parque Nacional da Floresta da Tijuca é um exemplo disso. Situado no meio da cidade, é possível fazer trilhas marcadas e seguras, mantidas pela administração do parque. Para os que forem escalar, os morros do Pão de Açúcar, Urca e Babilônia, na Praia Vermelha, reúnem um grande número de vias de escalada, nome que se dá aos "caminhos" descobertos nos paredões de pedra.

Na região metropolitana, ainda é possível passear pelo Parque Estadual da Serra da Tiririca, em Niterói, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, entre Petrópolis e Teresópolis, ou na região de Salinas, em Nova Friburgo. Na Baixada Fluminense, a serra de Tinguá é uma opção para os moradores. No sul do estado, é possível se "aventurar" pelos Parques Nacionais de Itatiaia e da Serra da Bocaina. O Parque Estadual da Ilha Grande é outra opção.

Mas antes de sair de casa, passe em um clube de excursionismo para pegar dicas e evitar dissabores.

Clubes associados à Femerj

  • Centro Excursionista Brasileiro - CEB
    Fundado em 1º de novembro de 1919
    Reuniões sociais às quintas-feiras, a partir das 19h
    Av. Almirante Barroso nº 2/8º andar
    Rio de Janeiro RJ
    Tel.: (21) 22529844
  • Centro Excursionista Friburguense - CEF
    Fundando em 20 de julho de 1935
    Reuniões sociais aos sábados, a partir das 19h
    Rua Aristão Pinto nº 101
    Nova Friburgo RJ
  • Centro Excursionista Rio de Janeiro - CERJ
    Fundando em 20 de janeiro de 1939
    Reuniões sociais às quintas-feiras, a partir das 19h
    Av. Rio Branco, 277/sala 805
    Rio de Janeiro RJ
    TEl.: (21) 22203548
  • Clube Excursionista Carioca - CEC
    Fundando em 21 de fevereiro de 1946
    Reuniões sociais às quintas-feiras, a partir das 20h30
    Rua Hilário de Gouveia nº 71/ap 206
    Rio de Janeiro RJ
    Tel.: (21) 22551348
  • Clube Excursionista Light - CEL
    Fundando em 12 de fevereiro de 1957
    Reuniões sociais às quintas-feiras, a partir das 19h
    Rua Marechal Floriano, 199/5º andar
    Rio de Janeiro RJ
    Tel.: (21) 22515052
  • Centro Excursionista Petropolitano - CEP
    Fundando em 15 de maio de 1958
    Reuniões sociais sextas, sábados e segundas, a partir das 19h
    Rua Irmão D'Angelo, 39/sblj 5
    Petrópolis RJ
    (24) 22313184
  • Centro Excursionista Guanabara - CEG
    Fundando em 14 de fevereiro de 1959
    Reuniões sociais às quintas-feiras, a patir das 19h
    Rua Washington Luiz, 9/Cob
    Rio de Janeiro RJ
    Tel.: (21) 22320569
  • Centro Excursionista Teresopolitano - CET
    Fundando em 04 de agosto de 1998
    Reuniões sociais às quintas-feiras, a partir das 20h
    Rua Lúcio Meira, 555/23
    Teresópolis RJ
    Tel.: (21) 27429791
    cet@clubecomary.com.br
  • Grupo Excursionista Agulhas Negras - GEAN
    Fundado em 20/10/1962
    Caixa Postal 83.650
    Itatiaia RJ
    CEP: 27.580-970
  • Clube Niteroiense de Montanhismo - CNM
    Fundando em 23 de março de 2003

6/6/2006

Publicado em 06 de junho de 2006

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.