Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.
Rumo ao hexa
Bárbara José Parreira Coelho
Atividades para aproveitar a copa
Tema: COPA DO MUNDO 2006
Duração: Período dos jogos
Produto final: Jornal mural; Livro (História das Copas, Países da Copa etc.); Campeonato dos alunos; outros sugeridos por professores ou alunos.
Objetivo geral: o que se espera é que os alunos aprendam a observar critérios de avaliação.
Atividades:
Língua portuguesa
- Leitura diária pelo professor e/ou aluno de textos informativos;
- Leitura, análise, montagem das regras do futebol;
- Pesquisas e listas de nomes próprios (jogadores, países, times etc.);
- Criar slogans e músicas para os jogos;
- Gritos de guerra;
- Cartas aos jogadores;
- Descrição dos jogadores;
- Relatório/resenha dos jogos;
- Jornal-mural.
Matemática
- Tabelas e gráficos (jogos, clima do dia dos jogos, gols etc.);
- Cálculo de pontos e comparações;
- Numerais ordinais (colocações);
- Figuras geométricas observadas no campo de futebol;
- Campo de futebol (perímetro, área, proporção, medidas, marcações etc.);
- Gastos com material esportivo ou outros gastos informados em jornais;
- Cálculo de distâncias entre as cidades dos jogos ou entre países;
- Horário dos jogos e tempo de um jogo para outro.
Ciências (relações de semelhanças e diferenças)
- Clima de outros países. Influência no solo, na alimentação, vestimentas etc., terremotos e vulcões;
- Reação do corpo em climas diferentes;
- Animais e vegetais característicos em outros países;
- Recursos materiais (semelhanças e diferenças entre os países);
- Água em outros países (preocupação mundial);
- Alimentação necessária aos atletas. O excesso de sal, açúcar e gordura;
- Destino do lixo e outros materiais;
- Energia: necessidade mundial crescente. Quais estão sendo utilizadas para proporcionar o espetáculo da Copa. Energia Solar, Energia Luminosa. Incluir a energia humana despendida;
- Fases da Lua durante a Copa.
História/Geografia (relações de semelhanças e diferenças)
- Como surgiu o futebol? Lendas que o envolvem? A influência indígena na criação desse jogo;
- Países participantes e continentes a que pertencem;
- Bandeiras;
- Tipos de moradia em outros países;
- Formas de viver diferentes: costumes (diferenças e semelhanças);
- Nacionalidade, etnia e língua falada em diferentes países;
- Mapas e legendas;
- Linha do tempo e a História das Copas. Passagem do tempo;
- Fuso horário;
- Profissões que a Copa envolve. Dos jogadores, massagistas, enfermeiros, psicólogos, faxineiros, garis etc. Comparar com as que vemos em nosso dia-a-dia;
- O que envolve economicamente a realização da Copa. Semelhanças e diferenças com o início de nossa cidade, estado ou país;
- Fotos das Copas como documento histórico. Roupas das diferentes épocas;
- Jogadores precisaram da escola? Como sobreviveriam sem conhecimento, leitura, cálculos?;
- Mulheres na Copa;
- Como eram os jogadores quando criança?;
- Comparação de paisagens naturais e construídas;
- Leis de trânsito, mundial e local (semelhanças e diferenças);
- Área urbana e rural na realização dos jogos;
- Localização por intermédio dos Pontos Cardeais.
Educação física
- Regras do futebol;
- Campeonato entre séries;
- Lateralidade (chute de esquerda e direita);
- Como combinam as jogadas.
Educação artística
- Cores das bandeiras;
- Pintores, cantores, atores de outros países.
Ensino religioso
- Religião em outros povos;
- Paz entre os países.
Informática
- Digitação dos textos produzidos pelos alunos;
- Uso de hyperlinks informativos;
- Visualização de figuras e reportagens;
- Desenho de bandeiras.
Publicado em 20 de junho de 2006
Publicado em 20 de junho de 2006
Novidades por e-mail
Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing
Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário
Deixe seu comentárioEste artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.