Festival Anima Mundi

Karla Hansen

Nos cinemas e na escola

O Anima Mundi, Festival Internacional de Animação do Brasil, um dos maiores festivais do gênero do mundo, está de volta à cidade em sua 14ª edição. Ele acontece entre os dias 14 e 23 de julho.

Como em todo ano, já existe uma grande expectativa para a compra de ingressos para assistir aos filmes - cerca de 400 títulos entre nacionais e estrangeiros -, mesmo que, para isso, seja preciso enfrentar filas imensas e salas lotadas, onde se pode desfrutar das sessões previstas no Festival.

Fazendo a maior festa entre crianças e adultos aficionados por animação, o Festival oferece, além dos filmes, uma série de atividades, como os concorridos "Papos Animados" - palestras com criadores e realizadores de animações, brasileiros e estrangeiros - e as disputadas oficinas do "Estúdio Aberto", nas quais qualquer um pode aprender a técnica de animação. O Festival promove, ainda, workshops para artistas e interessados - com inscrições já encerradas desde o dia 2 de julho.

Como em qualquer evento dessa natureza, é impossível participar de todas as atividades programadas ou assistir a todos os filmes, até porque eles serão exibidos em vários lugares, ao mesmo tempo, como nas salas de cinema, vídeo no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil, no Espaço Cultural dos Correios e nos cinemas Odeon BR e Estação Botafogo.

Fazendo Escola

Desde 1993, quando o Anima Mundi foi criado, seus realizadores mostraram uma preocupação não apenas em promover um evento exibidor de filmes animados nacionais e estrangeiros ou em trazer personalidades internacionais dessa área. O Festival é a face mais visível de um trabalho que acontece o ano todo e tem como objetivo ensinar as técnicas da animação para crianças e jovens, a fim de que eles se utilizem dessa ferramenta para expressar seu potencial artístico, numa linguagem atraente e com grande poder de comunicação.

Trata-se do Anima Escola, um projeto que visa a atender, especialmente, às escolas, que já existe há cinco anos e hoje tem uma vida mais ou menos independente do Festival. O objetivo principal é capacitar professores com a linguagem da animação, para que eles possam desenvolver atividades em sala de aula, orientando e incentivando seus alunos na preparação de filmes.

O projeto é realizado na própria escola, em quatro etapas. Numa primeira etapa, os professores têm aulas teóricas e práticas com profissionais especializados a fim de conhecerem os processos básicos da arte de animar e, dessa forma, serem capazes de coordenar atividades com seus alunos. Numa etapa seguinte, os alunos participam de uma palestra animada, com a equipe do Anima Mundi, seguida de uma exibição de filmes, com o objetivo de prepará-los para a etapa seguinte, - que dá início às atividades práticas.

Nesta etapa, funcionam as oficinas, também chamada de Estúdio Aberto - um dos maiores atrativos do Festival -, em que serão montadas mesas de trabalho com os equipamentos levados pelos profissionais, na qual os alunos terão a oportunidade de experimentar diversas técnicas de animação com resultados imediatos. Alguns exemplos dessas atividades são os livrinhos animados (flip books), o zootrópico - brinquedo que deu origem ao cinema - o estúdio de massinha, com massa de modelar, e o estúdio pixilation - expressão corporal combinada com truques de animação. Depois de prontos, esses pequenos filmes criados pelos alunos são gravados em vídeos.

Dependendo do interesse e das particularidades de cada escola ou grupo de alunos, a equipe do Anima Mundi poderá, ainda, desenvolver atividades de outros formatos de oficinas de animação e de cinema. O projeto é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, a International Business Machines (IBM) e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que este ano desenvolveu um software especial para ser usado nas escolas, que permitirá a produção de filmes de animação digitais.

Para saber mais sobre a programação do Festival e sobre o Anima Escola, acesse o site do Anima Mundi. Por intermédio do site, também é possível assistir aos filmes que estão na mostra competitiva e votar nos preferidos. Para isso, basta se cadastrar.

10/7/2006

Publicado em 11 de julho de 2006