Centenário de Mario Quintana

Karla Hansen

Mário Quintana: versos, prosa, vida

Imagem da página inicial do site

Neste ano em que se comemora os cem anos de nascimento de Mario Quintana (1906-1994), o governo do Estado do Rio Grande do Sul criou uma série de atividades para homenagear o seu maior poeta, entre eles, um site que é uma boa e generosa fonte de informação sobre o homenageado e sobre o programa de eventos do centenário.

O site reúne as mais diversas referências ao poeta: uma seleção de poemas de sua autoria; artigos, poemas, depoimentos e textos variados escritos por outros poetas e escritores; entrevistas impressas ou em áudio e vídeo, que o poeta fez para programas de televisão e de rádio. No rádio, além das entrevistas, também há gravações de poemas na voz do próprio Quintana. O site traz, ainda, as inevitáveis biografia e bibliografia do autor, incluindo dezenas de títulos de escritores estrangeiros traduzidos por Quintana.

A maior parte desse material é escrita e pode ser impresso, mas o site também reservou um espaço para fotos e ilustrações de artistas e caricaturistas. O detalhe luxuoso das fotos é o fato de todas elas virem acompanhadas por um verso do Quintana, na mais perfeita harmonia entre a palavra e a imagem retratada.

Afora o acervo de textos, de som e de imagens relativas ao poeta, uma parte significativa do site é dedicada aos eventos patrocinados pelo governo gaúcho, o que pode não despertar muito interesse ao internauta não-gaúcho, mas, para um curioso, digo que vale a pena conhecer o que um estado pode fazer pela cultura de sua população.

Como parte das comemorações, foi criado um evento chamado "Jogos Literários Mario Quintana" que envolveu diversas entidades públicas e privadas como a Casa de Cultura Mario Quintana, a TV Educativa, a Rádio FM Cultura, a Secretaria de Estado da Cultura, a Secretaria de Estado da Educação, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, a Assessoria de Comunicação do Governo, a Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana e o Centro Cultural Erico Verissimo.

Os "Jogos Literários Mario Quintana" são uma série de programas de auditório, produzidos e transmitidos pela TVE local e pela Rádio FM Cultura, com o objetivo de incentivar o conhecimento da vida e da obra do escritor entre os alunos do ensino médio da rede pública estadual. Participam do evento equipes de 27 escolas estaduais que se apresentarão em 13 programas, entre os dias 13 de maio e 05 de agosto de 2006. A escola vencedora receberá dois computadores completos, prêmio dado também à professora que orientar a equipe vitoriosa (um computador completo), composta de, no máximo, cinco alunos que receberão - cada aluno vencedor - um aparelho de MP3.

Além dos Jogos Literários, a Casa de Cultura Mario Quintana, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS promoveu um concurso nacional de poesia, em duas categorias - jovem e adulto -, para todo e qualquer brasileiro, residente ou não no país. As inscrições encerraram em maio de 2006 e os resultados serão divulgados no dia 16 de agosto deste ano.

O poeta vai ser lembrado, assim, em grande estilo, durante todo o ano de 2006, em uma extensa agenda de programação cultural promovida pela Casa de Cultura Mario Quintana e pelo governo do estado do Rio Grande do Sul.

Publicado em 18 de julho de 2006