Educação ambiental e consciência social

Leonardo Soares Quirino da Silva

Parceria promove reciclagem e inclusão social

"Reciclagem não é fácil, você não pode parar. Tem que ser um processo contínuo de conscientização dos alunos" declara a professora de biologia Adriane Rodrigues de Carvalho. Em 2005, Adriane teve a oportunidade de realizar um bem sucedido programa de reciclagem no Colégio Estadual Oliveira Botelho, em Resende (RJ), envolvendo o Instituto Pestalozzi da cidade.

O desafio para este ano é ampliar o público atingido e manter viva a necessidade de reciclar o lixo da escola.

Reciclagem e Inclusão

Segundo a professora Roselane Rocha, responsável pela coordenação de projetos no Oliveira Botelho, o projeto socioambiental surgiu nas aulas de Adriane sobre reciclagem e meio ambiente e acabou envolvendo todos os alunos da escola.

O problema encontrado para a implantação do programa de reciclagem na escola era o destino do material selecionado.

A solução encontrada foi estabelecer parceria com o Instituto Pestalozzi. Há muitos anos, o programa de reciclagem mantido pelo instituto serve para levantar fundos para a instituição. Parte dos recursos é destinada ao pagamento dos alunos adultos que fazem a coleta e seleção final do material para reciclagem. Nessa etapa, por exemplo, eles separam os diferentes tipos de plásticos e metais.

Contudo, a parceria entre as duas instituições foi além do encontro casual de dois interesses. Como parte do programa de sensibilização, em que foram realizadas palestras, os alunos assistiram à apresentação do diretor do Pestalozzi sobre o trabalho do Instituto e sobre seu programa de reciclagem de material.

Ainda dentro da política de aproximar o colégio do instituto, foram realizados eventos que reuniam alunos das duas instituições. Um deles foi um jogo entre os estudantes. Outro foi uma feira com artesanato de material reciclável, no qual houve apresentação do coral do Pestalozzi.

24/7/2006

Publicado em 25 de julho de 2006