Calculu's

Karla Hansen

O lado divertido e curioso da Matemática

Imagem da página inicial do site

Ah, a Matemática... Imaginar que ela possa ser afável, instigante, divertida! Talvez porque tantos já tenham sofrido com essa disciplina exigente e pouco compreendida, os verdadeiros amantes da Matemática estejam desenvolvendo cada vez mais a sua criatividade para despertar o interesse dos jovens e, também, para ajudar os professores nessa árdua tarefa.

Esse é o caso do professor Valmir Everson Piccoli, responsável pelo site Calculu´s que propõe diferentes abordagens da Matemática, afim de torná-la uma matéria realmente amiga dos estudantes.

A ideia do professor é fazer com que o internauta use a cabeça, tanto em situações práticas, como resoluções de problemas matemáticos, quanto nos momentos de "diversão". Para isso, a página é dividida em 12 seções, são elas: História da Matemática; Artigo; Diversão; Textos Complementares; Universidades; Tarefas Programadas; Desafios; Supertestes; Curiosidades; Links; Procura e Livro de Visita.

Podemos dividir a página em dois grupos básicos: exercícios e textos. Neste último, encontramos o primeiro item, sobre a História da Matemática, no qual o professor organizou uma lista de grandes nomes da história das ciências - matemáticos, físicos, astrônomos -, sendo uma coluna para os homens e outra para as mulheres. Ao clicar num dos nomes, o internauta poderá ler uma pequena biografia do (a) cientista.

Na seção de Artigos, o site disponibiliza textos dirigidos a professores e estudantes, particularmente aos vestibulandos. Para eles, existem diversos assuntos: desde orientações sobre a escolha da profissão, até dicas para fazer uma boa prova, para estudar sozinho ou estudar no exterior. Os professores também têm acesso a uma variada gama de textos, alguns específicos sobre o ensino de matemática e até poemas e desabafos.

Ainda entre os artigos, podemos ler as Curiosidades da Matemática, que podem interessar tanto aos professores quanto aos alunos, e um grande trabalho, bem ilustrado, sobre Sistema de Numeração.

Na seção Diversão, os problemas também estão lá, uns de graus mais simples outros mais complexos, mas todos sob a forma de jogo. Uma boa possibilidade de o internauta desenvolver e exercitar a mente de forma prazerosa.

Em Textos Complementares estão artigos que relacionam a matemática com outras disciplinas e campos do conhecimento, além de curiosidades e mais problemas matemáticos.

O site traz, ainda, o endereço eletrônico de quase todas as universidades brasileiras, como um convite a que os alunos do Ensino Médio encontrem uma que se case bem com seus interesses.

Em Tarefas Programadas, o professor Piccoli preparou exercícios com questões (sobre funções) para a primeira e (equações) para a segunda série do Ensino Médio. Já nos Supertestes, há inúmeros exercícios para estudantes, desde a 5ª série do Ensino Fundamental, até conteúdos específicos para o Ensino Médio, todos com gabaritos.

Na seção Desafios o objetivo é mais amplo: apresenta problemas e questões que não envolvem, necessariamente, números, mas, com certeza, os desafios exigem um trabalho de raciocínio, em diferentes graus de dificuldade.

Em Curiosidades, o site amplia ainda mais seu campo de atração ao listar frases e provérbios dos mais variados pensadores e sábios da História da Humanidade e, também, ao distribuir pequenas pílulas de cultura geral.

O sucesso do site pode ser atestado pelas declarações no livro de visitas, a maioria de professores satisfeitos com o conteúdo e, também, pelo Escolanet - educação continuada, que deu ao Calculu´s o selo de "página nota 10". Agora, só falta você!

Publicado em 15 de agosto de 2006