Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.
Calculu's
Karla Hansen
O lado divertido e curioso da Matemática
http://www.calculu.rg3.net/
Ah, a Matemática... Imaginar que ela possa ser afável, instigante, divertida! Talvez porque tantos já tenham sofrido com essa disciplina exigente e pouco compreendida, os verdadeiros amantes da Matemática estejam desenvolvendo cada vez mais a sua criatividade para despertar o interesse dos jovens e, também, para ajudar os professores nessa árdua tarefa.
Esse é o caso do professor Valmir Everson Piccoli, responsável pelo site Calculu´s que propõe diferentes abordagens da Matemática, afim de torná-la uma matéria realmente amiga dos estudantes.
A ideia do professor é fazer com que o internauta use a cabeça, tanto em situações práticas, como resoluções de problemas matemáticos, quanto nos momentos de "diversão". Para isso, a página é dividida em 12 seções, são elas: História da Matemática; Artigo; Diversão; Textos Complementares; Universidades; Tarefas Programadas; Desafios; Supertestes; Curiosidades; Links; Procura e Livro de Visita.
Podemos dividir a página em dois grupos básicos: exercícios e textos. Neste último, encontramos o primeiro item, sobre a História da Matemática, no qual o professor organizou uma lista de grandes nomes da história das ciências - matemáticos, físicos, astrônomos -, sendo uma coluna para os homens e outra para as mulheres. Ao clicar num dos nomes, o internauta poderá ler uma pequena biografia do (a) cientista.
Na seção de Artigos, o site disponibiliza textos dirigidos a professores e estudantes, particularmente aos vestibulandos. Para eles, existem diversos assuntos: desde orientações sobre a escolha da profissão, até dicas para fazer uma boa prova, para estudar sozinho ou estudar no exterior. Os professores também têm acesso a uma variada gama de textos, alguns específicos sobre o ensino de matemática e até poemas e desabafos.
Ainda entre os artigos, podemos ler as Curiosidades da Matemática, que podem interessar tanto aos professores quanto aos alunos, e um grande trabalho, bem ilustrado, sobre Sistema de Numeração.
Na seção Diversão, os problemas também estão lá, uns de graus mais simples outros mais complexos, mas todos sob a forma de jogo. Uma boa possibilidade de o internauta desenvolver e exercitar a mente de forma prazerosa.
Em Textos Complementares estão artigos que relacionam a matemática com outras disciplinas e campos do conhecimento, além de curiosidades e mais problemas matemáticos.
O site traz, ainda, o endereço eletrônico de quase todas as universidades brasileiras, como um convite a que os alunos do Ensino Médio encontrem uma que se case bem com seus interesses.
Em Tarefas Programadas, o professor Piccoli preparou exercícios com questões (sobre funções) para a primeira e (equações) para a segunda série do Ensino Médio. Já nos Supertestes, há inúmeros exercícios para estudantes, desde a 5ª série do Ensino Fundamental, até conteúdos específicos para o Ensino Médio, todos com gabaritos.
Na seção Desafios o objetivo é mais amplo: apresenta problemas e questões que não envolvem, necessariamente, números, mas, com certeza, os desafios exigem um trabalho de raciocínio, em diferentes graus de dificuldade.
Em Curiosidades, o site amplia ainda mais seu campo de atração ao listar frases e provérbios dos mais variados pensadores e sábios da História da Humanidade e, também, ao distribuir pequenas pílulas de cultura geral.
O sucesso do site pode ser atestado pelas declarações no livro de visitas, a maioria de professores satisfeitos com o conteúdo e, também, pelo Escolanet - educação continuada, que deu ao Calculu´s o selo de "página nota 10". Agora, só falta você!
Publicado em 15 de agosto de 2006
Novidades por e-mail
Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing
Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário
Deixe seu comentárioEste artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.