Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Vamos nos comunicar?

Belmiro Wolski

Uma das mais notáveis habilidades do ser humano é a de se comunicar com o próximo. Alguns podem discordar, alegando que as formigas, as abelhas, cupins e todos os animais, enfim, de alguma forma, se comunicam. Exceção feita aos golfinhos que, segundo pesquisadores, são capazes de emitir sons complexos, cuja frequência e amplitude, às vezes, se repetem, sugerindo que são capazes de "formar frases". O ser humano é simplesmente genial. Desenvolveu a fala e inventou idiomas e, dentro destes, os dialetos, a escrita. Quanto aos outros animais, ao que me consta, nunca ninguém viu um galináceo, por exemplo, cocoricando em idiomas diferentes. Nem sequer com sotaque diferente. Nem mesmo as galinhas caipiras têm um "r" pronunciado em seu cocoricó. Já imaginou um pintinho caipira piando "pir, pir"? Ou um cachorro lendo um jornal canino?

O ser humano não! Fala e aprende a falar em qualquer idioma. E quando não fala, mimica. E quando nem fala e nem mimica, se comunica com um único dedo no teclado de um computador. Stephen Hawcking que o diga, ou melhor, que o tecle.

É, a comunicação é conosco mesmo! Inventamos até meios de nos comunicar a distância. E bota distância nisso! E o mais incrível é que nos entendemos em meio a essa parafernália de regras e de consenso. Todo mundo entendeu que bota, na frase anterior, não é aquela que se calça. E que calça da frase anterior não é a que se veste. E que, todo mundo, não quer dizer, necessariamente, todo mundo. Sabe-se lá como, mas todos sabem que é uma resposta afirmativa, quando dizemos: pois não! E também sabemos da negativa quando recebemos um irônico: pois sim! Por outro lado, todos temos a noção de instantâneo quando ouvimos: na hora. A pancada foi tão forte que o sujeito morreu na hora. Pastel frito na hora. Portanto, se demorar muito, não reclame pois é feito "na hora". E quando ouvimos: só um minutinho! Pode esperar que pode levar uma hora.

Outro exemplo que mostra nossa extraordinária capacidade de comunicação, é o aperfeiçoamento e a compactação dos idiomas que são feitos de gerações em gerações. Na minha juventude, era: falou e disse! Agora é só: falou! Ou melhor: falô! No meu tempo era: beleza! Agora é só: belê!

Mas a grande revolução mesmo está ocorrendo na comunicação escrita. Está surgindo um idioma novo, zippado em 99%. Não tem nome ainda, mas poderia se chamar de "chatês". Maravilha do mundo moderno, criado pelas mais brilhantes mentes da nova geração e em constante aperfeiçoamento. Com ele, você é capaz de formular frases inteiras, utilizando meia dúzia de letras. Isto mesmo, letras! E o grau de compactação desse idioma está crescendo vertiginosamente. A prosseguir neste ritmo, muito provavelmente, num futuro próximo, seremos capazes de escrever textos inteiros utilizando apenas uma ou no máximo duas letras. Vc sabe, ou melhor, você sabe de qual idioma estamos tratando, não sabe? Então, não reclame quando seu filho o estiver utilizando. Não é você que sempre insistiu para ele estudar outra língua? E esta é de graça. Quero dizer, quase. Apenas a conta da internet no final do mês.

Publicado em 15/08/2006

• Dê sua opinião: O internetês é uma ameaça à língua portuguesa?

Publicado em 15 de agosto de 2006

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.